Benefícios das Plantas

Os 22 Benefícios da Arnica Para Saúde

Benefícios da Arnica

Os Benefícios da Arnica são muito importantes para a saúde, pois a Arnica é rica e,m inúmeros nutrientes que podem ser obtidos de varias formas como o óleo, tintura, chá ou macerado. Além disso, a Arnica, de nome científico Arnica montana L., também é conhecida popularmente como Panaceia-das-quedas, Craveiros-dos-alpes ou Betônica.

Essa planta é uma planta muito conceituada nas medicinas ancestrais dos povos europeus e, atualmente, também na moderna fitoterapia. As propriedades curativas e os benefícios que ela traz ao nosso corpo já são conhecidos há muitos séculos e, cada vez mais considerados pelas medicinas modernas.

Arnica Benefícios

O que atrai na Arnica é a sua capacidade de agir no combate às situações dolorosas (contusões, dores de cabeça, machucados) e seu potencial anti-inflamatório, comprovadamente efetivo, para além do seu uso consagrado como cicatrizante e no combate às hemorragias. Também é reconhecida em suas ações anti-séptica e analgésica, tônica e estimulante.

O seu uso também é muito recomendado na homeopatia e na antroposofia como preventivo nos pré-operatórios e como tratamento em casos de cirurgia ortodôntica, pequenas cirurgias ambulatoriais, pós-operatórios, tanto na medicina humana quanto na veterinária. Então confira agora os Benefícios da Arnica Para Saúde:

1. Benefícios da Arnica Para Reduzir Inchaço e Dores:

O seu uso tópico é comumente indicado para reduzir inchaço e a dor causados por entorses, contusões, problemas musculares e articulares, e também por picada de inseto. Em relação ao uso interno, ela é utilizada como remédio homeopático para dores, contusões, artrites e reumatismo.

2. Trata Machucaduras:

Com propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, anti-hemorrágicas e antissépticas, a Arnica vem sendo usada há centenas de anos com a finalidade de minimizar rapidamente sintomas de machucaduras após batidas, cortes e acidentes de toda espécie, conforme destaca Eliete.

3. Ajuda na Redução do Colesterol:

O chá também trás bons benefícios para o controle do colesterol, diminuindo principalmente o LDL, que é a versão ruim. A planta ajuda a inibir a lipogênese, mas não deve ser consumida em grandes quantidades diárias. (A dosagem deve ser indicada por seu médico).

Arnica

4. Benefícios da Arnica na recuperação geral:

A maior propagação da Arnica foi no meio estético, nas clínicas de diversas especialidades, desde salões de beleza até centros de cirurgias avançadas.

Seu rápido efeito restaurador, diminuindo a dor, acelerando a cicatrização em menos de 1/3 do tempo, amenizando significativamente as cicatrizes das cirurgias plásticas em geral, deram a ela um lugar de destaque considerável. Crianças, idosos, gestantes, adolescentes, animais, plantas todos se beneficiam da sua capacidade de recuperação.

5. Alivia a Dor Menstrual:

Como a Arnica conta com propriedades anti inflamatórias, o consumo do seu chá (com indicação médica/obstetra) por mulheres no período menstrual, pode ajudar na diminuição e tratamento das cólicas. Na forma de compressa, o chá também pode ser aplicado sobre o abdômen, para ajudar a diminuir a inflamação e também as dores.

6. Minimiza Tensão Pós-traumática:

A Arnica também é muito utilizada antes e depois de cirurgias para ajudar a minimizar a tensão pós-traumática (hematomas e inchaços).

7. Ajuda a Tratar as Hemorragias:

Em alguns casos de hemorragias, onde os vasos sanguíneos podem estar com pequenas fissuras, mas não há vazamento, o chá de Arnica pode ser ótimo para a cicatrização, justamente por suas propriedades anti inflamatórias.

É claro que não são todas as hemorragias que podem ser tratadas apenas com chás, mas as micro e superficiais, que podem se tornar algo mais grave futuramente, podem ser evitadas e curadas.

8. Ajuda na Superação de Traumas:

O uso oral da Arnica pode ainda ser muito útil em tratamentos de caráter emocional. Eliete destaca que a homeopatia tem uma ação muito mais profunda do que a tópica porque amplia para os níveis energético, mental e emocional, acessando assim traumas emocionais ligados a todos os tipos de acidentes.

Traumas de assaltos, situações traumatizantes em geral, desde perda do emprego a separações podem ter grande reconforto em seu uso.

9. Benefícios da Arnica na Eliminação de Bactérias:

Como ela possui propriedades anti inflamatórias e anti bacterianas, o seu chá ajuda a tratar ou eliminar bactérias do organismo.

10. Benefícios da Arnica Para Auxílio na odontologia:

A Arnica é também aliada na odontologia, antes, durante e após tratamentos diversos, atuando como anti-inflamatória, diminuindo e evitando hemorragias.

Outros Benefícios da Arnica:

Ela pode servir para ajudar no tratamento de:

  • Em caso de traumatismo;
  • Garganta inflamada;
  • Distensão muscular;
  • Dores articulares;
  • Tônico muscular;
  • Picada de inseto;
  • Dor muscular;
  • Escoriações;
  • Equimoses;
  • Furúnculo;
  • inchaços;
  • Artrite;

As propriedades da Arnica incluem sua ação anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-fúngica, analgésica, antisseptica, fungicida, anti-histamínica, cardiotônica, cicatrizante e colagoga.

Arnica Benefícios

Infusão Para uso Externo:

Esta infusão é indicada para usar em caso de machucados, arranhões, contusões e hematomas na pele, mas também pode ser utilizada para fazer gargarejos no caso de garganta inflamada, mas nunca ingerida.

Ingredientes:

  • 250 ml de água fervente
  • 1 colher (de chá) das flores de Arnica

Modo de Preparo:

  • Colocar as flores de Arnica na água fervente e deixar repousar por 10 minutos.
  • Coar, mergulhar a compressa e aplicar morno sobre a região afetada.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.