Os 40 Benefícios do Caju Para Saúde

Os 40 Benefícios do Caju Para Saúde!

Os Benefícios do Caju Para Saúde oferece os nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, o Caju é uma das frutas mais típicas nas regiões Norte e Nordeste. Está presente na poesia, nos ditados populares, nas crendices, no folclore e na culinária. A verdadeira fruta na verdade é a castanha do Caju, a parte carnosa que tem a cor amarela ou vermelha sustenta a castanha.

Porém é tão importante quanto a castanha, apresenta inúmeros benefícios. Por apresentar a cor amarela ou vermelha, a fruta possui carotenoide que são responsáveis pela defesa imunológica do corpo, diminuindo as chances de se desenvolver um câncer ou alguma outra doença degenerativa.

Os 40 Benefícios do Caju Para Saúde

Propriedades do Caju:

e uma excelente fonte de proteínas e muitos minerais essenciais, incluindo o cobre, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio, zinco e De sódio que também está presente em uma quantidade muito pequena.

O Caju também contém vitaminas como a vitamina C, vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina), vitamina B-6, ácido fólico, E (alfa-tocoferol) e vitamina K (filoquinona). A fruta é uma fonte de ácido oleico e ainda fornecer uma boa quantidade de gordura (boas)!

1. Caju Combate o Câncer:

O Caju é rico em flavonoides, pigmentos que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, antitumorais, ateroscleróticas, entre outras. A fruta também é rico em licopeno e betacaroteno, que ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer, assim como o cardanol e o ácido anacárdico.

2. Caju Contem Efeitos Positivos no Colesterol:

O desequilíbrio de colesterol é um dos problemas comuns entre pessoas que lidam com problemas com a balança. O Caju contem gorduras monos saturadas, e estas podem ser conveniente para reduzir os efeitos o colesterol LDL, conhecido como ruim.

3. Caju é Bom Para Saúde do Coração:

O alto teor de gordura do Caju é menor do que a maioria das outras frutas e, por isso, é ótimo para a saúde do coração. Segundo estudos, a fruta ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos, que, quando elevados, aumentam a incidência de doenças cardíacas.

4. Benefícios do Caju Auxilia no Crescimento Muscular:

O Caju é rico em potássio, que participa no armazenamento de proteínas musculares, na contração dos músculos e na modulação do tônus muscular.

5. Benefícios do Caju Para Combater a Gripe:

O Caju é um dos ótimos alimentos para prevenir a gripe. Suas elevadas quantidades de vitamina C fortalecem o sistema imunológico e melhoram a produção de glóbulos brancos, que combatem infecções no corpo.

6. Caju Fortalece o Sistema Imunológico:

O Caju é bastante rico em contêm zinco, que desempenha um papel vital no fortalecimento do sistema imunológico contra infecções microbianas, a síntese de proteínas e na cicatrização de feridas. É extremamente importante durante a gravidez para o crescimento da criança e os anos de desenvolvimento da infância para manter um estado estável do corpo.

7. Caju Auxilia na Perda de Peso:

Com apenas 36 calorias em cada 100 gramas, a fruta é uma ótima fruta para ser incluída nas dietas para emagrecer. Além disso, possui fibras, que melhoram o funcionamento do intestino, ajudam a limpar o organismo e promovem saciedade. Por ser doce, a fruta também ajuda a controlar a vontade de comer guloseimas altamente calóricas que fazem engordar e prejudicam a dieta.

8. Benefícios do Caju no Combate a Gastrite:

Apesar de ser cítrico, a fruta não está na lista dos alimentos proibidos para quem tem gastrite. Não há comprovação dos efeitos da fruta em doenças do estômago.

9. Auxilia na Saúde dos Dentes:

O Caju é rico em fósforo que, juntamente com o cálcio, é essencial para a manutenção da integridade do esqueleto e da saúde dos ossos e dentes.

10. Caju Ajuda a Prevenir Doenças no Sangue:

O Caju possui o cobre em sua composição, um mineral importantíssimo ao bom funcionamento do corpo graças ao seu efeito antioxidante. Portanto, ao incluir a fruta na sua dieta, você também pode de quebra evitar as chamadas doenças do sangue.

11. Apoiar o Sistema Imunológico:

Muitas pessoas erram ao adotarem dietas sem o acompanhamento médico, e não sabem que a alimentação não deve ser sacrificada completamente. É importante ter cuidado com a permanência dos nutrientes necessários para a saúde.

Visando apenas à redução de calorias e melhor comportamento do metabolismo, por isso, o zinco contido no Caju pode apoiar o fortalecimento do sistema imunológico, evitando consequências durante a transição de costumes alimentares.

12. Caju Aumenta o Apetite Sexual:

O Caju também é considerado por muitos especialistas, após várias pesquisas, como um alimento funcional para melhorar as atividades sexuais.

13. Melhora a Saúde da Pele:

Além de auxiliar na produção de melanina, uma substância de extrema importância para a saúde da pele, o Caju também pode ajudar a melhorar a saúde e aparência até os fios de cabelo e das nossas unhas.

14. Caju Combate a Diabetes:

O controle de consumo de açúcar deve ser mantido não só com diabéticos, mas principalmente para evitar esta condição, a qual leva a limitações alimentares e efeitos prejudiciais à saúde de modo geral. Destacando-se de diversas frutas que possuem grande quantidade de açúcar, o Caju não é prejudicial ao colesterol, e não fornece riscos para o desenvolvimento de diabetes.

15. Caju Protege o Coração:

O teor de gordura do Caju é menor do que a maioria das outras frutas e, por isso, é ótimo para a saúde do coração. Segundo estudos, ela ajuda e reduzir os níveis de triglicerídeos, que, quando elevados, aumentado a incidência de doenças cardíacas.

16. Ajuda a ter Cabelos Fortes:

O Cobre, importante na ação anticancerígena, também é funcional para a saúde os cabelos. Ele contribui com a manutenção de pigmentação dos fios. O mineral é importante para a produção de melanina, o que retarda o surgimento dos fios branco, além de proteger os cabelos. O mineral ainda pode beneficiar a flexibilidade dos vasos sanguíneos e articulações.

17. Combate Anemia:

Por conter ferro, ajuda em casos de anemia, propiciando o aumento dos glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio no organismo.

18. Caju é Rico em Cobre:

Cobre ajuda na prevenção de radicais livres assim ajudando no rejuvenescimento da pele e remove pigmento. Também melhora a flexibilidade nos ossos e articulações. Uma enzima presente no cobre chamada tirosinase auxilia na produção de melanina proporcionar cor à pele e cabelo.

19. Previne e Combate o Câncer de Próstata:

O Caju tem muitos flavonoides, pigmentos que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, antitumorais, ateroscleróticas, entre outras: “Ela é rica em licopeno e betacaroteno, que ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer, assim como o cardano e o ácido anacárdico”, destaca Liliam.

20. Ajuda Contra Menopausa e TPM:

Afirma-se que seguir dieta pode mexer, e muito, com os ânimos das mulheres, principalmente durante os dias de TPM. A castanha de Caju também pode reduzir os impactos causados pela mudança de humor, por isso, o fruto é apontado como apoio para o relaxamento, indutor ao bom humor, garantindo assim sono de melhor qualidade.

21. Olhos Saudáveis:

É importante que a atenção não e limite apenas aos cuidados com a boa forma, por isso, a castanha de Caju se mostra um fruto completo, o qual também pode atingir, inclusive a saúde de seus olhos. Se consumida, moderada e regularmente, ela pode auxiliar na prevenção contra raios UV, reduzindo a possibilidade de ocorrência de degeneração macular.

22. Como Fonte de Vitamina C:

O Suco de fruta é uma dos sucos que mais possuem vitamina C, até 6 vezes mais que a laranja. A vitamina atua na manutenção do tecido conjuntivo e na cicatrização dos tecidos, mantém a integridade dos vasos sanguíneos, participa no crescimento e na remodelação do esqueleto, aumenta a absorção de ferro, reforça o sistema imunológico, além de ter ação antioxidante, protegendo o organismo dos danos causados pelos radicais livres

Os 40 Benefícios do Caju Para Saúde

23. Benefícios do Caju em Evitar os Cálculos Biliares:

Os cálculos biliares são a geração de pedra na bexiga devido à expansão da formação de bílis. Os cálculos biliares são em grande parte composta de colesterol. Estudos científicos têm encontrado que o consumo de fruta pode reduzir as chances de pedras em até 25%.

24. Ajuda na Cicatrização de Feridas:

Além da vitamina C, que já é conhecida por fortalecer nosso organismo, O Suco de Caju também contém zinco, que desempenha um papel vital no fortalecimento do sistema imunológico contra infecções e na cicatrização de feridas, e é extremamente importante durante a gravidez para o crescimento da criança. E, para completar, a fruta e ainda tem ferro e cálcio, minerais eficazes de combate à anemia e fortalecimento dos ossos.

25. Reduz a Hipertensão Arterial:

O aumento da ingestão de potássio reduz a pressão sanguínea, atenuando os efeitos do sal sobre a pressão e ajudando no controle da hipertensão arterial (pressão alta). Assim, o Suco de Caju diminui o risco de infarto e acidente vascular cerebral (“derrame”).

26. Atua Como Antioxidante Natural:

A vitamina C contida no Suco de Acerola é um poderoso antioxidante natural e por isso combate os radicais livres que danificam as células saudáveis e causam envelhecimento precoce, processos inflamatórios, doenças cardiovasculares e até câncer.

27. Para Defesa do Organismo:

O fortalecimento da defesa do organismo é outro benefício do Suco de Caju devido às vitaminas A e C. A vitamina A desempenha um papel importante na produção do muco, que mantém as mucosas úmidas e saudáveis, além de participar na formação das células de defesa do organismo.

28. Reduz o Risco de Infarto e Derrames:

O aumento da ingestão de potássio reduz a pressão sanguínea, atenuando os efeitos do sal sobre a pressão e ajudando no controle da hipertensão arterial (pressão alta). Assim, os Cajus diminui o risco de infarto e acidente vascular cerebral (“derrame”).

Confira Outros Benefícios do Caju Para Saúde:

  • É Bom Para Saúde do Coração:
  • Combate o Câncer:
  • Tem Efeitos Positivos no Colesterol:
  • Para Combater a Gripe:
  • Auxilia na Perda de Peso:
  • Para o Crescimento Muscular:
  • Para Saúde dos Dentes:
  • Combate a Diabetes:
  • Para Melhorar a Saúde da Pele:
  • Ajuda a Prevenir Doenças no Sangue:
  • Aumenta o Apetite Sexual:
  • Protege o Coração:
  • Previne e Combate o câncer de Próstata.

Contraindicações e Efeitos Colaterais do Caju:

Algumas pessoas são alérgicas à castanha de caju, contudo, tais castanhas costumam ser menos alérgicas em comparação com outros tipos de nozes e amendoins. As cascas das castanhas possuem urushiol, que em altos níveis podem causar uma erupção cutânea alérgica em contato com a pele conhecida como dermatite de contato induzida por urushiol.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dicas de Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

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