Os 20 Benefícios da Beldroega Para Saúde

Os 20 Benefícios da Beldroega Para Saúde!

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Beldroega Para Saúde são realmente inúmeros e trazem vários beneficios para nosso corpo. Alem disso, o nome científico da beldroega é Portulaca oleracea, membro da família Portulacaceae e amplamente consumida em toda a Europa, Ásia, Oriente Médio e África.

beldroega beneficios

Nativa da Pérsia, África e Índia, essa “erva daninha” era uma das comidas favoritas de Gandhi.

Cresce desde o final da primavera até o início do outono, sendo trazida para a Europa pelos árabes que a usavam como erva de salada. Da Europa, a planta se espalhou para os Estados Unidos, bem como para a América Central e do Sul.

Esta erva de baixo crescimento prefere crescer em áreas vagas onde o solo está ligeiramente úmido ou seco.

As folhas em forma de lágrima se assemelham às de uma planta de jade e tem um caule de cor um pouco avermelhada.

As flores amarelas aparecem pela manhã e muitas vezes perto do calor do dia. Após a floração, a planta deixa para trás pequenas sementes de cor escura.

Valor Nutricional da Beldroega:

Quando essa “erva daninha” incomum se tornou objeto de estudo científico, os pesquisadores ficaram chocados com o que encontraram.

Vegetal de beldroega tem níveis extremamente altos de ácidos graxos ômega-3 para um vegetal terrestre, bem como quantidades significativas de fibras, vitamina A, vitamina C, vitaminas da família B, ferro, magnésio, manganês, potássio, cálcio e cobre.

Além disso, os pigmentos betalaína (poderosos compostos antioxidantes) e carotenoides completam este verdadeiro tesouro de nutrientes e compostos orgânicos benéficos.

Benefícios da Beldroega Para Saúde:

1. Efeito Antidepressivo:

Com altos níveis de magnésio, a beldroega possui um efeito antidepressivo. Ela contém outras substâncias como ácido fólico e lítio que tem um efeito positivo contra depressão leve a moderada.

2. Limpa as Toxinas:

A erva possui propriedades diuréticas e pode ser usada para limpar o corpo de toxinas, sendo útil nas doenças relacionadas ao trato urinário.

3. Mata a Fome:

Beldroega tem muitos nutrientes que também possuem fibra. Se você consumir uma refeição que a contenha, você se sentirá cheio e terá menos probabilidade de comer demais.

4. Protege a Visão:

O betacaroteno presente na beldroega tem sido associado à saúde ocular. Ele previne contra degeneração macular e catarata, eliminando os radicais livres que danificam os olhos.

5. Reduz a Resistência à Insulina:

Beldroega é uma das fontes mais ricas de ômega-3 que ajuda a reduzir resistência à insulina em pessoas com diabetes, mantendo seu açúcar no sangue sob controle.

6. Melhora a Circulação:

O ferro e cobre na beldroega estimula a produção de glóbulos vermelhos. Ambos os minerais são essenciais para aumentar a circulação, fornecendo mais oxigênio para partes essenciais do corpo. Além disso, o ferro e o cobre também ajudam a melhorar o crescimento do cabelo.

beldroega

7. Previne o Câncer:

As betacianinas e as betaxantinas presentes na beldroega possuem efeitos antimutagênicos no corpo, o que significa que impedem que os radicais livres causem mutações nas células saudáveis, ajuda a prevenir o desenvolvimento de câncer.

8. Alivia Picadas de Abelhas:

Os altos níveis de vitamina A combinados com vários compostos encontrados nesta “erva daninha” podem ajudar a reduzir a inflamação causada por picadas de abelhas e mordidas de cobras, quando aplicadas topicamente.

Beldroega ajuda a melhorar a saúde e a aparência da pele, reduzir as rugas e estimular a cicatrização da pele.

9. Trata Diarreia:

A beldroega pode ser amplamente utilizada para tratar tudo, desde diarreia, sangramento intestinal ou hemorroidas. E até hoje, ela é usada para tratar uma grande variedade de condições intestinais.

Estes benefícios são principalmente atribuídos aos compostos orgânicos encontrados na beldroega, incluindo dopamina, ácido málico, ácido cítrico, alanina, glicose e muitos outros.

10. Diminui a Pressão Arterial:

O potássio encontrado pode reduzir a pressão arterial devido às propriedades vasodilatador, o que significa que relaxa as células musculares dento dos vasos sanguíneos e reduz a tensão no coração.

Outros Benefícios da Beldroega:

  • Limpar o corpo de toxinas, sendo útil nas doenças;
  • Tem um efeito positivo contra depressão leve a moderada;
  • Você se sentirá cheio e terá menos probabilidade de comer demais;
  • Eliminando os radicais livres que danificam os olhos;
  • Resistência à insulina, mantendo seu açúcar no sangue sob controle;
  • O ferro e o cobre contido nas beldroegas também ajudam a melhorar o crescimento do cabelo;
  • Ajuda a prevenir o desenvolvimento de câncer;
  • Beldroega ajuda a melhorar a saúde e a aparência da pele;
  • Reduzir as rugas e estimular a cicatrização da pele;
  • Tratar uma grande variedade de condições intestinais;

Uso da Beldroega:

É possível utilizar as folhas, sementes e talos da planta aplicando em:

  • Sucos: o suco das folhas de beldroega pode ser utilizado para tratar inflamações oculares, queimaduras, eczemas, erisipelas, calvície, entre outros. Sendo diretamente aplicado na área afetada, não ingerido, apenas ingerido no caso de problemas do fígado, bexiga e rins;
  • Chá: usado de forma diurética;
  • Sementes: quando ingeridas, combatem vermes intestinais;
    Os talos e as folhas machucados, podem ser aplicados sobre queimaduras e feridas, pois aliviam a dor e aceleram o processo de cicatrização;

beldroega beneficio

Receitas com Beldroega:

As aplicações culinárias da beldroega são amplas já que seu sabor suave mas interessante com notas doces e ácidas é único e ao mesmo tempo muito agradável.

Salada de Beldroega:

Em quase qualquer salada a beldroega cai bem, mas você deve experimentar antes, se algum ingrediente não te agradar, pode tirá-lo ou substituí-lo.

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Corte tudo e condimente a gosto, um pouco de azeite de oliva e sumo de limão vai muito bem. Experimente combinações com macarrão, quinoa, milho, presunto ou atum.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

Os 30 Benefícios do Chá de Guaco Para Saúde

Os 22 Benefícios do Chá de Cebola Para Saúde