Ginseng – Origem, Benefícios e Como Usar!

Ginseng – Origem, Benefícios e Como Usar!

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Graduado em Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Ginseng – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, o Ginseng é uma planta medicinal com diversos benefícios para saúde, ele tem ação estimulante e revitalizante, sendo ótimo para quando se está muito cansado e estressado, precisando de um estímulo extra para continuar com suas atividades diárias. Além disso, o Ginseng é ótimo para regular a pressão sanguínea, baixar o colesterol e ainda é excelente para melhorar a circulação sanguínea, sendo especialmente indicado para melhorar a vida íntima, aumentando o prazer do casal. Veja tudo sobre esta planta:

Ginseng

Origem do Ginseng:

O Ginseng é uma planta cultivada em muitos países, porém, apenas as do gênero Panax apresentam propriedades benéficas para o corpo humano. Todas as partes dessa planta são seguras para o consumo, especialmente a raiz, que contém uma grande variedade de vitaminas.

O seu consumo é mais popular na Ásia, onde a maioria afirma que ela é capaz de contribuir com a melhora da saúde e da qualidade de vida de maneira muito significativa. Aqui no Brasil, é mais comum encontrar o Ginseng nas versões em pó e em cápsulas, geralmente, em lojas de produtos naturais.

Vale lembrar que o efeito do Ginseng não é capaz de tratar doenças, ele é útil apenas para a prevenção, pois melhora o funcionamento de vários sistemas que compõe o organismo humano. Além disso, não possui contraindicação, a planta é totalmente segura e benéfica se consumida na quantidade ideal.

Benefícios do Ginseng:

Os principais benefícios para a saúde incluem:

  • Prevenir a gripe, principalmente em idosos porque tem ação imunoestimulante;
  • Prevenir o câncer porque é rico em antioxidantes;
  • Reduzir os sintomas de impotência sexual porque melhora a circulação sanguínea;
  • Diminuir o cansaço e a fadiga porque é um excelente tônico cerebral;
  • Promove o bem-estar geral porque combate o cansaço e a sonolência;
  • Melhorar a memória e a concentração nos estudos e no trabalho;
  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Acalmar e reduzir o estresse;
  • Diminuir o cortisol e consequentemente o estresse;
  • Ajudar a regular a pressão arterial.

Como Usar:

A planta pode ser encontrada à venda em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e alguns mercados. A parte utilizada é a sua raiz.

Cozimento do ginseng: Coloque 100 ml de água para ferver e, quando começar a borbulhar, adicione 2,5g de Ginseng. Tampe o recipiente e deixe em fogo baixo por cerca de 10 a 20 minutos. Após isso, coe a mistura. Deve ser utilizado no mesmo dia de seu preparo.

Contraindicações:

O uso do Ginseng é contraindicado para grávidas ou mulheres amamentando, pessoas com hipertensão, doenças do coração severas, quadros de hemorragia ou trombose coronária. Esta planta pode interagir com anticoagulantes e antidepressivos, por isso, pessoas que utilizam esse tipo de medicamento devem consultar um médico antes de consumir o Ginseng.

Efeitos Colaterais:

Doses excessivas ou o consumo prolongado do Ginseng podem provocar alguns efeitos adversos, como distúrbios gastrointestinais, diarreia, insônia, ansiedade, hipertensão, euforia, nervosismo, erupção cutânea, edema e cefaleia. Dos efeitos adversos graves, já foram relatados casos de sangramento vaginal e mastalgia.

Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável! Para continuar acompanhando informações sobre alimentação saudável, atividade física e bem-estar, assine nossa newsletter e receba conteúdos em seu e-mail. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário!

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Leandro Almeida

Sou graduado no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 2011 e Mestre em Nutrição Clínica pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Portugal. Atualmente atendo em consultório particular no Brasil e atuo como editor no site Dr. Saúde.

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