Os 40 Benefícios do Camu Camu Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Camu Camu para saúde são incríveis, pois o Camu Camu contém grandes nutrientes indispensáveis para saúde geral do corpo. Além disso, a fruta Camu Camu é pequena e pesa em média 8 g. Cresce nas várzeas dos rios, principalmente na época das cheias dos rios amazonenses. Só que é azeda demais e é consumida apenas na forma de sorvetes, geleias e compotas. Por isso, a produção do Camu Camu (Myrciaria dubia) no Brasil ainda é baixa. No Brasil, é cultivado principalmente no Pará, no Amazonas e em algumas fazendas de São Paulo, em Mirandópolis e Iguape. Ainda que no país a cultura seja incipiente, o Peru é grande produtor e exportador da fruta. De lá, o Camu-Camu é vendido para o Japão, os Estados Unidos e a União Européia, por meio da Holanda.

Camu Camu

Valor Nutricional do Camu Camu:

Esta fruta contem quantidades essenciais de vitaminas e minerais que fazem muito bem a saúde. Portanto, esta fruta possui vitaminas como vitamina C, vitamina A, vitamina K e vitamina E, além de potássio, ferro, zinco, cálcio, manganês, magnésio, fósforo e outros minerais.

Maior fonte natural de Vitamina CCamu Camu contém até 56 vezes mais vitamina C do que o limão, 60 vezes mais do que uma laranja e 200 vezes mais vitamina C do que uma banana. Por isso, ele é considerado a maior fonte natural de vitamina C no mundo. Então, confira agora Os 40 Benefícios da Camu Camu Para Saúde:

1. Ajuda a Prevenir o Câncer:

O rico perfil antioxidante de Camu Camu torna-se uma poderosa defesa contra o câncer.

2. Poderoso Anti-Inflamatório:

Por ser rico em vitamina C, aminoácidos , antioxidantes e outras vitaminas, o Camu Camu ajuda a evitar as inflamações no corpo. Menor inflamação significa menor risco de doenças.

3. Fortalece o Sistema Imunológico:

O Camu Camu ajuda a manter seu sistema imune em bom funcionamento, alimentando seu corpo com nutrientes essenciais que servem para defender seu corpo contra vírus e bactérias.

4. Promove a Saúde dos Olhos:

O Camu Camu pode ajudar a manter uma visão saudável e prevenir a perda de visão degenerativa.

5. Mantém o Sistema Reprodutivo Saudável:

Muitos dos nutrientes encontrados no Camu Camu ajudam a limpar o corpo de toxinas prejudiciais que podem danificar a função reprodutiva e, potencialmente, levar à infertilidade.

6. Protege Contra Doença Degenerativa no Cérebro:

Camu Camu ajuda a melhorar o foco, e também colabora para evitar certas doenças cognitivas, como o Alzheimer.

7. Previne o Câncer:

Os compostos antioxidantes encontrados em abundância no Camu Camu são freqüentemente considerados o melhor remédio natural para prevenir o desenvolvimento ou propagação de certos tipos de câncer. Além disso, esta fruta tem dezenas de antioxidantes em seu pequeno pacote que ajuda a combater este problema.

8. Contra o Envelhecimento Precoce:

Muitas pessoas não sabem, mas o Camu Camu contém antioxidantes que protegem suas células do envelhecimento prematuro, ajudando você a manter sua pele limpa e jovem.

9. Aumenta a Formação Celular:

Camu Camu aumenta a formação celular, melhora a função renal e a saúde cardíaca. Além disso, esta fruta também incentiva a atividade muscular e garante a saúde nervosa.

10. Melhora a Saúde Ocular:

Os carotenoides presentes no Camu Camu são principalmente elogiados por sua capacidade de proteger a saúde ocular como antioxidante, embora tenham outros papéis importantes no corpo.

Ao eliminar o estresse oxidativo no sistema ocular, os carotenoides desta fruta podem prevenir o aparecimento da degeneração macular e o desenvolvimento de cataratas, permitindo que você veja claramente sua idade.

11. Previne a Infertilidade:

Camu Camu demonstrou evitar a infertilidade, protegendo especificamente a saúde dos órgãos sexuais e garantindo o bom funcionamento desses sistemas.

12. Oferece Alívio de Dores:

Para as pessoas que sofrem de artrite e gota, para hemorroidas e dores de cabeça, o Camu Camu pode oferecer alívio da dor e aliviar a inflamação.

Camu-Camu

13. Combate a Depressão:

Embora o Camu Camu seja uma excelente fonte de alimento para a maioria dos insetos e animais, também é popular para alguns dos seus benefícios medicinais para os seres humanos. Os suplementos desta fruta ajudam na luta contra a depressão e a ansiedade. O suplemento é um antidepressivo popular nos dias de hoje que ajuda a combater este problema.

14. Fortalece a Imunidade:

Camu Camu tem o maior nível de vitamina C na fruta. Pode ter 60 vezes mais vitamina C do que uma laranja e 56 vezes mais do que um limão. Além disso, a vitamina C revelou ser um potente reforço do sistema imunológico. Portanto, esta fruta ajuda a alimentar o organismo os nutrientes necessários para desintoxicar e curar adequadamente o corpo, além de combater os radicais livres do corpo.

15. Melhora a Saúde da Gengiva:

Camu Camu contém vitamina C em abundância. Além disso, a quantidade é maior que a das laranjas normais. Portanto, isso melhora a saúde da gengiva e mantém outras funções corporais.

16. Fonte Rica em Flavonoide:

Camu Camu tem vários flavonoides diferentes, que são compostos que são encontrados nas plantas e são parte do que dá frutas e vegetais suas cores incríveis. Eles funcionam principalmente no organismo como antioxidantes, neutralizando os radicais livres nocivos do corpo, combatendo assim diversas doenças causadas por estes radicais livres.

17. Ajuda na Recuperação Muscular:

A leucina é um aminoácido essencial encontrado no Camu Camu, um que nosso corpo necessita de crescimento e recuperação de músculos e tecidos ósseos e a produção de hormônios em crescimento.

18. Fonte Rica em Serine:

A serine é um aminoácido encontrado no Camu Camu que é fundamental para saúde do corpo, principalmente para a digestão. Além disso, a serina ajuda a quebrar os vínculos em proteínas e polipéptidos para que eles possam ser usados ​​por nosso corpo, ajudando assim, em diversos problemas.

19. Melhora o Humor:

Muitas pessoas ainda não sabem, mas o Camu Camu pode ter um efeito relaxante no corpo, atuando quase como um sedativo, o que certamente pode ajudar a equilibrar os movimentos de humor e aliviar a ansiedade mental.

20. Benefício da Camu Camu Como Anti-Bacteriano:

As qualidades antissépticas naturais do Camu Camu tornam-no ideal para prevenir infecções bacterianas e virais, incluindo coli e várias doenças sexualmente transmissíveis, como o herpes. Portanto, esta fruta é um suplemento dietético poderoso para todos, já que nosso sistema imunológico é constantemente atacado por esses agentes infeciosos.

21. Ajuda na Prevenção da Diabetes:

Camu Camu contém ácido elágico que se mostra benéfico de certas maneiras. Portanto, o ácido elágico contém efeitos antidiabéticos que o protegem contra diabetes e seus diversos sintomas.

22. Benefício da Camu Camu Como Fonte de Ferro:

Para combater a fadiga, fraqueza muscular e anemia, experimente a Camu Camu cheia de benefícios para saúde. Além disso, o ferro presente no Camu Camu melhora a sua visão e mantém o corpo forte. No entanto, é importante tomar a quantidade certa de ferro para ter uma boa saúde.

23. Regula a Pressão Arterial:

Camu Camu contém proteína que regula a pressão arterial e repara tecidos e músculos no corpo. A falta de proteína pode fazer você se sentir letárgico. Então, certifique-se de que está comendo proteína suficiente em uma base regular e assim, regulando a sua pressão arterial evitando doenças cardíacas.

24. Melhora a Saúde Geral do Corpo:

A Camu Camu pode cuidar de doenças, como gordura corporal e tireoide. Também ajuda na construção de ossos e dentes, etc. Isso ocorre porque esta fruta é rica em vitamina C e vários outros nutrientes que são benéficos para saúde.

25. Ajuda na Prevenção de Doenças:

Tanto a Camu Camu quanto as folhas da planta ajudam a tratar as mais diversas doenças como artrite, dor de cabeça, gengivite, aterosclerose, asma, infecções por vírus, problemas oculares e até doenças de fundo emocional como a depressão.

26. Fortalece a Imunidade:

A Camu Camu contem um alto teor de vitamina C é um dos motivos pelos quais o seu consumo nos ajuda a ficarmos mais resistentes frente a diversas doenças.

27. Ação Antioxidante:

Sabia que a vitamina C possui ação antioxidante? Isso significa que o Camu Camu tem o poder de reduzir, consideravelmente, a quantidade de radicais livres no nosso organismo. Essas substâncias são as responsáveis pelo envelhecimento celular e também pode causar problemas graves como o câncer já que conseguem modificar a estrutura do nosso DNA.

Camu Camu Fruta

Outros Benefícios da Camu Camu Para Saúde:

  • Manter a saúde do sistema nervoso e dos olhos;
  • Melhorar os sintomas da artrite, por diminuir a inflamação no corpo;
  • Prevenir problemas no fígado e doenças como Gripe, câncer e Aterosclerose, por ser rico nos antioxidantes antocianinas;
  • Melhorar o humor, por conter vitamina do complexo B, que importantes para o sistema nervoso;
  • Combater doenças infecciosas e virais, como a Gripe e Pneumonia;
  • São grandes aliadas no combate ao Câncer de mama e de Câncer de próstata;
  • Ajudar no combate à Herpes, por fortalecer o sistema imune e atuar contra infecções por vírus e bactérias;
  • Ajudar na recuperação muscular após o treino;
  • Prevenir o envelhecimento precoce, pois a Vitamina C ajuda a manter o colágeno corpo, substância que evita rugas e marcas de expressão;
  • Eliminam as toxinas do fígado causadas pelo álcool;
  • São grandes inibidoras da fome compulsiva.

Como Consumir Camu Camu:

O Camu Camu pode ser consumido fresco na forma de suco, diluindo cerca de 50 g da fruta em 1 litro de água.
Além disso, essa fruta também pode ser encontrada em pó, que deve ser consumido diluindo 1 colher de sopa rasa em 1 copo de água, tomando a mistura 2 vezes por dia. Quando consumido na forma de comprimidos, deve-se tomar 1 cápsula de 500 mg 2 vezes por dia, uma de manhã e outra à tarde.

Contraindicação do Camu-Camu:

Existe alguma preocupação de que o Camu Camu possa interferir com alguns medicamentos de quimioterapia. Então, se você está tomando medicamentos de quimioterapia, é melhor evitar esta fruta. Além disso, você sempre deve informar o seu médico sobre os suplementos que está a tomar, mas especialmente se você está recebendo quimioterapia.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 40 Benefícios do Suco de Beterraba Para Saúde

Os 40 Benefícios da Azeitona Para Saúde