Os 20 Benefícios do Leite de Soja Para Saúde!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Leite de Soja Para Saúde são muitos, pois ele possui muitos nutrientes e propriedades que se tomado da forma certa, pode ajudar no bom funcionamento do corpo. Além disso, o Leite de Soja é uma alternativa popular entre os laticínios no Ocidente, além de ser uma bebida tradicional na China, Japão e outras regiões da Ásia.

O leite é obtido a partir de grãos de soja que são mantidos de molho em água durante muitas horas, sendo triturados e aquecidos logo em seguida.

beneficios do leite de soja

É um produto que pode facilmente substituir o leite de vaca, vez que possui todas as propriedades, além de trazer uma composição importante de vitaminas, cálcio e gordura vegetal. A Soja contém isoflavonas naturais, conhecidos como estrógenos, que proporcionam muitos benefícios à saúde.

O produto também pode ser encontrado na forma de pó e que pode ser utilizado no preparo de cremes, tofu, maionese, iogurte, vitaminas, sopas e demais alimentos. Este tipo de leite pode ser usado como uma alternativa ao leite de vaca para quem tem intolerância à lactose, porém o seu consumo não é aconselhável para crianças e indivíduos que tenham hipotireoidismo e Anemia. Assim como o leite de vaca, o consumo do leite de soja possui os seus benefícios e os seus malefícios.

O extrato hidrossolúvel de soja, denominado ”leite” de soja, é um dos produtos da soja mais conhecidos, obtidos a partir dos grãos desta leguminosa.

Originário da China, onde é consumido há séculos, o leite de soja pode ser preparado de duas maneiras: a partir dos grãos de soja (que ficam de molho e são posteriormente triturados com água e coados) ou então a partir do extrato de soja em pó.

Propriedades e Nutrientes:

O Leite de Soja não fortificado, original ou baunilha, é uma boa fonte de energia, proteína, açúcar, fibra dietética e gordura. Entre os minerais, contém cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio, Sódio e Zinco. Várias vitaminas, como folato, Tiamina, Riboflavina, Niacina, Vitamina B6, Vitamina B12, Vitamina D, Vitamina E e Vitamina K também são encontrados no leite de soja. Também contém ácidos graxos saturados, monoinsaturados e poli-insaturados. Todos esses nutrientes ajudam a manter uma boa saúde. Por isso, confira a seguir Os 20 Benefícios do Leite de Soja Para Saúde:

Benefícios do Leite de Soja Para Saúde:

1. Previne o Câncer de Próstata:

O leite de soja é uma rica fonte de fitoestrogênio, um hormônio vegetal único que pode inibir a produção de testosterona nos homens. Níveis reduzidos de testosterona podem reduzir significativamente o risco de câncer de próstata. Estudos têm mostrado que homens que comem uma dieta rica em soja são menos propensos a desenvolver hipertrofia da próstata ou câncer de próstata.

2. Otimiza o Uso de Oxigênio:

Seu corpo precisa de oxigênio. Sem o qual você se cansará facilmente e pior seu corpo não funcionará corretamente. O oxigênio é essencial e os glóbulos vermelhos são responsáveis ​​por garantir que todas as células do corpo sejam oxigenadas. E esse leite pode ajudar a melhorar a circulação de oxigênio no corpo.

3. Atua como Antioxidante:

Os efeitos antioxidantes das isoflavonas da soja podem ser benéficos contra certas doenças crônicas. O leite coalhado de soja ou tofu tem propriedades antioxidantes e hepatoprotetoras, que ajudam a reduzir o estresse e os danos oxidativos. Um estudo sugere que pode ser benéfico na prevenção de danos no fígado causados ​​pelo estresse oxidativo. Além disso, achados de outra pesquisa sugerem que as propriedades antioxidantes do leite de soja podem ajudar a aumentar a capacidade antioxidante e reduzir os sintomas da menopausa em mulheres.

4. Previne o Alzheimer:

A lecitina é uma substância vital para o cérebro, assim como fitoesteróis, que também são benéficos para melhorar o sistema nervoso no cérebro. Essas combinações são eficazes para prevenir o Alzheimer.

5. Beneficia a Saúde Capilar:

Beber leite de soja tem um efeito moderado sobre a aparência do cabelo e sua capacidade de gerenciamento. No entanto, complementar a ingestão de leite de soja com o uso de produtos tópicos contendo soja pode proporcionar melhores resultados.

6. Ajuda a Tratar o Diabetes:

Com seu alto teor de cálcio e baixo teor de gordura, o leite de soja é a opção perfeita não-lácteos para o seu plano de refeições para diabéticos. Ajuda os diabéticos baixando o Colesterol e prevenindo problemas cardiovasculares. Seu efeito sobre os níveis lipídicos mostra-se benéfico no tratamento do diabetes. No entanto, lembre-se de beber leite de soja com moderação, pois o excesso de proteínas e carboidratos pode atrapalhar o seu plano de dieta.

7. Proporciona Unhas mais Fortes:

O leite de soja tem uma grande contribuição para as suas unhas, especialmente para você que atualmente está sofrendo de unhas quebradiças. Ele é bom para os ossos e, claro, é bom para suas unhas também. Não é apenas tornar suas unhas mais fortes e brilhantes, mas também é capaz de combater fungos que causam unhas quebradiças.

8. Alivia Problemas Pós-menopausa:

Leite de soja fornece alívio de muitos problemas de saúde na pós-menopausa. Estudos sugerem que as isoflavonas da soja podem ajudar a manter os níveis de estrogênio nas mulheres na menopausa. A ingestão de leite de soja pelas mulheres na pós-menopausa pode ajudar na prevenção de doenças que podem ocorrer devido à perda natural do hormônio estrogênio. Os efeitos antioxidantes das isoflavonas da soja podem ainda ser benéficos na redução de certas doenças crônicas, especialmente a do sistema cardiovascular.

9. Funciona Como Antidepressivo:

O leite de soja contém vários complexos de vitamina B e um deles é a Vitamina B6, que é benéfica para manter e melhorar o seu humor. Além disso, o Magnésio contido no leite de soja também é benéfico para aumentar o nível de serotonina, que tem a função de antidepressivo para reduzir os sintomas de estresse.

10. Reduz o Risco de Anemia:

Como é rico em Ferro e cálcio, o leite de soja certamente poderia combater a Anemia de forma eficaz. A razão por trás da Anemia é quando seu corpo não recebeu oxigênio suficiente devido à quantidade de glóbulos vermelhos no corpo não é suficiente. O Ferro garantirá a produção de glóbulos vermelhos, melhorando a função dos vasos sanguíneos, para que funcionem da melhor maneira possível.

leite de soja

11. Previne a Osteoporose:

A Osteoporose é outra doença relacionada à idade e hormônio. O fitoestrógeno na soja pode ajudar a acelerar a absorção de cálcio pelo organismo e evitar a perda de massa óssea. Para o benefício máximo, certifique-se de comprar o leite de soja que é enriquecido com cálcio extra e Vitamina D.

12. Fonte de Proteína Para Vegetarianos:

A principal fonte de proteína é o produto animal, mas certamente produtos de origem animal estão fora dos limites para os vegetarianos. No entanto, ainda não importa se você é um vegano ou não, seu corpo ainda precisa de proteína, é por isso que o leite de soja é um excelente substituto devido ao seu rico conteúdo de proteína baseada em plantas.

13. Promove a Saúde da Pele:

Uma dieta que consiste em produtos de soja pode diminuir a incidência de Acne. E a soja, por si só, é um dos ingredientes usados ​​no tratamento de problemas dermatológicos, como a hiperpigmentação, que causa o escurecimento excessivo da pele.

Os produtos de soja podem ter benefícios anti-envelhecimento em sua saúde e pele. Recentemente, um composto de soja foi encontrado para ser um agente anti-envelhecimento eficaz.

14. Reforçar a Integridade do Vaso Sanguíneo:

Os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 , bem como os poderosos antioxidantes da soja, podem proteger eficazmente os vasos sanguíneos das lesões e hemorragias. Estes compostos ligam-se ao revestimento dos vasos sanguíneos e defendem as células do revestimento contra ataques de radicais livres e depósitos de Colesterol. A ligação desses nutrientes também melhora a fluidez e a flexibilidade dos vasos sanguíneos, tornando-os muito mais resistentes às alterações da pressão arterial.

15. Bebida Saudável Durante a Gravidez:

Durante a gravidez, a mãe deve certificar-se de que todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento fetal são cumpridos. O leite de soja contém vitaminas do complexo B, Vitamina C, Vitamina E, Vitamina K, folato e uma série de cálcio e mineral, que são essenciais na produção de glóbulos vermelhos para apoiar o desenvolvimento ideal do feto.

16. Hidratante Natural Para Cabelo:

O cabelo hidratado ficará mais brilhante, mais saudável e mais forte. Você não precisa nem colorir seu cabelo, pois sua cor natural vai brilhar lindamente. A falta de proteína leva a alguns danos nos tecidos celulares, incluindo o cabelo. É por isso que consumir leite de soja regularmente pode contribuir para hidratar o cabelo.

17. Promove a Saúde do Sistema Nervoso:

O consumo de leite de soja também é capaz de manter a saúde do sistema nervoso. É porque o leite de soja é rico em vitaminas do complexo B, como a Riboflavina e a Vitamina B12. Esses dois tipos de vitamina contribuem para manter o sistema nervoso funcionando de maneira correta.

18. Fonte de Proteína à Base de Plantas Para a Saúde Muscular:

A proteína formulada pelos aminoácidos encontrados no leite de soja tem um papel importante na manutenção do tecido corporal, enquanto o Ferro assegura que todo o tecido do corpo receberá oxigênio suficiente, melhorando a função dos vasos sanguíneos e distribuindo o oxigênio de forma otimizada. .

19. Promove a Perda de Peso:

O leite de soja é naturalmente mais pobre em açúcar do que o leite normal. O leite de vaca tem cerca de 12 gramas de açúcar por xícara, em oposição a apenas 7 gramas de leite de soja. É por isso que uma xícara de leite de soja integral tem apenas 80 calorias, o equivalente a leite desnatado. Além disso, o ácido graxo monoinsaturado no leite de soja pode inibir a absorção intestinal de gordura, que é outra grande vantagem para a perda de peso. Beber leite de soja também lhe dá uma dose extra de fibra, mantendo a sensação de satisfação por mais tempo.

20. Diminui a Pressão Arterial:

O leite de soja trata a Hipertensão  diminuindo a pressão arterial sistólica e diastólica. Beber leite de soja todos os dias pode induzir a excreção urinária de um determinado flavonoide, que é o que reduz a pressão arterial.

O leite de soja também ajuda os diabéticos que enfrentam problemas relacionados aos rins (nefropatia) com melhor controle da pressão arterial. Contém uma boa quantidade de polifenóis, o que pode aumentar a biodisponibilidade do óxido nítrico e, portanto, influenciar os níveis pressóricos.

 

leite de soja beneficios

Como Preparar o Leite de Soja:

Ingredientes:

  • 1 xícara de grãos de soja;
  • 1 litro e meio de água.

Modo de preparo:

  • Escolher os grãos da soja, lavar bem e deixar de molho de um dia para outro.
  • No dia seguinte, escorrer a água e lavar novamente para colocar em um liquidificador e bater com a água.
  • Coar em um pano de prato e colocar em uma panela levando ao fogo.
  • Quando levantar fervura, deixar em fogo baixo por 10 minutos.
  • Esperar esfriar e manter sempre na geladeira.

Efeitos Colaterais

Excesso de ingestão de leite de soja não é bom para sua saúde, pois pode causar uma resposta inflamatória e dar excesso de proteína e carboidratos. A quantidade de leite de soja que seu corpo pode tomar difere para cada pessoa, pois todos reagimos de maneira diferente. Alguns consideram 2-3 porções por dia como a quantidade certa, enquanto alguns sugerem apenas um copo por dia.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Ipê Roxo

Os 19 Benefícios do Ipê Roxo Para Saúde

Os 16 Benefícios do Óleo de Semente de Abóbora Para Saúde