Benefícios dos Sucos

Suco de Tamarindo é bom para quê? como fazer e para que serve

O Tamarindo é uma fruta deliciosa, doce e azeda que tem uma ampla variedade de usos, tanto para fins medicinais e culinárias.

É uma árvore espessa de tamanho médio com folhas perenes e uma fruta que se desenvolve em vagens caracterizadas por longas conchas marrons.

Suco de Tamarindo é bom para quê? como fazer e para que serveDentro há uma polpa pegajosa, carnuda e suculenta, que é a fruta do tamarindo. É aqui que a nutrição e o sabor residem. Como é doce e azedo no gosto, as pessoas tendem a gostar imediatamente ou ter uma disposição natural contra isso!

É um membro da família Fabaceae e seu nome científico é Tamarindus indica. O tamarineiro é nativo das regiões tropicais da África, particularmente do Sudão, mas seu cultivo se espalhou para quase todas as áreas tropicais do mundo, uma vez que é uma fonte tão útil e desejável de nutrição e sabores únicos.

Ele foi cultivado por milhares de anos e provavelmente chegou à Ásia cerca de 5.000 anos atrás. Não foi até 500 anos atrás que ele fez o seu caminho para as Américas através de exploradores espanhóis.

A América do Sul e o México continuam sendo os maiores consumidores e produtores de tamarindo do mundo.

Ele pode ser consumido como uma fruta crua, adicionada a sobremesas quando estiver completamente madura ou puder ser seca e moída em uma especiaria.

É frequentemente usado em compotas e molhos e é até seco e processado em doces em algumas partes do mundo.

É um ingrediente normal em sopas e pratos em toda a Ásia e América do Sul, devido aos benefícios de saúde que esta pequena semente contém.

Vamos descobrir mais sobre os componentes que fazem do tamarindo uma parte tão poderosa e essencial da sua dieta!

Valor nutricional do Suco de Tamarindo:

Dentre os nutrientes presentes em sua composição podemos citar a vitamina A, vitaminas do complexo B, Vitamina C, Vitamina E, além de Fósforo, Cálcio, Manganês, Ferro, Potássio, fibras, proteínas e carboidratos.

Que são essenciais tanto para prevenir quanto para tratar diversos tipos de doenças que acometem o nosso corpo, como é o caso do câncer, por exemplo. Então, confira agora Os 40 Benefícios do Suco de Tamarindo Para Saúde:

Benefícios do Suco de Tamarindo Para Saúde:

1. É Fonte em Fósforo:

A quantidade significativa de fósforo na fruta, participa de muitas funções bioquímicas das células, faz parte das membranas celulares, age na contração dos músculos, na formação de ossos e dentes.

2. Ajuda na Circulação Sanguínea:

O Suco de Tamarindo possui uma quantidade significativa de ferro. Isso quer dizer que, o Suco de Tamarindo pode ajudar na circulação sanguínea e também ajuda a combater a anemia, como citado no tópico acima.

3. Previne a Degeneração Macular:

A quantidade significativa de vitamina A encontrado no fruto, pode ajudar a prevenir a degeneração macular, entre outras doenças relacionadas aos olhos. Além disso, os Benefícios do Suco de Tamarindo são essenciais para saúde do corpo.

4. Benefícios do Suco de Tamarindo Para Melhora a Função do Nervo:

Nós usamos ingredientes naturais para uma melhor função cognitiva desde quando eramos crianças. Você também pode usar o Suco de Tamarindo em sua cozinha para ajudar a melhorar a função do nervo.

5. Combate a Anemia:

O fruto, sendo uma boa fonte de ferro, ajuda a circulação sanguínea adequada em nosso corpo. Uma porção desta polpa saborosa fornece cerca de 10% da porção diária recomendada de ferro, que é responsável por aumentar a contagem de glóbulos vermelhos (RBC) em nosso sangue.

6. Promove Saúde Digestiva:

Todas as especiarias que residem no suporte da sua cozinha ajudam a melhorar seu sistema digestivo, e o Suco de Tamarindo não é diferente.

A abundante fibra nesta fruta regula as fezes, fazendo com que ele passe suavemente pelo estômago e pelos intestinos.

7. Benefícios do Suco de Tamarindo Para Curar Úlceras Bucais:

as úlceras da boca podem ser curadas com a ajuda do fruto. Esta fruta tem um efeito de resfriamento e pode facilmente acalmar a sensação de queimação causada por estas pequenas feridas.

Suco de Tamarindo é bom para quê? como fazer e para que serve8. Fornece Saúde Cardiovascular:

O Suco de Tamarindo é muito eficaz no controle dos níveis de colesterol. Ele mantém sua pressão arterial sob controle. Todos esses fatores, juntamente com a abundância de vitamina C, ajudam a diminuir o estresse no sistema cardiovascular.

9. Purifica o Sangue:

Esta fruta está cheia de minerais essenciais, fibras dietéticas e vitamina C, que ajudam na purificação do sangue.

Como mencionado anteriormente, os antioxidantes presentes no Suco de Tamarindo recuperam ativamente os radicais livres, oxidando e purificando seu sangue.

10. Benefícios do Suco de Tamarindo Para Tratar Pilhas:

As pilhas são sinônimas de um caminhão de dor. A pessoa não pode se mover e sentar-se livremente é definitivamente uma maldição.

Felizmente, temos uma solução natural para lidar com esse problema doloroso. Essa solução é o Suco de Tamarindo! Consumar regularmente a fruta para tratar as pilhas de modo eficaz.

11. Funciona Como um Agente de Limpeza:

O Suco de Tamarindo é um incrível agente de limpeza. Isto é devido ao fato de sua polpa estar cheia de propriedades antibacterianas, antivirais, bem como anti-inflamatórias.

Estes ajudam a se livrar de bactérias e vírus persistentes de nosso corpo.

12. Benefícios do Suco de Tamarindo Para Tratar a Constipação:

A constipação é bastante comum e pode acontecer a qualquer um, jovem ou idoso, saudável ou doente.

É irritante, e faz você se sentir irritado e inchado ao mesmo tempo. Entretanto, o consumo regular do fruto pode tratar esta condição.

13. Previne o Câncer:

O câncer é uma doença assustadora. Tratar o câncer é um processo longo e doloroso, no entanto, podemos tentar e prevenir esta doença fatal. Então, consuma o Suco de Tamarindo regularmente para prevenir esta condição.

14. Trata Inflamação:

A inflamação é uma questão séria e pode afetar alguns órgãos internos do corpo. Isso pode causar grande desconforto e até mesmo dor para alguns. Porém, o Suco de Tamarindo é um bom medicamento natural para tratar esta condição.

15. Benefícios do Suco de Tamarindo Para Curar Malária:

Esta fruta quente é conhecida como antiviral e antipirética. Então, consumir 2 pequenos pedaços de Suco de Tamarindo duas vezes por dia pode ajudar a manter a febre da malária sob controle.

16. Funciona Como um Anti-Séptico:

o Suco de Tamarindo é uma fruta aguda e é conhecida por ter propriedades medicinais que cura feridas e ajuda a evitar que infecções se espalhem no corpo.

Além disso, o fruto tem fortes propriedades antimicrobianas devido à presença de taninos, terpenoides e ácidos cítricos.

17. Controla os Níveis de Colesterol:

O nível elevado de colesterol tornou-se um dos distúrbios mais comuns em pessoas entre os 25 e os 50 anos. Porém, o fruto desempenha um papel indireto, porém muito importante, no controle dos níveis de colesterol no corpo.

As fibras dietéticas do Suco de Tamarindo se ligam aos sais biliares formados a partir do colesterol e diminuem sua reabsorção.

18. Benefícios do Tamarindo Para Trata os Transtornos Biliosos:

Incluir Suco de Tamarindo na sua dieta é uma maneira eficaz de curar distúrbios biliosos. Esses distúrbios são basicamente o resultado de uma produção biliar irregular e descontrolada no fígado.

19. Fonte de Ácido Fólico:

Outro nutriente encontrado no alimento é o ácido fólico também conhecido pelos nomes de folato e vitamina B9.

Um componente indicado especialmente para mulheres grávidas, já que colabora com a divisão celular e o crescimento rápido na infância e durante a gestação.

A deficiência de ácido fólico no organismo das futuras mamães pode resultar no nascimento de bebês abaixo do peso, além de trazer problemas ao tubo neural que é a estrutura que originará o cérebro e a medula espinhal da criança.

Suco de Tamarindo é bom para quê? como fazer e para que serve20. Reparação e Construção dos Músculos:

A tiamina presente na fruta auxilia também o processo de desenvolvimento muscular. Ela ainda é fonte de proteínas, que são essenciais na reparação e construção dos músculos.

E por mais que não seja uma quantidade tão expressiva são 0,06 g por unidade e 2,8 g a cada 100 g- para quem deseja o crescimento de massa muscular, é sempre bom adicionar alimentos que contenham doses do nutriente para acompanhar uma refeição completa com maior nível proteico.

21. Combate à Insônia:

Um dos minerais presentes no alimento é o magnésio, que está ligado à melhoria da qualidade, duração e tranquilidade do sono, o que contribui com o combate à insônia para as pessoas que sofrem com o problema.

22. Benefícios do Elimina Substâncias Toxinas nos Rins:

O potássio encontrado no alimento ajuda na eliminação de substâncias tóxicas dos rins, o que é bastante importante para a saúde dos órgãos.

23. Melhora o Sistema Imunológico:

Por trazer vitamina C e ter efeito antioxidante, o Suco de Tamarindo faz bem ao sistema imunológico e previne o organismo contra problemas de saúde relacionados a infecções trazidos por fungos e micróbios.

Ele também possui ação antisséptica e antimicrobiana, que reduzem a incidência de parasitas no corpo. A fruta também é antibacteriana e age contra bactérias que trazem a pneumonia e infecções na pele.

24. Fortalece o Cabelo e Melhora a Pele:

Já vimos que o Suco de Tamarindo é fonte de vitamina C. E esse nutriente estimula a produção de colágeno, uma proteína importante para o cabelo e a pele.

Ele ainda traz a vitamina A, uma substância que ajuda a manter o cabelo hidratado.

25. Benefícios do Suco de Tamarindo Para Prevenir Pelagra:

A pelagra é uma doença que traz consigo sintomas como diarreia, demência, artrite e insônia e que aparece devido à deficiência de niacina vitamina B3 que é justamente uma das vitaminas encontradas na fruta.

26. Tem Ação Anti-inflamatória:

Outro dos benefícios do Suco de Tamarindo é possuir uma ação anti-inflamatória. Tanto que ele é utilizado na preparação de remédios fitoterápicos (feitos à base de ervas) que combatem a inflamação.

Portanto, podemos dizer que a fruta pode ajudar no tratamento de irritação nos olhos, gota, artrite e condições reumáticas.

27. Previne o Diabetes:

Sabe aquela enzima que a gente viu no tópico anterior que o Suco de Tamarindo pode inibir? Então, ao fazer isso, a fruta também limita a absorção de carboidratos que podem ser convertidos em gordura e açúcar.

Para quem tem diabetes isso é benéfico porque ajuda a evitar o descontrole nos níveis de glicose no sangue.

28. Auxilia na Perda de Peso:

Podemos afirmar que um dos benefícios do Suco de Tamarindo é a perda de peso porque ele também é fonte de fibras. Esses nutrientes contribuem com a promoção da sensação de saciedade ao organismo, o que ajuda no controle do apetite, algo importante para quem desejar enxugar os quilinhos em excesso.

Além disso, o alimento contém uma substância chamada ácido hidroxicítrico (HCA, sigla em inglês), que já foi associada ao efeito de inibição de uma enzima que colabora com o armazenamento de gordura. No entanto, ainda é preciso que mais pesquisas científicas comprovem esse indício.

29. Benefícios do Suco de Tamarindo Para Função Nervosa:

A fruta fornece vitaminas do complexo B, entre elas a tiamina ou vitamina B1 que é responsável por melhorar a função nervosa.

30. Melhora a Circulação Sanguínea:

O fato do alimento possuir ferro em sua composição faz com que a melhoria da circulação também seja um dos benefícios do Suco de Tamarindo.

É que ao ter uma boa dose de ferro no organismo, também há a garantia de que haverá a taxa adequada dos glóbulos vermelhos do sangue, que são responsáveis pela circulação de oxigênio para as diversas partes do corpo.

31. Previne a Anemia Ferropriva:

Por ser uma boa fonte de ferro, o Suco de Tamarindo pode ajudar na prevenção contra a anemia ferropriva, que é desenvolvida pela deficiência de ferro no organismo.

Só é preciso ter cuidado para não exagerar e não acabar ganhando doses em excesso de ferro no corpo, o que origina outra doença, a hemocromatose.

Outros Benefícios do Suco de Tamarindo:

  • Anti-inflamatório, principalmente de garganta e estômago;
  • Analgésico;
  • Antisséptico;
  • Antimicrobiano;
  • Antipirético;
  • Antiflatulento;
  • Previne o escorbuto (doença causada pela deficiência da Vitamina C);
  • Tônico e Adstringente;
  • Tem propriedades calmantes;
  • Alivia dores de cabeça e sintomas do estresse através de compressas ou de banhos;
  • Combate a tosse.

Malefícios do Suco de Tamarindo:

O Suco de Tamarindo tem alguns efeitos colaterais possíveis, alguns dos quais incluem:

Hipertensão: Sabe-se que alguns dos ingredientes ativos desse suco são vasoconstritores, o que pode elevar a pressão arterial e deve ser evitado em pessoas com hipertensão.

Sangramento: Existem relatos de interações medicamentosas negativas com este suco, particularmente anticoagulantes, que podem exacerbar os distúrbios hemorrágicos e outras condições.

Acidez e diarreia: A ingestão excessiva pode causar refluxo ácido e outros problemas estomacais, como a diarreia, por causa de seus efeitos laxativos.

Hipoglicemia: A ingestão excessiva deste suco, em combinação com o medicamento redutor de açúcar no sangue, pode causar hipoglicemia, que pode ser perigosa para pacientes diabéticos.

Suco de Tamarindo é bom para quê? como fazer e para que serveReceita de Suco de Tamarindo:

INGREDIENTES:

  • 100 gramas de polpa de tamarindo;
  • 2 limões;
  • 2 copos de água;
  • Mel para adoçar.

MODO DE PREPARO:

  • Esprema os limões e coloque no liquidificador.
  • Adicione a polpa do tamarindo, os 2 copos d’água e um pouco de mel.
  • Bata tudo e o suco está pronto!
  • A indicação de consumo é de 2 copos deste suco todos os dias.

Técnico em informática, Cursando Sistema em informação, hábil em seo, estrutura de dados, e apaixonado por musculação, boa alimentação e bem estar. Buscando sempre informação de forma segura com profissionais qualificados no assunto.

1 comentário

  • […] Os 40 Benefícios do Suco de Tamarindo Para Saúde […]

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.