Os 30 Benefícios da Bardana Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Benefícios da Bardana Para Saúde que você precisa conhecer. Além disso, a Bardana é o nome de um gênero de plantas vivas em flor, cujo nome científico é o Arctium. Se Lembre das pequenas rebarbas que muitas vezes ficam presas em suas calças ou meias ao caminhar em uma floresta? Essas pequenas rebarbas ganhadoras provêm da planta da Bardana, cujas plantas, folhas e hastes possuem valor significativo como remédios à base de plantas ou alternativas.

A raiz da planta é talvez a mais valorizada, pois pode ser consumida em grandes quantidades como vegetação de raiz e é muito rica em fibras importantes. As folhas e sementes secas também podem ser utilizadas para extrair óleo de rebarba, que tem uma ampla gama de usos medicinais.

bardanaO primeiro uso de Bardana é registrado no período medieval, mas também é conhecido na medicina herbal chinesa, e provavelmente remonta consideravelmente ainda mais.

Existem várias maneiras de preparar esta planta florida, como um alimento ou uma medicina herbal, tornando-o altamente procurado em todo o mundo, já que várias espécies se espalharam globalmente.

Valor Nutricional da Bardana:

A Bardana possui vitaminas e minerais, tais como: vitamina A, vitaminas do complexo B como vitamina b1, vitamina vitamina vitamina b2, vitamina b3, vitamina b5 e vitamina b6. Também possui vitamina C, vitamina E, vitamina K, cálcio, cobre, ferro, magnésio, mangânes, fósforo, potássio, zinco e selênio. Então, confira em detalhes os Benefícios da Bardana Para Saúde.

1. Regula a Pressão Sanguínea:

A alta quantidade de potássio na Bardana, ajuda a aliviar a pressão dentro do sistema cardiovascular, relaxando os vasos sanguíneos e até mesmo as artérias, ajudando também a prevenir a aterosclerose, derrame e acidente vascular cerebral.

2. Melhora a Digestão:

A alta quantidade de fibras encontradas na Bardana também ajuda a estimular o sistema digestivo e move os alimentos suavemente através do trato intestinal, aliviando assim a prisão de ventre e prevenindo o inchaço, cãibras e úlceras.

3. Rica em Fibras:

As fibras que estão na Bardana são capazes de ajudar na regulação do equilíbrio da insulina e da glicose no organismo. A insulina é particularmente eficiente e foi diretamente relacionada à redução do desenvolvimento e severidade do diabetes e sintomas relacionados à diabetes.

4. Rica em Vitamina A:

A quantidade significativa de vitamina A presente na Bardana, ajuda o organismo a combater toxinas e prevenir doenças oculares como catarata, conjuntivite e glaucoma.

5. Combate a Anemia:

A anemia é uma condição de saúde que afeta mais de um 1 bilhão de pessoas no mundo todo. Entretanto, o consumo regular da Bardana pode ajudar a tratar a anemia em pouco tempo.

6. Rica em Zinco:

O zinco é um mineral de extrema importância para saúde mental e nervosa. Ele também é um composto que ajuda no funcionamento entre os neurônios. Então, se você usar a Bardana regularmente, com certeza aproveitará esses benefícios.

7. Rica em Vitamina K:

A vitamina K é uma vitamina que contribui e muito par a saúde dos vasos sanguíneos. Além disso, a vitamina K presente na planta é essencial para prevenir doenças relacionadas ao ossos e coração.

8. Rica em Cobre:

A Bardana é uma planta rica em nutrientes. Um deles, é o cobre. O cobre é um mineral que é tido como essencial para o organismo. O cobre também ajuda a regular a quantidade de ferro no organismo.

9. Rica em Vitamina C:

A quantidade significativa de vitamina C encontrado na Bardana, faz dela um dos melhores alimentos para combater resfriado e gripe. Além disso, a vitamina C é a grande responsável por manter o sistema imunológico saudável.

beneficio da bardana

10. Rica em Cálcio:

A planta é cheia de benefícios. Um desses benefícios, é que ela pode ajudar na prevenção de doenças como osteoporose e artrite. Além disso, a utilização da planta também pode ajudar a fortalecer os ossos de uma maneira bem eficiente.

11. Gerencia o Diabetes:

Apesar de quase todos os tipos de fibra podem regular o equilíbrio de glicose e de insulina no interior do organismo, a inulina é principalmente eficaz e tem sido diretamente associada para reduzir o desenvolvimento e aspereza da diabetes e sintomas relacionados com o diabete.

12. Desintoxica o Fígado:

As propriedades da planta também ajuda a estimular a produção de bile, bem como suco digestivo dentro do intestino. Ela também ajuda a processar toxinas e eliminá-las do organismo muito rapidamente.

13. Melhora a Saúde da Pele:

erupções cutâneas, espinhas, inflamação da pele, manchas, acne e até mesmo a descoloração são causados devido a maus hábitos alimentares. Para esses problemas relacionados com a pele, uma pesquisa recomendou a utilização de suplementos de raiz de Bardana e ervas, uma vez que esta poderosa erva pode facilmente resolver os problemas.

14. Estimula o Cérebro:

O cobre presente na planta é popular como um estimulante cerebral, e é porque isso que as comidas que são ricas no elemento são geralmente classificadas como “comidas cerebrais”. Contudo, o conteúdo do mineral na dieta deve ser em proporções corretaso.

15. Previne o Crescimento da Coli:

Estudos mostraram que o cobre pode ajudar a destruir ou inibir o crescimento de colônias de bactérias tais como a E. Coli. Ele ainda potencializa o sistema nervoso e previne que energia em excesso seja gasta no combate de infecções.

16. Melhora a Saúde da Tireoide:

A planta desempenha um importante papel assegurando o funcionamento apropriado da glândula tireoide. Entretanto, em quantidades excessivas, é a maior causa de má função do órgão, tornando necessário o equilíbrio dos níveis de cobre no sangue.

17. Reduz os Níveis de Colesterol:

Estudos também mostraram que o mineral presente na Bardana pode reduzir os níveis do “mau” colesterol (LDL) e ajuda a aumentar as taxas do bom colesterol (HDL).

18. Combate a Eczema:

A eczema é uma doença inflamatória crônica, causada pela deficiência de minerais. Entretanto, o zinco presente na planta desempenha um papel de suma importância na cura de infecções crônicas e também auxilia o organismo em restaurar a sua capacidade de curar.

bardana beneficios

19. Cicatrização de Feridas:

O zinco tem uma grande contribuição na melhora da taxa de cicatrização de feridas. Além disso, ele ainda ajuda a aumentar imunidade do organismo.

20. Combate a Fadiga Crônica:

Os indivíduos que sofrem de fadiga crônica são aconselhadas a consumir Bardana, já que a planta é rica em zinco, que é um mineral que combate a fadiga crônica.

Outros Benefícios da Bardana Para Saúde:

  • Melhora o funcionamento cerebral;
  • Combate o envelhecimento precoce da pele;
  • Previne doenças degenerativas;
  • Auxilia em dietas;
  • Ajuda no Ganho de Massa Muscular;
  • Previne doenças crônicas;
  • Melhora a saúde capilar;
  • Auxilia o desenvolvimento do feto;
  • Previne Cárie;
  • Melhora a saúde sexual.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

beneficio do pistache

Os 40 Benefícios do Pistache Para Saúde

Os 19 Benefícios do Melaço Para Saúde