Benefícios das Frutas

Os 10 Benefícios do Suco de Marolo Para Saúde

Suco de Marolo

O Marolo é uma fruta não muito conhecida por grande parte da população, entretanto seus benefícios podem ser aproveitados por quase todos. Além disso, o Suco Marolo também é conhecido por araticum cortiça, araticum do cerrado, bruto e no interior de Minas Gerais é também conhecido carinhosamente por: cabeça de nêgo.

Parecida com uma pinha, porém, de casca mais dura e rugosa, de cor verde e marrom, quando madura, o Marolo (Annona crasiflora Mart.) é uma fruta típica do cerrado brasileiro. O fruto pesa de 0,5 kg a 4,5 kg, contendo de 60 a 190 gomos, possuin- do, geralmente, uma semente dentro.

Benefícios do Suco de Marolo

Chamada também de araticum ou cabeça-de-nego, sua polpa varia do branco ao amarelo e vermelho, sendo o último, com sabor e cheiro mais acentuados. Pode ser consumida ao natural e usada também no preparo de sorvetes, doces, geleias, licores, bombons, iogurte ou como ingrediente em receitas com carnes e peixes.

Origem:

Nativa dos cerrados campestres, sujos e cerradão de arvores. Sua distribuição é descontinua e irregular; ocorrendo nos estados da BA, GP, MG, MS e São Paulo, Brasil.

Valor Nutricional do Suco de Marolo:

O Marolo é considerado fonte de diversos nutrientes, como vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina e biotina), equivalentes ou superiores aos encontrados em abacate, banana e goiaba.

A quantidade de fibras é similar à da manga, suprindo 16,4% da recomendação diária para um adulto (20 g). O Marolo é ainda boa fonte de vitamina C, com valor similar ao da goiaba vermelha. Então confira agora os Benefícios do Suco de Marolo Para Saúde:

1. Previne Câncer Cervical:

A vitamina B2 do Suco de Marolo ajuda o corpo a reagir contra as células pré-cancerígenas porque está intimamente relacionada à confecção de novas células e, consequentemente, saudáveis. Este é um dos benefícios da vitamina B2 mais importantes.

2. Benefícios do Suco de Marolo Para a Saúde Ocular:

No que diz respeito à visão, os níveis de vitamina B1, presente no Suco de Marolo parecem estar relacionados à catarata, já que esta doença ocorre em menor número naqueles que consomem níveis adequados de vitamina B1. Este fator indica que pelo menos a vitamina B1 proporciona o retardamento do desenvolvimento da catarata.

3. Reprime o Surgimento da Catarata:

A atividade de enzimas no Suco de Marolo responsáveis por evitar a opacidade do cristalino a fim de proteger os olhos dependem da concentração de riboflavina.

4. Benefícios do Suco de Marolo nos Exercícios:

Uma das formas de melhorar o desempenho nos treinos, seja de musculação, corrida ou qualquer outro, é fazendo com que os nutrientes adquiridos através da alimentação sejam bem aproveitados pelo nosso corpo. O Suco de Marolo é um aliado importante neste caso, pois atua diretamente no metabolismo dos principais nutrientes: carboidratos, gorduras e proteínas.

5. Combate a Caspa:

Nossos folículos capilares geralmente ficam entupidos devido a caspa e pele seca e escamosa. Isso pode danificar os folículos pilosos se não for tratado e também inibir o crescimento do cabelo. A vitamina C presente no Suco de Marolo ajuda a combater a bactéria no couro cabeludo.

Ele remove a caspa e ajuda a se livrar dos restos dos folículos e incentiva o crescimento de novos cabelos. Também ajuda com couro cabeludo seco e prurido por causa de suas propriedades antivirais.

6. Benefícios do Suco de Marolo Para a Imunidade:

Uma dose saudável de vitamina C protege nosso corpo de infecções e mantém ossos e dentes saudáveis. Também melhora a capacidade do nosso corpo de reparar feridas e nos mantém imunes a bactérias, vírus e infecções. E uma maneira de consumir essa dose é adicionar o Suco de Marolo na sua dieta.

Não só é um componente bem conhecido de nosso sistema imunológico, também é necessário para o colágeno, a principal proteína estrutural encontrada no tecido conjuntivo. A vitamina C, tomada por via oral, ajuda as feridas a cicatrizar mais rápido e melhor. Aplicado topicamente, protege a pele dos danos causados pelos radicais livres pela exposição aos raios UV.

7. Trata Catarata:

Nossas pupilas exigem que a vitamina C funcione corretamente. A deficiência de vitamina C pode levar a catarata, onde as lentes se tornam cada vez mais opacas, provocando uma visão embaçada e levando a cegueira em adultos.

Uma alta ingestão de Vitamina C luta contra as cataratas e aumenta a quantidade de fluxo sanguíneo para o olho. 1000 mg de vitamina C por dia para a catarata em suas trilhas e melhora a visão.

8. Benefícios do Suco de Marolo Para Combater o Inchaço:

Quando o corpo está hidratado, o volume de sangue aumenta e melhora a circulação. Consumir Suco de Marolo, que é rico em água, longo do dia evita que o organismo retenha sódio, responsável pelos inchaços.

9. Evita Danos aos Nervos do pé e do Tornozelo:

A falha de comunicação entre o cérebro e os nervos é a principal responsável pela sensação de desconforto causada pela sensação de queimação. Por isso, o consumo de Suco de Marolo é necessário para garantir que a transmissão de dados seja eficiente.

10. Benefícios do Suco de Marolo Para Combater a Celulite:

O Suco de Marolo ajuda o organismo a eliminar as impurezas, além de facilitar a evacuação e melhorar a circulação sanguínea. O resultado disso evita o aparecimento da celulite.

Usos do Marolo:

Além de seu consumo ao natural, a polpa pode ser utilizada para se fazer compota, doces, geleia, sorvete, refresco, batida, bolos, bolachas, bombom, creme, gelatina, iogurte, pudim e sucos. O livro da série “Frutas Nativas” da SBF, de autoria de RIBEIRO & outros, de 2000, traz receitas de vários produtos citados.

Como cada fruto tem muitas sementes, entre 60 a 130, a separação da polpa das sementes é necessária para consumir ou processar o fruto, o que se faz manualmente ou com auxílio de uma faca. A polpa pode ser conservada congelada, em sacos ou potes plásticos até um ano, mantendo suas características.

Devido ao seu conteúdo em alcaloides e não alcaloides, pode ser utilizado como medicinal e a madeira tem uso como carvão. O extrato de sementes de marolo pode ser utilizado como inseticida, no combate às moscas das frutas.

Dicas Para Cultivo do Marolo:

Aprecia local ensolarado, luminosos e protegidos de ventos fortes. Espaçamento de 5 a 6 m, aprecia solo profundo e bem drenado, com pH entre 4,5 a 6,2; resistindo bem a geadas de 1 a 3 graus negativos e a secas de até 8 meses sem chuva.

Pode ser cultivado em altitudes de 400 a 1.200 m, com temperaturas anuais entre 6 a 42 graus. Por ser planta de raiz pião profunda recomento semear 4 a 7 sementes diretamente no local definitivo em covas já preparadas, irrigando a cada 2 ou 3 dias até germinarem.

Suco de Marolo

Mudas:

Sementes são dormentes se forem secas, mais se forem plantada logo, germinam em 60 a 120 dias. As mudas crescem lentamente e atingem 10 cm de altura com 7 meses após a germinação. Apreciam ambiente ensolarado para germinar e crescer. A frutificação inicia-se com 5 a 7 anos, dependendo do solo e tratos culturais.

Plantando:

Apresenta crescimento moderado atingindo 1 m com 1 a 2 anos, começa a produzir a partir da segunda floração a partir do 3º ou 4º ano após o plantio. A colheita do fruto vai de março a julho e os frutos podem ser colhidos quando os frutos estiverem com coloração marrom escura e quando você perceber um leve aroma característico.

Cultivando:

Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco da arvore. Adubar com composto orgânico, pode ser 2 litros de composto orgânico para o Ariticum de moita e 6 litros para o Marolo + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano. A cada 2 anos é bom colocar 1 kg de cinza de madeira polvilhado sob a projeção da copa.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.