Chá de Visco Branco – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Chá de Visco Branco – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios desse chá para saúde. Além disso, o visco branco, cujo nome científico é Viscum álbum, pertence à família Loranthaceae. Ele é um arbusto semiparasita que cresce em troncos de outras árvores. Sua origem é europeia.

Devido a sua raridade, o Chá de Visco Branco já foi considerado um chá sagrado, por isso mesmo foi muito relacionado ao Natal. As lendas também afirmam que o visco branco pode ser utilizado como amuleto que protege de forças malignas.

cha de visco branco

Além disso, algumas pessoas acreditam que o Chá de Visco Branco é um canal para o contato dos seres humanos com o divino e que ele pode causar sonhos místicos, além de aumentar a fertilidade masculinas e trazer poder, saúde e riqueza.

O visco branco para quem não conhece, é uma planta parasita que finca suas raízes nos troncos de árvores de folhas caducas ou caducifólias (árvores essas que soltam suas folhas em épocas frias ou secas, para gastar menos água), tipo abetos e pinheiros e delas suga sua seiva ?

Essa planta parasita é, entre nossas ervas medicinais, uma das de maior prestígio. É um arbusto arredondado, resistente ao inverno, e que tem folhas de cor verde-amarelada, assemelhando-se ao couro.

As bagas são esbranquiçadas, parecendo vitrificadas e têm a polpa pegajosa por dentro. As sementes são espalhadas quando os passarinhos, nos galhos de outras árvores, limpam seus bicos das sementes que ficaram grudadas ou por meio dos seus excrementos.

Propriedades do Chá de Visco Branco:

O Chá de Visco Branco é indicado para edema, frieira, nervos, albuminúria, epilepsia, leucorreia, hipertensão, aterosclerose e tosse. Além disso, ele atua na regulação da pressão sanguínea. O principal valor terapêutico do Chá de Visco Branco é no tratamento da hipertensão, embora seja usado também para epilepsia, insônias e zumbidos.

Para as mulheres, a planta é especialmente indicada para aquelas que já estão entrando na menopausa. Ela ajuda a reduzir os episódios de calor causados pela alteração hormonal e até a diminuir as palpitações. Já as mulheres em período fértil podem tratar de dores menstruais, infertilidade ou cólicas pós-parto.

Seus principais princípios ativos são: flavonoides, como rutinosídeo, quercetina, isorhamnetina, sakuranetina, rhamnosídeo e hoeriodictiol; glicoproteínas, como lectina I, II e 111 e viscumina; polipetideos como viscotoxinas A2, A3, B, Ps 1 e ácidos fenólicos como coniferil-4′-0-glicosídeo e syrigenina.

Origem do Chá de Visco Branco:

Natural da Europa, a planta chamada visco é um arbusto da família das Lorantáceas e que tem como nome científico Viscum album. Trata-se de uma planta parasita, tendo em vista que ela cresce e vive sobre árvores de outras espécies como os carvalhos, nogueiras, salgueiros etc.

Nos antigos livros sobre ervas, aparece com nomes populares como “pédos-druidas”, “escova-das-bruxas”, o que permite concluir que na antiguidade o Chá de Visco Branco gozava de bastante fama como chá curativo e mágico.

Atribui-se a ela poderes misteriosos. Os druidas consideravam-na planta sagrada, como panaceia, para todos os males. Os sacerdotes do antigos celtas colhiam a planta com facas e podadeiras de ouro, em cerimônias solenes.

Os antigos médicos naturalistas empregavam-na como um remédio deficiente e seguro contra a epilepsia. Tal virtude, conhecida já por nossos antepassados, é também bem reconhecida e recomenda-se o visco para combater convulsões crônicas e transtornos histéricos.

Colhem-se as folhas e os talos pequenos desde o início de outubro até a metade de dezembro e nos meses de março e abril. Nos demais meses o visco branco carece de propriedades curativas. Para secar, corta-se a erva sobre o carvalho e o choupo.

No entanto, aquelas que crescem sobre abertos, pinos e árvores frutíferas também têm seus efeitos curativos. Eis outro conselho útil como nos meses de março e abril o visco branco quase não tem bagas, porque no inverno os pássaros as comem, esta é a melhor época pra colhê-lo. O Chá de Visco Branco é um poderoso estimulante da função das glândulas, é um remédio excelente para ativar o metabolismo.

Benefícios do Chá de Visco Branco Para Saúde:

O Chá de Visco Branco possui ação antiespasmódica, antitumor, cardiotônica, diurética, emenagoga, hipotensa, imunoestimulante, nervino, sedativa e vasodilatadora. Como um sedativo natural, o visco auxilia em casos de ansiedade, estresse, insônia e nervosismo.

O Chá de Visco Branco, conhecido como Iscador, estimula o sistema imune, vez que aumenta a produção de células T (linfócitos T). Embora o Iscador seja considerado uma terapia complementar para o tratamento do câncer, é o medicamento oncológico mais comum da Alemanha.

O Chá de Visco Branco melhora a condição da aterosclerose, vez que regula os batimentos cardíacos e fortalece a parede dos vasos sanguíneos. Age como um tônico para o coração ao prevenir doenças cardíacas e melhorar a circulação sanguínea.

O Chá de Visco Branco é indicado para casos de hipertensão, dores de cabeça causada pela pressão sanguínea, zumbidos no ouvido e visão turva. Também é útil no tratamento de convulsões, dores de cabeça, enxaqueca, epilepsia, hipertensão, reumatismo (cataplasma), dentre outras condições de saúde.

O Viscum album é uma planta semi-parasitária que cresce em árvores decíduas nativas da Europa, Ásia e Norte da África. A sua constituição química pode variar de acordo com a planta hospedeira. Pode conter ácido cafeico, alcaloides, acetilcolina, betulina, colina, fenilpropenos, flavonoides.

Glicoproteínas, lignanas, histamina, polipeptídeos (viscotoxina), polissacarídeos, saponinas triterpênicas e vitamina C, dentre outras substâncias químicas. Também possui quantidades de cádmio, cálcio, cobalto, cobre, iodina (vitamina B12), magnésio e potássio.

Como usar o Chá de Visco Branco:

Você pode fazer uso do Chá de Visco Branco de diversas maneiras macerado, pílulas ou chá. A maceração pode ser em vinho e você pode tomar 100 ml por dia. Se você preferir, coloque 2 gramas do visco branco seco ou uma colher (de sobremesa) para cada xícara de água fria, deixe por 12 horas e depois tome até três vezes por dia.

Em forma de pílulas, você vai encontrar em casas especializadas. Já o Chá de Visco Branco, você pode fazer em casa, seguindo as recomendações a seguir:

  • Separe uma colher das de sobremesa do visco branco seco;
  • Ferva uma xícara de chá de água;
  • Insira o visco branco quando a água levantar fervura;
  • Desligue a panela e deixe apurar;
  • Espere de 5 a 10 minutos;
  • Coe;
  • Tome até duas vezes por dia.

beneficios do cha de visco branco

Cuidados e Contraindicações do Chá de Visco Branco:

Apesar de não conter grandes quantidade de cafeína, o Chá de Visco Branco deve ser evitado por grávidas e lactantes, pois a substância atravessa a barreira placentária e leite materno. Pessoas com hipertensão, úlceras gástricas, insônia e batimentos cardíacos irregulares devem tomar cuidado com o excesso de Chá Branco e consultar o médico antes do consumo da bebida.

Agoniada – Origem, Benefícios e Como Usar

Assa Peixe – Origem, Benefícios e Como Usar!