Nutrientes

Colágeno: para que serve, deficiência e onde encontrar

fontes de Colageno

O Colágeno é muito importante para a saúde, pois é fundamental para vários processos no nosso organismo.

O Colágeno é uma proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele, que é produzida naturalmente pelo corpo, mas que também pode ser encontrada em alimentos como carne e gelatina, em cremes hidratantes ou suplementos alimentares em cápsulas ou pó.

Colágeno: para que serve, deficiência e onde encontrar

Esta proteína é muito importante para manter as células firmes e unidas, sendo não só importante para a pele mas também para outros tecidos como para a integridade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações, melhorando a sua saúde.

O Colágeno é uma classe bastante abundante de proteínas formadas por aminoácidos no organismo humano.

Ele tem a função de manter as células unidas e é o principal componente protéico de órgãos como a pele, cartilagens e ossos.

A produção de Colágeno é o resultado de uma complexa sequência de eventos bioquímicos no interior das células.

Pelo fato de o Colágeno ser produzido naturalmente pelo nosso organismo, ele pode ter uma produção diminuída ou exagerada, causando alguns danos à nossa saúde.

Quando entramos na fase adulta (a partir de 30 anos), a deficiência do Colágeno começa a ser notada.

Nessa fase fica mais visível a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea.

Por isso é importante repor esse nutriente.

Alimentos ricos em Colágeno

Colágeno hidrolisado

A partir dos 35 anos de idade, a suplementação de Colágeno é considerada essencial, tendo em vista que neste período os níveis da proteína presentes no corpo tendem a cair.

Uma das formas de fazer isso é consumir o Colágeno hidrolisado, um produto que carrega uma alta concentração de Colágeno puro, que pode ser totalmente absorvido pelo organismo.

Alho

O alho possui enxofre, que é necessário para a formação de Colágeno no corpo humano.

Mas não é somente isso: ele também possui a taurina e o ácido lipoico, dois compostos que são capazes de reconstruir as fibras de Colágeno que foram danificadas.

Soja

Seja o leite de soja, seja o tofu, seja um queijo feito à base de soja.

Fato é que todos esses possuem um hormônio chamado genisteína em sua composição, que acelera a produção de Colágeno e bloqueia enzimas que promovem o envelhecimento da pele.

Frutas vermelhas

Frutas vermelhas como o morango e a amora contêm vitamina C e flavonoides, que ao trabalharem juntos, possuem ação antioxidante, de maneira que combatem os radicais livres e o envelhecimento do corpo humano, que é um grande causador da diminuição dos níveis de Colágeno no organismo.

Sozinha, a vitamina C ainda estimula a sua produção, como afirmamos no tópico anterior.

Tomate, pimenta e beterraba

Esse grupo de vegetais contém o antioxidante licopeno em sua composição que protegem a pele contra danos, como se fosse um protetor solar natural, ao mesmo tempo em que faz com que os níveis de Colágeno do organismo aumente.

Gelatina

Rica nesse nutriente, a gelatina traz a vantagem de ser uma sobremesa que não estimula o aumento de peso, ao mesmo tempo em que faz bem para as peles, unhas e cabelo.

Vegetais de cor laranja

Os vegetais de coloração laranja, grupo em que a cenoura e batata-doce se destacam, são fontes de vitamina A.

que é capaz de restaurar e regenerar esse nutriente que foi danificado.

Ovos

Assim como as carnes, os ovos possuem proteínas em sua composição, portanto também contribuem com o aumento da produção de Colágeno no organismo humano.

Vegetais de cor verde-escura

Os vegetais de cor verde-escura como o espinafre, o brócolis e a couve são compostos por vitamina C, que como já mencionamos aqui colaboram com a formação desse nutriente.

Além disso, sua ação antioxidante fornece proteção contra os radicais livres que podem enfraquecer esse nutriente.

Castanhas, nozes e amêndoas

Além de serem fonte de vitamina E, que é importante para a formação de Colágeno, as castanhas, nozes e amêndoas contêm ácidos graxos poli-insaturados que auxiliam na manutenção da vitalidade da pele.

A orientação é consumir 1/3 de xícaras desses alimentos diariamente.

Benefícios do Colágeno

Suporte ósseo

Além da manutenção de articulações saudáveis, ele na verdade compõe 90% da massa óssea.

Ele fornece fácil digestão do cálcio, magnésio, fósforo, silício e enxofre que são todos essenciais para uma matriz óssea saudável.

Benefícios do Colágeno Para Músculos mais fortes

É prática comum para os atletas ingerir aminoácidos, com o objetivo de recuperarem mais rápido e, finalmente, melhorarem o desempenho.

A fonte rica de aminoácidos encontrados nesse nutriente do caldo de osso ou gelatina pode proporcionar a manutenção do tecido muscular em todo o corpo.

Desintoxicação do fígado

Ele é extremamente rico no aminoácido glicina. Este aminoácido é um ingrediente chave para a desintoxicação no fígado.

Benefícios do Colágeno Para Dentes saudáveis

Ele pode ajudar a promover dentes saudáveis, unhas fortes e cabelos vibrantes.

Benefícios do Colágeno Para Diminuir as rugas

com os anos, as expressões que você fez durante toda a sua vida começam a evidenciar em seu rosto.

Exposição ao sol pode agravar os efeitos, resultando em linhas finas, rugas e flacidez.

As injeções desta proteína não impedirão futuras rugas, mas o Colágeno serve para enchimento nas rugas com efeitos que podem durar meses.

O tratamento não é permanente e terá que ser repetido se você quiser manter seus resultados.

Promove a elasticidade da pele

Com a idade, ele tende a diminuir, e isso reduz a elasticidade da pele, resultando em pele flácida e manchas. E consumir Colágeno em cápsulas, caldos de osso ou gelatina ajuda a manter a sua elasticidade.

Tratamento de Cicatrizes

Ele também pode ser usado como um enchimento para cicatrizes, particularmente aquelas causadas ​​pela acne.

Com o envelhecimento, sua pele pode cicatrizar mais facilmente – e as cicatrizes podem ser mais profundas e mais acentuadas.

Injetar esse nutriente nas cicatrizes pode ajudar a minimizar ou até mesmo eliminar a sua aparência.

Benefícios do Colágeno Para Revestir o intestino

Os aminoácidos encontrados nele têm o poder de acalmar e ajudar no revestimento intestinal saudável.

Colágeno: para que serve, deficiência e onde encontrar

Saúde hormonal

A glicina é também um importante precursor da glutationa, que é o antioxidante mais abundante do organismo e que equilibra o nível de estrogênio no corpo humano.

Benefícios do Colágeno Para Regular a insulina

alguns dos aminoácidos mais abundantes encontrados nesse nutriente mantêm a sensibilidade à insulina saudável.

Nossa capacidade de permanecer sensível aos sinais associados à insulina é um fator importante para manter o estoque de gordura corporal em equilíbrio.

Deficiência de Colágeno

A deficiência de Colágeno no organismo causa a redução da elasticidade e hidratação da pele, além de efeitos indesejados como rugas, flacidez, celulites, e ainda deixa os cabelos fracos.

A deficiência desse nutriente no organismo deve ser tratada enquanto é tempo, pois essa substância poderosa, tem como principal função, dar aquela firmeza à pele.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

4 comentários

  • […] a Semente de Uva pode te ajudar a ter uma pele mais bonita e jovem. Já que a elas possuem colágeno e resveratrol, duas propriedades de extrema importante para saúde da […]

  • […] Promove a síntese de colágeno; […]

  • […] as rugas e outras desvantagens, como perda de firmeza da pele ou cabelos mais finos. Sem colágeno, o cabelo seca mais facilmente, cai mais rápido e também fica enfraquecido ele se quebra com mais […]

  • […] vitamina C presente na acerola faz com que os níveis de produção de colágeno de nosso corpo aumentem, favorecendo assim o combate ao envelhecimento precoce das […]

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.