Frutas

Caju fruta: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

O Caju é uma das frutas mais típicas nas regiões Norte e Nordeste. Está presente na poesia, nos ditados populares, nas crendices, no folclore e na culinária.

A verdadeira fruta na verdade é a castanha do Caju, a parte carnosa que tem a cor amarela ou vermelha sustenta a castanha.

Porém é tão importante quanto a castanha, apresenta inúmeros benefícios.

Por apresentar a cor amarela ou vermelha, a fruta possui carotenoide que são responsáveis pela defesa imunológica do corpo, diminuindo as chances de se desenvolver um câncer ou alguma outra doença degenerativa.

Caju fruta: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

Propriedades do Caju

O caju é uma excelente fonte de proteínas e muitos minerais essenciais, incluindo o cobre, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio, zinco e De sódio que também está presente em uma quantidade muito pequena.

O Caju também contém vitaminas como a vitamina C, vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina), vitamina B-6, ácido fólico, E (alfa-tocoferol) e vitamina K (filoquinona). A fruta é uma fonte de ácido oleico e ainda fornecer uma boa quantidade de gordura (boas)!

Benefícios do caju para saúde

1. Caju Combate o Câncer:

O Caju é rico em flavonoides, pigmentos que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, antitumorais, ateroscleróticas, entre outras. A fruta também é rico em licopeno e betacaroteno, que ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer, assim como o cardanol e o ácido anacárdico.

2. Caju Contem Efeitos Positivos no Colesterol:

O desequilíbrio de colesterol é um dos problemas comuns entre pessoas que lidam com problemas com a balança. O Caju contem gorduras monos saturadas, e estas podem ser conveniente para reduzir os efeitos o colesterol LDL, conhecido como ruim.

3. Caju é Bom Para Saúde do Coração:

O alto teor de gordura do Caju é menor do que a maioria das outras frutas e, por isso, é ótimo para a saúde do coração. Segundo estudos, a fruta ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos, que, quando elevados, aumentam a incidência de doenças cardíacas.

4. Benefícios do Caju Auxilia no Crescimento Muscular:

O Caju é rico em potássio, que participa no armazenamento de proteínas musculares, na contração dos músculos e na modulação do tônus muscular.

5. Benefícios do Caju Para Combater a Gripe:

O Caju é um dos ótimos alimentos para prevenir a gripe. Suas elevadas quantidades de vitamina C fortalecem o sistema imunológico e melhoram a produção de glóbulos brancos, que combatem infecções no corpo.

6. Caju Fortalece o Sistema Imunológico:

O Caju é bastante rico em contêm zinco, que desempenha um papel vital no fortalecimento do sistema imunológico contra infecções microbianas, a síntese de proteínas e na cicatrização de feridas. É extremamente importante durante a gravidez para o crescimento da criança e os anos de desenvolvimento da infância para manter um estado estável do corpo.

7. Caju Auxilia na Perda de Peso:

Com apenas 36 calorias em cada 100 gramas, a fruta é uma ótima fruta para ser incluída nas dietas para emagrecer. Além disso, possui fibras, que melhoram o funcionamento do intestino, ajudam a limpar o organismo e promovem saciedade. Por ser doce, a fruta também ajuda a controlar a vontade de comer guloseimas altamente calóricas que fazem engordar e prejudicam a dieta.

8. Benefícios do Caju no Combate a Gastrite:

Apesar de ser cítrico, a fruta não está na lista dos alimentos proibidos para quem tem gastrite. Não há comprovação dos efeitos da fruta em doenças do estômago.

9. Auxilia na Saúde dos Dentes:

O Caju é rico em fósforo que, juntamente com o cálcio, é essencial para a manutenção da integridade do esqueleto e da saúde dos ossos e dentes.

10. Caju Ajuda a Prevenir Doenças no Sangue:

O Caju possui o cobre em sua composição, um mineral importantíssimo ao bom funcionamento do corpo graças ao seu efeito antioxidante. Portanto, ao incluir a fruta na sua dieta, você também pode de quebra evitar as chamadas doenças do sangue.

11. Apoiar o Sistema Imunológico:

Muitas pessoas erram ao adotarem dietas sem o acompanhamento médico, e não sabem que a alimentação não deve ser sacrificada completamente. É importante ter cuidado com a permanência dos nutrientes necessários para a saúde.

Visando apenas à redução de calorias e melhor comportamento do metabolismo, por isso, o zinco contido no Caju pode apoiar o fortalecimento do sistema imunológico, evitando consequências durante a transição de costumes alimentares.

12. Caju Aumenta o Apetite Sexual:

O Caju também é considerado por muitos especialistas, após várias pesquisas, como um alimento funcional para melhorar as atividades sexuais.

13. Melhora a Saúde da Pele:

Além de auxiliar na produção de melanina, uma substância de extrema importância para a saúde da pele, o Caju também pode ajudar a melhorar a saúde e aparência até os fios de cabelo e das nossas unhas.

14. Caju Combate a Diabetes:

O controle de consumo de açúcar deve ser mantido não só com diabéticos, mas principalmente para evitar esta condição, a qual leva a limitações alimentares e efeitos prejudiciais à saúde de modo geral. Destacando-se de diversas frutas que possuem grande quantidade de açúcar, o Caju não é prejudicial ao colesterol, e não fornece riscos para o desenvolvimento de diabetes.

15. Caju Protege o Coração:

O teor de gordura do Caju é menor do que a maioria das outras frutas e, por isso, é ótimo para a saúde do coração. Segundo estudos, ela ajuda e reduzir os níveis de triglicerídeos, que, quando elevados, aumentado a incidência de doenças cardíacas.

16. Ajuda a ter Cabelos Fortes:

O Cobre, importante na ação anticancerígena, também é funcional para a saúde os cabelos. Ele contribui com a manutenção de pigmentação dos fios. O mineral é importante para a produção de melanina, o que retarda o surgimento dos fios branco, além de proteger os cabelos. O mineral ainda pode beneficiar a flexibilidade dos vasos sanguíneos e articulações.

17. Combate Anemia:

Por conter ferro, ajuda em casos de anemia, propiciando o aumento dos glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio no organismo.

18. Caju é Rico em Cobre:

Cobre ajuda na prevenção de radicais livres assim ajudando no rejuvenescimento da pele e remove pigmento. Também melhora a flexibilidade nos ossos e articulações. Uma enzima presente no cobre chamada tirosinase auxilia na produção de melanina proporcionar cor à pele e cabelo.

19. Previne e Combate o Câncer de Próstata:

O Caju tem muitos flavonoides, pigmentos que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, antitumorais, ateroscleróticas, entre outras: “Ela é rica em licopeno e betacaroteno, que ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer, assim como o cardano e o ácido anacárdico”, destaca Liliam.

20. Ajuda Contra Menopausa e TPM:

Afirma-se que seguir dieta pode mexer, e muito, com os ânimos das mulheres, principalmente durante os dias de TPM. A castanha de Caju também pode reduzir os impactos causados pela mudança de humor, por isso, o fruto é apontado como apoio para o relaxamento, indutor ao bom humor, garantindo assim sono de melhor qualidade.

21. Olhos Saudáveis:

É importante que a atenção não e limite apenas aos cuidados com a boa forma, por isso, a castanha de Caju se mostra um fruto completo, o qual também pode atingir, inclusive a saúde de seus olhos. Se consumida, moderada e regularmente, ela pode auxiliar na prevenção contra raios UV, reduzindo a possibilidade de ocorrência de degeneração macular.

22. Como Fonte de Vitamina C:

O Suco de fruta é uma dos sucos que mais possuem vitamina C, até 6 vezes mais que a laranja. A vitamina atua na manutenção do tecido conjuntivo e na cicatrização dos tecidos, mantém a integridade dos vasos sanguíneos, participa no crescimento e na remodelação do esqueleto, aumenta a absorção de ferro, reforça o sistema imunológico, além de ter ação antioxidante, protegendo o organismo dos danos causados pelos radicais livres

Caju fruta: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

23. Benefícios do Caju em Evitar os Cálculos Biliares:

Os cálculos biliares são a geração de pedra na bexiga devido à expansão da formação de bílis. Os cálculos biliares são em grande parte composta de colesterol. Estudos científicos têm encontrado que o consumo de fruta pode reduzir as chances de pedras em até 25%.

24. Ajuda na Cicatrização de Feridas:

Além da vitamina C, que já é conhecida por fortalecer nosso organismo, O Suco de Caju também contém zinco, que desempenha um papel vital no fortalecimento do sistema imunológico contra infecções e na cicatrização de feridas, e é extremamente importante durante a gravidez para o crescimento da criança. E, para completar, a fruta e ainda tem ferro e cálcio, minerais eficazes de combate à anemia e fortalecimento dos ossos.

25. Reduz a Hipertensão Arterial:

O aumento da ingestão de potássio reduz a pressão sanguínea, atenuando os efeitos do sal sobre a pressão e ajudando no controle da hipertensão arterial (pressão alta). Assim, o Suco de Caju diminui o risco de infarto e acidente vascular cerebral (“derrame”).

26. Atua Como Antioxidante Natural:

A vitamina C contida no Suco de Acerola é um poderoso antioxidante natural e por isso combate os radicais livres que danificam as células saudáveis e causam envelhecimento precoce, processos inflamatórios, doenças cardiovasculares e até câncer.

27. Para Defesa do Organismo:

O fortalecimento da defesa do organismo é outro benefício do Suco de Caju devido às vitaminas A e C. A vitamina A desempenha um papel importante na produção do muco, que mantém as mucosas úmidas e saudáveis, além de participar na formação das células de defesa do organismo.

28. Reduz o Risco de Infarto e Derrames:

O aumento da ingestão de potássio reduz a pressão sanguínea, atenuando os efeitos do sal sobre a pressão e ajudando no controle da hipertensão arterial (pressão alta). Assim, os Cajus diminui o risco de infarto e acidente vascular cerebral (“derrame”).

Outros Benefícios do Caju Para Saúde:

  • É Bom Para Saúde do Coração:
  • Combate o Câncer:
  • Tem Efeitos Positivos no Colesterol:
  • Para Combater a Gripe:
  • Auxilia na Perda de Peso:
  • Para o Crescimento Muscular:
  • Para Saúde dos Dentes:
  • Combate a Diabetes:
  • Para Melhorar a Saúde da Pele:
  • Ajuda a Prevenir Doenças no Sangue:
  • Aumenta o Apetite Sexual:
  • Protege o Coração:
  • Previne e Combate o câncer de Próstata.

Malefícios do Caju

Algumas pessoas são alérgicas à castanha de caju, contudo, tais castanhas costumam ser menos alérgicas em comparação com outros tipos de nozes e amendoins. As cascas das castanhas possuem urushiol, que em altos níveis podem causar uma erupção cutânea alérgica em contato com a pele conhecida como dermatite de contato induzida por urushiol.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

4 comentários

  • […] 1 polpa congelada de caju […]

  • […] 1 polpa congelada de caju […]

  • […] 1 polpa congelada de caju […]

  • […] 4 colheres de sopa de manteiga de caju […]

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.