Chá de Ipê Roxo – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Chá de Ipê Roxo – Origem, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, Nativo da América do Sul, o Ipê-roxo é encontrado e utilizado desde o norte da Amazônia até o Norte da Argentina, inclusive em arborização urbana no sudeste e centro-oeste do Brasil.

cha de ipe roxo Sua madeira apresenta boa durabilidade e resistência podendo ser utilizada na construção civil, nos instrumentos musicais e nas bolas de boliche. Da casca, são extraídos os ácidos tânicos e lapáchico, sais alcalinos e corante, usados para tingir algodão e seda.

Propriedades do Ipê Roxo:

As propriedades do Chá de Ipê Roxo são: cicatrizante, adstringente, analgésico, antiblenorrágica, antimicrobiana, antiinflamatória, antiinfecciosa, antitumoral, anti-sifilítica, antibactericida, antifungo, depurativa, diurético, além da sua potente ação antibiótica. Confira Alguns dos Benefícios do Chá do Ipê Roxo Para Saúde:

No extrato da entre casca é encontrada uma substância conhecida por lapachol. Essa substância tem o poder de inibir o crescimento de tumores malignos e, ao mesmo tempo, reduzir a dor.

Desta forma, o Chá de Ipê Roxo pode ser indicado para dores musculares, artrites e artroses, tumores e alguns tipos de câncer e psoríase.

Para as mulheres, nos casos de cólicas menstruais, corrimentos, candidíases e vaginites, sendo empregado internamente e também na forma de banhos de assentos.

Da entrecasca, faz-se um chá que é usado no tratamento de várias formas de diabetes, gripes e depurativo do sangue. Sendo indicado também para:

Ou seja, pode apreciar o Ipê Roxo além da sua boa aparência, pois o uso medicinal dessa planta funciona como um estimulante do sistema imunológico.

Como consumir Chá do Ipê Roxo?

Para preparar o Chá de Ipê Roxo, use duas colheres de sopa das cascas para cada litro de água. Em um recipiente, coloque a água e as cascas e leve ao fogo. Quando a mistura alcançar fervura, deixe cozinhar por mais dez minutos desligando em seguida.

Tampe e deixe a mistura em repouso pelo mesmo período de cozimento. Em seguida, basta coar e consumir de duas a três xícaras ao dia.

beneficios do cha de ipe roxo

Para afecções da boca, feridas e estomatite, coloque três colheres de sopa das flores frescas em um pilão e adicione uma xícara de água fervente.

Amasse bem a mistura e passe em uma peneira. Em seguida, adicione uma xícara de café de mel e misture bem, aplicando nos locais afetados com algodão, várias vezes ao dia.

Contraindicações e Cuidados com Ipê Roxo:

O Chá de Ipê Roxo não deve ser ingerido pelas mulheres grávidas e durante o período de lactação. Deve-se ter atenção com a quantidade de chá ingerida, pois, doses elevadas podem causar náuseas, vômitos, diarreia, efeito anticoagulativo do sangue e outros efeitos indesejados.

Lembre-se que a automedicação, inclusive com remédio natural, pode ser perigosa, por isso, sempre consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Janaúba – Origem, Benefícios e Como Usar!

cha de rubim

Chá de Rubim – Origem, Benefícios e Como Usar!