Ácido Ascórbico – Fontes, Benefícios e Deficiência

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

O Ácido Ascórbico ou vitamina C é muito importante para a nossa saúde. Além disso, um dos nutrientes mais reconhecidos devido aos benefícios que oferece à nossa saúde, o Ácido Ascórbico é um verdadeiro fortalecedor do sistema imunológico, tendo seu consumo altamente indicado, principalmente durante os períodos frios.

Além de sua contribuição no combate de gripes e resfriados, esta importante vitamina potencializa a nossa saúde graças ao seu efeito antioxidante.Outros benefícios oferecidos pelo Ácido Ascórbico são o seu auxílio para a perda de peso e na obtenção de massa muscular.

Ácido Ascórbico

Deste modo, a venda de suplementos de Ácido Ascórbico é grande, apesar do consumo do complexo vitamínico não ser necessário para a maior parte das pessoas.

Quando há deficiência de Vitamina C no organismo, os sintomas podem variar de acordo com sua privação, bem como a intensidade da mesma. Os primeiros sintomas da deficiência de Ácido Ascórbico são a fraqueza muscular e anemia, já que a vitamina contribui para a absorção de ferro de maneira significativa.

O nosso sistema imunológico enfraquece, e doenças como resfriados e gripem tornam-se mais frequentes e fortes. Nossos cabelos perdem beleza, já que tornam-se quebradiços, fracos e secos, bem como a nossa pele, que resseca e sofre rachaduras. Outros efeitos da privação de Ácido Ascórbico são as dores nas articulações, aumento de fraqueza, aumento do mau humor e muito cansaço.

Quando privamos nosso organismo de Ácido Ascórbico de forma mais severa, há o surgimento de sangramentos nas gengivas, bem como o surgimento de feridas que nunca cicatrizam, podendo inclusive levar à perda dos dentes.

Fonte de Ácido Ascórbico

Fontes de Ácido Ascórbico:

Alguns alimentos são ricos em Ácido Ascórbico e podem ser consumidos frequentemente em sua alimentação. Posso dizer que a laranja é a fruta mais conhecida como fonte natural dessa vitamina. Ainda assim, quero indicar o consumo mais frequente da acerola.

Essa frutinha é facilmente encontrada em todas as regiões do Brasil e pode ser sua principal fonte da vitamina. Apesar de pequena, a acerola é muito potente.

Ela ajuda a reduzir o açúcar no sangue, também combate o estresse oxidativo, que citei mais acima como tão perigoso para a sua saúde, além de outros benefícios. Você também encontra este nutriente em outros alimentos naturais, como por exemplo:

Ácido Ascórbico

Benefícios do Ácido Ascórbico

Benefícios do Ácido Ascórbico Contra a Gota:

O Ácido Ascórbico está associada a redução do risco de gota, que é uma doença dolorosa. Gota é um tipo de artrite, uma inflamação nas articulações e que ataca em grande escala o dedão dos pés.

A área adiposa afligida por essa doença se torna rígida, inflamada e dolorida devido ao excesso de ácido úrico no sangue (hiperuricemia).

Em uma pesquisa realizada em homens na faixa etária de 40 anos (idade em que é mais provável o surgimento da doença) administrada com aumento diário de Ácido Ascórbico, foi constatado que o risco de gota caiu para 31% entre esses homens. Se assuntos como artrite interessam você, é importante ler sobre os sintomas, causas e tratamento para a artrite.

Benefícios do Ácido Ascórbico Para o Desempenho Físico:

Incluir mais alimentos com Ácido Ascórbico na sua dieta diária vai melhorar o seu desempenho físico, e fortalecer a força muscular. Principalmente em pessoas com idade avançada.

Pode melhorar a ingestão de oxigênio durante os exercícios; alguns estudos apontam que ela também pode reduzir a pressão sanguínea.

Antes de realizar execícios físicos pesados é importante ingerir uma quantidade equilibrada de Ácido Ascórbico, para prevenir surgimento de infecções respiratórias.

Benefícios do Ácido Ascórbico na Absorção de Minérios:

As células absorverem as vitaminas e nutrientes dos alimentos que você come, para reduzir o nível de inflamação e o desenvolvimento de doenças.

Tomando Ácido Ascórbico junto com alimentos ricos em ferro, você ajuda o seu corpo a aumentar a quantidade de ferro absorvido pelo corpo.

Reduz o Risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC):

Pessoas que consomem de forma regular esses alimentos, tendem a ter 42% menos de chances de desenvolverem acidente vascular cerebral, devido a grande concentração de Ácido Ascórbico em seu sangue; em comparação a pessoas que não consomem tanto essa vitamina.

Fontes de Ácido Ascórbico

Benefícios do Ácido Ascórbico Para o Sistema Imunológico:

Estudos recentes mostraram que a Vitamina C é benéfico para indivíduos que tiveram o sistema imunológico enfraquecido devido ao estresse.

O estresse é uma doença que cresceu muito nos últimos anos em todo o mundo, e o Ácido Ascórbico tem sido usado como uma importante ferramenta para melhorar a saúde.

Fortalecendo o sistema imunológico, o Ácido Ascórbico também previne e combate os sintomas do resfriado e a gripe.

Além de evitar o desenvolvimento de doenças adicionais como pneumonia e infecções pulmonares. Manter a imunidade do organismo equilibrada pode evitar o surgimento de muitas doenças.

Benefícios do Ácido Ascórbico no Tratamento Do Câncer:

Doses elevadas dessa vitamina pode aumentar o efeito do combate ao câncer, em remédios usados durante a quimioterapia.

Pesquisadores defendem que a Vitamina C possa ser considerada um complemento medicinal seguro e natural, contra o pulmão, principalmente contra o câncer de ovário e pulmão.

Benefícios do Ácido Ascórbico Para a Produção de Colágeno:

Ácido Ascórbico promove a formação saudável de áreas pele e colágeno. Ele é usado pelo corpo para formar a proteína responsável por produzir os tecidos da pele, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos.

Isso auxilia na cicatrização e no processo curativo natural de feridas que o corpo possui. Manter uma alimentação rica em antioxidantes é uma forma de prevenir o câncer de pele, e de cuidar da saúde dela.

vitamina c

Deficiência de Ácido Ascórbico

Em países desenvolvidos, a deficiência de Ácido Ascórbico no corpo pode ser parte de desnutrição geral. Os sintomas mais comuns e primários são:

  • Problemas bucais: A ingestão da Vitamina C auxilia na saúde dos dentes e gengivas, já a falta dela posse causar deterioração das gengivas e dependendo do caso pode alcançar um problema mais perigoso como o escorbuto (doença crônica causada pela carência de Ácido Ascórbico levando a hemorragias, alterações e sangramento das gengivas e queda da resistência às infecções). No entanto, é incomum e geralmente aparecem os sintomas em um período em torno de três meses ou mais;
  • Infecções: Se o indivíduo estiver há um grande período sem a quantidade suficiente da vitamina, ele poderá ter dificuldade na cicatrização de feridas e dificuldade na luta contra infecções, pois geralmente o sistema de imunidade do corpo está desbalanceado;
  • Hematomas, manchas pequenas e contusões avermelhadas e azuladas na pele: Equimoses com facilidade e manchas excessivas podem ser um sinal que o corpo precisa de Ácido Ascórbico com mais frequência.
  • Fadiga, cansaço e depressão: É um dos sintomas mais rápidos. A falta de Vitamina C faz com que o corpo se canse rapidamente e tenha uma redução de energia. Além disso, a fadiga pode levar a outras doenças;
  • Pele e cabelo secos: Uma mudança nos cabelos e peles também podem ser um sinal que o corpo não está consumindo um número suficiente de Ácido Ascórbico e outras vitaminas e minerais essenciais;
  • Alteração de humor: as rápidas alterações de humor, temperamento curto e irritabilidade também podem ser um princípio de escorbuto;
  • Anemia: Também conhecida pela falta de ferro, a anemia também pode ser um possível sinal de deficiência da Vitamina C.
  • Dores musculares: Dores nos membros e articulações pode ser um sintoma da falta de Ácido Ascórbico;

Outros sintomas também podem aparecer, como: hemorragias nasais, má cicatrização de feridas, problemas no combate de infecções, dores articulares, mudanças nos ossos, perda de dentes e depressão.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

beneficios do cha de saiao

Os 15 Benefícios do Chá de Saião Para Saúde

Os 20 Benefícios do Iodo Para Saúde!