Os 30 Benefícios da Couve Flor Para Saúde

Conheça Os 30 Benefícios da Couve Flor Para Saúde!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Couve Flor Para Saúde são bem variados, mas são repletos de propriedades que beneficiam o funcionamento geral do corpo. Além disso, a Couve Flor é um vegetal cruciferante que pertence à família Brassicaceae, que inclui Brócolis, couve e repolho. Deriva seu nome da palavra latina ‘ caulis ‘, que significa repolho com uma flor. Os flósculos na cabeça da couve-flor, também conhecida como coalhada, são bem agrupados e consistem em botões de flor imaturos anexados a uma haste central. Para proteger o sabor e a suavidade das cabeças de Couve Flor, elas são mantidas longe da luz solar para evitar o desenvolvimento de pigmentos de clorofila e sobre a maturidade.

Esta verdura procede do Mediterrâneo oriental, ou seja, Ásia, Líbano e Síria, embora seu cultivo esteja estendido por toda a Europa. Os primeiros a promover o cultivo da Couve Flor foram os romanos. Era utilizada, além de alimento, para tratar a dor de cabeça e a diarreia. Embora tenha se estendido rapidamente por todo o mundo, hoje em dia o principal país produtor é a China, que a cultiva durante todo o ano, embora o melhor momento para o plantio seja entre setembro e janeiro.

couve flor beneficios

A Couve Flor contém fibras que ajudam com saciedade, perda de peso, trato digestivo saudável, antioxidantes e fitonutrientes que podem proteger contra câncer, colina importante para aprender e memória e muitos outros nutrientes importantes.

De acordo com o Índice de densidade de nutrientes agregados, a ela é classificada entre os 20 principais alimentos, que mede o conteúdo de fitonutrientes, vitaminas e minerais em relação ao conteúdo calórico.

Tipos de Couve Flor:

A Couve Flor está disponível em quatro grupos principais: bienal asiática, italiana, noroeste européia e anuais do norte da Europa, representada por mais de uma centena de variedades. Além de branco, ele também vem em várias outras cores, como as mencionadas abaixo:

Laranja: A couve-flor laranja é altamente nutritiva e contém uma imensa quantidade de vitamina A, em comparação com a variedade branca.

Roxo: O grupo antioxidante, antocianinas, presente na couve-flor roxa fornece a cor desta variedade.

Verde: A Couve Flor verde é conhecida como broccoflower. Pode ser encontrado em uma forma normal de coalhada, bem como em uma variante spiky chamada brócolis Romanesco.

Valor nutricional:

Couve-flor é uma rica fonte de vitamina C, ácido fólico, vitamina K, do complexo B vitaminas e vitamina E. Ele fornece minerais vitais, como Cálcio, Magnésio, Fósforo, Potássio, Zinco, Sódio e ferro sem adicionar colesterol nocivo. É uma boa fonte de proteína, uma quantidade substancial de fitoquímicos, gorduras insaturadas e ácidos graxos essenciais de Ômega 3 e contém muito de gordura. Ela também fornece fibra dietética e contém quantidades menores de açúcares naturais em comparação com os outros membros de seus parentes botânicos, como Brócolis. Então, confira Os 30 Benefícios da Couve Flor Para Saúde:

Benefícios da Couve Flor Para Saúde:

1. Melhora a Saúde Cerebral:

A couve-flor contém colina e Fósforo, que são eficazes na reparação das membranas celulares. Isso é essencial para o funcionamento eficiente do cérebro e do sistema nervoso para a transmissão de sinais nervosos. Além disso, a presença de Potássio e vitamina B6 desempenha um papel importante na manutenção da saúde cerebral e na promoção de uma comunicação adequada nos nervos.

2. Promove uma Carga de Fibra:

Ela também é uma ótima fonte de fibra. Pode ajudar a administrar a digestão e os movimentos intestinais. O aumento da ingestão de fibra é uma maneira de controlar adequadamente seu apetite e gerenciar seu peso para níveis mais saudáveis.

3. Circulação Saudável:

Verificou-se uma alta ingestão de fibras para reduzir o risco de problemas cardiovasculares. As pessoas que tomam suplementos de Cálcio podem estar em risco de acúmulo de Cálcio nos vasos sanguíneos, mas tomar vitamina K com Cálcio pode diminuir as chances de isso acontecer.

4. Absorção de Ferro:

A vitamina C presente na couve flor ajuda a absorver melhor o ferro no sangue. Isso ajuda a aumentar a contagem de hemoglobina no corpo.

5. Fortalece o Sistema Imunológico:

Ela é rica em nutrientes, conta com as vitaminas A, vitamina C, D e do complexo B, que a tornam uma importante aliada do sistema imunológico. Principalmente por conta da vitamina C, já que ela, por ser antioxidante, contribui para a proteção do organismo contra infecções e fatores nocivos. Protegendo dessa forma o corpo e reforçando ainda mais suas defesas.

6. Ajuda no Crescimento Fetal:

A inclusão de couve flor em sua dieta é benéfica durante a gravidez devido à presença de folato essencial, o que ajuda no desenvolvimento neuronal saudável do bebê.

7. Previne o Câncer:

A couve-flor é um vegetal conhecido pela ciência como um agente combatente das chamadas células-tronco do câncer, ajudando na redução dos riscos de crescimento de tumores. A ação decorre da presença do sulforafano em sua composição.

8. Reduz a Hipertensão Arterial:

As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da glucorapanina e sulforafano presentes na couve-flor ajudam na redução do estresse oxidativo, juntamente com os níveis de colesterol LDL (ruim). Também promove a estimulação do HDL (bom) colesterol e diminui a pressão arterial. Além disso, a fibra e os ácidos graxos ômega-3 presentes na couve-flor também impedem o endurecimento das artérias.

couve flor beneficio

9. Previne o Acidente Vascular Cerebral:

O consumo de frutas e vegetais de carne branca, como a couve-flor, ajuda na redução do risco de acidente vascular cerebral, devido à presença de uma combinação de alicina, que também ajuda na limpeza do fígado e do sangue.

10. Deixa os Ossos Fortes:

O alimento é rico em vitamina K. Estudos associam a baixa ingestão de vitamina K com um maior risco de fratura de osso e osteoporose. Um consumo adequado da vitamina melhora a saúde de seus osso pois melhora a absorção de Cálcio e reduz a excreção urinária de Cálcio.

11. Favorece o Emagrecimento:

Assim como outros alimentos ricos em fibras, a couve-flor proporciona a sensação de saciedade. Assim ela evita beliscadas fora de hora e é aliada no emagrecimento. Além disso, o alimento tem baixíssima quantidade de calorias; em 100 gramas de couve-flor cozida existem apenas 25 calorias.

12. Promove a Digestão:

A couve flor é alta em fibras e água. Ambos são importantes para prevenir constipação, manter um trato digestivo saudável e diminuir o risco de câncer de cólon.

Estudos demonstraram que a fibra alimentar também pode ajudar a regular o sistema imunológico e a inflamação. Como resultado, poderia ajudar a diminuir o risco de doenças relacionadas à inflamação, como doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e obesidade.

13. Trata Problemas Respiratórios:

A papilomatose respiratória é causada pelo vírus do papiloma humano que afeta as cordas vocais na laringe, traqueia, pulmão e brônquios. Estudos demonstraram que o aumento do consumo de vegetais crucíferos, como a couve flor, ajuda a reduzir a gravidade da papilomatose respiratória.

14. Previne o Envelhecimento Precoce:

Uma excelente fonte de antioxidantes e fitonutrientes, a couve-flor auxilia a pele no combate aos danos causados pela exposição ao sol e outros fatores externos, como a poluição. O resultado é de uma pele mais jovem e saudável, livre da presença de radicais livres.

15. Controla o Diabetes:

A ingestão regular de couve-flor ajuda a reduzir o risco de diabetes devido à presença de vitamina C e Potássio. O teor de Potássio na couve-flor ajuda na regulação do metabolismo da glicose . Também é utilizado pelo pâncreas para secretar o hormônio da insulina que combate o alto nível de açúcar no sangue no organismo. Além disso, os estudos têm apoiado que a vitamina B6 presente na couve-flor também é eficaz no aumento da tolerância à glicose em pacientes com diabetes gestacional .

16. Possui Muitos Minerais e Vitaminas:

A couve-flor é cheia de vitaminas B e vitamina C (uma porção fornece 40 por cento do valor diário de vitamina C), Potássio e fósforo que podem suportar o reparo e manutenção do sistema nervoso, sistema imunológico, músculos e ossos do seu corpo,

17. Reforça a Saúde do Coração:

Suas propriedades, entre elas as anti-inflamatórias e antioxidantes, contribuem para o reforço de defesas ao sistema cardiovascular e conta com o benefício de contribuir para a circulação sanguínea também. Já que, acredita-se que o consumo desse alimento (e alguns outros da mesma família), contribuem com uma menor concentração do aminoácido homocisteína no sangue, pois a ocorrência de alta concentração dele na corrente sanguínea, pode ser um fator de risco para diversas doenças cardiovasculares.

18. Reduz Níveis de Colesterol:

Os benefícios nutricionais incluem sendo uma rica fonte de fibra. Esta fibra ajuda na redução nossos níveis de colesterol.

beneficios da couve flor

19. Mantém o Equilíbrio de Eletrólitos:

O teor de Potássio na couve ajuda na manutenção do equilíbrio eletrolítico no corpo, o que é essencial para o funcionamento do sistema nervoso na transmissão de impulsos nervosos e contrações musculares.

20. É anti-inflamatória:

A couve-flor tem um grande número de nutrientes anti-inflamatórios. Eles atuam em nível celular, prevenindo as respostas inflamatórias desde o início. Ela atua na regulação do sistema imune e inflamação, diminuindo assim o risco de doenças relacionadas, como doença cardiovascular, diabetes, cancro, e obesidade.

21. Rica em Cálcio:

Couve-flor também contém Cálcio, que tem inúmeros benefícios. O Cálcio ajuda a tornar os nossos ossos e dentes fortes, juntamente com muitas outras funções importantes, como a transmissão de impulsos nervosos.

22. Acelera o Metabolismo:

A vitamina C e o manganês encontrados em abundância na Couve flor são poderosos antioxidantes. Os antioxidantes aumentam a quantidade de oxigênio no sangue e aceleram o metabolismo.

O metabolismo saudável e rápido irá ajudá-lo a digerir facilmente e derivar todos os nutrientes de seu alimento. Quanto mais oxigênio estiver no seu sangue, mais materiais tóxicos seu corpo irá excretar.

23. Fonte de Antioxidantes:

A couve-flor é uma ótima fonte de antioxidantes, que protegem suas células de radicais livres e inflamação prejudiciais .

Semelhante a outros vegetais crucíferos, a couve-flor é particularmente alta em glucosinolatos e isotiocianatos, dois grupos de antioxidantes que demonstraram retardar o crescimento das células cancerosas

24. Desintoxica o Corpo:

Couve – flor contém indol-3-carbinol, um fitonutriente que, juntamente com sulforafano, ajuda na ativação e regulação da função das enzimas desintoxicantes.

25. Pode Auxiliar na Perda de Peso:

Couve-flor tem várias propriedades que podem ajudar com a perda de peso .

Primeiro, é baixo em calorias com apenas 25 calorias por xícara, para que você possa comer muito sem ganhar peso.

Também pode servir como um substituto de baixas calorias para alimentos com alto teor de calorias, como arroz e farinha.

26. Colabora com uma Pele Saudável:

A vitamina C, presente na couve-flor, colabora com uma pele saudável por ser um excelente antioxidante, sendo uma forma de prevenção contra a aparência enrugada, envelhecimento das células e o ressecamento. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na síntese do colágeno, que é essencial para a saúde e estrutura da pele.

27. Alta em Colina:

A couve-flor é alta em colina, um nutriente essencial que muitas pessoas são deficientes. A colina possui várias funções importantes no corpo.Para começar, desempenha um papel importante na manutenção da integridade das membranas celulares, síntese de DNA e suporte ao metabolismo.

A colina também está envolvida no desenvolvimento do cérebro e na produção de neurotransmissores que são necessários para um sistema nervoso saudável. Além disso, ajuda a evitar que o colesterol se acumule no fígado.

Outros Benefícios da Couve Flor Para Saúde:

  • Tem propriedades anti-inflamatórias;
  • Ela é rica em potássio, o que ajuda a regular a pressão arterial;
  • Ela é excelente fonte de cálcio, o que fortalece e dá estrutura aos ossos e dentes;
  • Pobre em calorias, sendo uma excelente opção para adicionar à dieta;
  • Fonte nutritiva por conter a vitamina A e ácido fólico em sua composição.

Efeitos Colaterais da Couve Flor:

Pode haver algum efeito indesejável de consumir couve-flor, especialmente se for consumido em excesso.

Os alimentos que são ricos em fibras podem causar aumento de inchaço e flatulência. No entanto, a maioria das pessoas pode tolerar esses alimentos em porções moderadas.

couve flor

Qualquer pessoa que esteja aumentando a ingestão de alimentos ricos em fibras para fins de saúde deve fazê-lo gradualmente e monitorar os sintomas para determinar quais alimentos, se houver, causar inchaço.

Níveis elevados de vitamina K podem causar problemas para uma pessoa que toma anticoagulantes, pois a vitamina K ajuda a coagular o sangue.

Qualquer um que esteja tomando medicação para diluir o sangue, como o Coumadin, ou a varfarina, não deve de repente começar a comer grandes quantidades de alimentos que contenham vitamina K.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Os 40 Benefícios da Tangerina Para Saúde

Os 40 Benefícios do Gengibre Para Saúde!