Lírio de Maio – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Dr. Saúde

Lírio de Maio – Origem, Benefícios e Como Usar. Alem disso, Lírio de Maio ou Convallaria majalis é uma planta de pequeno porte de fragrância e delicadeza sem iguais. Porém, sua função medicinal requer mais cuidados quando comparada a de outras espécies. Nativa da Europa, ela é chamada também de convalária, lírio-do-vale, lírio- do-brejo, lírio convale e muguet. Da família Liliaceae (mas achei referência à família das Ruscaceae também), é uma espécie esguia com flores brancas perfumadas, e cuja propriedade terapêutica está ligada à melhoria do funcionamento do coração.

Lirio de Maio beneficios

Neste sentido, acredita-se que os compostos ativos da convalária são parecidos com os da Digitalis purpúrea. Esta por sua vez, é apontada como fonte da digitoxina, um remédio para o coração.

Conheça agora Uns Benefícios do Lirio de Maio:

Tratar Queimaduras:

Uma pomada feita com o Lírio de Maio é utilizado para tratar queimaduras e outras feridas sem deixar cicatrizes. Também é útil na cicatrização dos tecidos cicatriciais forma rápida e eficaz.

Contra a Depressão:

Estudos revelaram que óleos extraídos do Lírio são usados na aromaterapia para tratar dores de cabeça, depressão e melancolia.

Para Saúde da Pele:

As flores do Lírio infundidos com água para preparar um tônico chamado Aqua Aurea. Esta tônica tem sido utilizado para clareamento da pele desde os tempos medievais. Ele age como um adstringente pele.

Combater a Insônia:

Lírio possui propriedades sedativas e anafrodisíacas, que por sua vez diminuem o desejo sexual e também ajudam no tratamento contra ansiedade e insônia.

Curiosidades e Mais Informações do Lírio de Maio:

O Lírio de Maio tende a crescer bem em localidades com solo fértil, rico em matéria orgânica; não é o tipo de planta que aprecia adubos químicos. É uma espécie facilmente cultivada em vasos e jardineiras, chegando a alcançar cerca de 25 cm de altura, em média.

Suas folhas nascem aos pares, brilhantes, largas e lisas; e as flores, sempre delicadas e perfumadas, em formato de sino, despontam pendentes principalmente na primavera. Cheias de néctar, são perfeitas para atrair as abelhas.

É das flores que a indústria da perfumaria costuma extrair com frequência sua essência inigualável. Mas elas podem ser empregadas na produção de remédios para tratar doenças cardiovasculares, sendo que, neste caso, toda a planta tende a ser utilizada.

Lirio de Maio

Aplicações:

Das suas flores, é possível extrair uma essência bastante usada para a indústria da perfumaria, mas pode ser usada ainda na fabricação de medicamentos usados para tratar doenças cardiovasculares, mas para isso é usada toda a extensão da planta.

A planta, entretanto, é tóxica e, por isso, não deve ser usada para preparo de chá e consumo sem orientação médica.

Contraindicações e Efeitos Colaterais do lírio de Maio:

O Lírio de Maio é potencialmente tóxico e não deve ser utilizada sem recomendação e supervisão de um profissional da saúde competente. O uso não deve exceder o período de dez dias. Os glicosídeos cardíacos são irritantes gastrointestinais e podem ser responsáveis ​​por uma variedade de arritmias cardíacas (bradicardia, fibrilação ventricular, pulso irregular) e podem ser fatais.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 10 Benefícios do Óleo de Semente de Uva Para Saúde!

Folha da Fortuna – Origem, Benefícios e Como Usar!