Benefícios das Plantas

Petasites é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 09/04/2018 (atualizado em 12/09/2021)

A Petasites é uma planta que possui propriedades medicinais, também popular por Butterbur ou por chapéu de aba larga, sendo muito usada para prevenir ou tratar a enxaqueca.

Além disso, a planta pode ajudar a diminuir os sintomas de alergia, como coceira no nariz e lacrimejamento, por exemplo, devido a sua propriedade anti-inflamatória e analgésica.

A planta pode ser comprada em lojas de produtos naturais, feiras livres e algumas farmácias.

Benefícios da Petasites:

Devido às suas propriedades antiespasmódicas, diuréticas, anti-inflamatórias e analgésicas, Petasites está indicado para:

  • Prevenir o surgimento de crises de asma;
  • Diminuir os sintomas de alergia, como coceira nos olhos e nariz, espirros, lacrimejamento e vermelhidão nos olhos;
  • Melhorar o ritmo respiratório no caso de doenças crônicas, como bronquite crônica ou asma;
  • Tratar as dores causadas por pedras nos rins ou tratar as dores na bexiga;
  • Prevenir e tratar enxaqueca e dores de cabeça frequentes e fortes.

Em alguns casos, também pode ajudar a tratar problemas intestinais, como dor de barriga ou diarreia.

Petasites para Enxaqueca:

Um dos usos mais conhecidos da Petasites é para tratamento de cefaleia e de enxaqueca. Múltiplos estudos mostraram que a suplementação feita da planta pode ajudar a reduzir significativamente a probabilidade de dores de cabeça.

A erva também é o único suplemento natural que tem provas de “Nível A” por sua capacidade na prevenção de enxaquecas.

A Planta Pode ter Propriedades Neuroprotetoras:

Há também alguns estudos de que a suplementação feita com a planta poderia beneficiar seu cérebro e seu sistema nervoso.

Ambos os estudos em laboratório e animais mostraram que os extratos da Petasites têm a capacidade de bloquear o desenvolvimento de convulsões, aumentar os antioxidantes no cérebro e prevenir a morte de neurônios.

Como Usar a Petasites:

Normalmente, esta planta é utilizada em cápsulas, 2 vezes ao dia e só se deve tomar por indicação de um especialista, podendo o tratamento variar entre 1 a 3 meses, dependendo do problema a tratar.

Malefícios da Petasites:

Esta planta pode provocar sonolência, náuseas, dor nas pernas ou dor no estômago, e quando não são seguidas as indicações corretas, esta pode provocar mau funcionamento do fígado.

Contraindicações da Planta:

Essa planta está contraindicada em pessoas com alergia à planta, em grávidas e mulheres que estão a amamentar, porque pode diminuir a produção de leite.

Além disso, também não deve ser utilizada em pessoas com hipertensão, hipoglicemia, pessoas com doenças hepáticas ou com insuficiência renal, sem orientação do médico.

Sair da versão mobile