Os 20 Benefícios do Chapéu de Couro Para Saúde!

Saiba Tudo Sobre Os 20 Benefícios do Chapéu de Couro Para Saúde!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chapéu de Couro Para Saúde são muitos, logo, ele é carregado de propriedades nutricionais que o torna uma boa opção que ajudará a proporcionar o funcionamento adequado do corpo. Além disso, o Chapéu de Couro é uma planta herbácea de folhas grandes; nasce e se desenvolve nas margens dos rios, lagos e pântanos.

O nome científico do Chapéu de Couro é Echinodonus macropphyllus ou Echinodorus grandiflorus, mas também é conhecida como chá mineiro, aguapé e alismacéa, muito utilizada no tratamento de ácido úrico devido a sua ação diurética.

chapeu de couro

Quando atinge a maturidade o Chapéu de Couro pode chegar a 1,5 metros de altura e suas flores e folhas podem ser utilizadas de maneira medicinal.

A planta, semiaquática, é nativa do Brasil e pode ser encontrada em regiões alagadas de cerrado ao sudeste do país, principalmente em Minas Gerais e São Paulo, mas também pode ser encontrada ao Sul, nos estados do Paraná e Santa Catarina, e ao Centro-Oeste, no Mato Grosso do Sul.

As partes inferiores da planta permanecem imersas, e as folhas e inflorescências ficam para fora da água. A planta é comum em lagos, brejos, margens de rios e pântanos. Possui flores brancas com manchas amareladas.

Propriedades e Nutrientes:

As propriedades do chapéu-de-couro são principalmente sua ação anti-inflamatória, antirreumática, adstringente, depurativa, diurética, antiartrítica, energética, anti-hipertensora e laxante. A seguir, confira Os 20 Benefícios do Chapéu de Couro Para Saúde:

Benefícios do Chapéu de Couro Para Saúde:

1. Funciona Como Diurético:

Assim como qualquer alimento diurético, o chá de Chapéu de Couro ajuda a aumentar a diurese, ou seja, aumentam a produção de urina, eliminando maior quantidade de água, toxinas e sódio, ajudando a combater a retenção de líquidos que extravasam dos vasos sanguíneos e ficam retidos no tecido subcutâneo (debaixo da pele).

2. Ajuda a Aliviar o Reumatismo:

O Chapéu de Couro por possuir ação anti-inflamatória é uma ótima opção para aliviar a dor e o desconforto causado pelo Reumatismo. No entanto, estes não excluem o tratamento que deve ser indicado pelo médico. Um bom remédio caseiro para Reumatismo é tomar diariamente o chá de Chapéu de Couro, pois ele atua nas glândulas supra-renais e nos rins, facilitando a eliminação do ácido úrico que está relacionado às doenças reumatológicas.

3. Possui Propriedades Antiartrítica:

O Chapéu de Couro é um excelente diurético, por causa de seu teor de saponinas. A eliminação de líquidos melhora os sintomas das doenças reumáticas e ajuda a eliminar o acúmulo de líquidos lubrificantes nas articulações. Como consequência, também melhora a mobilidade e reduz a dor.

chapeu de couro beneficios

4. Elimina Toxinas do Corpo:

Uma alternativa simples que proporciona muitos benefícios ao nosso corpo é o Chapéu de Couro, entre eles a possibilidade de reduzir os níveis de gordura no fígado e aumentar a quantidade de urina, ajudando assim a depurar o nosso corpo. favorecendo a sudorese e a eliminação de toxinas através da urina.

5. Benefícios do Chapéu de Couro Para o Coração:

A planta tem se mostrado eficaz no combate à Hipertensão, foi o que apontou um estudo realizado pelo laboratório de farmacologia neurocardiovascular no Rio de Janeiro.

Os pesquisadores chegaram à conclusão que o extrato da folha do Chapéu de Couro tem o poder de fazer os vasos sanguíneos relaxarem, baixando a pressão sanguínea.

6. Funciona Como Laxante Natural:

Uma forma rápida, prática e natural de soltar o intestino preso é preparando um chá de Chapéu de Couro. Isso é dito pois ele é capaz de melhorar a produção de bílis, substância necessária para o processo de digestão.

7. Benefício do Chapéu de Couro Para a Pele do Rosto:

O Chapéu de Couro já tem sua eficácia comprovada como um grande aliado da saúde, sendo benéfico para emagrecer, amenizar celulite, retardar o envelhecimento, melhorar o Colesterol ruim e muitos outros benefícios. E como se não bastasse ele ainda atua como adstringente e tônico facial, minimizando a oleosidade do rosto e contraindo um pouco mais os poros. Tanto é verdade que existem no mercado tônicos adstringentes com extrato de chá de Chapéu de Couro.

8. Benefícios do Chapéu de Couro Como Energético:

Ele fornece concentração e criatividade na dose certa, pois atua no estímulo cerebral; possui nutrientes responsáveis por aliviar dores e a sensação de fraqueza corporal, atuando no combate a falta de energia física e mental.

beneficios do chapeu de couro

9. Benefícios do Chapéu de Couro como Anti-inflamatório:

O Chapéu de Couro possui substâncias de ação anti-inflamatória que podem ser úteis no combater a esse mal. Com poder de ação em dores musculares agudas, articulares, ou provenientes de Artrite e artrose, o chá de Chapéu de Couro é um poderoso anti-inflamatório.

Outros Benefícios do Chapéu de Couro:

  • O chá pode ser eficiente para controlar a pressão sanguínea;
  • Consegue dar mais energia, pois é energético;
  • Infecção urinária pode ser cuidada com esse chá;
  • É eficiente no trato dos problemas com a pele, tais como vitiligo;
  • Feridas e picadas de cobras podem ser tratadas com esse chá;
  • Lumbago, hérnias, sífilis, litíase, nefrite e bócio são outras patologias beneficiadas com o consumo do chá de Chapéu de Couro;
  • É bom para amigdalite, faringite, gengivite, resfriados e gripes;
  • Quem sofre de prisão de ventre pode se beneficiar da propriedade laxante desse chá;
  • Consegue dar alívio a dores;
  • Casos de artrite, Reumatismo e arteriosclerose podem ser tratados também com esse chá;
  • É também utilizado para o tratamento do ácido úrico;
  • Combate inflamações, com sua propriedade anti-inflamatória;
  • Trata problemas no estômago, como a estomatite.

Como Preparar o Chá de Chapeu de Couro:

Para preparar uma xícara do chá, coloque duas colheres de chá ou cerca de 2 a 4 gramas de folhas da planta em uma xícara de água. O chá deve ser fervido por poucos minutos e tomado logo em seguida. O chá também pode ser usado em compressas frias para ser aplicado topicamente.

Efeitos Colaterais do Chapéu de Couro:

Esta planta sendo utilizada de forma correta, conforme as indicações, não produzem efeitos colaterais, embora seu uso prolongado possa abaixar a pressão arterial.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Vitamina C

Os 25 Alimentos Ricos em Vitamina C!

Agoniada – Origem, Benefícios e Como Usar