Os 40 Benefícios da Escarola Para Saúde

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Escarola Para Saúde. Além disso, a escarola contém muitos nutrientes que são altamente benéfico para a saúde do nosso organismo. A Escarola é um tipo de Endívia, da mesma família da alface e era consumida pelos antigos romanos, gregos e egípcios. Possui largas folhas verde-escuras, que têm um sabor suave, amargo e textura crocante. Nativa das Índias Orientais; precisa de solo fértil e bem irrigado para ser cultivada. É popular na culinária siciliana.

A escarola é bastante conhecida pela população brasileira, principalmente por fazer parte de recheios e saladas. No entanto, nem todos conhecem os inúmeros benefícios que esta verdura pode proporcionar à saúde.

escarola beneficioFonte de betacaroteno e vitamina C e de sabor característico, a escarola é um acompanhamento ideal para sopas, massas e outros pratos quentes.

Valor Nutricional da Escarola:

A escarola é um alimento que serve como fonte de nutrientes como fibras, cálcio, ferro, magnésio, potássio, cobre, selênio, zinco, fósforo, proteínas, carboidratos, manganês, vitamina B1 (tiamina) vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina), vitamina B5 (ácido pantotênico), vitamina B6 (piridoxina), vitamina B9 (ácido fólico), vitamina B12 (cobalamina), vitamina C, vitamina E e Vitamina K.

Já cada porção de 100 g do vegetal é composta por 17 calorias. Vamos conhecer mais abaixo alguns benefícios da escarola, descobrindo para que serve o alimento e quais as suas propriedades. Então, confira agora Os 40 Benefícios da Escarola Para Saúde:

1. Ajuda no Emagrecimento:

Consumir alimentos nutritivos e com baixo teor calórico como a escarola ajuda a emagrecer pois eles fornecem parte dos nutrientes necessários ao organismo sem promover o acúmulo calórico. Até porque para emagrecer é necessário gastar um número maior de calorias do que a quantidade calórica consumida.

2. Fonte de Vitamina A:

Duas xícaras ou 100 g de escarola trazem 43% do valor diário necessário de vitamina A para o corpo humano. O nutriente é importante para a pele e as membranas mucosas saudáveis e oferece proteção contra o câncer de pulmão e cânceres bucais.

3. Cicatriza Feridas:

Ela fornece vitamina C, que fortalece as paredes dos vasos sanguíneos, promove a cicatrização de feridas, promove a absorção de ferro, ajuda a prevenir a aterosclerose, reduz o risco de certos tipos de câncer e outras doenças.

4. Fortalece os Ossos:

A escarola é um alimento rico em cálcio, esses nutrientes são essenciais para a formação ao longo da vida e previnem a osteoporose.

5. Produz Energia:

A escarola é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B que garantem a produção de energia para o corpo, boa para a produção de proteína, carboidratos e metabolismo da gordura.

6. Auxilia na Saúde do Sistema Nervoso:

Elas incluem ferro, essencial para a formação de células vermelhas do sangue e acabam com a anemia. Ajuda a produzir hemoglobina, que transporta oxigênio por todo o corpo. Elas fornecem folato, necessário para formar o DNA, RNA e para sintetizar certos aminoácidos. O folato também ajuda a prevenir defeitos neurológicos congênitos em mulheres grávidas ou que estão planejando a gravidez.

7. Diminui as Contrações Musculares:

A escarola é rica em potássio, que atua como controle de pressão e Ph do sangue e contrações musculares após atividades físicas intensas. Reposição de potássio no corpo ajuda na recuperação muscular.

8. Previne o Câncer de Cólon:

A escarola é rica em fibras e também contém uma substância denominada inulina, que favorece o trânsito intestinal e protege contra o câncer de cólon. Além disso, o consumo de escarola também promove a melhor absorção de nutrientes e sais minerais no intestino.

9. Proteção dos Ossos:

Além de ferro, a escarola é uma verdura rica em cálcio, mineral fundamental para a formação dos ossos e manutenção da massa óssea durante a vida. O cálcio também é essencial na prevenção das doenças relacionadas aos ossos, como a osteoporose.

escarola10. Combate Doenças Cardiovasculares:

A escarola também pode ser uma grande aliada da saúde do nosso sistema cardiovascular. Isso porque o vegetal ajuda no controle da pressão arterial e, ainda, na redução dos níveis do colesterol ruim (LDL), dois fatores cruciais para proteger o coração de doenças, como é o caso da hipertensão e aterosclerose.

11. Melhora a Digestão:

Ainda por conta da inulina presente em sua composição, a escarola também pode ser útil na melhora do funcionamento do nosso sistema digestivo e no desenvolvimento da flora intestinal.

12. Previne Contra o Câncer:

As escarolas possuem um componente chamado kaempferol, que está associado à ação de inibir naturalmente células de câncer no ovário. Acredita-se que ao serem expostas à substância, essas células morrem.

13. Fonte de Vitamina K:

O vegetal possui uma taxa impressionante de 289% do valor diário necessário ao corpo humano da vitamina. O nutriente é importante para equilibrar a coagulação sanguínea, necessária para cessar sangramentos após ferimentos como cortes, por exemplo.

14. Fonte de Manganês:

Mais um dos benefícios da escarola é ser fonte de manganês. O mineral presente na escarola atua na metabolização de carboidratos, ajuda a formar hormônios sexuais, tecidos e ossos e é relevante para o funcionamento adequado dos nervos e do cérebro.

15. Tem Ação Antioxidante

O alimento possui propriedades antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres. Essas substâncias são responsáveis por causar problemas degenerativos como o câncer e a doença de Alzheimer e promovem o envelhecimento.

16. Combate a Prisão de Ventre:

Por ser fonte de fibras – são 3,1 g encontradas em cada porção de 100 g – o alívio para a prisão de ventre é mais um dos benefícios da escarola.

17. Regula os Níveis de Açucar no Sangue:

Por conta da presença de insulina em sua composição, o vegetal pode contribuir com a regulação dos níveis de açúcar no sangue. Quem sofre com diabetes deve consultar seu médico para confirmar os benefícios da escarola em seu caso, em especial.

18. Ajuda no Tratamento da Anemia:

Para pessoas que sofrem de anemia por ser fonte de ferro. Ele ainda age como um tônico para o sangue, auxiliando o processo de produção sanguínea no organismo. Vale lembrar que a anemia é caracterizada pela diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue.

Por mais que o vegetal possa ajudar em relação à doença e possa ser utilizado como auxiliar do tratamento, o ideal é consultar um médico e seguir suas orientações quanto ao modo de tratar o problema.

19. Retarda o Envelhecimento:

Os carotenóides na escarola são substâncias com propriedades antioxidantes, que têm a capacidade de proteger as células do corpo contra a ação de radicais livres, que danificam o DNA.

20. Previne Problemas nos Olhos:

Escarola é enriquecida com uma boa quantidade de vitamina A, tão essencial para a visão, cabelo saudável e pele hidratada.

21. Previne Contra o Câncer de Próstata:

Fornece bioflavonóides que protegem contra o câncer próstata e de útero. Bioflavonóides podem bloquear o aparecimento de novos tumores, inibir o crescimento e propagação de tumores existentes.

A escarola deve ser utilizada na culinária porque é uma potência de nutrição. Apesar do gosto um pouco amargo, são mais nutritivas que alface. E estão disponíveis durante todo o ano e são de baixo custo.

22. Controla a Diabetes:

Entre os nutrientes da escarola também está a inulina, um composto que pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. Portanto, ela pode ser uma opção muito boa para compor a dieta de pacientes diabéticos ou, ainda, de pessoas com predisposição ao desenvolvimento da doença, como é o caso de quem tem casos dentro da família.

escarola e seus beneficios23. Ajuda no Desenvolvimento do Bebê:

Poucas pessoas sabem, mas a escarola possui uma excelente quantidade de ácido fólico, um nutriente essencial para a gravidez. Para se ter uma ideia, ao consumir o vegetal, você pode fornecer ao corpo o equivalente a 35% do valor diário recomendado desse nutriente.

O ácido fólico, quando em boas quantidades no organismo, pode evitar anomalias no tubo neural do recém-nascido. Este é formado por estruturas que dão origem ao eixo central do sistema nervoso, na coluna vertebral e cabeça do feto. Seu desenvolvimento adequado é fundamental para que o sistema nervoso seja formado por completo.

24. Aumento da Imunidade:

As escarolas possuem ricas propriedades antioxidantes, como a vitamina C e vitamina A, que ajudam o corpo a fortalecer a sua imunidade, combatendo diversos tipos de doenças, em que nosso organismo possa estar exposto.

25. Auxilia a Dieta:

Escarola é livre de gordura e pobre em carboidratos e calorias. Ela pode ser adicionada a qualquer plano de dieta. O que fazer: Consumir 100 gramas de folhas frescas porque são apenas 17 calorias.

26. Ajuda na Saúde do Trato Intestinal:

A Escarola tem uma substância chamada inulina, um pré-biótico, que estimula a produção de bactérias benéficas que vivem no trato intestinal e protege contra o câncer de cólon. Também promove a melhor absorção de nutrientes e minerais no intestino.

27. Trata Doenças Pulmonares:

A escarola é conhecida por ser rica em Vitamina A. Assim, os médicos recomendam a ingestão para aqueles pacientes que precisam de ajuda com o tratamento de doenças relacionadas com os pulmões.

28. Previne Alzheimer:

Condições como a doença de Alzheimer, podem ser minimizadas por um aumento de Vitamina K na dieta de uma pessoa. Como uma boa fonte de Vitamina K, o consumo dessa hortaliça é um método preventivo de doenças desse tipo.

29. Elimina o Excesso de Suor:

Se você sofre com este problema, recorra a uma solução natural para esta questão embaraçosa. A Escarola é conhecida por acabar com o mau odor. A clorofila presente nela desodoriza naturalmente.

30. Ajuda na Saúde do Cabelo:

Com um rico suprimento de ferro, vitamina C e vitamina A, este vegetal é excelente para fortalecer o cabelo e estimular o crescimento. Nutrientes como a vitamina A são necessários para a produção de cabelo, e a vitamina C é uma parte fundamental do colágeno, que também é fundamental na estrutura do cabelo. Além disso, os níveis de ferro são necessários para se defender contra a perda de cabelo indesejada.

31. Combate Inflamações:

A natureza anti-inflamatória da escarola vem dos seus altos níveis de vitamina K, bem como ácidos gordos omega-3. O primeiro é um nutriente fundamental na regulação da resposta inflamatória do corpo, enquanto o último é capaz de diminuir os níveis de inflamação crônica no sistema cardiovascular e intestino.

32. Previne a Hipercalemia:

Semelhante ao problema descrito acima, comer uma grande quantidade de escarola pode resultar em uma quantidade excessiva de potássio no corpo. A hipercalemia pode resultar em dor torácica, diarreia e fraqueza muscular, mas este problema não é comum, já que a maioria das pessoas é deficiente no consumo de potássio.

33. Previne Doenças Oculares:

A escarola é uma hortaliça que possui uma quantidade considerável de vitamina A. A vitamina A é uma vitamina que é de suma importância no combate e na prevenção de doença oculares, tais como catarata, glaucoma e degeneração macular.

os beneficios da escarola34. Elimina Toxinas Nocivas do Corpo:

Os isotiocianatos (ITC) de glucosinolatos encontrado na hortaliça são de suma importância no processo de desintoxicação do corpo. Além disso, o elevado teor de enxofre na escarola foi ainda mostrado essencial para a fase II de desintoxicação.

Outros Benefícios da Escarola Para Saúde:

  • Contém Baixo Teor Calórico;
  • Rico em Fósforo;
  • Contém Sais Minerais;
  • Previne da Anemia;
  • Rico em Cálcio;
  • Ajuda na formação Óssea.

Por se tratar de uma verdura, o jeito mais fácil de consumi-la é “in natura”, isto é, ao natural, em forma de salada.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 40 Benefícios do Tomilho Para Saúde

cha erva doce beneficios

Os 40 Benefícios do Chá de Erva Doce Para Saúde