Os 40 Benefícios do Suco de Tomate Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Suco de Tomate Para Saúde que todos deviam conhecer. Além disso, o Suco de Tomate é rico em substâncias medicinais que colaboram com a saúde do corpo humano. No prato dos brasileiros, tem que estar sempre presente o popular tomate. Por ser um fruto prático, versátil e gostoso, aquela saladinha rápida de tomate não pode ficar de fora.

beneficios do suco de tomate

Mas, uma forma de consumo deste vegetal que vem tomando destaque nos dias atuais, é a preparação do Suco de Tomate. Saiba que este suco pode fornecer a você inúmeros resultados saudáveis que talvez você não conhecia.

O Suco de Tomate realmente nutritivo, deve ser feito começando pela escolha dos melhores tomates. Escolha tomates vermelhos brilhantes na cor, com uma pele lisa e sem rugas e que são firmes ao toque. Quando um tomate se torna mais macio e mais maduro é melhor usado para fazer molhos.

Assim como outros sucos naturais, o Suco de Tomate é excelente para a saúde. E o melhor: ajuda a manter a silhueta em forma graças a pouca quantidade de calorias e à presença do licopeno, um antioxidante que ajuda a acabar com inflamações.

Valor Nutricional do Suco de Tomate:

Existem diferentes tipos de tomates, os redondos, pera, cru e de Montserrat, entre outros, mas, em termos gerais, todas estas variedades compartilham as mesmas propriedades nutricionais, por isso, os valores nutricionais do Suco de Tomate são: potássio, fósforo e magnésio (necessário para a atividade normal dos nervos e músculos), que nos dá uma quantidade significativa de vitaminas B1, B2, B5, E e, especialmente, vitamina C e vitamina A, ou seja, betacaroteno ou pró-vitamina A. Confira agora os Benefícios do Suco de Tomate Para Saúde:

Benefícios do Suco de Tomate Para Saúde:

1. Ajuda a Regula o intestino:

Entre as propriedades do tomate, a fibra é essencial na regulação do intestino. Sendo assim, um dos benefícios do Suco de Tomate consumido diariamente é a manutenção do fígado saudável, o que também contribui com a digestão, estimula o movimento intestinal e eliminação das fezes, prevenindo assim, a constipação. A bebida possui também propriedades laxativas que ajudam a limpar e desintoxicar o organismo.

2. Equilibra a Pressão Arterial:

A vitamina B6 presente no Suco de Tomate ajuda a diminuir os níveis de homocisteína, um aminoácido que em níveis elevados causa danos nos vasos sanguíneos, o que pode ocasionar em doenças cardíacas, hipertensão e derrame. Por último, o potássio encontrado no tomate é igualmente importante para manter o equilíbrio da pressão arterial.

3. Aumenta a Imunidade:

Por ser rico em vitaminas e nutrientes, incluir o Suco de Tomate no seu café da manhã fará você ficar mais imune a gripes e resfriados, sem contar que o fruto também possui propriedades anti-inflamatórias.

Pesquisas descobriram que tomar todo dia um copo de Suco de Tomate pode reduzir os efeitos da inflamação em quase um terço.

4. Promove a Saúde da Pele:

Estudos têm mostrado que beber Suco de Tomate diariamente pode levar à redução da acne e a oleosidade da pele, além de fechar os poros e prevenir danos celulares, lembrando que o licopeno age nos radicais livres que danificam as células e são responsáveis pelo aparecimento das rugas.

5. Favorece o Emagrecimento:

Falando em queimar gorduras, adicionar o Suco de Tomate à sua dieta irá contribuir com a perda de peso. As fibras presentes no tomate darão a sensação de estar satisfeito e então você passará a comer menos.

6. Promove a Saúde Capilar:

Beber o Suco de Tomate irá trazer uma melhora significativa na aparência e saúde dos seus cabelos. A vitamina A presente no tomate contribui para que seu cabelo cresça forte e sedoso. A vitamina K, por sua vez, fortifica e revitaliza os cabelos.

7. Previne a Constipação:

A constipação é uma questão que, se convertida em crônica, pode nos ocasionar consequências mais graves na nossa saúde. Um modo muito adequado de combatê-la é começando as manhãs com uma dieta que favoreça nosso trânsito intestinal, aí onde o Suco de Tomate se destaca como um remédio fantástico.

O Suco de Tomate é rico em fibra e atua como um laxante suave que, tomado diariamente, nos ajuda a solucionar esse problema tão comum, sobretudo, nas mulheres.

8. Promove a Saúde do Coração:

Vale a pena destacar que o Suco de Tomate é capaz de melhorar a saúde cardíaca. Graças às suas enzimas e aos seus minerais, conseguimos reduzir o chamado mau colesterol, já que favorecemos a circulação sanguínea e impedimos a aparição de trombose.

9. Limpa o Organismo de Substâncias Tóxicas:

Fumar cria carcinógenos que podem danificar seu corpo. Alguns nutrientes do Suco de Tomate são creditados com a habilidade de proteger o corpo dos carcinógenos criados a partir da fumaça do cigarro. Com essa habilidade, é mais fácil para tratar os efeitos nocivos do fumo.

10. Neutraliza os Danos Celulares:

O Suco de Tomate é rico em antioxidantes. Isso significa que os radicais livres em seu corpo podem ser neutralizados e os danos às células podem ser minimizados. Pode ser benéfico também para quem tem histórico de câncer na família ou doenças relacionadas a idade, como uma forma de reduzir os problemas causados.

11. Mantém o Fígado Saudável:

Um dos maiores problemas que as pessoas idosas enfrentam é o movimento do intestino irregular. A melhor solução disponível para contrariar esta é Suco de Tomate. A fibra no sumo de tomate mantém o fígado saudável, auxilia a digestão, impede a prisão de ventre e, assim, regula e auxilia o movimento do intestino.

12. Combate os Radicais Livres:

O Suco de Tomate está cheio de antioxidantes, por isso, a sua aplicação, bem como o consumo ajuda a se livrar dos radicais livres no organismo, ajudando assim a manter-se jovem e enérgico. Em vez de uma xícara de café, tente beber um copo de Suco de Tomate para conseguir aquele pontapé de energia todas as manhãs.

13. Combate Inflamações:

Devido à presença de substâncias anti-inflamatórias e os seus elevados níveis de propriedades antioxidantes em sua composição, como os carotenoides, O Suco de Tomate pode combater diversos tipos de inflamações nos órgãos.

suco de tomate

14. Fornece Potássio ao Organismo:

O Suco de Tomate é rico em nutrientes, como o potássio, que é uma vitamina com grande deficiência na alimentação humana. Para quem não sabe, a falta de potássio nas refeições cotidianas podem levar ao desenvolvimento de doenças cardíacas, hipertensão arterial, câncer, derrame, artrite e distúrbios digestivos.

15. Previne Cálculos Renais:

A influência do Suco de Tomate sobre os cálculos renais é complexa, mas em geral positiva. O tomate possui propriedades desintoxicantes que influenciam positivamente o funcionamento dos rins, além de promover efeitos diuréticos que aumentam o volume de líquido eliminado pelo corpo. Uma vez que mais líquidos passam pelos rins, há uma menor chance de desenvolvimentos dos cálculos renais.

As altas concentrações de minerais, porém, podem nesse caso se tornar um ponto negativo. Sobretudo o potássio pode se tornar um dos principais componentes dos cálculos, de modo que recomenda-se um consumo moderado às pessoas que já têm um histórico de cálculos renais.

16. Previne o AVC:

Estudos revelaram que uma dieta a base de Suco de Tomate pode ajudar a prevenir acidentes vasculares cerebrais. Os cientistas constataram que isso ocorre devido ao rico conteúdo de licopeno dos tomates.

17. Auxilia o Ganho de Massa Muscular:

O Suco de Tomate possui em sua composição uma substância chamada de tomatidina, que inibe a atrofia muscular. Portanto, o fruto – principalmente, aqueles ainda verdes – ajuda a estimular a síntese proteica, favorecendo o crescimento dos músculos do nosso corpo.

Ainda, pesquisas também já mostraram que o consumo de tomate após a atividade física pode ajudar a aumentar a resistência muscular e, ainda, favorecer a recuperação dos músculos de forma eficiente.

18. Reduz a Dor Crônica:

O Suco de Tomate pode reduzir a dor crônica, devido à presença de agentes anti-inflamatórios como bioflavonoides e carotenoides. Aqueles que regularmente sofrem de dor leve a moderada e que, muitas vezes, tem inflamação. Reduzirá automaticamente a inflamação e trará alívio da dor.

19. Previne a Danificação de Vasos Sanguíneos:

O Suco de Tomate é rico em vitamina B6, que é conhecido por ajudar o corpo a quebrar um composto chamado homocisteína em outras moléculas inofensivas. A homocisteína é um composto que danifica as paredes dos vasos de sangue e provoca várias doenças cardíacas

20. Combate a Diabetes:

Os diabéticos devem incluir o Suco de Tomate regularmente em sua dieta. O cromo nos tomates ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Além disso, os tomates tem muito poucos carboidratos e são ricos em fibras. Todos são traços que ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue em um nível seguro.

21. Combate a Insônia:

Se você está tendo problemas para obter uma boa noite de sono, tente beber um copo de Suco de Tomate antes de dormir. Com certeza, você vai ter um sono muito melhor, mais tranquilo, e sem quaisquer distúrbios.

22. Combate a Artrose:

Se você sofrer de artrite nas mãos, ou em qualquer das suas articulações, considere tudo o que o Suco de Tomate pode fazer por você, pois ao ser tão rico em vitaminas e minerais, ele fortalece nosso sistema imunológico, aumentando as defesas para tratar esse tipo de inflamações e problemas associados à artrite. Para isso, é importante que você seja constante e que o beba todos os dias.

23. Ativa o Metabolismo:

O tomate tem um índice calórico muito baixo e se destaca como um excelente diurético capaz de ativar nosso metabolismo para nos ajudar a queimar gorduras. Tomado regularmente e na primeira hora do dia vai ajudar a começar o dia com energia, mas lembre-se de combinar o Suco de Tomate com um café da manhã variado e equilibrado.

24. Alivia os sintomas da Ressaca:

Depois daquela noitada com os amigos, você não consegue nem abrir os olhos? Você pode ter em casa o melhor remédio para aliviar os sintomas da ressaca. Tomar um copo de Suco de Tomate irá repor todos os nutrientes perdidos e hidratar. Misture o Suco de Tomate, pepino, espinafre e uma colher de azeite para criar um eficiente elixir contra a ressaca!

25. Promove a Saúde Ocular:

Por ser cheio de fitonutrientes como o betacaroteno, luteína, zeaxantina e vitamina A, o Suco de Tomate ajuda a manter seus olhos saudáveis ​​e protegem contra a degeneração macular.

26. Desintoxica o Corpo:

O Suco de Tomate é maravilhoso para liberar toxinas prejudiciais ao nosso corpo. Propriedades como o cloro e o enxofre ajudam o fígado e os rins a realizar melhor sua função de desintoxicação. É também um excelente diurético, que ativa o metabolismo e ajuda a queimar gorduras.

27. Promove a Saúde Óssea:

A vitamina K encontrada no Suco de Tomate é de grande importância para a saúde de seus ossos, pois no processo da construção óssea é feita a síntese da osteocalcina, que depende da vitamina K para ocorrer.

Pessoas que sofrem de artrite também podem obter benefícios do Suco de Tomate, pois suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a reduzir a dor causada pela doença.

28. Previne a Coagulação do Sangue:

Com tantos nutrientes presente, mais um dos benefícios do Suco de Tomate para a saúde é a prevenção na aglomeração de plaquetas anormais que podem bloquear as veias, o que contribui para a saúde de pessoas com tendência a doenças cardíacas.

Embora seja importante considerar que a coagulação sanguínea seja importante no processo de cicatrização, o que se tornaria um fator negativo para pessoas com diabetes, por exemplo.

29. Regula o Colesterol:

Uma pesquisa relacionou o consumo elevado de licopeno com uma redução de 30% nas incidências de doenças cardiovasculares, além das fibras encontradas no Suco de Tomate, que ajudam a quebrar o colesterol LDL (também conhecido como colesterol ruim), e a niacina, que ajuda a estabilizar os níveis de colesterol.

30. Combate o Câncer:

Já é do conhecimento popular que o tomate previne o câncer de próstata, e de fato previne, pois como explicado acima, é um fruto rico em licopeno, que ajuda a diminuir o risco de uma série de tipos de câncer, incluindo câncer de pulmão, câncer de mama e câncer de próstata.

A fibra natural presente no tomate também tem um papel importante nestes benefícios do Suco de Tomate, pois mantém a saúde do cólon reduzindo assim, o risco de câncer de próstata que afeta 1 em cada 8 homens.

Pesquisas feitas em relação à prevenção do câncer de próstata mostraram que um nutriente do tomate tem a capacidade de alterar a atividade metabólica no desenvolvimento de células de câncer de próstata e também está relacionado à morte celular programada (apoptose) em células de câncer de próstata que já tinham sido totalmente formadas.

Outros estudos têm demonstrado que os homens que consomem quantidades elevadas de licopeno têm uma redução de 30% no seu risco de câncer de pâncreas.

Outros Benefícios do Suco de Tomate Para Saúde:

  • Um estudo descobriu que beber um copo de Suco de Tomate diariamente pode reduzir os níveis sanguíneos de TNF-alfa, que provocam inflamação, em 34 por cento.
  • Suco de Tomate é ótimo para pessoas que sofrem de problemas de saúde crônicos e degenerativas como doenças cardíacas, câncer, osteoporose e Alzheimer.
  • Adicionando o Suco de Tomate sem sementes em sua dieta tem sido comprovada em alguns estudos para reduzir o risco de pedras nos rins.
  • Como o Suco de Tomate é uma fonte rica de fitonutrientes, entre eles, o beta-caroteno, luteína e zeaxantina, pode ajudar a melhorar a visão e a proteger os olhos da degeneração.
  • Pesquisas sugerem que o Suco de Tomate pode fornecer cerca de 40% do requerimento diário de vitamina C e também contém vitamina A, potássio e ferro que é essencial para manter a saúde sanguínea normal.
  • O Suco de Tomate possui substâncias calmantes que auxiliam no tratamento da ansiedade e no tratamento da depressão.
  • A ingestão do Suco de Tomate pode inibir a incidência de infecções do trato urinário, bem como o câncer de bexiga. Isso ocorre porque os Tomates são ricos em água, o que pode estimular a micção.
  • A vitamina C presentes nos Suco de Tomate é capaz de provocar uma diminuição nos níveis de Cortisol, hormônio que é estimulado pelo estresse e que é responsável por muitos de seus efeitos nocivos.
  • O Suco de Tomate é um desintoxicante conhecido. Além expelir toxinas devido ao seu efeito diurético, é também responsável pela remoção do ácido úrico.

Receita do Suco de Tomate:

INGREDIENTES:

  • 4 tomates maduros
  • ½ xícara (chá) de água (pode ser gelada)
  • Folhas de manjericão
  • Suco de um limão
  • Molho de pimenta a gosto (opcional)
  • 1 pitada de sal

MODO DE PREPARO:

  • Lave os tomates, corte-os e retire as sementes. Bata-os bem no liquidificador, juntos com os outros ingredientes. Coe e está pronto! Pode ser bebido em temperatura natural, gelado ou se preferir, adicione gelo.

Dicas de como fazer Suco de Tomate:

Se o gosto do Suco de Tomate não te agradar, ou mesmo para variar para que não enjoe, você pode misturá-lo com outros sucos de frutas ou vegetais, como pepino, cenoura, beterraba e suco de maçã, por exemplo.

Ao ser extraído o suco do tomate, perde-se suas fibras. Para equilibrar isso, ao variar as suas receitas do tomate, inclua fibras nelas. Misturar farinha de linhaça ou de aveia, por exemplo.

Alguns sucos de tomate são muito ricos em sódio, por isso para quem tem uma dieta com restrição de sódio, recomenda-se o uso bem moderado.

beneficio do suco de tomate

Efeitos Colaterais do Suco de Tomate:

O Suco de Tomate, especialmente o feito com as suas sementes, é rico em compostos de cálcio e de oxalato. Se você já está sofrendo de problemas renais menores, vai ser muito difícil para o seu organismo digerir esses elementos. Em tal caso, o consumo de grandes quantidades de Cálcio será prejudicial para você.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 40 Benefícios da Camomila Para Saúde

Os 30 Benefícios da Alfazema Para Saúde