Nutrientes

Micronutrientes: o que é, para que serve, e por que são importantes

Por Francysco Silva, em

Os Micronutrientes são substâncias como vitaminas e minerais que são essenciais para um crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Embora os micronutrientes sejam necessários apenas em pequenas quantidades pelo corpo, uma deficiência de micronutrientes pode causar sérios problemas.

As deficiências de vitamina A, ácido fólico, iodo, ferro e zinco são prevalentes em todo o mundo e podem ter graves conseqüências para crianças, mulheres grávidas e mulheres em idade fértil.

Como obtê-los:

Garantir que você obtenha uma dieta bem equilibrada é a chave.

Você pode obter Micronutrientes através de uma variedade de carnes e frutos do mar, produtos lácteos, nozes e sementes, frutas, vegetais e grãos.

Se você não receber Micronutrientes suficientes, você será deficiente nesses elementos vitais, resultando em menos do que o ideal.

Por exemplo, se você não receber vitamina A suficiente, sua visão pode sofrer, e se você não obtém ferro suficiente, você pode desenvolver anemia que leva à fadiga.

Vitamina A:

A vitamina A, ou retinol, é uma vitamina solúvel em gordura necessária para uma boa visão e pele saudável, dentes, ossos e tecidos moles.

A vitamina A está presente na carne vermelha, fígado, rim, óleo de peixe, ovos, produtos lácteos e alimentos fortificados.

O betacaroteno, encontrado em frutas e vegetais amarelos e laranja, bem como vegetais de folhas verdes, é convertido em vitamina A pelo corpo.

A deficiência de vitamina A pode levar a problemas de visão e aumentar a probabilidade de infecções.

Ácido Fólico:

O ácido fólico, também conhecido como folato ou vitamina B9, é uma vitamina solúvel em água importante para síntese de DNA, crescimento celular, formação de tecidos corporais e prevenção de defeitos congênitos.

O ácido fólico é encontrado em vegetais de folhas verdes, como espinafre e couve, suco de laranja e cereais de pequeno-almoço fortificados.

Tomar 400 mcg de ácido fólico diariamente antes da concepção e durante os estágios iniciais da gravidez ajuda a prevenir defeitos do tubo neural em um bebê em desenvolvimento.

Iodo:

O iodo é um mineral essencial necessário para fazer hormônios tireoidianos, que são necessários para o crescimento saudável.

A principal fonte dietética de iodo é sal de mesa, mas também é encontrada em peixe, alga, alho, sementes de gergelim, espinafre e abóbora.

Uma deficiência de iodo pode causar crescimento tardio e desenvolvimento, fadiga, ganho de peso, sensibilidade a temperaturas variáveis ​​e pele seca.

Pelo menos 1 bilhão de pessoas nos países em desenvolvimento podem estar em risco de deficiência de iodo.

Ferro:

O ferro é um mineral essencial necessário para a formação de hemoglobina, uma proteína presente nos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio ao redor do corpo.

O ferro está presente em carne vermelha, fígado, aves, salmão, atum, gema de ovo, feijão seco, frutas secas, grãos inteiros, nozes e vegetais de folhas verdes.

Uma deficiência de ferro pode levar à anemia ferropriva, uma condição caracterizada por fadiga, falta de ar, tonturas, perda de peso e dores de cabeça.

As mulheres grávidas e menstruadas e as crianças pequenas correm maior risco de deficiência de ferro.

Zinco:

O zinco é um mineral essencial necessário para o crescimento e desenvolvimento normal, pele saudável, prevenção de infecções e cicatrização de feridas.

O zinco é encontrado em carne vermelha, aves de capoeira, ostras, feijões, nozes, grãos integrais e cereais de pequeno-almoço fortificados.

Uma deficiência de zinco pode causar crescimento e desenvolvimento tardio em crianças e adolescentes, perda de cabelo, diarreia, cicatrização tardia de feridas, perda de apetite e perda de peso.

Crianças em países em desenvolvimento que são deficientes em zinco podem estar em maior risco de infecções, como pneumonia.

Micronutrientes oferecem muitos benefícios para a saúde.

Incorporar estas vitaminas e minerais em sua dieta, além de ter um estilo de vida ativo e boa rotina de fitness, é fundamental para manter a vida mais saudável possível.

Combinando esses nutrientes com produtos como Gel pode ajudar na cicatrização de cortes e arranhões também.

Sair da versão mobile