Os 30 Benefícios do Chá de Tomilho Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 30 Benefícios do Chá de Tomilho Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, o Tomilho é uma erva medicinal, também popularmente conhecida como Poejo ou Timo, repetidamente usada como condimento, que pode ser útil para tratar problemas respiratórios. O Tomilho é uma erva que está recheada de benefícios devido ás suas características medicinais.

De nome cientifico Thymus vulgaris o Tomilho proporciona a digestão e a circulação sanguínea. É anti-séptico e expectorante, reduz a dor de cabeça, cura o mau hálito e reduz a mucosidade. O chá de tomilho contém características sedativas e auxilia na redução a ansiedade, fadiga e depressão, além de ser rico em óleos voláteis, minerais, fenóis e flavonoides benéficos para à saúde.

cha de tomilho

O Tomilho é um arbusto aromático, Thymus vulgaris, o comum de jardim e Thymus serpyllun, o selvagem, que dá no meio das pedras e áreas agrestes da bacia do Mediterrâneo. Esta é uma planta medicinal e usada na culinária dos povos mediterrânicos e grego.

Popularmente conhecida como Poejo ou Timo, a erva oferece diversos outros benefícios, tais como favorecimento da digestão e da circulação sanguínea; redução da dor de cabeça e do mau hálito. O chá de tomilho tem fator sedativo, atuando contra fadiga, depressão e ansiedade. É rico em minerais, óleos voláteis, fenóis e flavonoides, agindo, inclusive como antioxidante.

Como antisséptico e desinfetante, o chá de tomilho protege nosso corpo de bactérias quando utilizado externamente. Ao ingerir a bebida, podemos aliviar a febre e contar com uma fonte de ferro extra, portanto, recomendada para pessoas com anemia. É ainda uma opção natural de remédio antiespasmódico e anti-helmíntico.

A medicina popular inclui o chá de tomilho na lista de produtos de combate à queda de cabelo, mas isso não foi comprovado cientificamente ainda. Com ou sem mel, o chá de tomilho funciona bem em casos de constipação, entupimento dos seios nasais, asma, tosse convulsiva, garganta inflamada e amidalite. E pode ser utilizado em gargarejo e/ou ingerido.

Valor Nutricional do Chá de Tomilho:

O Tomilho é rico em cálcio, potássio, fósforo, magnésio e ferro. Ele também tem uma boa quantidade de sódio e uma pequena quantidade de zinco, cobre, manganês e selênio.

Benefícios do Chá de Tomilho Para Saúde:

1. Melhora o Sistema Digestivo:

O Chá de Tomilho é considerado um laxante natural, o que ajuda as pessoas que sofrem com intestino preso. As fibras presentes na fruta fazem com que as fezes se movimentem de maneira mais fácil pelo trato intestinal, além de estimularem o suco gástrico, o que acelera a digestão.

2. Controlar a Pressão Arterial:

A Thymus linearis Benth é uma espécie de Tomilho encontrado no Paquistão e no Afeganistão. Um estudo descobriu que o seu o Chá de Tomilho foi capaz de reduzir significativamente a frequência cardíaca em ratos com hipertensão arterial, e também foi capaz de reduzir o colesterol.

3. Fortalece o Sistema Imunológico:

Por trazer vitamina C e ter efeito antioxidante, o Chá de Tomilho faz bem ao sistema imunológico e previne o organismo contra problemas de saúde relacionados a infecções trazidos por fungos e micróbios.

4. Chá de Tomilho Como Repelente Natural:

O Chá de Tomilho também pode ser usado como repelente. Um estudo recente mostra que o extrato de Tomilho pode repelir mosquitos, mas não ache que basta plantar ele no seu jardim e tudo esta resolvido.

5. Controla a Diabetes:

Estudos relataram que o Chá de Tomilho possui enzimas que limitam a absorção de carboidratos que podem ser convertidos em gordura e açúcar. Para quem tem diabetes isso é benéfico porque ajuda a evitar o descontrole nos níveis de glicose no sangue.

6. Melhora o Humor:

O Chá de Tomilho é frequentemente utilizado para fins aromáticos e terapêuticos por causa de da substância ativa carvacrol. Em um estudo de 2013, carvacrol foi identificado como um ativador do neurônio de maneira que impulsiona os sentimentos de bem-estar.

7. Alivia a Prisão de Ventre:

O Chá de Tomilho pode ser usado para melhorar as funções biliares e hepáticas, além das afecções febris. Pode ser usada ainda para aliviar prisão de ventre e dores provenientes da artrite.

8. Chá de Tomilho Para Evitar a Acne:

Se você está cansado de comprar medicações para acne e ainda permanece sem bons resultados, você pode estar com sorte. O Chá de Tomilho é conhecido por suas propriedades antibacterianas e pode ter um futuro como um ingrediente de combate a acne.

9. Chá de Tomilho Como Antioxidante Natural:

Com grandes quantidades de vitamina C, E, do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e fibra dietética, o Chá de Tomilho possui ainda alguns compostos orgânicos que o tornam um excelente antioxidante natural e anti-inflamatório.

10. Purifica o Sistema Urinário:

Você pode beber Chá de Tomilho frio ou morno para cistite e uma bexiga irritável. Você também pode combinar com outras ervas calmantes para limpar o excesso de ácidos úricos em seu sistema.

11. Promove a Saúde do Coração:

O Chá de Tomilho é uma boa fonte de minerais, como cobre, potássio, cálcio, selênio ferro, zinco e magnésio. O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo, que ajuda na taxa de controle cardíaco e da pressão arterial.

12. Trata Dores de Garganta:

O Chá de Tomilho possui propriedades antissépticas e antibióticas, que são úteis para tratar frio, tosse ou uma dor de garganta. Isso é usado em muitas preparações de ervas para tratamento da bronquite e tosse.

13. Auxilia na Perda de Peso:

O Chá de Tomilho auxilia na perda de peso porque atua acelerando o metabolismo e estimulando a queima de gordura corporal. Os compostos 6 gingerol e 8 gingerol, presentes nessa raiz, atuam aumentando a produção de calor e suor, o que também ajuda no emagrecimento e na prevenção do ganho de peso.

14. Combate o Envelhecimento Precoce:

O Chá de Tomilho possui substâncias voláteis que ajudam a protege seu cérebro, aumentando os ácidos ômega 3 em seu cérebro, mantendo as células saudáveis e retardando o processo de envelhecimento precoce.

15. Previne o Câncer:

O Chá de Tomilho também atua na prevenção de câncer cólon-retal, pois possui uma substância chamada 6 gingerol, que impede o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas nessa região do intestino.

beneficios do cha de tomilho

Outros Benefícios do Chá de Tomilho Para Saúde:

  • O Chá de Tomilho pode ser adicionado age como bebida antisséptica para curar cortes e úlceras na boca;
  • Tem propriedades anti-fúngicas e, por isso, é um bom remédio para tratar o sapinho e o pé de atleta;
  • Você também pode combinar Chá de Tomilho com outras ervas calmantes para limpar o excesso de ácidos úricos em seu sistema;
  • Também é recomendado para aliviar a artrite e gota;
  • Você pode beber Chá de Tomilho frio ou morno para cistite e uma bexiga irritável;
  • O Chá de Tomilho quente pode ser adoçado com um pouco de mel para diminuir a febre causada devido à transpiração;
  • Tem propriedades antissépticos e antibiótico, que são úteis para tratar frio, tosse ou uma dor de garganta;
  • Pode restabelecer a população bacteriana normal em seu intestino;
  • Tem muitos princípios ativos que podem prevenir doenças e problemas de saúde;
  • Aumenta os níveis de progesterona no organismo, que funciona como um tratamento natural dos miomas;
  • É rico em ferro, timol, fósforo e vitamina E;
  • Por ser antifúngico e antimicróbicos, é um bom remédio caseiro para a cura de ferimentos no trato anal;
  • Possui uma substância que ativa as glândulas salivares, o que ativa a digestão primária e age diretamente no trato digestivo;
  • Atua no tratamento contra a insônia e outros distúrbios do sono;
  • Previne aterosclerose, pois ajuda a limpar o colesterol dos vasos sanguíneos.

Efeitos Colaterais do Chá de Tomilho:

Tomilho contém dois compostos timol e carvacrol. Estudos sugerem que as pessoas, especialmente aqueles que são sensíveis, poderia sofrer de irritação das membranas mucosas depois de usar esta erva.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Os 40 Benefícios dos Brotos Para Saúde!

cha de alpiste

Os 22 Benefícios do Chá de Alpiste Para Saúde