Os 15 Benefícios da Ingá Cipó Para Saúde

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Ingá Cipó Para Saúde são variados. Além disso, o Ingá Cipó possui propriedades que ajudam no tratamento e no combate de várias doenças do corpo. O Ingá Cipó é uma das espécies de fruta da Amazônia brasileira, mas cerca de 4 a 5 são comestíveis. Encontrado em árvore de grande porte, o Ingá Cipó pode atingir 15 m de altura. Tem agrupado flores verde-branco.O fruto ingá é longo, linear, até 1 m de comprimento, marrom-esverdeada. Ingá Cipó tem a polpa branca, fibrosa, que envolve sementes pretas e brilhantes, textura macia e sabor adocicado, é comido cru. Planta da família das Fabaceae. Também conhecida como ingá, ingá-cipó, ingá-de-metro, rabo-de-mico.

Ingá CipóO Ingá é mais uma da nossa série de frutas brasileiras benéficas à saúde, pode ser encontrado em várias regiões do país, principalmente as mais próximas a rios ou lagos. Fruto de uma árvore chamada de ingazeira e pertencente à família das leguminosas, o Ingá Cipó possui sementes e uma polpa branca e adocicada, que torna o seu sabor único, exótico e delicioso.

No vocabulário indígena, a palavra “Ingá ” significa “embebido” ou “ensopado”, em referência à sua polpa, meio aquosa. Mais comum na Amazônia, a fruta pode ser encontrada pelo nome mais popular de ingá-do-mato e Inga -verdadeiro, Angá macarrão, Ingá torcido, Ingá Cipó cobra ou Ingá rabo de macaco. Fora do Brasil, ela é comum em qualquer outro país da América do Sul, como Peru, Colômbia, Equador e Venezuela.

A Ingá Cipó é dotada de incríveis propriedades medicinais, as quais compreendem antiartrítica, antirreumática, disentérica e adstringente. Já as indicações medicinais da planta correspondem ao combate à dor, problemas no intestino, reumatismo, dor de cabeça, diarreia, entre outros males. Então, Confira Os 15 Benefícios da Ingá Cipó Para Saúde.

1. Auxilia no Tratamento da Diarreia:

A Ingá Cipó é considerada um anti-diarreico devido suas propriedades purgativas. A Ingá Cipó também ajuda no alívio de hemorroidas.

2. Favorece a Saúde da Pele:

Pode-se extrair o óleo da semente de Ingá Cipó para preparação de hidratantes de pele, pois sabe-se que a Ingá Cipó é rica em polifenóis, vitamina A, vitamina B, vitamina E, ácidos graxos essenciais e alguns minerais, por isso a Ingá Cipó é altamente nutritiva e hidratante para pele.

3. Propriedades Anti-inflamatórias:

O alto teor de taninos faz da Ingá Cipó é um importante agente anti-inflamatório. Em outras palavras, a Ingá Cipó ajuda na melhoria da condição do trato digestivo através da prevenção de doenças como esofagite, enterite, síndrome do intestino irritável e gastrite.

4. Baixar os Níveis de Colesterol:

O sorvete é adequado para pessoas com níveis elevados de colesterol. Se você deseja evitar colesterol e gorduras saturadas em sua dieta, esta é a alternativa ideal.

5. Trata Dores de Cabeça:

O Ingá pode ajudar a prevenir e tratar dores de cabeça e enxaquecas. Portanto, se você sofre com o problema e desde que não seja causado por quadros clínicos mais graves, pode consumir a fruta para aliviar os sintomas.

6. Melhora a Saúde:

O alto conteúdo de vários nutrientes nesta fruta torna uma boa escolha em uma dieta saudável.

​7. Combate Problemas Intestinais:

O Ingá Cipó possui propriedades disentéricas, o que significa que inseri-lo diariamente na sua alimentação pode ajudar a melhorar o sistema gastrointestinal, combatendo diversos problemas, dentre eles, a diarreia.

8. Ajuda na Perda de Peso:

Esta fruta tem um sabor que é comparado ao sorvete de baunilha. É usado como um agente aromatizante em diferentes tipos de sobremesas por pessoas saudáveis ​​e conscientes do peso, pois tem baixo teor de gordura.

9. Trata o Reumatismo:

Se é um paciente reumático e diagnosticado, talvez goste de saber que comer o Inga regularmente pode ajudar a aliviar os sintomas e dores provocadas pelo problema, evitando crises mais graves da doença. Consumir a Ingá Cipó também pode ajudar a prevenir o reumatismo, ideal para pessoas com histórico familiar ou que tenham predisposição ao problema.

10. Previne o Câncer:

Os antioxidantes que se encontram nessas frutas ajudam na prevenção do câncer. Os compostos que incluem ácido gálico, quercetina com flavonol e epicatequina são anti-câncerigenos e anti-inflamatórios.

11. Previne a Artrite:

Se você é predisposto a desenvolver inflamações, como é o caso da artrite, saiba que consumir o Ingá Cipó também pode ajudar neste sentido. Isso porque a fruta possui propriedades anti-artríticas, o que significa que ela pode prevenir o desenvolvimento da doença, além de evita crises no caso de pacientes já diagnosticados.

12. Aumenta a Imunidade:

O alto conteúdo dos antioxidantes nas frutas tropicais faz com que ele impulsione a imunidade.

13. Combate Dores no Geral:

Assim como no caso das dores causadas pelo reumatismo e artrite, consumir o Ingá Cipó pode ajudar a aliviar todos os tipos de dores no corpo em geral. Portanto, se você sentir qualquer desconforto neste sentido, pode contar com a fruta para ser a sua aliada no alívio dos sintomas.

14. Baixar Pressão Alta:

A Ingá Cipó para pressão alta possui propriedades cardiotônicas e diuréticas que ajudam a equilibrar o excesso de líquidos nos vasos, baixando a pressão sanguínea.

Para controlar a pressão é importante ainda evitar os fatores de risco da doença, adotando um estilo de vida saudável, com prática regular de exercícios e baixo consumo de sal e de sódio, presente nos alimentos industrializados.

Ingá Cipó é ótimo para baixar a pressão arterial, mas o indivíduo não deve parar de tomar os remédios para baixar a pressão indicados pelo médico.

Ingá Cipó Benefícios15. Combate o Envelhecimento:

Muito estudada pelos cientistas, a Ingá Cipó possui uma excelente composição. É rica em compostos como catequinas, bioflavonoides e taninos, fazendo com que aja como um excelente antioxidante o que faz com que seja um ótimo combatente dos radicais livres, responsável pela formação de tumores e do envelhecimento precoce da pele.

Como Usar a Ingá Cipó:

  • Alimentação: Os frutos são muito apreciados e comercializados em feiras;
  • Madeira: Considerada macia, com moderada resistência mecânica e pouco durável. É utilizada na caixotaria e para lenha e carvão.
  • Outros usos: O tanino, substância extraída da casca, pode ser utilizado para curtir couros. É também indicada para paisagismo e arborização urbana.

Astrágalo – Origem, Benefícios e Como Usar!

suco de margosa

Os 10 Benefícios do Suco de Margosa Para Saúde