Os 20 Benefícios do Chá de Capim Santo Para Saúde

Os 20 Benefícios do Chá de Capim Santo Para Saúde!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Chá de Capim Santo Para Saúde que devemos conhecer. Além disso,  cientificamente chamado de Cymbopogon citratus, o Capim Santo pertence à família Gramineae. Ele também é conhecido como capim-limão ou capim-cidreira em algumas regiões do Brasil. Sua origem é na Índia e ele é considerado uma erva, podendo atingir até dois metros de altura.

capim santo

Seu desenvolvimento se dá em áreas tropicais e em climas mais quentes. Por isso, o Capim Santo é largamente encontrado no Nordeste do Brasil e também no Norte. Mas, em geral, é possível encontrar o Capim Santo em todas as regiões do nosso país.

Valor Nutricional do Chá de Capim Santo:

Chá de Capim Santo é fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, folato e minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco e ferro. Conheça a seguir, Os 20 Benefícios do Chá de Capim Santo Para Saúde:

1. Reduz a Pressão Arterial:

O consumo regular do Chá de Capim Santo apresenta excelentes resultados na redução da pressão arterial, diminuindo os riscos de hipertensão, infarto e derrames.

2. Melhora o Sono:

O efeito calmante do Chá de Capim Santo é um dos grandes aliados para noites revigorantes de sono, contribuindo também para o alívio natural dos sintomas de ansiedade e depressão em estágio inicial.

3. Combate os Gases Intestinais:

Outro problema digestivo que atrapalha o dia a dia de milhares de pessoas são os gases intestinas.

Por melhorar os problemas digestivos, o Chá de Capim Santo também combate as flatulências excessivas.

Ele ajuda a regular o seu sistema e dar fim ao desconforto que te deixa inseguro nas horas mais importantes do seu dia.

4. Auxilia no Tratamento de Resfriados e Gripe:

O Chá de Capim Santo contem propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajudam o corpo a combater tosse, febre e resfriado e gripe.

5. Combate a Obesidade:

Este chá previne o acúmulo de gordura abdominal e promove o uso da energia armazenada, evitando o ganho de peso e combatendo a obesidade.

6. Alivia Dores de Cabeça:

Graças a uma substância chamada de citral, o Chá de Capim Santo é essencial para aliviar dores ‘de cabeça,

7. Favorece a Saúde das Mulheres:

O Chá de Capim Santo é excelente, e proporciona alívio de doenças nas mulheres, afrontamentos e redução da dor menstrual.

8. Reduz a Dor da Artrite:

O Chá de Capim Santo ajuda no tratamento de artrite e problemas relacionados como osteoartrite, reumatismo e outros tipos de dor nas articulações.

9. Benefício do Chá de Capim Santo Para o Estômago:

Outra propriedade essencial deste chá é a prevenção de distúrbios gastrointestinais, como úlcera, além de ajudar a combater infecções causadas por patógenos como o Helicobacter pylori e a Escherichia coli.

Benefícios do Chá de capim santo

10. Reduz os Niveis de Colesterol:

Este poderoso chá tem propriedades que ajudam a combater a hiperlipidemia e a hipercolesterolemia, reduzindo os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos no corpo e prevenindo a aterosclerose.

11. Previne o Câncer:

O citral que está presente no Chá de Capim Santo, ajuda a parar o crescimento de células de câncer hepático durante a fase inicial e previne qualquer produção adicional de células cancerosas.

12. Benefício do Chá de Capim Santo Contra Doença de Alzheimer:

Este chá estimula a mente e ajuda a combater as convulsões, o nervosismo, a vertigem e vários distúrbios neuronais, como a doença de Alzheimer e Parkinson.

13. Auxilia no Tratamento da Gastrite:

A gastrite ou comumente referida como azia pode ser causada por muitos fatores, como estresse, especiarias e alimentos frios entre outros. O Chá de Capim Santo tem sido tradicionalmente utilizado como remédio para tratar esta doença.

14. Possui Poder Diurético:

Chá de Capim Santo ajuda a desintoxicar o organismo como consequência de suas propriedades diuréticas, que estimulam a eliminação de líquidos acumulados.

15. Previne Diabetes Tipo 2:

Uma das substâncias presentes neste chá, o citral, ajuda a manter os níveis regulares de insulina no corpo, aumentando a tolerância à glicose.

Dessa forma, o Chá de Capim Santo é um complemento no tratamento da diabetes tipo 2.

16. Melhora a Digestão:

O Chá de Capim Santo possui compostos anti-sépticos que efetivamente matam bactérias e parasitas dos ruins, e do sistema digestivo, promovendo uma digestão saudável.

Outros benefícios:

  • Combate infecções;
  • Regula a pressão sanguínea;
  • Melhora o sistema nervoso;
  • Trata problemas respiratórios.

Receita do Chá de Capim Santo:

Ingredientes:

  • 1 a 3 g (de uma a três colheres de chá) das folhas de Capim Santo;
  • 150 mL (uma xícara de chá) de água.

Modo de Preparo:

  • Ferva a água e desliga o fogo.
  • Logo em seguida, acrescenta-se as folhas de Capim Santo e coloca-se a tampa, deixando abafado por alguns minutos.

Contraindicações:

O Chá de Capim Santo está contraindicado em casos de dor abdominal forte sem causa aparente, assim como durante a gravidez pois pode causar aborto.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 20 Benefícios do Óleo de Laranja Para Saúde

Os 25 Benefícios do Suco de Feijoa Para Saúde