Os 40 Benefícios do Suco de Graviola Para Saúde

Os 40 Benefícios do Suco de Graviola Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Suco de Graviola Para Saúde são muitos e eficazes. Além disso, o Suco de Graviola é cheio de nutrientes que são essenciais para preservar e favorecer a saúde do corpo humano. A graviola (Annona muricata) é uma planta originária das Antilhas. É grande, tem forma ovalada e casca verde-pálida com espinhas.

beneficio do suco de graviola

Possui polpa branca, de sabor agridoce. Seu consumo inicialmente era apenas alimentício. No entanto, resultados de estudos científicos comprovaram amplamente suas propriedades medicinais, sendo utilizada de outras formas além do consumo da fruta in natura.

A graviola é uma fruta tropical e originária da América Central principalmente nas Ilhas Caribenhas. No Brasil a graviola é fartamente produzida principalmente na região Norte e Nordeste do nosso país.

Sua árvore chega a uma altura de quase 5 metros e dá seus frutos o ano inteiro para o nosso deleite. Popularmente conhecida como Jaca do Pará ou Jaca de Pobre. Os povos indígenas e os povos antigos descobriram lá atrás suas importantes propriedades medicinais.

Devido à sua cremosidade, a graviola apresenta várias formas de consumo e aplicações culinárias, como in natura, sucos, sorvetes, geleias, mousses, outros doces e bebidas.

Valor Nutricional do Suco de Graviola:

O Suco de Graviola é extremamente nutritivo, este suco pode ser feito com suas folhas, raízes, casca e sementes, pois, possuem grande tradição de uso em compostos medicinais, sendo utilizados como remédio natural para doenças .

Sua composição química é rica em carboidratos, vitamina C, vitamina B1 e vitamina B2, anonacina (presente na casca), e compostos fitoquímicos e bioativos. Sua composição traz nutrientes importantes como carboidratos, proteínas, cálcio, fósforo, zinco, vitaminas do complexo B , que são importantes para o metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras boas. Então, confira também os Benefícios do Suco de Graviola Para Saúde:

Benefícios do Suco de Graviola Para Saúde:

1. Reduz a Pressão Arterial:

O Suco de Graviola é muito bom contra a hipertensão, pois possui potássio. Devido a isso, o Suco de Graviola é ótimo diurético, o que ajuda a reduzir a pressão arterial. Desta forma, o Suco de Graviola é recomendado para hipertensos também.

2. Favorece a Saúde do Fígado:

A ingestão regular do Suco de Graviola é uma maneira saudável de apoiar as funções tanto do fígado quanto da vesícula biliar.

Sua riqueza em antioxidantes favorece a depuração deste órgão e o ajuda no processo de digestão das gorduras para que trabalhe em perfeitas condições.

3. Ajuda a Regular o Transito Intestinal:

Por seu teor de fibras naturais, o Suco de Graviola ajuda de forma positiva contra a prisão de ventre.

Por outro lado, também é útil para restabelecer e cuidar da flora intestinal, e por isso consegue otimizar o sistema digestivo.

4. Ajuda a Promover Energia:

Para não ter que recorrer a energéticos comerciais e ricos em compostos estimulantes, vale a pena levar em consideração que o Suco de Graviola pode representar uma fonte mais saudável de energia.

Isso se deve ao seu teor significativo de frutose, o doce natural das frutas, que pode ativar o corpo tanto a nível físico como mental. Aconselhamos consumir a graviola no café da manhã para começar o dia com muita energia.

5. Promove a Saúde do Coração:

O Suco de Graviola tem uma propriedade hipotensora, por mecanismos periféricos envolvendo antagonismo do cálcio– o que é bom para pessoas com pressão alta; propriedade vasodilatadora, antiespasmódica (relaxa músculo liso), e ainda ajuda a desacelerar o ritmo cardíaco, por sua propriedade sedativa.

6. Benefícios do Suco de Graviola Para Acelerar o Metabolismo:

A vitamina B1 presente no Suco de Graviola acelera o metabolismo, a circulação sanguínea e evita distúrbios nervosos. Ele também contém vitamina B2, que é vital para a produção de energia do corpo, o armazenamento de gordura, o funcionamento do sistema nervoso e manutenção do músculo cardíaco.

7. Combate os Radicais Livres:

Fonte rica em vitamina C e o ácido ascórbico, o Suco de Graviola, aumenta a quantidade de antioxidantes no corpo, que desempenham um papel importante no combate dos radicais livres que são responsáveis ​​pelo envelhecimento da pele. Ao eliminar os radicais livres, os sinais de envelhecimento, tais como linhas finas, rugas e pigmentação, diminuem.

8. Favorece a Perda de Peso:

A presença de alto teor de fibras faz com que o Suco de Graviola possa ser uma aliada no controle do peso. Isso porque as fibras retêm água no interior do trato gastrointestinal, levando a uma maior sensação de saciedade por mais tempo em relação a refeições sem fibras. Isso ajuda a reduzir a fome e a controlar a quantidade de calorias ingerida, contribuindo para dietas de baixa caloria.

Além disso, se ingerido com outros alimentos, as fibras ajudam a reduzir o índice glicêmico da refeição como um todo, o que ajuda a evitar o acúmulo da glicose sanguínea como gorduras. O índice glicêmico do Suco de Graviola é 32, considerado bastante baixo, porém ela deve ser consumida com moderação uma vez que uma unidade da fruta pesa em média 1 a 4kg e cada 100g possui 16g de carboidratos.

Isto significa uma grande quantidade de açúcares, e consequentemente calorias, por unidade, o que pode afetar o balanço calórico diário ideal, levando ao ganho de peso.

9. Promove a Saúde dos Ossos:

O Suco de Graviola é fonte de cálcio e fósforo, essenciais na formação e manutenção dos ossos, evitando e auxiliando no tratamento da osteoporose. Além disso fornece também zinco, que é um cofator da vitamina D e trabalha permitindo a ação dessa vitamina na fixação do cálcio e outros minerais para formação de tecido ósseo.

10. Combate Vírus e Bactérias:

Estudos científicos demonstraram a ação do Suco de Graviola como agente anti-inflamatório e antimicrobiano. Ele foi eficaz contra um grande número de bactérias, e já é utilizado como auxiliar no tratamento de doenças como febre, pneumonia, diarreias bacterianas, infecções urinárias e até mesmo infecções de pele.

Demonstrou ter ação também contra o vírus da herpes, espécies de Leishmânia, causadoras de leishmaniose e Tripanossoma cruzi, causador da doença de Chagas.

A atividade do Suco de Graviola analgésica e anti-inflamatória também foi identificada por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora em estudo publicado em 2010. Extratos das folhas da graviola demonstraram reduzir a dor e inflamação em modelos animais.

11. Benefícios do Suco de Graviola Contra Gripes e Resfriados:

Graças a seu já mencionado teor de vitamina C, o Suco de Graviola também contribui para a prevenção e combate da gripe e do resfriado. Logo, isso repercute positivamente no fortalecimento do sistema imunológico, já que aumenta nossas defesas para enfrentar os vírus e bactérias.

Suas propriedades nutritivas permitem que nosso corpo se mantenha saudável.

12. Combate a Depressão e Ansiedade:

Pesquisas têm demonstrado que a serotonina presente no Suco de Graviola é um neurotransmissor de importância central na depressão, e a suplementação com triptofano já vem sendo utilizada como estratégia terapêutica em pacientes com essa doença. Baixos níveis de melatonina levam à insônia, irritabilidade e estresse.

Assim, o Suco de Graviola pode auxiliar na manutenção de níveis adequados de triptofano, vitamina B3 e magnésio e consequentemente de serotonina e melatonina, atuando como um calmante natural e ajudando a prevenir quadros de depressão, ansiedade e hiperatividade.

13. Previne Infecções Urinárias:

Devido ao seu alto teor de umidade, o Suco de Graviola é eficaz no tratamento e prevenção de infecções do trato urinário (UTI), uretrite e hematúria. O suco da fruta pode ser tomado por via oral em caso de uretrite, hematúria e doenças do fígado.

suco de graviola

14. Possui Propriedades Antissépticas:

O Suco de Graviola feito também com suas folhas é um remédio natural para problemas na vesícula biliar, bem como tosse, catarro, disenteria, febre e indigestão. As flores de Graviola podem aliviar o catarro. Também é usado no tratamento de cálculos biliares, ácido úrico, bem como aumenta o apetite.

15. Possui Efeito Calmante:

Poucas pessoas conhecem os benefícios do Suco de Graviola como calmante. O Suco de Graviola é rico em triptofano, que está presente também na casca, folhas e raízes da planta. O triptofano é um aminoácido essencial utilizado na síntese do neurotransmissor serotonina e do hormônio melatonina, ambos estreitamente ligados ao controle do humor e do sono.

Os neurônios produzem serotonina utilizando, além do triptofano, vitamina B3 (também conhecida como niacina) e magnésio, ambos também presentes na graviola.

16. Benefícios do Suco de Graviola Para Saúde da Pele:

A vitamina C e outros agentes antioxidantes encontrados no Suco de Graviola, como polifenóis, saponinas e flavonoides, auxiliam na hidratação e prevenção do envelhecimento precoce da pele. Eles agem eliminando radicais livres e, no caso da vitamina C, estimulando também a produção de colágeno e elastina, essenciais para uma pele saudável e livre de manchas e dos sinais da idade.

Além disso seus efeitos anti-inflamatórios e antibacterianos do Suco de Graviola auxiliam também no tratamento da acne e na cicatrização de ferimentos.

17. Possui Efeito Diurético:

O Suco de Graviola é rico em água, aliado à presença de sais minerais como magnésio e potássio, ajuda na eliminação de líquidos. Assim seu suco é uma excelente fonte de hidratação e pode auxiliar pessoas que têm dificuldade em tomar as quantidades recomendadas de água diariamente.

O efeito diurético elimina o excesso de água retido no corpo, reduzindo peso e medidas. A presença de magnésio também pode ser especialmente benéfica no alívio do inchaço pré-menstrual, pois ajuda a aliviar os sintomas dessa fase do ciclo menstrual.

18. Previne Câimbras:

O Suco de Graviola apresenta consideráveis níveis de potássio, um micronutriente extremamente importante nos mecanismos bioquímicos de transmissão dos impulsos nervosos e da contração muscular. Níveis adequados de potássio permitem uma melhor eficiência na contração dos músculos esqueléticos, o que é fundamental na prática de atividades físicas, como musculação, corrida, etc, melhorando o desempenho e evitando fadiga e cãibras.

O potássio também garante a saúde do sistema cardiovascular, uma vez que o coração, artérias e veias também são formados por tecido muscular. Assim, o Suco de Graviola é usado também como auxiliar no tratamento da hipertensão arterial.

19. Ajuda a Combater Dores Lesionais:

O Suco de Graviola feito também com suas folhas têm propriedades analgésicas que podem aliviar a dor. Estas folhas são mastigadas ou aplicadas em feridas abertas. Seu suco é eficaz na cura da ferida, enquanto alivia a dor de uma lesão.

20. Aumenta a Imunidade:

De forma resumida, por ser rico em vitamina C, o Suco de Graviola é bom para a gripe, fortalecendo de forma eficaz o sistema imunológico.

21. Previne Infecções do Trato Urinário:

Devido ao seu alto teor de água, a o Suco de Graviola é eficaz no tratamento e prevenção de infecções do trato urinário, uretrite e hematúria (sangue na urina). O sumo do fruto pode ser tomado por via oral, no caso de uretrite, hematúria e doenças do fígado.

22. Benefícios do Suco de Graviola Contra a Hemorroida:

O Suco de Graviola é eficaz na cura de hemorroidas. Para este efeito, beba duas vezes por dia, de manhã e à tarde, 1 xícara de água de graviola para o alívio. Em caso de diarreia infantil, as crianças devem tomar 2-3 colheres de sopa desta água.

23. Previne Inflamações:

A propriedade anti-inflamatória Suco de Graviola estudada em investigação científica recente parece ser relacionada à inibição de mediadores inflamatórios do organismo. A sua propriedade anti-inflamatória pode favorecer o tratamento de artrite, inchaço e dor nas articulações.

24. Combate o Envelhecimento Precoce:

A quantidade expressiva de vitamina C presente no Suco de Graviola age em nosso corpo combatendo o envelhecimento.

25. Combate a Insônia:

Muitas pessoas que sofrem de insônia aconselham consumir o Suco de Graviola para combater os transtornos do sono. Este suco fruta nos ajuda a conseguir um sono tranquilo e reparador.

É igualmente aconselhada para as pessoas ansiosas ou com estresse, já que contém nutrientes que agem sobre o sistema nervoso. Funciona como um sedativo natural que permite relaxar antes de dormir.

26. Estabiliza os Níveis de Sangue:

Os açúcares que compõem o Suco de Graviola são fáceis de metabolizar, e seus compostos ajudam a combater e estabilizar os picos de glicose no sangue.

O Suco de Graviola não adoçado é uma opção natural ideal para pessoas que tenham diabetes. Esta bebida trará as calorias necessárias sem alterar os níveis de açúcar.

27. Combate os Sintomas da Menopausa:

Graças ao seu teor de fósforo e cálcio o Suco de Graviola é ideal para nos assegurar uma adequada saúde óssea e dental.

É altamente aconselhada para as mulheres na etapa da menopausa, já que é uma excelente forma de proteger os ossos da perda de densidade que sofrem pela redução do estrogênio.

28. Benefícios do Suco de Graviola Contra o Câncer:

Está comprovado que o Suco de Graviola ajuda a combater o câncer e qualquer outro tipo de tumor maligno. É um dos poucos remédios naturais que vem sendo efetivo para prevenir todos os tipos de câncer – especialmente de mama, cólon, próstata e pulmões.

O Suco de Graviola oferece ação antioxidante para o organismo, já que ajuda a eliminar as toxinas que provocam doenças crônicas como o câncer. Por este motivo recomenda-se tomar Suco de Graviola como uma terapia natural que acompanhe os procedimentos médicos em pacientes com câncer.

29. Combate os Cálculos Renais:

Para quem tem problemas gastrointestinais, é muito recomendado que se beba o Suco de Graviola. Esta recomendação existe pois o Suco de Graviola é grande fonte de fibras que trabalham na redução do ácido úrico, no tratamento de constipação e também cálculos renais.

30. Promove a Saúde do Coração:

O Suco de Graviola é antioxidante, trazendo assim inúmeros benefícios na prevenção de doenças cardíacas

Outros Benefícios do Suco de Graviola Para Saúde:

  • O Suco de Graviola possui antioxidantes em sua composição, substâncias que ajudam a evitar a formação de tumores.
  • A quantidade de potássio presente no Suco de Graviola age como diurético no organismo, podendo reduzir a pressão arterial.
  • Devido ao elevado teor de fibras presentes no Suco de Graviola, o suco preparado com o fruto pode auxiliar no tratamento de cálculos intestinais, na redução do ácido úrico, no aumento do apetite e na constipação.
  • O Suco de Graviola é indicado para tratar avitaminose C e excesso de líquido no organismo. Para este caso, basta juntar, no liquidificador, pedaços das frutas com um pouco de água (o suficiente para dar um copo de suco). O indicado é tomar dois copos de suco ao dia, repetindo o tratamento pelo tempo necessário à cura.
  • O Suco de Graviola contém cálcio e fósforo que são benéficos para ossos fortes e ajuda a prevenir a osteoporose.
  • Este suco é rico em ferro, que é útil na prevenção da anemia.
  • Ele contém cobre, o que promove a absorção de cálcio, um nutriente que é essencial para uma boa saúde do osso.
  • O Suco de Graviola, quando tomado em jejum, pode tratar lepra.
  • Devido à sua textura cremosa, é frequentemente usada em bebidas, sorvetes e outros alimentos doces.
  • Este suco possui ricas propriedades que ajudam a hidratar o corpo. Ele age como um diurético natural para o tratamento de edema ou retenção de água.
  • Os nutrientes do Suco de Graviola agem como aminoácidos, cálcio, hidratos de carbono, ferro, fósforo, tiamina e fibras podem inibir parasitas no corpo, como piolhos.

Receita de Suco de Graviola:

A receita do Suco de Graviola é muito fácil. Apresentaremos a seguir o passo a passo de como se fazer o Suco de Graviola de forma rápida.

INGREDIENTES:

  • 1 (um) litro de água
  • 1 (uma) graviola de tamanho médio ou grande
  • 1 (uma) xícara de chá de açúcar mascavo
  • Gelo (de 7 a 10 cubos)

MODO DE PREPARO:

  • Com os ingredientes separados, deve-se primeiro descascar a graviola. Para facilitar no momento de coar, corte a graviola ao meio e retire as sementes com uma colher e também o miolo que é mais fibroso, jogue fora o que foi retirado.
  • Em seguida, coloque a graviola, o açúcar mascavo e a água no liquidificador e bata por mais ou menos 1 minuto.
  • Após 1 (um) minuto o Suco de Graviola estará pronto. Caso deseje, no momento de servir, você pode coar o Suco de Graviola antes que seja despejado na jarra ou nos copos. Adicione o gelo para deixar o Suco de Graviola ainda mais refrescante e aproveite.

beneficios do suco de graviola

Restrições do Suco de Graviola:

Se o Suco de Graviola for preparado com a fruta muito verde, ele produz um Ph mais acidificado e atua também como bactericida (antimicrobiana) e em excesso pode alterar a flora bacteriana e além da irritabilidade intestinal pode causar prisão de ventre.

Aumenta o apetite e para as pessoas que não tem disciplina pode provocar uma vontade de sair comendo tudo que vê pela frente.

Cuidado porque possui muitos carboidratos no formato de açúcares (frutose e glucose).

O suco exageradamente pode levar a redução da pressão arterial. Pessoas que possuem tendência a redução da pressão arterial precisam ingerir de forma moderada.

Diabéticos também devem usar de forma moderada, já que a fruta contém frutose e glucose, açúcares naturais que podem elevar a hiperglicemia rapidamente.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

urucum

Os 30 Benefícios do Urucum Para Saúde

Os 40 Benefícios da Fruta do Conde Para Saúde