Celidônia – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Celidônia – Origem, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, a Celidônia possui muitas propriedades medicinais que são importantes para saúde do corpo humano. A Celidônia, também conhecida como erva-andorinha, Celidônia maior, seruda, quelidônia, erva-das-verrugas e greater celandine (inglês), é uma planta de talo ramificado, de flores amarelas ou douradas e que pode atingir até 80 centímetros de altura. Todas as suas partes, desde a raiz até as flores, podem ser aproveitadas no preparo de remédios naturais.

beneficios da celidonia

A planta era usada durante a Idade Média para combater a peste bubônica. A Celidônia floresce na primavera quando as andorinhas aparecem no hemisfério norte e murcha quando as andorinhas voam para o sul em busca de calor durante o inverno.

As flores são de coloração amarelo dourado, são dispostas em pequenos buquês. O fruto é capsular e a semente esverdeadas, provida de um falso arilo, que ajuda na sua dispersão.

O seu cultivo pode ser feito por sementes ou por pedaços de rizomas. Colhe-se a planta inteira antes de florescer ou no começo da floração. A planta tem um bom desenvolvimento em lugares frescos ou sombreados, geralmente sobre escombros e muros velhos.

Quando fresca essa planta produz um látex amarelo, de sabor acre e picante, extraído do corte do caule ou do pecíolo da folha. O mesmo sabor têm as folhas quando mascadas frescas, ainda que menos forte, mas igualmente desagradável e nauseante.

Origem da Celidônia:

A Celidônia possui uma longa história de uso em países europeus e na medicina herbal chinesa para o tratamento de várias doenças. A raiz, folhas e látex da planta possuem propriedades medicinais. Os gregos antigos utilizavam a planta no tratamento de problemas no fígado, vesícula e pele.

Na China, era utilizada como relaxante muscular e antiespasmódico. Alguns estudos detectaram potencial antiviral, antitumor e antimicrobiano na planta. A Chelidonium majus é um calmante para o sistema nervoso e sedativo moderado.

Propriedades da Celidônia:

O extrato da Celidônia é composto de alcaloides e flavonoides e possui forte potencial antioxidante, em maior concentração nas raízes da planta, utilizada para o tratamento de doenças no fígado. A planta também possui ação diurética, espasmolítica e antimicrobiana. Então, confira os Benefícios da Celidônia Para Saúde:

Benefícios da Celidônia Para Saúde:

  • Está provado o seu efeito sedativo nas inflamações do ducto biliar, dores de estômago e asma.
  • A Celidônia possui propriedades diuréticas laxativas benéficas para problemas relacionados com o fígado e vesícula biliar.
  • Era utilizada desde a Idade Média para o combate da peste bubônica.
  • Na China, era usada como antiespasmódico e relaxante muscular.
  • Já os gregos antigos faziam remédios a partir da Celidônia para tratar de problemas do fígado, da vesícula e da pele.
  • Atualmente, alguns estudos ainda comprovam suas capacidades antivirais, antimicrobianas e antitumorais.
  • O suco fresco da Celidônia é aplicado a verrugas, lombrigas, eczema e calos. A planta é usada para infecções na bexiga. A pomada é usada para herpes.
  • A erva é um calmante para o sistema nervoso e sedativo moderado.
  • O chá de Celidônia estimula o funcionamento da bexiga, fazendo a pessoa urinar mais vezes por dia e assim limpar melhor o organismo.
  • Como antimicrobiana, a planta também previne infecções causadas por bactérias, micróbios e fungos, já que inibe seu desenvolvimento.

Como Usar a Celidônia:

Para tomar o chá de Celidônia, amasse 1 folha fresca de Celidônia e a coloque numa xícara de chá com a água ainda quente. Tampe e deixe descansar durante toda a noite. Na manhã seguinte, coe e tome o chá ainda em jejum. É o chá ideal para eliminar cálculos biliares e ativar as funções hepáticas.

Já se seu problema for algum tipo de infecção na vesícula, separe uma garrafa de vinho branco, 5 colheres de sopa da planta seca e algumas sementes de anis-estrelado. Deixe descansar por uma semana, então coe e esprema. Beba 1 taça antes das refeições principais até a bebida acabar.

Para problemas de pele, amasse as folhas, enrole-as em um pano limpo e sobreponha-as sob uma panela de água fervente, sem que se molhem. Deixe o vapor penetrar o pano e amolecer as folhas. Então, quando estiver morno coloque no local machucado, dolorido ou com verruga e deixe permanecer por até meia hora.

Repita o procedimento 3 vezes por dia durante 7 dias. Caso o local não melhore definitivamente neste período, repita por mais uma semana, 2 vezes por dia, até que o problema que lhe aflige desapareça totalmente.

Toxicologia da Celidônia:

O uso interno da Celidônia é desaconselhado, pois pode provocar estomatite e gastrite. Evitar o contato com os olhos. Seu uso interno requer acompanhamento de profissional habilitado. Sempre foi creditado a planta efeitos tóxicos, mas as pesquisas mais recentes não confirmaram essa toxidade, em experimentos com cobaias.

Também não apareceram reações inflamatórias ao contato com olhos de cobaias, mas aconselha-se evitar o contato da planta diretamente com a região ocular.

Posologia da Celidônia:

Adultos: 2,5 a 5 ml de tintura divididos em 2 doses diárias, diluídos em água em uso interno para reduzir o colesterol; 1 folha fresca macerada por 1 noite em 1 xícara de água tomada em jejum para ativar as funções hepáticas, biliares e na litíase biliar; Aplicação do látex amarelo do caule e da folha sobre verrugas e calosidades 1 vez ao dia; Extrato fluído: 1 a 2 ml 3 vezes ao dia.

celidonia

Efeitos Colaterais da Celidônia:

A superdosagem dessa planta pode causar intoxicação, resultando em vômitos, diarreia, sonolência, tosse, febre, fadiga, tontura e ulcerações. Durante o uso, a urina pode ficar com uma pigmentação amarela luminosa.

Não deve ser utilizada durante a gravidez e nem por mulheres lactantes. Pessoas com hipertonia não devem consumir a Celidônia. Recomenda-se consulta a um herborista ou médico especializado antes de ingerir a Celidônia.

A Celidônia é uma planta medicinal muito interessante, no entanto ela pode apresentar riscos em caso de uso interno. Por outro lado, para as cápsulas ou gotas vendidas em farmácias, não existe risco algum, pois esses medicamentos são controlados pelas autoridades.

A seiva de Celidônia também pode ser utilizada em caso de verrugas, como medicina popular. Na verdade, o efeito não foi comprovado cientificamente então pode se tratar de um efeito placebo ou psicológico, pois sabe-se que o composto psicológico é essencial na cura das verrugas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Amieiro – Origem, Benefícios e Como Usar!

umari

Os 10 Benefícios do Umari Para Saúde