Os 30 Benefícios do Suco Verde Para Saúde

Os 30 Benefícios do Suco Verde Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Suco Verde Para Saúde são inúmeros e eficazes. Além disso, o Suco Verde é rico em diversos nutrientes que favorecem e beneficiam a saúde do organismo. O suco verde, ou também chamado suco detox, é uma bebida rica em fibras, vitaminas e minerais que vem sendo muito utilizado como parte da dieta detox, que tem como objetivo potencializar a eliminação de substâncias tóxicas do organismo.

suco verde

A bebida é considerada símbolo da boa forma e da beleza, uma vez que traz inúmeros benefícios ao nosso corpo, principalmente quando se fala em mandar embora aqueles quilinhos extras que tanto nos incomoda.

Todos sabem dos benefícios do suco verde, ou detox, para a saúde. Desde uma prazerosa e refrescante bebida do dia a dia, até seus diversos fatores nutricionais indispensáveis ao corpo, a iguaria é uma das melhores opções para uma dieta funcional, equilibrada e voltada para limpeza e desintoxicação do organismo. Contudo, o que muitos ainda desconhecem, é que para o seu melhor aproveitamento numa alimentação saudável, são necessários alguns cuidados simples, mas especiais.

O que é o Suco Verde:

Como o nome já diz, trata-se de uma bebida de cor verde que está virando sensação nos últimos entre as pessoas que estão em busca da perda de peso. Composto por vegetais e folhas verdes-escuras – daí, a sua coloração – o suco tem sido inserido na dieta de muita gente, inclusive dos famosos, para ajudar a emagrecer e, ainda, cuidar da pele e dos cabelos.

A clorofila, pigmento que dá cor às plantas, dá ao suco verde não só uma cor mais atraente, mas também o poder de fortalecimento do sistema imunológico, eliminação de toxinas do organismo e até combate à diversas doenças, como a anemia e a enxaqueca, por exemplo.

Valor Nutricional do Suco Verde:

O Suco Verde é rico em vitamina B, vitamina C, vitamina K e minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo, como magnésio, ferrovitamina A e zinco, além de substâncias antioxidantes, como o ácido fólico, a bebida é também uma grande aliada de quem está cuidar da beleza da pele e dos cabelos, prevenindo o envelhecimento precoce e dando mais brilho e maciez aos fios capilares. Então, confira agora os Benefícios do Suco Verde Para Saúde:

Benefícios do Suco Verde Para Saúde:

1. Benefícios do Suco Verde Para Limpar o Organismo:

O suco verde é considerado um desintoxicante natural do organismo, uma vez que é rico em propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres e ajudam a eliminar as toxinas do corpo através da urina. Ele é ideal para quem adora abusar de alimentos gordurosos na alimentação, como frituras, conservantes e gorduras prejudiciais ao organismo.

2. Combate a Prisão de Ventre:

Devido à presença de fibras em sua composição, oriunda principalmente das verduras, legumes, grãos utilizados no preparo o suco verde também pode ajudar a melhorar o funcionamento do intestino, facilitando a digestão e prevenindo a indesejável prisão de ventre, problema que também causa inchaços na barriga e aumento de peso na balança.

3. Combate as Celulites:

Graças as suas propriedades antioxidantes e desintoxicantes, o suco verde pode ajudar a limpar o organismo, eliminando as toxinas e diminuindo o acúmulo de gordura. Por isso, ele ajuda mesmo a amenizar a aparência de celulites no bumbum, barriga, quadris e coxas. Para isso, é preciso aliar a ingestão regular da bebida com uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, e à prática de atividades físicas.

4. Possui Efeito Termogênico:

O suco verde é fantástico. Possui ácido fólico, em magnésio, ferro, vitamina C e dependendo da receita ainda podem conter vitamina K, potássio e ainda terem o efeito termogênico.

5. Benefícios do Suco Verde Contra a Anemia:

O suco verde é repleto de clorofila. Esse pigmento — que dá a cor verde às plantas — fortifica o sistema imunológico, auxilia no tratamento da anemia, elimina toxinas, limpa o intestino e evita diversas doenças.

6. Favorece a Saúde do Sistema Nervoso:

As hortaliças presentes no Suco Verde são ricas em ácido fólico — um complexo vitamínico B, necessário para manutenção adequada do sistema nervoso e dos glóbulos vermelhos no sangue.

7. Possui Ação Detox:

A couve, agrião, hortelã, salsão, coentro e salsinha tem nutrientes que auxiliam nesse papel, principalmente pela presença de clorofila, que estabiliza a ação dos radicais livres produzidos pelo organismo, além de substâncias que agem na atividade das enzimas responsáveis pela ação detox no organismo. Por isso, são os alimentos mais incluídos no sucos verde.

8. É um Energético Natural:

O Suco Verde é preenchido com antioxidantes, vitaminas e minerais. Às vezes, uma copo deSuco Verde pode satisfazer uma cota de vitaminas e minerais de outros alimentos. Você definitivamente recuperará a energia perdida com um copo desse Suco Verde porque contém muitos açúcares naturais que ajudam a aumentar seus níveis de energia.

9. Ajuda a Melhorar a Visão:

O Suco Verde é uma ótima fonte de vitamina A, ele ajudará a proporcionar uma boa visão e também a condição de cura, como a cegueira noturna, causada principalmente pela deficiência de vitamina A.

10. Benefícios do Suco Verde Para Saúde da Pele:

Quando adicionadas frutas cítricas, como a laranja, o Suco Verde beneficia a saúde e a beleza da pele devido ás propriedades adstringentes, que são responsáveis pela diminuição das secreções e formação de camada protetora, além de tonificante. Ele auxilia na limpeza e na cicatrização, já que reduzem as secreções excessivas.

11. Reduz o Colesterol Ruim:

De uma forma geral, o Suco Verde melhora a saúde de quem faz dele uso constante. Os minerais e vitaminas do Suco Verde ajudam a eliminar o colesterol ruim e oxigenam as células, trazendo mais vitalidade.

12. Reduz Inflamações:

O suco verde com certeza é um grande aliado de pessoas que precisam perder peso, pois ajuda a eliminar toxinas, contribui para a diminuição de processos inflamatórios e para aumentar o consumo diário de fibras alimentares, proporcionando mais saciedade, melhorando a saúde intestinal e evitando possíveis excessos nas refeições.

13. Favorece a Perda de Peso:

O suco verde emagrece, mas deve estar associado com a prática de exercícios físicos e reeducação alimentar. Se consumido sem coar, o suco fornece boa quantidade de fibras, que ajuda a aumentar a sensação de saciedade e diminuir o consumo alimentar.

O suco pode ser consumido uma vez ao dia, sendo mais ideal tomar logo após o preparo para que não haja perda de nutrientes.

beneficio do suco verde

14. Diminui a Absorção de Metais Pesados:

Os compostos presentes nos alimentos que vão no suco verde auxiliam nesse processo, sendo alguns deles essenciais para que o fígado consiga realizar seu papel de desintoxicação, principalmente ferro, cobre, zinco, vitamina A, riboflavina, piridoxina, ácido fólico e vitamina B12. Além disso, alguns minerais, como o fósforo, diminuem a absorção de metais pesados, como o chumbo.

15. Benefícios do Suco Verde Para Saúde do Fígado:

O suco verde tem propriedades realmente maravilhosas. Ele é rico em ferro e vitamina C (imunidade), zinco (fertilidade) e magnésio (previne cólicas menstruais, enxaqueca e qualquer espasmo muscular). Além disso, quem toma percebe a diferença na disposição para enfrentar o dia e de quebra melhora a saúde do fígado.

16. Benefícios do Suco Verde Contra os Radicais Livres:

Além da clorofila, o suco verde fornece magnésio (fundamental para o organismo, pois participa das reações orgânicas) e antioxidantes (capazes de impedir a ação dos radicais livres, que levam ao envelhecimento e doenças).

17. Ativa o Metabolismo:

O suco verde contém fibras, vitaminas, minerais, são ricos em clorofila, ácidos fenólicos, glicosídeos e flavonoides. Eles agem como potentes catalisadores da eliminação de toxinas e possuem o objetivo de fornecer muitos nutrientes ao organismo, ativando o metabolismo e auxiliando os órgãos como um todo.

18. Favorece o Período de Amamentação:

O suco verde pode trazer inúmeros benefícios para as mamães que estão amamentando e para os seus bebês, uma vez que ele possui nutrientes essenciais à saúde e que podem melhorar a qualidade do leite materno. Além disso, ele ajuda a mamãe a perder aqueles quilinhos a mais ganhados durante a gravidez, diminuindo o inchaço abdominal.

19. Combate os Radicais Livres:

A bebida verde tão aclamada pelas celebridades não só pode ajudar a emagrecer, como também pode cuidar da nossa beleza. Com alta concentração de substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres, o suco verde previne o envelhecimento precoce da pele e melhora a saúde do couro cabeludo e dos cabelos, deixando-os mais macios e sedosos.

20. Ajuda a Emagrecer:

Esse é o principal motivo que torna o suco verde tão procurado pelas pessoas que estão querendo perder peso. Isso porque a bebida é rica em nutrientes e fibras, que ajudam a saciar a fome por mais tempo e melhorar a digestão, além de desintoxicar o organismo e combater a retenção líquida, fatores que causam o incômodo inchaço na barriga e aumentam alguns quilinhos na balança.

Outros Benefícios do Suco Verde Para Saúde:

  • O suco verde também é bem-vindo no cardápio de quem pratica atividade física e busca resultados estéticos. Uma dose da bebida é capaz de fornecer a energia e suprir as necessidades nutricionais de quem vai se exercitar, já que combina fontes de carboidrato e nutrientes antioxidantes.
  • A presença das substâncias contidas no suco verde colabora para o trânsito intestinal.
  • Ajuda a tornar mais lenta a digestão do colesterol e da glicose, evitando seus picos no sangue
  • A presença de flavonoides no suco verde é tão significativa, que seu extrato é utilizado por laboratórios, em pesquisas promissoras de combate às células cancerígenas de diversos tipos de cânceres.
  • Especialmente indicado também, para as gestantes e crianças, já que previne anemia e desnutrição, já que contém altas quantidades de ferro e vitaminas importantes e cálcio, que colabora na formação de ossos e dentes das crianças e evita que a gestante venha a sofrer, futuramente, de osteoporose.
  • O consumo do suco verde também tem o poder de prevenir arteriosclerose, já que é rico em beta-caroteno e vitamina C, conhecidos antioxidantes, que impedem a fixação de colesterol LDL nas artérias e veias.
  • A vitamina C e vitamina K, presentes no suco verde tem propriedades anti-inflamatórias, ajudando, assim, em casos de asma, osteoporose, osteoartrite e artrite reumatoide, todas estas doenças envolvendo certos tipos de inflamação.
  • Outro vilão cai por terra com o espinafre. Por ser rico em ferro, vitamina A, vitamina C e zinco, o suco verde ajuda a fortalecer os fios e aumentam o volume de quem sofre com a temida queda de cabelo.
  • Ajuda na prevenção de doenças respiratórias por conter boas concentrações de vitamina E e antioxidantes. Eles fortalecem o sistema imunológico e deixam o corpo mais forte contra gripes e resfriados.
  • O magnésio presente no suco verde é fundamental para a formação e o bom funcionamento dos nossos neurotransmissores, os quais são responsáveis por manter nosso bom humor.

Principais Ingredientes do Suco Verde:

Tomar o suco verde deveria ser um hábito na vida das pessoas. Não precisa tomar todos os dias, mas o hábito de tomar 2 ou 3 vezes na semana seria muito benéfico. Não existe uma receita fixa de suco verde, cada vez dá para variar e fazer diferente.

Cada pessoa tem a sua receita e seu gosto e dá para fazer com os ingredientes que temos em casa. Confira o benefício de algumas hortaliças verdes normalmente usadas para fazer o suco:

Folhas de Brócolis: diminui os efeitos do envelhecimento, previne a anemia e evita o aparecimento de doenças degenerativas como o câncer.

Salsinha: A salsinha é rica em vitaminas, combate a asma, bronquite e outras doenças pulmonares. Estimula a circulação, protege o fígado, melhora a textura da pele e é diurética, prevenindo pedras nos rins.

Alfafa: diminui o estresse, melhora o desempenho de atividade física ou intelectual intensa e ajuda recuperar o corpo debilitado.

Pepino: O pepino tem grande quantidade de potássio, enxofre e manganês. O suco de pepino rejuvenesce os músculos e dá elasticidade às células da derme. Ele ajuda no crescimento dos cabelos, prevenindo a queda. O consumo regular do suco de pepino retarda o envelhecimento e dá mais energia ao organismo.

Couve: A couve é rica em ferro, vitaminas e minerais, a couve previne anemia, melhora o aspecto da pele, previne câncer, melhora o funcionamento do intestino, previne inflamações e retarda o envelhecimento.

Receita de Suco Verde com Maçã:

INGREDIENTES:

  • Gengibre a gosto;
  • 1/3 pepino;
  • 1 maçã;
  • 1/2 xíc. (chá) de espinafre.

MODO DE PREPARO:

  • Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e adicione água. Bata por, pelo menos, três minutos ou até virar uma bebida bem homogênea. Acrescente um adoçante e tome em seguida.

Receita de Suco Verde com Laranja:

INGREDIENTES:

  • Agrião;
  • Salsa;
  • Laranja.

MODO DE PREPARO:

  • Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e adicione água. Bata por, pelo menos, três minutos ou até virar uma bebida bem homogênea. Acrescente um adoçante e tome em seguida.

Receita de Suco Verde com Couve:

INGREDIENTES:

  • 1 copo de suco de laranja;
  • 2 folhas de couve-de-bruxelas;
  • 4 cenouras;
  • 1 rama de brócolis;
  • 4 cenouras;
  • 1 rama de couve-flor;
  • 1 maçã pequena (pode ser feito com outras frutas);
  • 2 folhas de couve lisa.

MODO DE PREPARO:

Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e adicione água. Bata por, pelo menos, três minutos ou até virar uma bebida bem homogênea. Acrescente um adoçante e tome em seguida.

beneficios do suco verde

Contraindicações do Suco Verde:

Pessoas que sofrem de hipotireoidismo devem consumir o suco verde com moderação, pois as folhas verde-escuras podem interferir no funcionamento da tireoide. Além disso, pessoas que consomem anticoagulante também devem evitar, devido à grande quantidade de vitamina K nas folhas verde-escuras.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

beneficios do funcho

Os 30 Benefícios do Funcho Para Saúde

Os 30 Benefícios do Óleo de Camomila Para Saúde