Os 30 Benefícios do Suco de Pupunha Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Já ouviu falar no Suco de Pupunha? Sabia que este suco pode trazer vários benefícios à saúde? isso mesmo, o Suco de Pupunha é repleto de benefícios à saúde e é eficaz no tratamentos de vários tipos de doenças. Além disso, a pupunha – ou palmito de pupunha, pupunheira ou pupunha-verde-amarela – nada mais é que um fruto da árvore pupunheira, da família Arecaceae, oriunda da região Amazônica. Ela é conhecida por seus cachos coloridos, que podem ser verdes, vermelhos ou amarelos, facilmente encontrados para venda e consumo na região Norte do Brasil.

Suco de Pupunha

Valor Nutricional do Suco de Pupunha:

Suco de Pupunha dispõem muitos dos nutrientes do Pupunha, abrangendo: proteínas; fibras; vitamina B6; vitamina E; vitamina C; vitamina B1; vitamina B3; fósforo; selênio; zinco; cálcio; Ômega 3; potássio e ferro. Então, confira detalhadamente Os 30 Benefícios do Suco de Pupunha Para Saúde:

1. Regula os Batimentos Cardíacos:

Nosso coração é como uma “bomba de combustível” ele bomba o sangue para que ele circule por todo o nosso corpo. Além disso, o consumo do Suco de Pupunha pode ajudar nessa contração muscular; ele ajuda nesse processo de contração e relaxamento que regula os batimentos cardíacos e faz o sangue circular de maneira correta.

2. Melhora a Coagulação Sanguínea:

O processo de coagulação é uma verdadeira batalha no nosso corpo, aliado a outras proteínas o cálcio presente no Suco de Pupunha tem um papel fundamental no processo de coagulação sanguínea.

3. Controla o Açúcar no Sangue:

Na falta de potássio, os níveis de açúcar no sangue, podem ficar desregulados e isso pode gerar problemas de saúde, tanto se estiverem altos ou baixos demais. Entretanto, o consumo do Suco de Pupunha pode ajudar no controle da diabetes.

4. Aumenta o Ganho de Massa Muscular:

O potássio presente no Suco de Pupunha tem um importante papel na resistência muscular, pois ele contribui para a contração e relaxamento dos músculos, ele também é indicado para prevenir câimbras.

5. Previne Doenças Cardiovasculares:

Muitos não sabem, mas o potássio que o Suco de Pupunha tem, serve como vasodilatador, de modo que a prevenção de doenças cardiovasculares, é uma consequência também do item anterior a respeito do controle da pressão arterial.

6. Previne a Doença de Alzheimer:

A quantidade de vitamina E presente no Suco de Pupunha pode ajudar a reduzir a progressão do Alzheimer. Além disso, estudos mostram que a dose diária da vitamina E, ajuda na diminuição de até 65% no desenvolvimento da doença.

7. Previne o Câncer de Próstata:

Alguns tumores dependentes da testosterona tem o crescimento diminuído com a ação da vitamina E que se encontra no Suco de Pupunha, ela ajuda prevenir tumores, como o da bexiga e da próstata.

8. Alivia Sintomas Pré-Menstruais:

A quantidade de ferro considerável no Suco de Pupunha diminuir os sintomas pré-menstruais em até 40%, se comparado com aquelas que não ingerem o mineral regularmente.

9. Contribui Para o Desenvolvimento do Cérebro:

Segundo estudos feitos, o Suco de Pupunha garante um desenvolvimento saudável do cérebro de crianças. De acordo com a pesquisa, o ferro presente na fruta auxilia na parte motora, sócio-emocional e neurofisiológica do cérebro.

10. Melhora a Função Muscular:

A saúde muscular pode ser melhorada com o consumo regular do Suco de Pupunha, porque ela auxilia na produção de mioglobina (uma proteína muscular) que transporta oxigênio da hemoglobina para células musculares.

11. Previne a ocorrência de um AVC:

A ingestão do Suco de Pupunha pode ajudar na redução dos riscos de acidente vascular cerebral. A dieta com base no suco ainda faz com o nível de pressão arterial esteja sempre adequado.

12. Reduz a Hipertensão:

Os hipertensos possuem um alto risco de desenvolver as tão temidas doenças cardiovasculares, mas com o auxílio da vitamina C presente no Suco de Pupunha, a pressão arterial do corpo tende a reduzir.

13. Melhora a Saúde dos Olhos:

Constantemente atacados pelos radicais livres, em decorrência de sua constante e intensa exposição à luz, os olhos contam com os benefícios da vitamina presente no Suco de Pupunha para a proteção dos olhos.

14. Fortalece os Ossos:

O cálcio é um mineral que também se encontra no Suco de Pupunha, responsável por desenvolver e manter a saúde dos ossos e dos dentes. A falta desse mineral pode desenvolver doenças, como o raquitismo, osteomalacia e osteoporose.

Pupunha

Outros Benefícios do Suco de Pupunha Para Saúde:

Além dos benefícios citados acima o Suco-de-Pupunha desempenha outras funções em diversas partes do corpo, trazendo benefícios como:

  • Esta fruta por conter anti-inflamatório, ela ajuda a combater infecções e inflamações no corpo;
  • Esta fruta é rica em vitamina A, que é excelente para manter a mucosa;
  • Ajuda a regular a pressão sanguínea;
  • Por esta fruta conter vários nutrientes, ela é essencial para combater a dor de cabeça;
  • Previne câncer;
  • Combate a constipação;
  • Alivia dor de artrite;
  • Previne o escorbuto;
  • Alivia asma;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Melhora o aspecto da pele;
  • Combate gripe e resfriado;
  • Melhora a saúde gestacional;
  • Aumenta a energia corporal.

Como Preparar o Suco de Pupunha:

Ingredientes:

  • ½ litro de leite de vaca fervido, gelado
  • ½ xícara (chá) de pupunha cozida e moída
  • 5 colheres de açúcar (ou 4 de mel)
  • Sal a gosto

Modo de Preparo:

  • Coloque tudo no liquidificador, e bata bem.
  • Sirva frio.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Jucá – Origem, Benefícios e como Usar

verbasco

Os 10 Benefícios do Verbasco Para Saúde