Os 40 Benefícios do Suco de Beterraba Para Saúde

Os 40 Benefícios do Suco de Beterraba Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Suco de Beterraba Para Saúde são diversos e eficazes. Além disso, o Suco de Beterraba possui importantes nutrientes que são essenciais para promover a saúde do corpo humano. Quando usada em sucos naturais, fornece boas quantidades de antioxidantes e carotenoides — que são responsáveis pela cor vermelha e ajudam a evitar que o colesterol ruim se acumule nas paredes das artérias.

suco de beterraba

As beterrabas cruas são ainda uma excelente fonte de ácido fólico, uma vitamina do complexo B muito importante para as mulheres grávidas ou para aquelas que pensam engravidar. Esta vitamina, além de importante para evitar um tipo de anemia, diminui significativamente o risco de o feto desenvolver uma malformação da medula espinhal.

Por que não incluir Suco de Beterraba na dieta alimentar diária? Desde normalizar os níveis de açúcar no sangue até à melhora na resistência sexual, este vegetal é bom contra anemia e queima gordura abdominal.

Valor Nutricional do Suco de Beterraba:

Quando a consumimos cozida, a beterraba perde alguns de seus nutrientes mais importantes (como ocorre com todos os alimentos). Se, no entanto, a ingerirmos crua, ou o seu suco poderemos desfrutar de:

Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C, ácido fólico, Antioxidantes como, por exemplo, flavonoides e carotenoides, Aminoácidos, Minerais entre os quais se destacam o cálcio, o magnésio, o ferro, o potássio, o fósforo e o sódio, Fibras solúveis e insolúveis, Hidratos de carbono, e Açúcares. Conheça também os Benefícios do Suco de Beterraba Para Saúde:

Benefícios do Suco de Beterraba Para Saúde:

1. Aumenta a Resistência:

Muitos esportistas consumem este suco de cor escura antes das competições, já que oferece maior capacidade pulmonar. Os estudos indicam que o Suco de Beterraba melhora em 16% o rendimento de quem faz exercícios, treina ou compete.

2. Favorece a Pressão Arterial:

Consumir dois copos de Suco de Beterraba por dia é perfeito para quem tem hipertensão, porque equilibra a pressão do sangue. O responsável por esta melhora é o nitrato que está contido na verdura.

3. Promove o Trabalho da Glândula Tireoide:

A aparição do bócio está relacionada com baixos níveis de iodo (algo frequente nos países desenvolvidos). O problema pode diminuir ou inclusive desaparecer ao consumir alimentos ou bebidas que contenham este mineral, como é o caso do Suco de Beterraba. A acelga e o alho também oferecem iodo.

4. Previne Inflamações:

O Suco de Beterraba contém um nutriente chamado betaína que ajuda as células a combater o estresse e qualquer processo de inchação. Também protege os órgãos das doenças e reduz a recuperação pós-operatória.

5. Previne Cálculos Renais:

Este suco também aumenta a produção de urina e permite eliminar líquidos e substâncias danosas como, por exemplo, a ureia ou o ácido úrico. Deve ser consumida por pacientes com: Gota, Hiperuricemia, Cálculos renais (exceto se foram formados por excesso de oxalato de cálcio) e Oligúria.

6. Favorece o Emagrecimento:

Este suco tem poucas calorias e além disso sacia o apetite. A Beterraba pode-se consumir também ralada em saladas para que suas fibras evitem a prisão de ventre e o sobrepeso.

7. Combate os Radicais Livres:

Estudos revelaram que o Suco de Beterraba possui betalainas, substâncias antioxidantes presentes na composição do vegetal. Elas são conhecidas como removedoras de radicais livres, compostos prejudicais ao corpo e associados a problemas como envelhecimento precoce e doenças graves como o câncer.

8. Melhora a Função Cerebral:

O Suco de Beterraba tem um efeito positivo sobre o cérebro, uma vez que ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para este órgão vital. Além disso, ela é rica em antioxidantes que são altamente benéficos em afastar o Alzheimer. Depois dos 40 anos de idade, deve-se beber regularmente metade de um copo de Suco de Beterraba misturado com outros sucos de vegetais verdes para desfrutar de memória forte.

9. Fortalece os Ossos:

Incluindo o Suco de Beterraba em sua dieta resulta em ossos e dentes mais fortes. Beterraba contém sílica, que ajuda o corpo a utilizar o cálcio corretamente. O cálcio é o nutriente essencial para ossos fortes e saudáveis. O Suco de Beterraba é rico em outros nutrientes, como ácido fólico, Vitamina C, manganês, magnésio e cobre. Todos esses nutrientes desempenham um papel fundamental no fortalecimento dos ossos.

O que fazer: comer metade de uma beterraba diariamente em forma de salada vai ajudar na prevenção de osteoporose e doença dos ossos frágeis .

10. Estimula no Perda de Peso:

Sua digestão e metabolismo podem ser ajudados pelo consumo do Suco de Beterraba. Ela faz isso por estimular os nervos no intestino, bem como ajudar o seu organismo a digerir os alimentos. Além disso, ela contém fibras, o que ajuda ainda mais o seu sistema digestivo a manter-se regular.

A fibra encontrada dentro da beterraba, assim como as proteínas e hidratos de carbono, também pode ajudá-lo a perder peso, porque o fazem se sentir cheio e satisfeito.

11. Promove a Saúde Sexual:

O Suco de Beterraba contém nitrato, o que ajuda a transportar oxigênio em torno de seu corpo. Ela faz isso através de um aumento dos seus vasos sanguíneos, o que significa que o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais também é aumentado. Este é o mesmo efeito que o Viagra faz. Além disso, beterraba contém boro, um composto químico que é essencial para a produção do hormônio sexual humano.

12. Favorece a Função Hepática:

O Suco de Beterraba é frequentemente utilizado em dietas de desintoxicação. É porque ele vai ajudar a melhorar a função do fígado, o que muitas vezes ajuda na eliminação de toxinas através do corpo.

13. Ajuda a Melhorar a Circulação Sanguínea:

Outra vantagem para a saúde pouco conhecido do Suco de Beterraba é a sua capacidade de aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro em adultos mais velhos, que pode ser capaz de combater o crescimento de demência. O Suco de Beterraba é cheio de nitratos, que são transformados em nitritos pelas bactérias dentro de sua boca. Beterraba pode também ser útil em casos de problemas cardíacos, além de veias varicosas.

14. Favorece o Sistema Digestivo:

O Suco de Beterraba é ligado à melhoria da saúde digestiva, juntamente com o metabolismo do corpo. Além de ajudar na digestão dos alimentos, particularmente na digestão de gordura, ele energiza os nervos dentro do intestino. O nutriente também ajuda as pessoas com hypochlorhydria, uma doença que leva a níveis anormalmente baixos de ácido do estômago, simplesmente pela crescente acidez do estômago.

15. Favorece a Saúde Ocular:

O Suco de Beterraba inclui dois carotenoides: luteína, bem como zeaxantina. A ciência relata que eles são incrivelmente terapêuticos para o olho – particularmente a retina. Um dos benefícios do Suco de Beterraba (bruto) é que você pode absorver os carotenoides facilmente, mantendo o seu valor.

beneficios do suco de beterraba

16. Diminui a Pigmentação:

A Vitamina C é extremamente eficaz na diminuição da pigmentação, bem como manchas, e também no equilíbrio do tom de pele. O Suco de Beterraba inclui uma grande quantidade de Vitamina C, que ajuda com a descoloração da pele, bem como a pigmentação.

17. Previne a Demência:

A demência é normalmente observada em pessoas mais velhas. É a falta de funções cognitivas, o que leva a uma memória reduzida, mudanças de caracteres, assim como raciocínio deficiente. Tem havido numerosas pesquisas que tem procurado descobrir uma cura ou mesmo retardamento do progresso. O Suco de Beterraba tem sido recomendada como o método para evitá-lo.

18. Promove a Saúde da Pele:

Consumir Suco de Beterraba com frequência pode ser benéfico na prevenção e também cura de inflamações que inclui a inflamação da pele como acne. O Suco de Beterraba também ajuda a remover manchas, bem como incentiva o cabelo saudável.

19. Desintoxica o Fígado:

O Suco de Beterraba é altamente eficaz em ajudar o seu fígado a se desintoxicar. Isto é principalmente devido á betaína e metionina e glicina que ela contém. Ambas estimulam as células do fígado.

20. Previne a Anemia:

O Suco de Beterraba é rica em ferro, o que significa que ela pode ajudar a prevenir a anemia e baixo nível de hemoglobina no sangue. Ela também ajuda na absorção do ferro, o que permite uma boa circulação do sangue e a capacidade de oxigênio que as células vermelhas do sangue podem transportar.

21. Reduz o Colesterol Ruim:

Esta bebida também desempenha um papel na redução do nível de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o mau colesterol. Devido à presença de carotenóides e flavonóides, ela ajuda abaixar e pode mesmo evitar a formação do mau colesterol.

22. Combate a Fraqueza Muscular:

Tomar o Suco de Beterraba em moderação pode auxiliar a manutenção de níveis ideais de potássio no organismo.

O mineral é importante para o funcionamento adequado dos nervos e músculos, e níveis muitos baixos do nutriente podem causar problemas como cãibras musculares, fadiga, fraqueza e até mesmo ritmo cardíaco anormal, algo que pode colocar a vida em risco.

23. Promove a Saúde do Coração:

Mais um dos benefícios do Suco de Beterraba refere-se ao aumento da força muscular em pessoas com insuficiência cardíaca. Quem afirmou isso foi o Health Line, que embasou a afirmação em uma pesquisa do ano de 2015.

O estudo em questão apontou que pessoas com a condição que registraram um crescimento de 13% em sua força muscular depois de duas horas após consumirem a bebida.

24. Melhora a Saúde das Grávidas e dos Bebês:

Isto ocorre devido ao alto conteúdo de ácido fólico. O Suco de Beterraba assegura uma boa formação do feto nas primeiras semanas de gestação.

A mulher deve seguir consumindo beterrabas uma vez que já tenha tido o bebê para evitar o contágio de certas doenças. À medida que a criança vai crescendo, se aconselha que continue comendo esta verdura para prevenir deficiências e para que cresça de forma saudável.

25. Age Como um Poderoso Depurativo:

O Suco de Beterraba tem numerosas propriedades depurativas e estimula as funções renais, intestinais e hepáticas. Melhora a eliminação das toxinas, das fezes, da urina e de todo tipo de dejetos.

26. Evita a Retenção de Líquidos:

O Suco de Beterraba é recomendado para pessoas com edemas ou retenção de líquidos nas pernas. Isto se deve ao fato de fornecer boas quantidades de potássio e pouco sódio, além de ter uma ação diurética efetiva.

27. Previne o Envelhecimento Precoce:

Não só das células, mas também da pele e dos órgãos em geral. O Suco de Beterraba oferece saúde ao cérebro. Permite se recuperar mais rápido das feridas e previne rugas.

28. Ajuda a Melhorar a Digestão:

O Suco de Beterraba ajuda a digerir certos alimentos, reduz as digestões “pesadas” e melhora os processos estomacais. Como se fosse pouco, a beterraba ainda estimula o apetite em pessoas convalescentes.

29. Promove a Saúde do Coração:

Por ser um excelente anti-inflamatório, ao Suco de Beterraba é benéfico para as pessoas que sofrem de problemas cardíacos ou são propensas a eles.

30. Combate o Câncer:

O Suco de Beterraba combate também o crescimento de células malignas que podem causar câncer, motivo pelo qual também é bom para curar esta doença. Várias pesquisas afirmam que o Suco de Beterraba minimiza a formação de tumores, sobretudo nos pâncreas, nas mamas e na próstata.

Outros Benefícios do Suco de Beterraba Para Saúde:

  • Tem ação laxante, ajudando a melhorar o funcionamento intestinal, o que por sua vez colabora para a eliminação de toxinas prejudiciais ao organismo.
  • Funciona como um poderoso antioxidante, ajudando no combate aos radicais livres, ao envelhecimento precoce e a diminuição das gorduras na circulação sanguínea.
  • O ácido fólico presente no Suco de Beterraba ajuda a diminuir o risco de má formação da medula espinhal.
  • O Suco de Beterraba ajuda no processo de limpeza do sangue.
  • Reduz a inflamação da pele por sua ação antioxidante, sendo um poderoso aliado para combater a acne, além e manter a elasticidade da pele.
  • Por melhorar a circulação sanguínea, o óxido nítrico presente no Suco de Beterraba, favorece um bom desempenho no treino, fazendo com que os nutrientes sejam mais bem absorvidos e o oxigênio seja mais bem aproveitado pelos músculos.
  • O Suco de Beterraba é fonte de ferro, cálcio, enxofre, potássio, ácido pantotênico e outros minerais importantes ao bom funcionamento do organismo.
  • O Suco de Beterraba é altamente eficaz em ajudar seu fígado desintoxicar. Isto é principalmente devido à presença de metionina e glicina betaína presente na beterraba tabela nutricional.
  • Um estudo feito na Universidade de Exeter, Reino Unido, mostrou que beber Suco de Beterraba pode evoluir a resistência cerebral de uma pessoa em 16 por cento devido ao teor de nitrato.
  • Faça um Suco de Beterraba misturado com laranja ou limão. A bebida vai ficar apenas com a cor da beterraba, e o sabor inteiramente da outra fruta. E acrescentar ervas como hortelã e erva doce ao Suco de Beterraba pode deixá-lo mais saboroso.

Receita de Suco de Beterraba com Cenoura:

INGREDIENTES:

  • 1 cenoura média picada sem cascas;
  • 1/2 beterraba sem casca fatiada;
  • 1/2 garrafa de água mineral gelada.

MODO DE PREPARO:

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um suco homogêneo. Acrescente cubos de gelo e beba em seguida sem coar. Se quiser, adoce com mel.

beneficio do suco de beterraba

Efeitos Colaterais do Suco de Beterraba:

Embora o Suco de Beterraba é seguro quando consumido em quantidades moderadas, beber Suco de Beterraba excessivo pode causar baixos níveis de cálcio e piorar a doença renal.

Suco de Beterraba também pode resultar em uma condição chamada beeturia, onde a urina torna-se rosa ou vermelho em cor (16). Não é considerado prejudicial, mas pode indicar um deficiência de ferro.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

beneficios do cominho

Os 30 Benefícios do Cominho Para Saúde

Os 40 Benefícios do Camu Camu Para Saúde