Os 10 Benefícios do Agave -Azul Para Saúde

Os 10 Benefícios do Agave-Azul Para Saúde!

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Agave-azul Para Saúde que muitos não conhecem. Além disso, a Agave-Azul possui muitos nutrientes que são altamente benéfico para saúde de todo o corpo. A agave (Agave tequilana) é uma planta medicinal também conhecida como agave-azul, agave-tequila, mescal, xarope de agave, néctar ou suco de agave. Inclui as variedades Agave americana, Agave pumila, Agave mapisala, dentre outras. Pertence à família das Liliáceas.

Todas as variedades de Agave-Azul são comestíveis, incluindo as flores, folhas, caules e néctar. O néctar da agave é obtido a partir do sumo das espécies de agaves, principalmente da Agave tequilana (agave-azul). O xarope de agave é mais doce que o açúcar e pode ser utilizado para reduzir a ingestão calórica.

Agave-AzulA agave possui edulcorante, substância que substitui o mel e pode ser utilizada em muitos alimentos naturais e orgânicos como adoçante. O xarope de agave é utilizado como adoçante de bebidas e pode substituir o açúcar e o mel na panificação.

Apesar de ser utilizada como adoçante natural, a agave não é um alimento isento de açúcar e deve ser utilizada com cautela por pessoas que querem ou precisam restringir açúcares na dieta. Devido a presença de frutose na planta, a mesma pode não ser totalmente benéfica para diabéticos que possuem tanto o diabetes tipo 1, quanto o diabetes tipo 2. O néctar escuro da agave contém concentrações de minerais mais naturais, como o ferro, cálcio , potássio e magnésio. Já o néctar mais claro possui um sabor neutro, semelhante ao melaço.

A agave-azul pode ser usada para fins medicinais devido as suas propriedades diuréticas e indicações para o tratamento da constipação, artrite, dentre outras doenças. Possui um baixo índice glicêmico e por isso pode reduzir a absorção de gordura e colesterol no intestino, auxiliando na perda de peso em alguns casos.Confira agora, Os 10 Benefícios do Agave-Azul Para Saúde:

1. Auxilia na Perda de Peso:

O agave-azul é baixo em calorias, por isso é altamente recomendável comer plano para perder peso.

2. Combate o Colesterol Ruim:

O agave-azul reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos, melhorando o metabolismo de toxinas no corpo.

3. Inibe o Crescimento das Bactérias:

O agave-azul inibe o crescimento de bactérias patogênicas (E. coli, Listeria, Shigella, Salmonela) que tem bifidobactérias.

4. Rica em Vitaminas:

O agave-azul contém vitamina A, B, B2, C, ferro, fósforo, Proteína e Niacina, que permitem a limpeza, drenagem e desintoxicar as veias e artérias.

5. Previne a Osteoporose:

A vantagem do néctar de agave-azul é que ele aumenta a absorção de cálcio e de magnésio, sendo um auxílio na prevenção da osteoporose.

6. Regula o Nível de Açúcar o Sangue:

Ele é tolerada por pessoas com diabetes e ideal para hipoglicemia, benefícios tanto porque tende para regular os níveis de insulina.

7. Remove Cáries Dentárias:

agave-azul evita a formação de cáries dentárias devido oligofrutose há caldo de cultura para bactérias;

8. Previne Doença Celíaca:

A agave-azul é livre de glúten, por isso, é um edulcorante adequado para pessoas com doença celíaca;

9. Estimula a Flora Intestinal:

Estimula o crescimento da flora intestinal (probiótico), que ajuda a pessoas com gastrite, obstipação e diarreia.

Agave-Azul benefícios10. Previne Doenças do Cólon:

Ele contém fruto-oligossacáridos (fibra dietética solúvel) que melhoram a remoção de gordura e toxinas, bem como a prevenção de doenças do cólon.

A planta apresenta uma ótima função laxante, mostrando-se bastante eficiente em prisões de ventre e outros problemas intestinais e distúrbios digestivos.Ela apresenta diversos sais minerais. Entre eles está o ferro, potássio , cálcio e magnésio.

Como ele é mais doce que o açúcar refinado, é preciso usar uma quantidade menor. De acordo com Viviane, o ideal é utilizar 25% a menos. Portanto, uma xícara de açúcar refinado é equivalente a 3/4 de xícara de agave. Açúcar é açúcar, e qualquer forma de doce concentrado em grande quantidade não é legal para nosso organismo.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Drª. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Os 16 Benefícios da Lula Para Saúde!

balsamo origem

Bálsamo – Origem, Benefícios e Como Usar!