Os 20 Benefícios do Chá de Capim Santo Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Chá de Capim Santo Para Saúde que devemos conhecer. Além disso,  cientificamente chamado de Cymbopogon citratus, o Capim Santo pertence à família Gramineae. Ele também é conhecido como capim-limão ou capim-cidreira em algumas regiões do Brasil. Sua origem é na Índia e ele é considerado uma erva, podendo atingir até dois metros de altura.

capim santo

Seu desenvolvimento se dá em áreas tropicais e em climas mais quentes. Por isso, o Capim Santo é largamente encontrado no Nordeste do Brasil e também no Norte. Mas, em geral, é possível encontrar o Capim Santo em todas as regiões do nosso país.

Valor Nutricional do Chá de Capim Santo:

Chá de Capim Santo é fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, folato e minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco e ferro. Conheça a seguir, Os 20 Benefícios do Chá de Capim Santo Para Saúde:

1. Reduz a Pressão Arterial:

O consumo regular do Chá de Capim Santo apresenta excelentes resultados na redução da pressão arterial, diminuindo os riscos de hipertensão, infarto e derrames.

2. Melhora o Sono:

O efeito calmante do Chá de Capim Santo é um dos grandes aliados para noites revigorantes de sono, contribuindo também para o alívio natural dos sintomas de ansiedade e depressão em estágio inicial.

3. Combate os Gases Intestinais:

Outro problema digestivo que atrapalha o dia a dia de milhares de pessoas são os gases intestinas.

Por melhorar os problemas digestivos, o Chá de Capim Santo também combate as flatulências excessivas.

Ele ajuda a regular o seu sistema e dar fim ao desconforto que te deixa inseguro nas horas mais importantes do seu dia.

4. Auxilia no Tratamento de Resfriados e Gripe:

O Chá de Capim Santo contem propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajudam o corpo a combater tosse, febre e resfriado e gripe.

5. Combate a Obesidade:

Este chá previne o acúmulo de gordura abdominal e promove o uso da energia armazenada, evitando o ganho de peso e combatendo a obesidade.

6. Alivia Dores de Cabeça:

Graças a uma substância chamada de citral, o Chá de Capim Santo é essencial para aliviar dores ‘de cabeça,

7. Favorece a Saúde das Mulheres:

O Chá de Capim Santo é excelente, e proporciona alívio de doenças nas mulheres, afrontamentos e redução da dor menstrual.

8. Reduz a Dor da Artrite:

O Chá de Capim Santo ajuda no tratamento de artrite e problemas relacionados como osteoartrite, reumatismo e outros tipos de dor nas articulações.

9. Benefício do Chá de Capim Santo Para o Estômago:

Outra propriedade essencial deste chá é a prevenção de distúrbios gastrointestinais, como úlcera, além de ajudar a combater infecções causadas por patógenos como o Helicobacter pylori e a Escherichia coli.

Benefícios do Chá de capim santo

10. Reduz os Niveis de Colesterol:

Este poderoso chá tem propriedades que ajudam a combater a hiperlipidemia e a hipercolesterolemia, reduzindo os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos no corpo e prevenindo a aterosclerose.

11. Previne o Câncer:

O citral que está presente no Chá de Capim Santo, ajuda a parar o crescimento de células de câncer hepático durante a fase inicial e previne qualquer produção adicional de células cancerosas.

12. Benefício do Chá de Capim Santo Contra Doença de Alzheimer:

Este chá estimula a mente e ajuda a combater as convulsões, o nervosismo, a vertigem e vários distúrbios neuronais, como a doença de Alzheimer e Parkinson.

13. Auxilia no Tratamento da Gastrite:

A gastrite ou comumente referida como azia pode ser causada por muitos fatores, como estresse, especiarias e alimentos frios entre outros. O Chá de Capim Santo tem sido tradicionalmente utilizado como remédio para tratar esta doença.

14. Possui Poder Diurético:

Chá de Capim Santo ajuda a desintoxicar o organismo como consequência de suas propriedades diuréticas, que estimulam a eliminação de líquidos acumulados.

15. Previne Diabetes Tipo 2:

Uma das substâncias presentes neste chá, o citral, ajuda a manter os níveis regulares de insulina no corpo, aumentando a tolerância à glicose.

Dessa forma, o Chá de Capim Santo é um complemento no tratamento da diabetes tipo 2.

16. Melhora a Digestão:

O Chá de Capim Santo possui compostos anti-sépticos que efetivamente matam bactérias e parasitas dos ruins, e do sistema digestivo, promovendo uma digestão saudável.

Outros benefícios:

  • Combate infecções;
  • Regula a pressão sanguínea;
  • Melhora o sistema nervoso;
  • Trata problemas respiratórios.

Receita do Chá de Capim Santo:

Ingredientes:

  • 1 a 3 g (de uma a três colheres de chá) das folhas de Capim Santo;
  • 150 mL (uma xícara de chá) de água.

Modo de Preparo:

  • Ferva a água e desliga o fogo.
  • Logo em seguida, acrescenta-se as folhas de Capim Santo e coloca-se a tampa, deixando abafado por alguns minutos.

Contraindicações:

O Chá de Capim Santo está contraindicado em casos de dor abdominal forte sem causa aparente, assim como durante a gravidez pois pode causar aborto.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 20 Benefícios do Óleo de Laranja Para Saúde

Os 25 Benefícios do Suco de Feijoa Para Saúde