Os 10 Benefícios do Óleo de Orégano Para Saúde!

Os 10 Benefícios do Óleo de Orégano Para Saúde!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Óleo de Orégano Para Saúde que você talvez você desconheça. Além disso, o Óleo de Orégano possui uma grande variedade de nutrientes. Estudos têm demonstrado a versatilidade desse óleo que pode ser um grande aliado da saúde. O orégano é uma erva popular usada para aromatizar muitos pratos, especialmente molhos.

Benefícios do Óleo de OréganoA planta vem da família das Lamiaceae, que também dá origem a outras ervas aromáticas como hortelã, manjericão, sálvia, manjerona e lavanda. Há mais de 40 espécies de orégano, mas o óleo essencial é extraído da espécie Origanum vulgare, a mais benéfica terapeuticamente e cujo óleo é usado milenarmente para o tratamento de inúmeras condições de saúde.

O que é o Óleo de Orégano:

Os antigos gregos e romanos tinham um profundo apreço pelo orégano, usando-o para vários fins medicinais. Eles deram à planta o nome derivado das palavras gregas “Oros” e “Ganos”, que significa, literalmente, “alegria da montanha”.

Para obter o Óleo de Orégano, as flores e folhas secas da planta Origanum vulgare são colhidas quando o teor de óleo da planta é mais elevado e, em seguida ele é destilado. O óleo resultante é de coloração amarelo ouro, com um odor forte e picante. Os elementos químicos que lhe dão o aroma característico são o timol, pineno, limoneno, carvacrol, ocimeno e cariofileno.

É preciso ter cuidado ao comprar o Óleo de Orégano porque os que não são feitos a partir desta variedade específica da planta podem ter pouco ou nenhum valor terapêutico. Então, confira Os 15 Benefícios do Óleo de Orégano Para Saúde:

1. Benefícios do Óleo de Orégano Para Auxiliar na Cicatrizações:

O Óleo de Orégano contém quantidades decentes de polifenóis antioxidantes, ácido rosmarínico e quercitina. Quanto maior o valor da capacidade do Óleo de Orégano, maiores são os níveis de antioxidante, melhorando assim o potencial de cicatrização.

2. Trata Infecções:

O Óleo de Orégano pode ser aplicado topicamente na pele para causar cicatrização interna. Assim, inchaço dos gânglios linfáticos, dor de garganta e infecções de ouvido podem ser curados por fricção do Óleo de Orégano diretamente sobre a área afetada.

3. Possui Propriedades Antioxidantes:

Inflamação é causada como resultado da resposta natural do corpo a toxinas, lesões e infecções e pode causar degeneração dos sistemas do corpo. O Óleo de Orégano possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que impedem a inflamação, fortalecendo assim a resistência do corpo.

4. Combate Doenças Cardíacas:

Devido as suas propriedades antioxidantes, Óleo de Orégano é eficaz na proteção contra a oxidação do colesterol LDL, reduzindo assim o risco de doenças cardíacas.

5. Benefícios do Óleo de Orégano Para Fortalecer o Cabelo:

O Óleo de Orégano puro é extremamente benéfico para o cabelo e pode curar as condições do couro cabeludo que afetam o crescimento do cabelo. O Óleo de Orégano pode ser ingerido na forma de cápsulas ou aplicado topicamente no couro cabeludo.

6. Previne o Câncer: 

Os efeitos antimutagênicos e anticancerígenos do Óleo de Orégano ajudam na prevenção do câncer.

7. Melhora o Sistema Imunológico:

O Óleo de Orégano é uma excelente opção para aumentar o mecanismo de defesa do corpo contra o resfriado ou dor de garganta. É possível simplesmente tomar 3 gotas de Óleo de Orégano em um dia ou misturar em um copo de suco de laranja e perceber resultados dentro de algumas horas. Óleo de Orégano deve ser tomado até 5 dias para eliminar totalmente os sintomas.

8. Alivia a Congestão Sinusal:

O Óleo de Orégano é um remédio natural para congestionamento sinusal, é possível adicionar 3 gotas de Óleo de Orégano em um copo de suco e beber esta mistura diariamente por 3 a 5 dias para alívio.

Benefícios do Óleo de Orégano

9. Possui Propriedade Anti-Fúngicas: 

A maioria dos benefícios para a saúde do Óleo de Orégano pode ser atribuída à presença de compostos de carvacrol e timol já que têm a capacidade de matar micróbios prejudiciais no corpo. Estes potentes fenóis presentes no Óleo de Orégano têm propriedades anti-bacterianas, anti-virais, antiparasitárias e anti-fúngicas.

10. Benefícios do Óleo de Orégano Para Eliminar Fungos nas Unhas:

Coloque algumas colheres de chá de Óleo de Orégano em uma bacia de água e mergulhe seus pés nele. Você também pode diluir o óleo (misture uma gota com uma colher de chá de azeite ou óleo de coco) e, em seguida, aplique-o em suas unhas ou pele.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Levante – Origem, Benefícios e Como Usar!

Óleo de Mostarda – Origem, Benefícios e Como Usar!