Os 30 Benefícios da Cana do Brejo Para Saúde

Os 30 Benefícios da Cana do Brejo Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Cana do Brejo Para Saúde são muitos e eficazes. Além disso, a Cana do Brejo possui ricas propriedades medicinais que auxiliam e promovem a saúde do corpo humano. Também conhecida como Cana Roxa, Cana de Macaco ou Jacuacanga, a Cana do Brejo é uma planta muito utilizada na decoração de jardins, mas que também guarda incríveis propriedades medicinais.

beneficios da cana do brejo

Ela costuma ser encontrada em regiões costeiras e também em locais de mata fechada como a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica.

A Cana do Brejo, ao contrário do que seu nome poderia sugerir, é uma planta muito bonita. Suas flores vermelhas e longas chamam a atenção pela exoticidade, que contrasta muito bem com o verde da folhagem.

É em função de sua beleza, aliás, que a Cana do Brejo popularizou-se ao redor do mundo como uma planta ornamental. Há, no entanto, uma série de características positivas para a saúde que podem ser aproveitadas desta planta.

Propriedades da Cana do Brejo:

A Cana do Brejo possui ação diurética e depurativa, podendo ser utilizada no tratamento de problemas renais, inflamações, cistite e doenças venéreas, como é o caso da sífilis, distúrbios menstruais, leucorreia e gonorreia.

Outra recomendação para o uso da Cana do Brejo é na prevenção da arteriosclerose, classificada como sendo uma doença degenerativa que pode ter consequências bastante graves. Ela também age no tratamento de hidropisia e blenorragia, bem como de anemia, hérnias e febre.

Quando combinada com dietas balanceadas e a prática de exercícios físicos, a utilização da Cana do Brejo também auxilia no processo de emagrecimento, devido a sua ação diurética. Então, confira agora os Benefícios da Cana do Brejo Para Saúde:

Benefícios da Cana do Brejo Para Saúde:

1. Elimina Toxinas do Corpo:

Por apresentar propriedades diuréticas, a Cana do Brejo é uma planta que ajuda a desintoxicar o corpo e o nosso organismo nunca precisou tanto disso como nos dias atuais. O consumo de alimentos enlatados, industrializados e com agrotóxicos têm lançado na nossa corrente sanguínea uma série de substâncias maléficas à nossa saúde.

Além disso, o próprio tecido adiposo promove um processo inflamatório do qual resulta a formação de edema. Esse líquido prejudica outras funções do corpo e um dos grandes responsáveis, por exemplo, pela formação da celulite.

Portanto, tomar chá de Cana do Brejo pode amenizar o aspecto da pele, melhorar o funcionamento do sistema circulatório e ainda prevenir e ajudar no tratamento de doenças do sistema renal.

2. Combate a Retenção de Líquidos:

Uma das principais utilização do chá de Cana do Brejo é sua conhecida capacidade diurética. O efeito tende a ser rápido e eficiente, e auxilia na redução de retenção de líquidos e inchaço. Por isso, é especialmente recomendada para quem sofre de problemas relacionados à retenção, principalmente nas juntas e articulações.

3. Benefícios da Cana do Brejo Para Combater o Câncer:

Os flavonoides presentes na Cana do Brejo oferecem vários outros benefícios: previnem o câncer, retardam o envelhecimento celular, controlam o peso, melhora a saúde bucal e também previne doenças cognitivas como o Mal de Alzheimer.

4. Previne a Anemia:

Por ter uma boa concentração de ferro e estimular a absorção do nutriente pelo organismo, a Cana do Brejo é recomendada, em forma de chá, para quem sofre de anemia. O uso ocasional do chá também é útil para quem já sofreu de anemia diversas outras vezes.

5. Combate a Ansiedade:

O chá da Cana do Brejo possui características de redução da euforia e da excitação psicológica. Em outras palavras, isso quer dizer que estados de ansiedade, nervosismo e condições relacionadas à dificuldade de tranquilizar-se podem receber benefícios diretas dos efeitos da planta.

6. Benefícios da Cana do Brejo Contra Dores Musculares:

A Cana do Brejo possui princípios ativos anti-inflamatórios e analgésico, que ajudam a aliviar dores musculares, gerando conforto a áreas afetadas.

7. Combate a Gonorreia:

A planta Cana do Brejo possui benefícios bastante benéficos para tratamento de doenças venéreas, como é o caso da sífilis, e também atua com eficiência em casos de distúrbios menstruais, leucorreia e gonorreia.

8. Combate a Prisão de Ventre:

A Cana do Brejo é famosa por sua rica propriedade diurética. Esta propriedade ajuda a combater e a prevenir a prisão de ventre.

9. Benefícios da Cana do Brejo Para Melhorar o Metabolismo:

Tanto por suas propriedades diuréticas, quanto por sua capacidade de acelerar o metabolismo, a Cana do Brejo é considerada uma poderosa ferramenta no sentido de acelerar o resultado de regimes para perda de peso. Ao acelerar o metabolismo, a planta faz com que o corpo armazene menos gorduras e queime suas reservas para liberar energia.

10. Combate o Colesterol Ruim:

Estudos revelam que esta planta possui substâncias que reduzem a incidência de doenças cardíacas por causa da forma como destroem o LDL (um colesterol ruim que forma placas nas paredes dos vasos e pode obstruir a passagem do sangue).

11. Combate o Alzheimer:

Além disso, os flavonoides presentes na Cana do Brejo oferecem vários outros benefícios: previnem o câncer, retardam o envelhecimento celular, controlam o peso, melhora a saúde bucal e também previne doenças cognitivas como o Mal de Alzheimer.

12. Benefícios da Cana do Brejo Para Saúde da Pele:

Tomar o chá desta planta pode amenizar o aspecto da pele, melhorar o funcionamento do sistema circulatório e ainda prevenir e ajudar no tratamento de doenças do sistema renal.

13. Melhora a Saúde dos Rins:

Por causa da sua rica composição, estes também estar entre os ricos Benefícios da Cana do Brejo por contém diversos benefícios medicinais, que podem ser utilizados em tratamentos naturais.

A planta contém ação diurética e depurativa e, portanto, é muito benéfica no tratamento de problemas renais, ajudando na eliminação de cálculos, pois limpa e desobstrui as vias urinárias e ainda colabora para curar casos de inflamação.

14. Previne Pedras nos Rins:

A Cana do Brejo por ser depurativa e diurética, auxilia no tratamento de infecções urinárias e na eliminação de pedras nos rins.

15. Benefícios da Cana do Brejo Contra Hernias:

A haste e a raiz da Cana do Brejo, secos e moídos em pó, são usados em cataplasmas adstringentes que servem para curar hérnias.

cana do brejo

16. Combate a Cistite:

Outro grande benefício da Cana do Brejo é visto em casos de cistite, que pode ser uma condição muito incômoda, já que seu principal sintoma são as dores e a dificuldade ao urinar, além de poder causar uma micção com sangue.

17. Ajuda no Emagrecimento:

Tanto por suas propriedades diuréticas, quanto por sua capacidade de acelerar o metabolismo, a Cana do Brejo é considerada uma poderosa ferramenta no sentido de acelerar o resultado de regimes para perda de peso. Ao acelerar o metabolismo, a planta faz com que o corpo armazene menos gorduras e queime suas reservas para liberar energia.

18. Combate a Febre:

Outro uso tradicional da planta que já foi clinicamente comprovado é seu efeito anti-inflamatório. O efeito pode ser aproveitado tanto para inflamações internas, especialmente no trato digestivo, quanto para a aplicação tópica, diretamente sobre o local afetado e inflamado.

Outro benefício relacionado à capacidade anti-inflamatória é o combate à febre, quando ela é um sintoma de problemas inflamatórios.

19. Benefícios da Cana do Brejo no Combate a Inflamações:

O chá de Cana do Brejo também é bastante utilizado para combater desordens inflamatórias. É justamente esse processo inflamatório que causa a dor, a sensibilidade ao toque e o inchaço na região.

Ele ajuda no tratamento e controle de doenças crônicas inflamatórias como a Artrite Reumatoide – doença que afeta as articulações, em especial a das mãos e a dos pés.

20. Melhora a Saúde do Coração:

Esse benefício é uma consequência da presença de flavonoides na planta. Já está comprovado que essa substância reduz a incidência de doenças cardíacas por causa da forma como destroem o LDL (um colesterol ruim que forma placas nas paredes dos vasos e pode obstruir a passagem do sangue).

Outros Benefícios da Cana do Brejo Para Saúde:

  • A Cana do Brejo pode ser ótima também para as funções gerais do corpo. Ela pode ajudar desde a perda de peso a problemas como dores locais.
  • Melhora o funcionamento do organismo.
  • Ela possui a função de aliviar dores em geral, devido ao seu poder analgésico.
  • Os caboclos usavam a Cana do Brejo antigamente, e ainda usam, esta planta para aliviar dores, edemas e contusões.
  • O chá de Cana do Brejo se consumido ao longo do dia ajuda a manter-se saciado por mais tempo e assim você sentirá menos fome.
  • É capaz de auxiliar em casos de distúrbios menstruais, câncer, dores nas costas, problema para urinar.
  • Possui ação adstringente, antimicrobiana, depurativa, diurética, emoliente, tônica, sudorífera e anti-inflamatória.
  • A Cana do Brejo também está ligada a tratamento de tumores, mostrando bons resultados em alguns casos. Acredita-se que ela possa inibir a evolução de células cancerígenas.
  • A ação diurética da Cana do Brejo auxilia o trabalho dos rins e ajuda a tratar problemas renais como a nefrite.
  • Dores reumáticas, artrite, dores nas cores, dores na ciática tem a indicação da Cana do Brejo desde os tempos antigos onde eles utilizavam as propriedades calmantes para aliviar as dores no corpo.

Receita do Chá de Canela do Brejo:

O chá da cana-do-brejo é preparado com folhas frescas, na proporção de 2 colheres de sopa de folhas picadas para 1 litro de água fervente. Coloque as folhas na água já fervente tampe a vasilha, apague o fogo e deixe repousar por 10 minutos. Tomar 1 xícara até 4 vezes ao dia.

cana do brejo beneficios

Precauções da Canela de Velho:

Antes de fazer uso da planta para auxiliar em algum tratamento, é importante que o médico seja consultado. Só ele tem a aptidão de inserir o consumo da erva com propósitos clínicos. A ingestão em excesso pode acarretar no aparecimento de alguns problemas de saúde.

Mulheres gestantes ou em período de lactação não devem consumir o chá da Cana do Brejo, a menos que ele seja prescrito pelo médico.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Os 40 Benefícios do Chá da Casca de Abacaxi Para Saúde

vinagreira

Os 30 Benefícios da Vinagreira Para Saúde