Os 30 Benefícios da Sálvia Para Saúde

Revisado por

Biomédico Pela UFRGS

Especialista do Dr. Saúde

Benefícios da Sálvia Para Saúde que você precisa conhecer. Além disso, esta erva herbácea perene é inacreditável quando se trata de seu impacto na saúde humana. Científicamente conhecida como Sálvia officinalis, a erva está intimamente relacionada ao alecrim, e muitas vezes são consideradas “ervas irmãs”.

Para falar a verdade, muitos dos benefícios desta erva são derivados do ácido mandarínico, o mesmo composto orgânico encontrado no alecrim que o torna poderoso. Tem suas diferenças e é realmente um arbusto de folhas perenes com hastes lenhosas e flores azul / roxas que são encontradas na região do Mediterrâneo.

salviaO uso tradicional desta erva na medicina está bem documentado e remonta a milhares de anos. Inicialmente, foi utilizado para o tratamento da mordida de cobra, proteção contra o mal de alzheimer, aumento da fertilidade feminina e outros usos que não estão mais em voga.

Valor Nutricional da Sálvia:

A Sálvia é muito baixa em calorias e gorduras. Ela não possui quaisquer aditivos, tem meras 25 calorias por cada 30 g, e menos de metade de um grama de gordura. Cerca de 28 g da erva pura oferecem 4,4 g de proteína. Então, confira agora Os 30 Benefícios da Sálvia Para Saúde:

1. Previne o Envelhecimento Precoce:

Os antioxidantes presentes na erva revertem os sinais de envelhecimento, tais como rugas, linhas finas e manchas. Além disso, esses antioxidantes fornecem proteção contra radicais livres que danificam as células de pele, causando o envelhecimento precoce da pele.

2. Combate Pele Oleosa:

O óleo da erva é um excelente tônico que regula a produção de sebo. Você ainda pode preparar um tônico feito em casa, fervendo uma colher da erva em cerca de 250 ml de água. Deixe descansando durante 20 minutos e coe a mistura. Passe em seu rosto após esfriar.

3. Estimula o Crescimento do Cabelo:

Uma combinação de Sálvia e alecrim é excelente para ter um cabelo mais grosso, mais brilhante e mais fortalecido. A erva é particularmente eficaz para promover o crescimento de cabelo, pois melhora a circulação para o couro cabeludo, proporcionando mais nutrientes para os folículos capilares.

4. Sálvia Como Loção Condicionadora Para os Cabelos:

A erva também pode ser utilizada para preparar uma loção que torna seu cabelo com mais textura. Basta misturar um punhado de folhas da erva com a mesma quantidade de alecrim. Depois, deixe cozinhando por 3 minutos.

5. Anti-inflamatório Natural:

De acordo com pesquisas realizadas por uma Universidade, a erva possui propriedades anti-inflamatórias. Essas propriedades aliviam as inflamações com grande eficácia.

6. Trata a Transpiração Excessiva:

Um estudo alemão mostrou que tomar um extrato de folha seca ou um chá de folha de Sálvia pode ajudar na redução da transpiração em até 50%.

7. Elimina os Cabelos Grisalhos:

A erva pode ser utilizada para escurecer e intensificar a tonalidade do cabelo. Tudo o que você precisa fazer é utilizá-la como um enxáguante final após o shampoo. O chá de folhas de Sálvia também pode escurecer os cabelos grisalhos, além de dar brilho.

8. Combate Enxaquecas:

A Sálvia é uma grande aliada para o combate de enxaquecas, graças à presença de vitamina B2. Ela ainda reduz a frequência e duração da enxaqueca. Embora os resultados sejam preliminares, os dados de investigação indicam que a suplementação de riboflavina pode ser benéfica no combate a enxaqueca.

9. Sálvia Para Relaxamento Muscular:

A Sálvia é bastante popular por ajudar a relaxa os nervos e músculos, graças ao seu conteúdo de magnésio. Além disso, a erva é uma boa fonte de magnésio, um mineral que tem a capacidade de relaxar os nervos e músculos.

beneficios da salvia

10 Reduz a Pressão Arterial:

A Sálvia ajuda a reduzir os níveis de pressão arterial, pois possui uma quantidade significativa de potássio. Sendo uma boa fonte de potássio, a erva ainda ajuda a regular os níveis de pressão arterial.

11. Trata a Indigestão:

O chá da erva pode ser utilizado internamente para o tratamento de problemas gastrointestinais leves e dispepsia. Ele também é particularmente eficaz para remover os sintomas de indigestão estimulando secreções digestivas.

12. Rica em Flavonoides:

A erva exerce efeitos anti-hiperglicêmicos e ajuda a tratar diabetes. Estudos têm demonstrado que o consumo dos extratos da Sálvia auxilia na redução dos níveis de glucose e de triglicéridos no sangue.

13. Alivia Asma:

A erva também possui propriedades que são de suma importância para combater os sintomas de asma. Além disso, você pode usar o chá da erva para tratar bronquite.

14. Fortalece o Sistema Neurológico:

A ingestão regular de chá de Sálvia pode melhorar o processamento da memória e da informação entre indivíduos que sofrem de doença de alzheimer. Isso porque a erva melhora os níveis de acetilcolinesterase (Ach) no cérebro.

15. Sálvia Para Mulheres:

Esse benefício pode ser atribuído à presença de taninos adstringentes no chá de Sálvia. Seu efeito estrogênico tem sido considerado benéfico para as mulheres que desejam secar o suprimento de leite materno ou aliviar o rubor durante a menopausa. No entanto, há falta de dados clínicos para fundamentar essa afirmação.

16. Ótima Para Diabéticos:

Estudos mostram que esta erva tem o potencial de diminuir os níveis de colesterol, bem como triglicérides, em pessoas que são diabéticas. Além disso, os extratos foliares da Sálvia é conhecido por possuir propriedades anti-hiperglicêmicas.

salvia beneficios

17.  Combate a Cálvice:

A Sálvia tem sido utilizada desde tempos antigos para combater a perda de cabelo e a calvície. Isso porque ela contém beta-sitosterol, um composto de 5-alfa redutase que se revelou eficaz no tratamento da calvície masculina.

18. Dar Brilho aos Cabelos:

O chá da erva pode ser utilizado como enxaguamento de cabelo para proporcionar brilho aos seus fios. Você pode preparar esta solução fervendo 1 colher de sopa de folhas da erva secas em um copo de água. Este chá de erva afasta a caspa.

Outros Benefícios da Sálvia Para Saúde:

  • Melhora o aspecto da pele;
  • Combate o estresse;
  • Alivia sintomas de menopausa;
  • Gerencia o diabetes;
  • Previne a diarreia;
  • Combate inflamações;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Acelera o metabolismo;
  • Melhora a saúde muscular;
  • Melhora a saúde cognitiva.
  • Previne o Mau de Parkison;
  • Previne rugas.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Kaio Rodrigues

Sou Biomédico formado pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tendo formação técnico-científica, com conhecimento do organismo humano tanto nos seus aspectos estruturais (células, tecidos e órgãos), quanto funcionais.

O campo de atuação do biomédico engloba toda a interface entre a biologia e a medicina clínica propriamente dita. Está apto a auxiliar no diagnóstico e avaliar clínico-laboratorialmente as doenças, os agentes etiológicos e os vetores e também exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Os 40 Benefícios do Coco Para Saúde

beneficios do kiwi

Os 40 Benefícios do Kiwi Para Saúde