Os 30 Benefícios do Kefir Para Saúde

Os 30 Benefícios do Kefir Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios do Kefir que poucas pessoas conhecem. Além disso, o Kefir é um tipo de bebida fermentada derivada do leite na maioria das vezes, embora tenha o Kefir de Água que usa o açúcar mascavo. A fermentação desse tipo de bebida faz com que algumas bactérias se proliferem, formando o que conhecemos por probióticos vivos, que são os mesmos encontrados nos Yakults, por exemplo.

beneficios do kefirO processo de fermentação dura, em média, 48 horas e pode ser repetido inúmeras vezes, o que torna o Kefir um alimento sempre disponível desde que haja a devida higiene do local e dos utensílios.

Com uma colher de sopa de uma colônia, é possível garanti-lo por anos e inclusive doá-lo para vizinhos e amigos. E não vai faltar pessoas interessadas, já que Os Benefícios do Kefir de Leite são incríveis.

Valor Nutricional do Kefir:

Os Benefícios do Kefir de Leite são inúmeros, afinal, estamos falando de um alimento rico em proteína, cálcio, fósforo, Magnésio e uma quantidade enorme de vitamina D e vitaminas do complexo B.

Por ser um dos probióticos mais potentes que existem na atualidade, o Kefir conta com uma série de vantagens no seu consumo. Então, confira Os 30 Benefícios do Kefir Para Saúde:

1. Propriedades Antibacterianas:

Um dos probióticos encontrado no Kefir é conhecido pelo nome de Lactobacillus Kefir. Ele é um dos mais potentes existentes e conta com uma ação antibacteriana incrível, capaz de matar bactérias poderosas como a Salmonela, por exemplo.

Acredita-se que o consumo regular de Kefir mantém o organismo mais protegido contra este tipo de agente externo e prolonga a vida em bons anos.

2. Ajuda na Prevenção do Câncer:

Embora nada ainda possa substituir o tratamento tradicional contra o câncer, acredita-se que um dos Benefícios do Kefir de Leite é atuar como agente coadjuvante contra a doença, evitando o crescimento desenfreado das células cancerígenas e trazendo mais chances de cura. Além disso, existem estudos que comprovam sua eficácia no quesito prevenção.

3. Proteção do Fistema Digestivo:

Dentre todos os benefícios do Kefir, este é o mais conhecido de todos. Acredita-se que os probióticos presentes no alimento podem atuar diminuindo problemas como prisão de ventre ou mesmo diarreia.

Além disso, ele também é capaz de proteger essa região contra a ação de bactérias, como as que causam gastrites e úlceras, e diminuir doenças no intestino.

4. Perfeito Para Quem tem Intolerância à Lactose:

As bactérias boas do Kefir se alimentam da lactose do leite, ou seja, elas o transformam em um alimento perfeito para quem tem algum tipo de intolerância, pois faz com que seus benefícios sejam aproveitados ao máximo sem causar efeitos colaterais.

5. Menos Fome Durante o Dia:

O Kefir pode ajudar a controlar a fome, trazendo uma sensação de saciedade por mais tempo – especialmente em pessoas que estão iniciando uma reeducação e precisam de um aliado.

6. Mais Força Para os Treinos:

Por ser rico em cálcio, o Kefir ajuda a proteger os ossos e trazer mais força aos músculos na hora do treino. Isso faz com que ele seja um alimento excelente para ser consumido tanto no pré quanto no pós-treino.

Além disso, como dissemos lá em cima, o Kefir promove uma melhora do sistema digestivo, fazendo com que haja menos retenção líquida e menos acúmulo de gordura.

7. Trata Problemas Estomacais:

O Kefir ajuda a reduzir a acidez estomacal em excesso, sendo portanto, um ótimo alimento para pessoas com problemas de gastrite, úlcera e refluxo, entre outros.

8. Trata Problemas Hepáticos:

Tem uma importante função referente ao controle de produção da bílis pelo fígado, como também, é indicado como coadjuvante nos casos de hepatite.

9. Problemas Intestinais:

Suas leveduras, bactérias amigas e lactobacilos ajudam a enfrentar e suavizar as crises de colite em suas diversas formas, como também outras patologias relacionadas ao cólon, e ao ataque às bactérias nocivas presentes no intestino. Sendo também um aliado no combate à diarreia, constipação intestinal, e inflamações.

10. Problemas Articulares:

A presença do cálcio na composição do Kefir ajuda no combate a osteopenia, osteoporose e reumatismo.

beneficio do kefir

11. Trata Problemas Respiratórios:

Mais uma propriedade importante do Kefir está ligada à melhora nas crises de asma, bronquite e tuberculose.

12. ajuda no Fortalecimento do Sistema Imunológico:

As alergias, candidíase e outras doenças oportunistas relacionadas ao sistema imunológico em desequilíbrio serão beneficiadas pelo uso do Kefir.

13. Combate Problemas Emocionais:

A presença do triptofano estimula o cérebro na produção de endorfinas e serotonina, ajudando nos casos de depressão e ansiedade.

14. Problemas Dermatológicos:

O Kefir ajuda a manter a pele, cabelo e unhas saudáveis.

15. Melhora Problemas Circulatórios:

Estimula a circulação, favorecendo o bom funcionamento do coração, regulando a pressão arterial e ajudando no combate ao colesterol ruim.

16. Benefícios Musculares:

Rico em proteínas, que são os agentes fundamentais na construção muscular, também ajuda a potencializar a absorção de glicose pelas células musculares, o que promove grande ajuda no rendimento físico.

17. Ajuda a Emagrecer:

É um aliado importante no combate aos quilos adicionais. Falaremos mais detalhadamente sobre isso no próximo item. Obviamente, nenhuma dessas propriedades exclui o tratamento médico convencional. O Kefir poderá ser utilizado em conjunto aos medicamentos, desde que não haja nenhum tipo de contraindicação médica.

Outros Benefícios do Kefir Para Saúde:

  • Ajuda no equilíbrio da flora intestinal e contribui para a absorção de nutrientes;
  • Facilita a digestão;
  • Diminui o colesterol;
  • Melhora a densidade óssea e combate a osteoporose;
  • Tem um efeito tranquilizador do sistema nervoso (sendo benéfico para quem sofre de
  • depressão ou distúrbios do sono, por exemplo);
  • Aumenta a resistência a infeções em pessoas saudáveis;
  • Previne problemas de vesícula, fígado ou rins;
  • Pode ser usado como tratamento de problemas dermatológicos como acne, eczemas,
  • psoríase ou alergias, por exemplo;
  • Sintetiza vitaminas do complexo B;
  • Pode ser indicado para pessoas com ligeira intolerância à lactose, visto que as suas bactérias
  • e leveduras consomem a maior parte da lactose durante o processo de fermentação.

Por que Kefir Ajuda a Emagrecer?

É um regenerador da flora bacteriana, portanto, ajuda na digestão, facilitando a metabolização das gorduras, como também, a eliminação de toxinas.
É rico em proteínas, que favorecem a aceleração do metabolismo.
Alimenta e tem baixo teor calórico.
Aumenta os fluídos corporais, ajudando a depurar gorduras e toxinas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Videira Vermelha – Origem, Benefícios e Como Usar!

Aquilea – Origem, Benefícios e Como Usar