Os 40 Benefícios do Estragão Para Saúde

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Estragão Para Saúde são diversos e bastantes diversificados. Além disso, o Estragão (Artemisia dracunculus) é uma planta medicinal, também conhecida como Estragão-francês ou Erva-dragão, alguns dos benefícios do Estragão é que ele pode ser usada como erva aromática por ter um sabor delicado como o do anis, e útil para fazer remédios caseiros para tratar as cólicas menstruais.

Ele é uma herbácea perene, de folhas pequenas e estreitas. Planta de cor verde-escura, com talo e folhas estreitas se dividindo em três pontas. Não forma flores. Devem se diferenciar dois tipos de Estragão: o verdadeiro (ou francês) e o falso (ou russo).

O Estragão é conhecido no mundo culinário como um dos aromas mais saborosos. Além disso, as pessoas utiliza-o como uma medicina herbal alternativa. Algumas pesquisas foram feitas nesta planta. Por isso, conclui-se que as folhas de Estragão proporciona diversos benefícios à saúde das pessoas.

As espécies mais cultivadas de folhas de Estragão são o estragão russo e francês. Assim como a maioria das plantas de ervas, o Estragão cresce melhor em um solo seco com ambiente quente. Portanto, esta planta pode ser adaptada para um quintal. Mas, deve ser plantada durante o verão ou plantado no país tropical.

Propriedades do Estragão:

Tem sabor adocicado, aromático e semelhante ao anis, e possui ação depurativa, digestiva, estimulante, vermífuga e carminativa devido a presença de taninos, cumarina, flavonóides e óleo essencial.Confira agora Os 40 Benefícios do Estragão Para Saúde:

1. Atua Como Antioxidante:

Como as folhas de Estragão são ricas em vitamina C e vitamina B, é uma boa fonte de antioxidante. Com base em algumas pesquisas, o antioxidante atua contra o efeito dos radicais livres. Portanto, ajuda o corpo no combate a doenças.

2. Contra o Câncer:

Com relação aos benefícios antioxidantes , as folhas podem funcionar como composto anticâncer. Ele evita que as células cancerosas cresçam, evitando que a célula cancerígena obtenha nutrientes. Portanto, a célula se autodestruirá. No entanto, esse benefício precisa de mais estudos.

3. Envelhecimento Precoce:

O antioxidante também pode ser uma substância antienvelhecimento. Com uma alta quantidade de vitamina C, o Estragão seco melhora a pele saudável. Portanto, ajuda na redução das rugas e proporciona uma pele mais suave e juvenil.

4. Anti-inflamatório:

Uma pesquisa mostrou que o Estragão possui a capacidade de ser um anti-inflamatório. Portanto, é bom prevenir a artrite. O anti-inflamatório funciona na redução do inchado. Isto é atribuído à contenção de ácido nas folhas. Além disso, ajuda no alívio da dor.

5. Alívio de Dores:

Devido à sua capacidade anti-inflamatória, as folhas funcionam perfeitamente para alívio da dor. A vitamina B contida nas folhas ajuda na otimização do trabalho dos neurônios, estimulando a sensação de dor no nervo.

6. Controlar o Colesterol:

Um dos benefícios das folhas de Estragão é a capacidade de controla a quantidade de colesterol dentro do sangue.

7. Mantém a Circulação do Sangue:

Com base em uma pesquisa, a vitamina B dentro do Estragão trabalha no mantimento da boa circulação sanguínea. Isso auxilia o sangue na distribuição de oxigênio e nutrientes para o sistema corporal. Ela também atua como um desintoxicante e capaz de eliminar toxinas do corpo. Mais estudos descobrem que impede a agregação e adesão à parede dos vasos sanguíneos.

8. Previne Doenças Cardiovasculares:

Como as folhas são capazes de manter o colesterol e a circulação sanguínea humana, ela funciona para prevenção de muitas doenças cardiovasculares, como acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco. Portanto, a possibilidade de risco cardiovascular é diminuída, uma vez que evita o estreitamente dos vasos sanguíneos do coração e do cérebro.

9. Combate Diabetes:

Estudos indicaram que o estragão possui atividade anti-hiperglicêmica (ou atividade anti-alta de açúcar no sangue). Além disso, o estragão tem o potencial de aumentar a sensibilidade à insulina e melhorar a sinalização dos receptores de insulina.

10. Combate a Cólera:

Pesquisas mostraram que o estragão, o manjericão e a sálvia exibem atividade antibacteriana ativa contra cólera.

11. Combate a Demência:

Pesquisas indicaram que o estragão poderia prevenir a desvanecimento da condução nervosa aliviada e neuropatia sensorial em camundongos alimentados com uma dieta rica em gordura que causa obesidade, hiperglicemia e problemas de condução nervosa.

12. Ajuda na Digestão:

O estragão pode acelerar a digestão estimulando a secreção de sucos digestivos no estômago. Isso ajuda o corpo a quebrar os alimentos em componentes que podem ser absorvidos pelos intestinos.

13. Combate Vermes Intestinais:

As crianças pequenas são sempre vulneráveis ​​a lombras intestinais e tênias. O estragão é útil para destruir esses parasitas.

benefícios do estragão14. Regula o Ciclo Menstrual:

O estragão pode ter a capacidade de regular o ciclo menstrual, e aliviar os sintomas pré-menstruais (PMS), servindo como um poderoso emenagogue (ou erva que estimula o fluxo sanguíneo na área pélvica e útero).

15. Combate Câncer:

Um estudo de 2005 descobriu que o óleo de estragão luta contra o dano dos radicais livres às células, se o corpo não for capaz de expô-las eficientemente como um desperdício.

16. Luta Contra Radicais Livres:

O estragão contêm antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres no organismo. Ele protegerá seu corpo de qualquer doença.

17. Saúde do Coração:

O estragão podem proteger seu coração das doenças cardíacas. O efeito anti-inflamatório do antioxidante mantém seus vasos de quaisquer danos. O estragão contêm também mineral de Potássio que desempenha o papel importante para regular a contração cardíaca.

18. Baixa os Níveis de Açúcar no Sangue:

O estragão é ricas em fibras dietéticas que podem distribuir a caloria em todos os órgãos do corpo. Este mecanismo pode diminuir o nível de açúcar no sangue nos pacientes diabéticos.

19. Previne da Anemia:

O estragão contêm mineral de Ferro que é importante para formar glóbulos vermelhos que contêm hemoglobina. Também é apoiado pela vitamina C que ajuda a absorção de Ferro. Isso faz folhas de estragão pode prevenir a anemia.

20. Protege a Mucosa Intestinal:

O Zinco contido nas folhas de estragão tem a função de proteger a mucosa intestinal. Isso ajuda a reparar a mucosa intestinal se houver algum dano, como no caso da diarreia.

21. Combate Cãibra Muscular:

O estragão contêm Magnésio como relaxante muscular. Isso evitará a incidência de cãibras musculares que podem acontecer.

22. Mantém Ossos saudáveis:

O estragão é rico em Cálcio e Fósforo. Esses minerais são essenciais para a formação óssea e mantêm a resistência dos ossos.

23. Fortalecer os Dentes:

O Cálcio e o Fósforo contidos no estragão também podem ajudar a fortalecer os dentes através de seu mecanismo específico.

24. Promove Couro Cabeludo Saudável:

O uso de Estragão ajuda a limpar o couro cabeludo e remove a sujeira de um couro cabeludo seco. A erva ajuda a reter a umidade e sebo necessário para um couro cabeludo saudável.

25. É um Estimulante Contra o Cansaço:

Tanto o chá, quanto o óleo, ou mesmo o consumo em cápsulas de Estragão, adquiridas com facilidade em farmácias de manipulação, estimula o sistema nervoso, o sistema digestivo, o sistema circulatório e o sistema endócrino.

26. Oferece Brilho aos Cabelos a Seco:

Ele é útil principalmente para cabelos secos, pois proporciona brilho para os bloqueios secos e crespos. A aplicação regular faz o cabelo saudável e vibrante.

27. Age como um Desodorizante Natural:

O cheiro picante do Estragão é usado para eliminar os maus odores. Ela também inibe o crescimento de micróbios na pele, assim, reduzindo ainda mais o odor corporal.

28. Alivia os Problemas Menstruais:

Cólicas e desconfortos durante o período menstrual podem ser bastante minimizados com os efeitos estimulantes do Estragão. Infusões quentes durante o ciclo facilitam o fluxo sanguíneo, libertando menstruações atrasadas ou ausentes e regularizando os períodos.

Além disso, esse método caseiro alivia problemas como as dores abdominais, náuseas, fadiga e aborrecimento, queixas comuns entre as mulheres devido a ação dos hormônios.

29. Melhora a Qualidade do Cabelo:

Manter o cabelo bonito é um sonho de muitos e Estragão tem sido comprovada para melhorar a qualidade de seu cabelo. Alguns produtos de styling, shampoos e condicionadores naturais contêm os extratos de Estragão.

estragão e seus benefícios30. É Anti-reumático:

Há duas causas principais por trás do reumatismo e da artrite. A primeira é a circulação indevida de sangue e da linfa, especialmente nos membros, e a segunda é a acumulação de toxinas como o ácido úrico no corpo. Então, é óbvio que o tratamento deve ser uma circulatório em primeiro lugar, isto é, ele deve aumentar ou facilitar a circulação, e então ele deve ser desintoxicante, isto é, deve ajudar a eliminar toxinas do corpo.

O óleo essencial de Estragão ajuda no primeiro caso, porque possui propriedades circulatórias que aumenta a circulação, trazendo calor para as partes afetadas, assim como não permite que o ácido úrico se acumulam em um lugar particular. Ele também ajuda a desintoxicação porque estimula a micção e a excreção, através das quais as toxinas são removidas.

31. Aumentar o Apetite:

O óleo essencial de Estragão estimula a secreção de sucos digestivos no estômago, o que aumenta o apetite. Começa a partir da boca, onde a produção de saliva é estimulada.

32. Estimulante Contra o Cansaço:

Tanto o chá, quanto o óleo, ou mesmo o consumo em cápsulas de estragão, adquiridas com facilidade em farmácias de manipulação, estimula o sistema nervoso, o sistema digestivo, o sistema circulatório e o sistema endócrino.

Esta ação conjunta revela a aceleração de todo o sistema metabólico, que ficará mais “limpo”, já que o trânsito de alimentos, sangue e toxinas se torna mais rápido. Isso resulta em mais disposição, bem estar e aumento da imunidade, o que deixa as pessoas mais dispostas e saudáveis.

Outros Benefícios do Estragão Para Saúde:

  • Evita o Reumatismo;
  • Melhora a Condição do Cabelo;
  • Auxilia no bom funcionamento do aparelho digestivo;
  • Previne Doenças do Coração;
  • Alivia Náuseas;
  • Estimula o sistema Nervoso;
  • Estimula o sistema Digestivo;
  • Melhora o Apetite;
  • Combate a Ansiedade.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 40 Benefícios do Caroço de Ameixa Para Saúde

Os 40 Benefícios do Leite Para Saúde