Os 25 Benefícios do Suco de Cajá Para Saúde

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Formado em Medicina Geral pela USP!

Especialista do Dr. Saúde

Benefícios do Suco de Cajá Para Saúde são variados e vão além de apenas ser uma bebida refrescante nos dia quentes. Além disso, o Cajá pertence a família das Spondias, nativas da América. A fruta pode ser encontrada aqui no Brasil mais comumente no nordeste do país e em uma grande variedade de cores. Como roxa, verde, vermelha, laranja e, é claro, a mais popular, a amarela.

suco de cajáNo entanto, para além do seu gosto incomparável à tantas outras frutas presentes na nossa alimentação, que pode não só satisfazer o paladar como também refrescá-lo, principalmente em períodos de calor, o cajá também pode oferecer inúmeros benefícios à saúde.

Origem do Suco de Cajá:

Para quem não conhece o cajá é uma fruta originalmente da América Central e é encontrada em grande quantidade nas regiões Norte e Nordeste, mais precisamente na região sul da Bahia.

Conhecido por ser uma fruta exótica e nutritiva o cajá mede por volta de 7 a 10 cm, tem uma forma cilíndrica, oval e pesa no máximo 100 gramas.

Sua árvore chega a atingir 20 metros de altura, por ser muito alta dificulta na hora da colheita, então é necessário esperar que os frutos maduros caiam da árvore.

Ao cair da árvore muitos frutos são danificados e perdem o líquido, entrando em processo de fermentação, sendo assim a colheita do fruto acontece duas vezes ao dia, evitando desperdícios e ataques de formigas, insetos e roedores à fruta.

Valor Nutricional do Suco de Cajá:

É rico em sais minerais, como o cálcio, o fósforo e o ferro. O Cálcio fortalece os ossos evitando a osteoporose, o fósforo é fundamental na estrutura óssea e atua na contração muscular, e o ferro aumenta as energias do corpo e fortifica as defesas do organismo.

É uma excelente fonte de Vitamina A, Vitamina B e Vitamina C. É mais conhecido por ser fonte de Vitamina C que é antioxidante e combate os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce e surgimento do câncer. Apresenta Fibras que aumentam a sensação de saciedade e tem pouca caloria, é incluso na maioria das dietas para emagrecimento. Então, confira agora Os 25 Benefícios do Suco de Cajá Para Saúde:

1. Fonte de Carotenoides:

Essa fruta é fonte em carotenoides e beta-criptoxantina, os quais podem contribuir com a sua saúde de modo geral.

A beta-criptoxantina é uma provitamina, a qual apoia que seu corpo produza retinol, nome alternativo para a Vitamina A.

2. Possui Baixo Teor de Colesterol:

Ele não contém nenhuma gordura saturada ou colesterol. Fruta com teor baixo de gordura, também é uma escolha saudável para quem deseja perder peso e garantir a qualidade de vida.

3. Suco de Cajá Ajuda na Prevenção da Hipertensão:

Rico em antioxidantes, também pode proteger o coração de diversos males, como hipertensão, arteriosclerose e ataques cardíacos.

Além disso, um dos maiores benefícios para o nosso sistema cardiovascular é a redução dos níveis do colesterol ruim (LDL). Responsável pelos maiores casos de problemas no coração.

4. Alivia os Sintomas da TPM:

Milagrosamente, a combinação de nutrientes existentes no Suco de Cajá reduz as oscilações de humor, amenizando milagrosamente a TPM.

5. Ajuda no Fortalecimento do Ossos:

Pela quantidade de ferro contida na fruta, o Suco de Cajá é muito recomendado para quem deseja fortalecer ossos e dentes.

suco de cajá benefícios6. Possui Baixo Teor de Gorduras:

O Suco de Cajá é uma escolha saudável para quem deseja perder peso.

7. Sistema Nervoso:

Entre tantos benefícios, o consumo do Suco de Cajá auxilia na redução da ansiedade, da fome e da depressão.

8. Combate a Anemia:

Graças ao ferro, contido em seus nutrientes, o Suco de Cajá auxilia no funcionamento geral do corpo humano pois se torna importante na produção de hemoglobina e mioglobina.

Quem possui boa quantidade de ferro no organismo, garante produção correta de glóbulos vermelhos, evitando a anemia.

9. Carotenoides e Beta-Cripto xantina:

Esses elementos contribuem com a saúde de um modo geral, além de agir no melhoramento e saúde de ossos, visão e produção de células brancas.

10. Saúde dos Músculos:

O Suco de Cajá está recheado de fósforo, um mineral muito importante para as moléculas de ATP. Ao ser incorporado na dieta, o Suco de Cajá pode ser muito eficiente para hipertrofia e ganho de massa muscular.

11. Fortalece o Sistema Imunológico:

Por serem ricos em Vitamina C, o Suco de Cajá ajuda a fortalecer o sistema imunológico e ainda previne contra gripes e resfriados.

12. Doenças Cardíacas:

De acordo com especialistas, o Suco de Cajá é uma excelente fonte de antioxidantes, o que o torna um excelente medicamento para tratamentos do coração.

13. Pele e Mucosa:

A Vitamina A contida no Suco de Cajá faz bem para a pele e as mucosas do corpo, além de sere importante para a visão e a capacidade funcional dos órgãos.

14. Previne a TPM:

Para as mulheres que sofrem com os sintomas da TPM, o Suco de Cajá é uma ótima indicação para controlar esses incômodos:

Por atuar nos hormônios femininos, já que contém Vitamina A, vitaminas do complexo B e Vitamina C, a futa ajuda a prevenir as oscilações de humor que ocorrem no período da TPM.

15. Ajuda a Emagrecer:

Para quem deseja perder uns quilinhos para o verão, o Suco de Cajá está ai para contribuir. A fruta possui baixo teor calórico, por isso pode ser ingerida sem culpa.

Associe o consumo da fruta com a prática de atividades físicas para obter os resultados desejados.

cajá16. Previne a Anemia:

Rico em ferro, o Suco de Cajá ajuda a prevenir a anemia. A doença reduz consideravelmente o número de células vermelhas e saudáveis no sangue. Dificultando a circulação e a distribuição de oxigênio para os órgãos.

A principal característica da anemia é a fraqueza e a fadiga, para isso, é indicado o consumo de alimentos ricos em ferro e de preferência, combinados com a Vitamina C, aumentando a absorção do mineral.

17. Oferece um Bem-estar Geral:

Segundo a nutricionista, o Suco de Cajá contém um elevadíssimo teor de carotenoides: Essa substância contribui para saúde como um todo, deixando o organismo saudável e nutrido.

18. Previne Osteoporose:

A fruta é fonte de cálcio, magnésio, potássio, minerais fundamentais na prevenção da osteoporose e de outras enfermidades que podem afetar os nossos ossos ou músculos.

O potássio também apresenta melhorias na nossa saúde circulatória, ajudando na circulação sanguínea e prevenindo o entupimento de artérias.

19. Ajuda na Prevenção Contra o AVC:

O Suco de Cajá é responsável por dar um “up” na nossa saúde cardiovascular: Extremamente rico em Vitamina C, essa substância age como antioxidante natural. Protegendo o organismo dos radicais livres e prevenindo as doenças cardiovasculares como o AVC, derrame, infarto, por exemplo.

20. Saúde dos Olhos:

A Vitamina A encontrada na composição do Suco de Cajá é necessária para diversos aspectos do nosso organismo. Segundo informações do Centro Médico da Universidade de Maryland, isso inclui a saúde dos olhos. No que se refere à boa visão especialmente quando há pouca luz e a produção de pigmentos na retina dos olhos.

benefícios do suco de cajá21. Fonte de vitamina C:

O Centro Médico da Universidade de Maryland chama a atenção para o fato de que o organismo humano não armazena a Vitamina C. Por isso é importante consumir regularmente alimentos e bebidas que sirvam como fonte do nutriente, como é o caso do Suco de Cajá.

Segundo a instituição, a vitamina é útil para o crescimento e reparação de tecidos em todo o corpo e para a absorção de ferro por parte do organismo, ajuda na produção do colágeno.

Uma proteína utilizada para formar a pele, a cartilagem, os tendões, os ligamentos e os vasos sanguíneos. E é necessária para a reparação e manutenção dos ossos e dentes.

Outros Benefícios do Suco de Cajá Para Saúde:

  • Suco do Cajá melhora no sistema imunológico.
  • O Suco do Cajá melhora da saúde dos Pulmão e dos Olhos.
  • O Suco do Cajá ajuda a melhorar o sistema nervoso.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Osmar Junior Costa

Sou formado em medicina pela USP no ano de 2012, com especialização em Clínico Geral. Atuo na área de estudo e orientação inicial de doentes; Coordenação de exames de saúde regular; Diagnóstico e tratamento de grande parte das doenças de adultos; Acompanhamento e tratamento de doentes crônicos; Orientação de pacientes que apresentam quadros complexos, com patologias raras e múltiplas, juntamente com a participação de outros especialistas, quando for necessário; Integração final de dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista.

Atualmente sou Clinico Geral residente no Hospital Regional de Cotia e Editor no site "Dr. Saúde" onde tenho participação com comentários, e criação de artigos relacionados a saúde.

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