Os 30 Benefícios da Alfazema Para Saúde

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Alfazema Para Saúde são diversos, pois ela é repleta de propriedades que são importantes para que haja um bom funcionamento e boa manutenção do corpo. Além disso,  a  Alfazema é provavelmente o aroma mais suave que uma pessoa pode experimentar. Também pode ser adicionado a vários pratos para aromatizar e pode ajudar a aliviar a mente e o espírito também.

Conhecida também como lavanda ou lavândula, a Alfazema é conhecida pelo cheiro característico usado em produtos cosméticos ou de limpeza.

 

alfazema beneficios

Alfazema (Lavandula) é um grupo de plantas nativas do sul da Europa, norte e leste da África, sudoeste da Ásia e sudeste da Índia.

Historicamente, a Alfazema tem sido usada para fins médicos. Na era medieval, os médicos usaram lavanda para tratar ataques de epilepsia e enxaquecas.

O óleo essencial pode ser tomado por via oral, inalado como uma névoa ou aplicado topicamente como óleo ou loção.

Valor Nutricional da Alfazema:

O genótipo, ambiente e processamento de óleos essenciais de Alfazema afetam sua composição química. Diferentes espécies de Alfazema também contêm constituintes diferentes. Os constituintes principais da Alfazema são:

  • Linalool;
  • Acetato de Linalilo;
  • Cineole;
  • Cânfora;
  • Terpinen.

Linalool cria efeitos anti-conflito, enquanto o linalol e o acetato de linalilo causam efeitos sedativos. Então confira Os 30 Benefícios da Alfazema Para Saúde:

Benefícios da Alfazema Para Saúde:

1. Aumenta o Crescimento do Cabelo:

Em um teste de 86 pacientes calvos, o grupo que massageou uma mistura de óleos essenciais (lavanda, tomilho, alecrim e cedro) em seu couro cabeludo experimentou uma melhora nos sintomas de perda de cabelo. O óleo de lavanda também promove o crescimento do cabelo em ratos.

2. Pode Reduzir o Inchaço:

O crescimento excessivo de bactérias ruins no corpo pode causar inchaço. A Alfazema contém polifenóis que ajudam a reduzir a bactéria “ruim” em seu sangue, ajudando-o assim a se livrar de inchaço . Se você sofre de inchaço, você pode polvilhar uma Alfazema de culinária seca com seu iogurte grego. Isso irá reduzir a inchaço, bem como facilitar a digestão adequada.

Ela foi encontrada para tratar a síndrome do intestino irritável, dos quais inchaço é um sintoma.

3. Trata Problemas Gastrointestinais:

Constipação intestinal, gases, náuseas, azia e Gastrite são outros problemas gastrointestinais que podem ser tratados com o auxilio da ingestão de Alfazema.

4. Ajuda no Tratamento de Piolhos:

Sendo um poderoso anti-séptico, o óleo essencial pode aliviar o couro cabeludo de piolhos, ovos dos piolhos ou lêndeas. Massagear o couro cabeludo com este óleo pode matar ambos os piolhos e lêndeas. Para se livrar de piolhos, massageie o couro cabeludo com óleo 20 minutos antes da lavagem.

5. Ajuda no Alívio de Cólicas Menstruais:

Em dois estudos (ECAs), a Alfazema utilizada em uma massagem de aromaterapia na região do estômago reduziu significativamente a gravidade das cólicas menstruais.

6. Alivia a Náusea:

O óleo essencial de Alfazema é eficaz para aliviar os sintomas de náuseas. Para este propósito, coloque uma gota de óleo em uma extremidade da língua, atrás das orelhas ou sob o umbigo.

7. Alívio de Dores Localizadas e Relaxamento:

Pode aplicar óleo de Alfazema na pele em quase todas as situações que impliquem dor. Use-o para massajar feridas de herpes, articulações reumáticas, na bochecha sobrejacente a um dente que dói ou na testa para a enxaqueca. Enfiar um pedaço de algodão com umas gotas de óleo no ouvido alivia dores de ouvidos ligeiras.

A tintura e a tisana têm uma ação sistêmica, ajudando a relaxar, músculos tensos e doridos. Nas dores menstruais, tomar a tintura ou a tisana e massajar o baixo-ventre com o óleo pode dar alívio rapidamente.

8. Funciona Como Repelente de Insetos:

O cheiro do óleo é potente para muitos tipos de insetos como mosquitos, pernilongos e mariposas. Aplique um pouco de óleo de Alfazema na pele exposta quando estiver fora para evitar estas picadas irritantes. Além disso, se você for mordido por um desses insetos, o óleo essencial tem qualidades anti-inflamatórias que reduzirão a irritação e a dor associadas a picadas de insetos.

9. Ajuda a Curar:

Aplicar uma diluição de óleo de lavanda e água destilada para uma ferida pode ajudar a estimular a regeneração celular e curar feridas mais rapidamente.

alfazema

10. Possui Afeitos Anti-inflamatórios:

O óleo essencial de Alfazema tem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Em ratos, o óleo de Alfazema evitou inflamações e reações alérgicas quando aplicadas topicamente ou através de injeções. A Alfazema também pode suprimir a inflamação nos pulmões e prevenir a Asma brônquica

11. Alivia Dores de Cabeça:

Pesquisas recentes dizem que a inalação do perfume de Alfazema ou o massageamento do óleo nos templos, testa e pescoço (especificamente por trás das orelhas) podem tratar dores de cabeça.

12. Controla a Queda de Cabelo:

Em forma de óleo, ela combate a ansiedade e a depressão, que são as causas mais comuns de perda de cabelo. massagem regular com este óleo ajuda a controlar a perda de cabelo e melhorar o crescimento do cabelo, aumentando a circulação sanguínea.

De acordo com alguns estudos preliminares, seu óleo, quando combinado com outras ervas, pode ajudar a combater a perda de cabelo.

13. Ajuda a Beneficiar a Pele:

Ela é embalada com antioxidantes que protegem e nutrem a pele, tornando-se um complemento perfeito para qualquer fórmula de cuidados com a pele.

14. Trata Problemas de Estômago:

Sua flor íngreme ou seca em água quente durante três minutos antes de se esforçar e beber. Este chá irá ajudar com problemas no estômago, mau hálito e dor associada à artrite, dor nas costas e dor de cabeça.

Você também pode tentar um copo calmante antes de dormir, especialmente se sentir ansioso, sobrecarregado ou deprimido.

15. Acaba com a Dificuldade em Dormir:

Quer seja usada em óleo essencial (algumas gotas num queimador ou usadas numa massagem), em flores secas (numa almofada de ervas), ou em tintura (uma colher de chá antes de deitar), a ela melhora a qualidade do sono. Conjuga-se bem com outros remédios naturais para dormir, como a passiflora (Passiftora incarnata) e a cidreira (Melissa officinalis).

16. Diminui Dores de Cabeça:

Em um ensaio controlado de 47 pacientes, a inalação deste óleo reduziu significativamente a gravidade da dor de cabeça em comparação com o placebo.

17. Fortalece o Sistema Nervoso:

Estudos mostram que a inalação desta fragrância tem um efeito calmante no sistema nervoso, tornando-se uma ótima alternativa para aliviar o estresse, a ansiedade, a depressão e a fadiga.

18. Funciona Como um Perfume Natural:

Seu óleo é uma alternativa saudável e sem químicos aos perfumes e colônias. Você pode passar um pouco de óleo na parte de trás do pescoço ou pulsos para cheirar e se sentir bem.

19. Ajuda a Tratar Eczema:

O óleo tem a capacidade para aliviar a coceira e reduzir os sintomas de Eczema. Também descongestiona as áreas irritadas na pele por adição de umidade, acelerando assim o processo de cicatrização.

20. Melhora a Função Cognitiva:

Não só o óleo de lavanda aumenta o humor, mas outros estudos demonstraram que seu perfume ajuda as pessoas a realizar cálculos de forma mais rápida e precisa do que aqueles que não inspiram o aroma antes de fazer testes.

alfazema beneficio

21. Combate a Caspa:

Para as pessoas que sofrem com a caspa, misture lavanda com azeite e massageie no couro cabeludo para se livrar da caspa e outros desequilíbrios no couro cabeludo.

Outros Benefícios da Alfazema:

Ela também pode tratar problemas como:

  • Excesso de gases;
  • Problemas de pele e alergias a picadas de insetos;
  • Cansaço e exaustão física;
  • Má digestão e irritações no estômago;
  • Asma brônquica;
  • Problemas de sono;
  • Enxaquecas e espasmo;
  • Problemas do sistema nervoso como ansiedade, angústia ou agitação;
  • Má circulação e hipotensão arterial.

Efeitos Colaterais da Alfazema:

O principal efeito colateral da Alfazema é a sonolência, devido ás suas propriedades relaxantes e calmantes, mas isto apenas se verifica quando esta é ingerida em excesso.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 40 Benefícios do Suco de Tomate Para Saúde

beneficio da salsa

Os 30 Benefícios da Salsa Para Saúde