Os 10 Benefícios do Óleo de Abacate Para Saúde!

Revisado por

Formado em Medicina Geral pela USP!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Óleo de Abacate Para Saúde que além da própria fruta possuir benefícios o seu óleo extraído também possui as mesma qualidades nutritivas.

Além disso, o Óleo de Abacate é considerado mais eficaz do que o azeite, inclusive quando utilizado como curativo, o Óleo de Abacate também é mais facilmente absorvido pela nossa pele.

óleo de abacateÓleo de Abacate é um dos mais utilizados como produtos essenciais, como o azeite. No entanto, em comparação ao azeite, o Óleo de Abacate é mais saudável pois tem mais nutrientes e gorduras monoinsaturadas.

Este óleo é usado em produtos para o cabelo, bem como cosméticos. Ele deve ser usado na forma mais pura e orgânica.

O óleo é extraído pressionando a polpa carnuda do abacate. É usado para cosméticos, bem como efeitos de cozimento. É adequado para grelhar e fritar devido ao seu ponto elevado.

Valor Nutricional do Abacate:

O Óleo de Abacate é derivado dos frutos e possui propriedades nutricionais incomuns são definitivamente um dos alimentos mais nutritivos devido à sua grande variedade de nutrientes essenciais.

Compostos de Vitamina A, vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K, minerais como cobreferrofósforo e potássio, bem como fibras, proteínas e fitoquímicos benéficos, como beta-sitosterol, glutationa e luteína.

Calorias: os Abacates são extremamente ricos em calorias com um Abacate médio fornecendo cerca de 320 calorias. 28 gramas de Abacate contêm 45 calorias. Eles também são uma fonte rica de ácidos graxos monoinsaturados que ajudam na diminuição do colesterol LDL e aumentam os níveis de colesterol HDL.

Fibra Dietética: um Abacate de tamanho médio fornece cerca de 13 gramas de fibra. A quantidade diária recomendada de fibra é de 25 a 30 gramas para adultos.

Potássio: Os Abacates frescos são uma rica fonte de potássio com uma porção de 100 gramas desta fruta fornecendo 485 mg, ou 10% da quantidade diária recomendada deste mineral. Então, confira agora, Os 10 Benefícios do Óleo de Abacate Para Saúde: 

1. Promove a Saúde Bucal:

Óleo de Abacate pode atuar como um protetor para gengivas e dentes, pois o Óleo de Abacate tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam na prevenção de doença das gengivas.

Óleo de Abacate tem a capacidade de inibir as moléculas de citocinas que são responsáveis pela inflamação dos dentes, tecido gengival, células ósseas e ligamentos no maxilar.

2. Remove as Manchas Pretas na Pele:

As manchas pretas na pele são causadas pelo acúmulo de células mortas da pele. E o Óleo de Abacate pode remover essas células mortas da pele, de modo que essas manchas podem ser eliminadas.

3. Aumenta a Produção de Colágeno:

Óleo de Abacate contém esterol (um esteroide natural) que pode aumentar a produção de colágeno e reduzir as linhas finas devido ao envelhecimento.

Além disso, o Óleo de Abacate tem um alto teor de lecitina, que possui o objetivo de canalizar os nutrientes diretamente para a corrente sanguínea e para as camadas mais profundas da pele.

4. Contra Infecções:

Óleo de Abacate pode impedir que nosso corpo seja a porta de entrada para germes e bactérias que possam causar infecção, pois o  Óleo de Abacate pode apoiar a pele na minimização dos poros.

Caso os poros de nossa pele sejam pequenos, então os germes e as bactérias não entrarão tão facilmente em nosso corpo. Desta forma, isso pode minimizar o risco de infecção ou acne.

5. Ajuda na Prevenção do Câncer:

Os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 presente no Óleo de Abacate podem prevenir o crescimento do tumor. Portanto, o Óleo de Abacate é perfeito para prevenção do câncer, por conter uma grande quantidade de ácido oleico, o Óleo de Abacate é capaz de proteger o sistema cardiovascular, pois pode inibir a absorção de colesterol e triglicerídeos na corrente sanguínea.

Esses antioxidantes são fundamentais para combater o câncer, e o Óleo de Abacate contém antioxidantes que têm a capacidade de combater o câncer.

6. Hidratante Natural Para Pele:

Caso sua pele apresente uma ausência de nutrientes, então ficará seca e áspera, portanto, o Óleo de Abacate é repleto de nutrientes que são fundamentais para nossa pele. Desta forma, Óleo de Abacate pode ser usado para torna a pele mais saudável e suave.

7. Protege a Pele do Raio UV:

Um estudo constatou que o Óleo de Abacate contém betacaroteno, proteína, lecitina, ácidos graxos e vitaminas Avitamina D e vitamina E, cujo pode auxiliar na hidratação e proteção da pele contra os radicais livres que podem causar danos à pele.

Os antioxidantes também têm uma função, neste caso, é proteger a pele do raio ultravioleta.

óleo de abacate benefícios8. Ajuda na Redução da Pressão Arterial:

Um estudo científico realizado em 2005 comprovou que o Óleo de Abacate pode reduzir a pressão arterial.

Os resultados do estudo mostraram que o Óleo de Abacate contém certos ácidos graxos que regulam a reação de ácidos graxos nos rins e no fígado, isso afeta hormônios, cujo possui um papel fundamental no controle da pressão arterial.

9. Possui Propriedades Cicatrizantes:

Um estudo constatou que o Óleo de Abacate pode auxiliar na cura de feridas. De acordo com os pesquisadores, o ácido oleico e os ácidos graxos essenciais têm um papel fundamental na superação desse problema.

Óleo de Abacate pode ser usado como um medicamento para aumentar a síntese de colágeno e reduzir o número de células que podem causar inflamação durante o processo de cicatrização de feridas.

10. Benefícios do Óleo de Abacate Para Beleza:

Óleo de Abacate também é ideal para saúde do cabelo e pele, pois o Óleo de Abacate possui substâncias gordurosas que podem manter o cabelo úmido, além de prevenir danos nos cabelos.
Óleo de Abacate também beneficia a nossa pele.

Caso seja aplicado na pele, o Óleo de Abacate pode proteger os tecidos contra a luz solar prejudicial. Portanto, é recomendado misturar o Óleo de Abacate com outros produtos de beleza.

Como Consumir o Óleo de abacate:

O óleo de abacate pode ser consumido puro ou adaptado a diversas opções, pode ser encontrados em lojas de departamentos culinários ou farmácias. Por causa de sua estabilidade pode ser consumido em preparações quentes, como refogados que não terá sua estrutura química alterado, ou mesmo sobre saladas e etc. O óleo de abacate também tem sido útil nos tratamentos de beleza, principalmente para a hidratação e recuperação dos fios capilares. Para aproveitar o fato de que o óleo de abacate emagrece e manter sua saúde em dia, siga essas dicas:

  • Acrescente uma colher de sopa de óleo de abacate na salada de tomate e cenoura, para potencializar a absorção de carotenoides;
  • Para a pele, experimente fazer uma máscara misturando uma colher de óleo de abacate com meio abacate amassado. Deixe na pele por 20 minutos e enxague massageando a pele;
  • Como todo óleo vegetal, o óleo de abacate é bastante calórico: 100 ml possuem mais de 900 calorias. O segredo para a saúde e para a cintura é o consumo regular e com moderação. Se for exagerado, o consumo de óleo de abacate engorda;
  • Antes de utilizar o óleo de abacate diretamente na pele, pingue uma gotinha e espere alguns minutos para ver se você não é alérgico. Se nada acontecer, utilize o óleo diariamente, para manter a pele hidratada e macia, evitando o aparecimento de rugas e marcas de expressão;
  • Se você não conseguir descobrir onde comprar óleo de abacate na sua cidade ou se estiver difícil de fazê-lo em casa, consumir meio abacate fresco três vezes por semana traz os mesmos benefícios à saúde do óleo de abacate;
  • Para não enjoar, alterne o óleo de abacate com o azeite extra-virgem nas saladas e pratos quentes.

Como Extrair o Óleo de Abacate:

Como fazer óleo de abacate
Fazer óleo de abacate em casa é muito simples. Existem diversas maneiras de fazer seu próprio óleo, mas vamos descrever aqui a maneira mais prática de extrair o óleo do abacate a frio sem utilizar solventes.

INGREDIENTES:

  • 2 abacates;
  • Prato, garfo;
  • Formas de alumínio;
  • Pano de algodão;
  • Recipiente para colocar o óleo.

MODO DE PREPARO:

  • Corte os abacates ao meio e retire os caroços.
  • Coloque toda a polpa em um prato e amasse bem com um garfo o suficiente para ficar uma massa bem homogênea.
  • Espalhe então essa massa sobre as formas, em camadas muito finas (quanto mais fino, mais rápido secará).
  • Deixe as formas secando ao sol da manhã até o fim da tarde.
  • Após recolher as formas, retire a massa seca (que deverá estar na cor marrom escura) e coloque no pano fino e limpo.
  • Torça o pano com força e recolha embaixo o óleo que pingar, esse será seu óleo de abacate pronto para uso.

Se você não tiver como secar ao sol, pode também utilizar o forno, mas não deixe a temperatura do mesmo passar de 50oC. O tempo de permanência deverá ser de aproximadamente cinco horas, respeitando sempre o limite de temperatura acima.

Dois abacates médios podem render até 25 ml de óleo, então ajuste a quantidade da fruta de acordo com as suas necessidades.

benefícios do óleo de abacateEfeitos Colaterais do Óleo de abacate:

Embora a alergia ao abacate seja rara, algumas pessoas que são alérgicas ao látex podem experimentar reações a certas frutas como abacate, banana ou kiwi.

Com o consumo de abacate podem aparecer problemas digestivos: este efeito colateral é causada pelos hidratos de carbono de cadeia curta, em que o abacate é rico e que algumas pessoas não são capazes de digerir, causando inchaço, gases, cólicas estomacais, diarreia ou constipação.

Estes indivíduos são aconselhados a não consumir essa fruta.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Osmar Junior Costa

Sou formado em medicina pela USP no ano de 2012, com especialização em Clínico Geral. Atuo na área de estudo e orientação inicial de doentes; Coordenação de exames de saúde regular; Diagnóstico e tratamento de grande parte das doenças de adultos; Acompanhamento e tratamento de doentes crônicos; Orientação de pacientes que apresentam quadros complexos, com patologias raras e múltiplas, juntamente com a participação de outros especialistas, quando for necessário; Integração final de dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista.

Atualmente sou Clinico Geral residente no Hospital Regional de Cotia e Editor no site "Dr. Saúde" onde tenho participação com comentários, e criação de artigos relacionados a saúde.

Os 15 Benefícios do Óleo de Maçã Para Saúde!

Os 10 Benefícios do Melão do Panamá Para Saúde