Os 20 Benefícios do Chapéu de Couro Para Saúde!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chapéu de Couro Para Saúde são muitos, logo, ele é carregado de propriedades nutricionais que o torna uma boa opção que ajudará a proporcionar o funcionamento adequado do corpo. Além disso, o Chapéu de Couro é uma planta herbácea de folhas grandes; nasce e se desenvolve nas margens dos rios, lagos e pântanos.

O nome científico do Chapéu de Couro é Echinodonus macropphyllus ou Echinodorus grandiflorus, mas também é conhecida como chá mineiro, aguapé e alismacéa, muito utilizada no tratamento de ácido úrico devido a sua ação diurética.

chapeu de couro

Quando atinge a maturidade o Chapéu de Couro pode chegar a 1,5 metros de altura e suas flores e folhas podem ser utilizadas de maneira medicinal.

A planta, semiaquática, é nativa do Brasil e pode ser encontrada em regiões alagadas de cerrado ao sudeste do país, principalmente em Minas Gerais e São Paulo, mas também pode ser encontrada ao Sul, nos estados do Paraná e Santa Catarina, e ao Centro-Oeste, no Mato Grosso do Sul.

As partes inferiores da planta permanecem imersas, e as folhas e inflorescências ficam para fora da água. A planta é comum em lagos, brejos, margens de rios e pântanos. Possui flores brancas com manchas amareladas.

Propriedades e Nutrientes:

As propriedades do chapéu-de-couro são principalmente sua ação anti-inflamatória, antirreumática, adstringente, depurativa, diurética, antiartrítica, energética, anti-hipertensora e laxante. A seguir, confira Os 20 Benefícios do Chapéu de Couro Para Saúde:

Benefícios do Chapéu de Couro Para Saúde:

1. Funciona Como Diurético:

Assim como qualquer alimento diurético, o chá de Chapéu de Couro ajuda a aumentar a diurese, ou seja, aumentam a produção de urina, eliminando maior quantidade de água, toxinas e sódio, ajudando a combater a retenção de líquidos que extravasam dos vasos sanguíneos e ficam retidos no tecido subcutâneo (debaixo da pele).

2. Ajuda a Aliviar o Reumatismo:

O Chapéu de Couro por possuir ação anti-inflamatória é uma ótima opção para aliviar a dor e o desconforto causado pelo Reumatismo. No entanto, estes não excluem o tratamento que deve ser indicado pelo médico. Um bom remédio caseiro para Reumatismo é tomar diariamente o chá de Chapéu de Couro, pois ele atua nas glândulas supra-renais e nos rins, facilitando a eliminação do ácido úrico que está relacionado às doenças reumatológicas.

3. Possui Propriedades Antiartrítica:

O Chapéu de Couro é um excelente diurético, por causa de seu teor de saponinas. A eliminação de líquidos melhora os sintomas das doenças reumáticas e ajuda a eliminar o acúmulo de líquidos lubrificantes nas articulações. Como consequência, também melhora a mobilidade e reduz a dor.

chapeu de couro beneficios

4. Elimina Toxinas do Corpo:

Uma alternativa simples que proporciona muitos benefícios ao nosso corpo é o Chapéu de Couro, entre eles a possibilidade de reduzir os níveis de gordura no fígado e aumentar a quantidade de urina, ajudando assim a depurar o nosso corpo. favorecendo a sudorese e a eliminação de toxinas através da urina.

5. Benefícios do Chapéu de Couro Para o Coração:

A planta tem se mostrado eficaz no combate à Hipertensão, foi o que apontou um estudo realizado pelo laboratório de farmacologia neurocardiovascular no Rio de Janeiro.

Os pesquisadores chegaram à conclusão que o extrato da folha do Chapéu de Couro tem o poder de fazer os vasos sanguíneos relaxarem, baixando a pressão sanguínea.

6. Funciona Como Laxante Natural:

Uma forma rápida, prática e natural de soltar o intestino preso é preparando um chá de Chapéu de Couro. Isso é dito pois ele é capaz de melhorar a produção de bílis, substância necessária para o processo de digestão.

7. Benefício do Chapéu de Couro Para a Pele do Rosto:

O Chapéu de Couro já tem sua eficácia comprovada como um grande aliado da saúde, sendo benéfico para emagrecer, amenizar celulite, retardar o envelhecimento, melhorar o Colesterol ruim e muitos outros benefícios. E como se não bastasse ele ainda atua como adstringente e tônico facial, minimizando a oleosidade do rosto e contraindo um pouco mais os poros. Tanto é verdade que existem no mercado tônicos adstringentes com extrato de chá de Chapéu de Couro.

8. Benefícios do Chapéu de Couro Como Energético:

Ele fornece concentração e criatividade na dose certa, pois atua no estímulo cerebral; possui nutrientes responsáveis por aliviar dores e a sensação de fraqueza corporal, atuando no combate a falta de energia física e mental.

beneficios do chapeu de couro

9. Benefícios do Chapéu de Couro como Anti-inflamatório:

O Chapéu de Couro possui substâncias de ação anti-inflamatória que podem ser úteis no combater a esse mal. Com poder de ação em dores musculares agudas, articulares, ou provenientes de Artrite e artrose, o chá de Chapéu de Couro é um poderoso anti-inflamatório.

Outros Benefícios do Chapéu de Couro:

  • O chá pode ser eficiente para controlar a pressão sanguínea;
  • Consegue dar mais energia, pois é energético;
  • Infecção urinária pode ser cuidada com esse chá;
  • É eficiente no trato dos problemas com a pele, tais como vitiligo;
  • Feridas e picadas de cobras podem ser tratadas com esse chá;
  • Lumbago, hérnias, sífilis, litíase, nefrite e bócio são outras patologias beneficiadas com o consumo do chá de Chapéu de Couro;
  • É bom para amigdalite, faringite, gengivite, resfriados e gripes;
  • Quem sofre de prisão de ventre pode se beneficiar da propriedade laxante desse chá;
  • Consegue dar alívio a dores;
  • Casos de artrite, Reumatismo e arteriosclerose podem ser tratados também com esse chá;
  • É também utilizado para o tratamento do ácido úrico;
  • Combate inflamações, com sua propriedade anti-inflamatória;
  • Trata problemas no estômago, como a estomatite.

Como Preparar o Chá de Chapeu de Couro:

Para preparar uma xícara do chá, coloque duas colheres de chá ou cerca de 2 a 4 gramas de folhas da planta em uma xícara de água. O chá deve ser fervido por poucos minutos e tomado logo em seguida. O chá também pode ser usado em compressas frias para ser aplicado topicamente.

Efeitos Colaterais do Chapéu de Couro:

Esta planta sendo utilizada de forma correta, conforme as indicações, não produzem efeitos colaterais, embora seu uso prolongado possa abaixar a pressão arterial.

Vitamina C

Os 25 Alimentos Ricos em Vitamina C!

Agoniada – Origem, Benefícios e Como Usar