Benefícios do Chás

Os 25 Benefícios do Chá Matcha Para Saúde

cha matcha

Benefícios do Chá de Matcha que poucas pessoas que conhecem. Além disso, o Chá de Matcha é extraído da mesma planta que dá origem aos chás verdes, preto e branco: a Camellia Sinensis. A grande diferença é que para fazer o Matcha são utilizadas as folhas mais novas, que são cultivadas à sombra. Por não ficar tanto tempo em exposição solar, o Matcha acaba concentrando ainda mais os seus nutrientes.

beneficio do cha MatchaAlém disso, durante o processo de produção, as folhas são lentamente trituradas, até virarem pó. Esse delicado processo produtivo é o grande segredo por trás do Matcha, e explica por que esse chá é tão bom para a saúde.

O mais popular dos chás verdes do Japão – consumido até pelos monges budistas devido ao seu poder de acalmar a mente -, o Matcha entrou de vez na dieta dos ocidentais. Também pudera. Cheia de antioxidantes, a bebida reúne vários benefícios para a saúde e o bem-estar. Então, confira Os 25 Benefícios do Chá Matcha Para Saúde:

1. Redução na Retenção de Líquido:

Por ter um efeito diurético, o Chá Matcha contribui com a diminuição da retenção de líquido no organismo, ajudando na perda do excesso e eliminando o inchaço em algumas regiões do corpo.

2. Estimula o Metabolismo:

Um estudo publicado no ano de 1999 também no American Journal of Clinical Nutrition (Jornal Americano de Nutrição Clínica, em tradução livre) identificou que o consumo do chá verde contribui para que o metabolismo seja estimulado e, por consequência, para que o processo de queima de gordura no corpo possa acontecer de maneira mais rápida.

3. Sensação de Saciedade:

Quando nos sentimos satisfeitos, é mais difícil que acabemos cedendo às tentações culinárias, e tomar o Chá Matcha pode contribuir nesse sentido. Isso acontece por conta do antioxidante EGCG (epigalocatequina) que estimula a liberação de um hormônio chamado de CCK (colecistocinina), que, por sua vez, é responsável por encaminhar ao cérebro a informação de que o estômago está cheio.

4. Benefícios do Chá de Matcha Para Diabetes tipo 2:

O Chá de Matcha pode ser valioso para manter o metabolismo saudável em indivíduos diabéticos. Os antioxidantes presentes no Chá de Matcha ajuda na redução dos níveis de triglicérides, colesterol e teor de glicose hepática nos indivíduos diabéticos.

Uma investigação realizada em indivíduos diabéticos administrados com Chá de Matcha mostrou que esta erva exerce a sua ação inibidora contra o dano renal e hepático, restringindo a acumulação de produtos finais de glicosação avançada nos rins.

5. Benefícios do Chá de Matcha Para Saúde Cardiovascular:

Outra ação importante exercida por epigalocatequina galato (EGCG) presente no chá é a manutenção da saúde cardiovascular. A riqueza desse componente no Chá de Matcha torna uma porção potente para manter os níveis de colesterol baixo.

Uma pesquisa sugeriu que EGCG ajuda a reduzir a acumulação de lipídios e promove autofagia nas células endoteliais vasculares.

6. Chá de Matcha é um Potencializador de Energia:

O Chá de Matcha contém uma forma saudável de cafeína para não ser confundido com a presente no café. Esta cafeína única forma a conhecida teofilina que sustenta os níveis de energia, sem quaisquer efeitos adversos. A libertação lenta de energia, devido à teofilina nos ajuda a suportar a funcionalidade de glândulas suprarrenais e mantém os ótimos níveis hormonais.

7. Benefícios do Chá de Matcha Para Desintoxicação:

A clorofila presente no Chá de Matcha acentua a sua eficácia no processo de limpeza do corpo. A clorofila é um excelente desintoxicante que ajuda na limpeza do sangue. Isso ajuda a manter a alcalinidade do sangue e tecidos.

A clorofila também ajuda na prevenção da associação de toxinas prejudiciais com paredes do cólon e liberá-los para fora do corpo.

8. Benefícios do Chá de Matcha Na Proteção Contra o HIV:

A epigalocatequina presente no matcha também é eficaz na prevenção do HIV. Juntamente com isso, o consumo de Chá de Matcha podem também ajudar na proteção do cérebro de doentes com HIV. Este ato de defesa é atribuída ao poder de penetração de epigalocatequina através das barreira hematoencefálica, que não é viável para os medicamentos antirretrovirais disponíveis comercialmente.

beneficios do cha Matcha

9. Benefícios do Chá de Matcha Para Saúde Gastrointestinal:

Combinar chá é útil para o tratamento de distúrbios gastrointestinais. O estudo realizado neste domínio revelou que o consumo de Chá Matcha estimula a excreção fecal e ajuda o corpo a se livrar de substâncias químicas nocivas e toxinas.

10. Ajuda no Emagrecimento:

O Chá Matcha possui um efeito termogênico bastante significativo, o que significa que ele ajuda a acelerar o metabolismo, potencializando a queima de calorias. Além disso, o matcha contém uma substância chamada L-teanina, que ajuda a dissolver a gordura. Quando consumido paralelamente à prática de atividades físicas, o chá aumenta em até 25% a queima de calorias.

11. É Antioxidante:

O Matcha contém mais antioxidantes do que o chá verde, e também da goji berry, bem como contém 70 vezes mais de antioxidantes do que o suco de laranja. Tal propriedade é importante para evitar a ação dos radicais livres no organismo, que degeneram as células mais rapidamente.

Por esse motivo, o Chá de Matcha pode ser importante na prevenção do envelhecimento precoce e do desenvolvimento de uma série de doenças, como o câncer.

12. Reduz o Colesterol:

Por suas propriedades e alta quantidade de fibras, o Chá Matcha pode ajudar a diminuir o mau colesterol – LDL, minimizando assim o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

13. Ajuda a Relaxar:

A L-teanina presente no matcha atua também no sistema nervoso, e ajuda a promover a sensação de bem-estar e relaxamento.

14. Ajuda a Combater a Gastrite:

A bebida pode ajudar a combater a presença da bactéria H. pylori, que está relacionada à gastrite, úlcera de estômago e câncer gástrico.

15. Pode Ajudar a Prevenir Problemas Cardiovasculares:

Existe uma tendência de acontecer entupimentos de vasos sanguíneos por causa da oxidação do colesterol, que é um tipo de gordura produzido no nosso organismo e que também está presente nos alimentos de origem animal. Com isso, é possível que os antioxidantes do matchá possam diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio.

16. O Chá Matcha Melhora o Foco:

Não se dá bem com a cafeína? Aposte no Chá Matcha: seus antioxidantes ajudam a regular os níveis de açúcar e controlam a liberação de energia, fazendo com que você se sinta acordada por mais tempo. Pode substituir o café pelo chá sem medo de ser feliz!

17. Alivia o Estresse:

“O Chá de Matcha possui L-teanina, um aminoácido ligado ao alívio do estresse e ao aumento da concentração”, explica Andreia. A L-teanina causa esse efeito de tranquilidade porque atua desacelerando o ritmo dos batimentos cardíacos e a pressão arterial.

18. Chá de Matcha Detox:

A clorofila do chá ajuda o seu corpo a expelir toxinas presentes em produtos que utilizamos todos os dias, como desodorantes, restaura o PH natural e mantém o equilíbrio sanguíneo. A nutricionista Samara, porém, alerta: “para obter o efeito detox é essencial que se tenha uma alimentação balanceada e rica em nutrientes”.

19. Fortalece o Sistema Imunológico:

Quando você toma um copo de Chá Matcha está ingerindo uma grande quantidade de vitamina A, B, C, D, E e K, além de fibras fundamentais para o bom funcionamento do seu sistema imunológico. Bye bye, resfriados fora de hora!

cha matcha

20. Ajuda na Recuperação Muscular:

Ao tomar este chá, seus músculos agradecem, principalmente se você pratica exercícios frequentemente, pois ele ajuda na recuperação muscular;

Outros Benefícios do Chá Matcha Para Saúde:

  • Devido aos antioxidantes, como o epigalocatequina, o Matcha também auxilia a prevenir o câncer. Seu antioxidante age como um combatente natural às células cancerígenas;
  • Ao tomar este chá, seus músculos agradecem, principalmente se você pratica exercícios frequentemente, pois ele ajuda na recuperação muscular;
  • E se colesterol é um medo constante, saiba que ele irá te ajudar com a redução dos níveis de colesterol ruim, por ser rico em fibras;
  • Vai te ajudar a manter a disposição, atenção e a aliviar o stress. Por conter a L-teanina, aminoácido estimulante para o cérebro.
  • Ajuda a diminuir a celulite;
  • Ajuda na retardação do envelhecimento devido aos polifenóis e os antioxidantes.

Cuidados com o Chá Matcha:

Se você está passando por uma dieta acompanhada por um nutricionista, questione-o se pode tomar. Além disso, se possuir alguma doença estomacal, como gastrite e úlcera, não é recomendado o consumo do Matcha.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.