Os 40 Benefícios da Banana Para Saúde!

Os 40 Benefícios da Banana Para Saúde!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 40 Benefícios da Banana Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, a banana é o superalimento dos trópicos. Suas propriedades nutricionais a tornam um alimento completo e o seu cultivo. Adaptado ao clima úmido e quente, faz com que tenhamos o fruto disponível em todas as estações do ano. Já foram catalogadas mais de cinquenta espécies de bananas.

Ela esteve na vida de cada uma de nós desde muito cedo, quando fazia parte das papinhas. Que as mamães preparavam para a gente naquela época. Sendo muito reconhecida por seu valor energético e os benefícios que traz para quem pratica exercícios físicos. A banana é chamada também de “alimento dos atletas”, já que é excelente em prevenir dores musculares e câimbras.

beneficio da banana

A banana pode ser encontrada em diferentes tipos e em praticamente todas as estações do ano. A dica é consumi-la normalmente, apenas retirando a casca. Ou mesmo fazendo receitas de pratos salgados ou sobremesas com ela, como o doce de banana. No Brasil encontramos muitas variedades como a nanica, maçã, prata, ouro, da terra, plátanos entre outros. Todas servem para turbinar a saúde.

Bananas são extremamente versáteis em receitas, até mesmo substituindo ingredientes como açúcar, óleos refinados, farinhas processadas. E muito mais, por isso ela serve para ser consumidas de inúmeras maneiras. Veremos a seguir os benefícios da fruta, explorando para que serve exatamente, quais propriedades mais se destacam e muitas dicas.

Valor Nutricional da Banana:

A fruta é rica em vários nutrientes que fazem bem à saúde humana, como fibras, potássio, vitamina A, vitamina C, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6 e vitamina B12, além de cálcio, magnésio, ácido fólico e ferro. Não é à toa que ela é responsável por proporcionar inúmeros benefícios ao nosso corpo e mente.

1. A Banana Aumenta a Energia:

A banana é uma das frutas que mais fornece energia ao organismo, pois ela é fonte de carboidratos e de açúcares naturais, os quais são convertidos em energia de maneira muito rápida. Por isso, quando você estiver sem comer a algumas horas, essa fruta é uma boa opção.

Uma prova disso é o fato dos esportistas ingerirem-na durante os intervalos das suas atividades físicas. Você também pode fazer o mesmo antes de se exercitar, já que o corpo precisa estar bem nutrido para iniciar o treino.

2. Benefícios da Banana no Controle da Pressão Arterial:

Esse benefício da banana é o resultado da combinação dos nutrientes que ela possui. Enquanto o potássio ajuda a regular a pressão do sangue, o magnésio e cálcio colaboram com a redução dos casos de pressão alta. A combinação perfeita.

3. Benefício da Banana Para Diminuir o Colesterol:

A fruta também é rica em fibras, inclusive, as solúveis. Sabe-se que esse tipo de fibra é uma grande aliada na hora de reduzir os níveis do colesterol ruim do organismo. Ao mesmo tempo em que oferece essa vantagem, não interfere no índice do bom colesterol, apenas ajuda no controle de ambos.

4. A Banana Colabora com a Saúde dos Rins:

O potássio também é um aliado dos rins e, por isso, essa fruta ajuda a manter a saúde renal. Mas não é apenas por isso, e sim pelo fato da banana contar ainda na sua composição com antioxidantes, que são outras substâncias responsáveis pelo bom funcionamento dos rins.

5. Benefícios da Banana Para Tratar Verrugas e Psoríase:

Tanto as verrugas quanto a psoríase, que é uma doença cutânea que se caracteriza pela vermelhidão e irritação da pele, podem ser tratadas com a casca da banana. Para tanto, é preciso passar com cuidado no local afetado a parte de dentro da casca, duas vezes, todos os dias, durante 10 minutos.

6. Benefício da Banana no Tratamento da Acne:

Já que a banana é eficiente na hora de deixar a pele mais bonita e possui efeito anti-inflamatório, os nutrientes da fruta também funcionam no tratamento da acne, dessa forma, é preciso usar a sua casca. Utilize apenas um pedaço dela, aplicando com suavidade a parte de dentro da casca no local afetado.

7. A Banana Trata o Inchaço dos Olhos:

A banana também ajuda no combate às olheiras, graças ao seu potássio, que tem a função de remover o excesso de líquido que fica debaixo da pele. Para tanto, se recomenda amassar metade da fruta e aplicar ao redor dos olhos quando estiverem inchados, com o cuidado de não deixar que a mistura entre nos olhos.

8. Trata os Calcanhares Rachados:

Os benefícios da banana não funcionam apenas na pele do rosto, mas dos pés também e pelo seu efeito hidratante serve ainda para remover os rachados dos calcanhares.

Uma receita caseira com ótimos resultados consiste em amassar duas bananas e a pasta formada com elas passar nos pés limpos, após o banho. Depois de 10 minutos agindo, enxague-os bem com água.

9. A Banana Mantem a Pele Hidratada:

Outro benefício da banana para a pele é devido à alta quantidade de água na fruta, em torno de 75%, o que ajuda a hidratar. A vitamina A presente na fruta também serve como um hidratante natural, uma vez que ajuda na reparação da cútis seca e cansada. Além de comer a fruta é possível fazer uma máscara facial.

10. Benefícios da Banana Para Saúde do Cabelo:

A combinação de vitaminas, carboidratos e potássio da banana ajudam a manter a elasticidade natural do cabelo, protegendo os fios e evitando que se tornem quebradiços e com pontas duplas. Nesse sentido, as chances de ter caspa e cabelo sem brilho são reduzidas, mas não basta comer a fruta.

11. Trata Inflamações de Picadas de Mosquito:

Quando as picadas dos insetos deixam a pele inchada e com coceira, é possível reduzir a inflamação passando na pele a parte de dentro da casca de uma banana, já que nela existem substâncias anti-inflamatórias que ajudam a reduzir os sintomas.

12. Benefícios da Banana Para Recuperar a Ressaca:

A banana é fonte de energia e, por conta disso, uma ótima opção para curar a ressaca, recuperando o corpo, o que tem os seus efeitos potencializados quando a fruta é ingerida com iogurte e mel.

Nesse caso, a sua vantagem também está no fato do álcool reduzir a quantidade de potássio no sangue, sendo que a fruta consegue repor o mineral de modo eficiente.

13. Benefício da Banana por Seus Efeitos Afrodisíaco:

Devido ao magnésio que a banana possui, ela colabora com a circulação do sangue, permitindo uma melhor vasodilatação e, assim, pode ter papel importante no desempenho sexual.

Além disso, pelos seus nutrientes serem responsáveis por uma maior produção de serotonina, o hormônio do prazer, as chances de obter mais sucesso na cama são maiores.

beneficios da banana

14. Ajuda na Prevenção da Degeneração Macular:

A degeneração macular relacionada à idade é uma doença que afeta a retina de forma gradativa, assim, quem a possui perde aos poucos a visão. A vitamina A, bem como a alfa e beta-caroteno estão presentes na banana, sendo que esse trio é um dos grandes aliados da visão, pois protegem a retina, evitando a sua perda.

15. Previne a Diabetes Tipo 2:

A biomassa (feita com banana verde) é fonte de amido, nutriente esse que ajuda o pâncreas a trabalhar menos, reduzindo assim o nível de insulina, ou seja, o hormônio responsável por manter o nível de glicose adequado no sangue.

Já que a diabetes tipo 2 começa a se desenvolver pelo excesso de glicose na corrente sanguínea, ajuda a combatê-la.

16. A Banana Fortalece o Sistema Imunológico:

A vitamina B6 da banana também ajuda o organismo a produzir mais glóbulos brancos, as células que formam o sistema imunológico. Dessa forma, comer com regularidade ajudar a fortalecer o corpo.

17. Melhora o Humor e Evita o Estresse:

Devido à vitamina B6 da banana, as chances de estar com o humor melhor são maiores, pois esse nutriente possui esse poder, já que ajuda a deixar os nervos mais fortes do sistema nervoso, o que também ajuda na prevenção dos casos de estresse.

A fruta conta ainda com níveis elevados de triptofano, que está associado à serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

18. Benefícios da Banana Para Absorção do Cálcio:

O cálcio é um mineral essencial para o organismo, inclusive, para a saúde dos ossos. Porém, quando não é bem absorvido, o mineral é eliminado pela urina. Uma forma de ajudar na sua absorção é comendo alimentos ricos em potássio, como a banana, já que esse mineral consegue aumentar os níveis de cálcio do corpo.

19. Benefício da Banana Para Combater as Câimbras:

Quando os músculos se contraem de forma involuntária, ocorrem as chamadas câimbras, que podem provocar fortes desconfortos. Um dos motivos desse sintoma é a falta de nutrientes, inclusive, de potássio, do cálcio e do magnésio. E como a banana possui todos eles, é um ótimo alimento para ajudar na prevenção das câimbras.

20. Colabora com o Tratamento da Anemia:

Outro nutriente que a fruta possui é o ferro e, por isso, mais um dos benéficos da banana está no fato de ajudar no combate da anemia. Essa é uma doença muito comum e que pode levar a outros problemas de saúde.

21. A Banana Combate os Sintomas da TPM:

No período pré-menstrual são vários os componentes da banana que ajudam a reduzir os sintomas comuns desse momento. Tanto o triptofano, quanto a serotonina, a vitamina B6 e a dopamina juntas conseguem prevenir as mudanças de humor e o estresse, frequentes nessa ocasião.

22. Benefícios da Banana Para Reduzir os Sintomas de Azia:

A fruta, de preferência, quando não estiver muito verde, conta com propriedade antiácida, devido a algumas substâncias que a banana possui, o que permite dar alívio aos sintomas da azia. Por isso, coma a fruta quando tiver os primeiros sinais do problema.

23. Benefício da Banana Para Evitar a Insônia:

Quem sofre de insônia pode comer uma banana um pouco antes de se deitar para conseguir dormir, prefira as unidades menores e mais leves. Isso acontece porque a fruta possui o chamado triptofano, uma substância que está associada à produção do hormônio do sono, o que permite uma deliciosa noite de sono.

24. Ajuda a Saúde Cerebral:

Outros nutrientes que a banana possui são algumas vitaminas do complexo B, sendo que entre os seus benefícios está o de colaborar com as funções nervosas.

O potássio, mais uma vez, mostra os seus benefícios, sendo que ele também tem o poder de ajudar na aprendizagem, ao deixar a mente mais alerta. Esse mineral também diminui as chances de quem o consome sofrer um acidente vascular cerebral.

25. Mantem a Saúde dos Ossos:

A banana ajuda na saúde dos ossos devido às bactérias probióticas que possui, isso mesmo, semelhantes àquelas que são encontradas nos iogurtes naturais.

Dessa forma, os ossos se tornam mais fortes, já que essas bactérias ajudam o organismo a absorver melhor o cálcio, tanto o presente na própria quanto nos demais alimentos ingeridos que possuem esse mineral.

26. Benefícios da Banana Para Aumentar a Capacidade Digestiva:

As bactérias probióticas também são aliadas da digestão. Isso acontece porque elas agem no cólon e estão envolvidas na produção de enzimas que fazem com que a absorção de nutrientes pelo corpo seja maior.

27. Evita as úlceras Estomacais:

A banana também age positivamente no sistema digestivo de outra forma. Algumas de suas substâncias ajudam na proteção do estômago, como a fibra pectina, ao estimular a produção de suas células, as quais revestem o órgão.

28. Trata Casos de Diarreia e Prisão de Ventre:

Experimente comer a fruta quando estiver passando por um caso de diarreia. A fruta, desde que seja a da terra madura crua, tem a propriedade adstringente. Ou seja, ela consegue fazer com que a diarreia pare. No entanto, lembre-se que muitas vezes, a diarreia acontece para que alguma coisa. Que esteja fazendo mal ao organismo seja eliminada.

29. Benefícios da Banana Contra a Depressão:

As Bananas ajudam a superar a depressão devido a níveis elevados de triptofano, que é convertido em serotonina o neurotransmissor do cérebro de humor feliz.

30. Benefício da Banana Para Melhorar a Visão:

Ela possui vitamina A que preserva as membranas que envolvem os olhos e compõem uma das proteínas auxiliam no processamento da luz pela córnea.

banana

Outros Benefícios da Banana Para Saúde:

  • A fruta também é rica em fibras dietéticas e contém uma pequena quantidade de gordura;
  • O Teor de potássio na Banana é cerca de 500 mg enquanto que ele contém apenas 1 mg de sódio;
  • Problemas Intestinais e constipação podem ser facilmente evitadas com o consumo da Banana;
  • A fruta ajuda a fortalece os ossos e melhorar a densidade óssea no corpo;
  • Visão podem ser melhorada através do consumo da fruta diariamente;
  • O potássio é conhecido por ser um mineral destruidor do estresse;
  • A anemia pode ser impedida pelo seu consumo. Ela é rica em ferro, que auxilia na produção de hemoglobina;
  • É pobre em calorias e tem baixo índice glicêmico. Além disso, a Banana mantém a pessoa saciada, pois é rica em fibra alimentar
  • As Bananas são conhecidos para combater a doença de manhã e náuseas;
  • As Bananas são afrodisíaco e conter minerais quelantes e enzima Bromelina.

Efeitos Colaterais da Banana:

Enquanto a maioria de nós só pensamos nos benefícios que as Bananas podem oferecer, você já pensou sobre os possíveis efeitos colaterais que elas podem causar? Conheça agora os efeitos colaterais da Banana:

Sonolência: Pensou que começar um dia com uma Bananas é uma grande ideia? O que você provavelmente não sabia era que as Bananas podem fazer você se sentir sonolento, mesmo se você acabou de começar o dia.

Cárie Dentária: Rica em amido, as Bananas podem causar graves cáries se você não manter a higiene dental apropriada. De acordo com alguns estudos, a Banana pode ser ainda mais prejudicial para a sua saúde oral em comparação com o chocolate, alcaçuz vermelho e goma de mascar.

Problemas Respiratórios: Um dos Efeitos Colaterais da Banana que é um desdobramento da alergia ambrósia é a inflamação.

Enxaqueca: Se você está muitas vezes perturbada pelos excruciantes ataques de enxaqueca, você deve evitar a inclusão da fruta em sua dieta diária.

 

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Os 40 Benefícios do Agrião Para Saúde

Os 40 Benefícios da Alface Para Saúde!