Benefícios do Chás

Chá de Artemísia serve para quê? Veja benefícios e como fazer

Por Alan Costa, em 05/04/2018 (atualizado em 22/08/2021)
beneficios do cha de atemisia

Artemísia se popularizou como remédio caseiro para prevenir enxaquecas e controlar dores de cabeça crônicas. Mas poucas pessoas sabem todos os benefícios que essa planta pode nos trazer.

Geralmente consumida em forma de chá, a planta que pertence à mesma família da camomila e do girassol, é uma ótima pedida para o controle das cólicas abdominais e uterinas. Há estudos que atestam seu potencial anti-inflamatório na cura da artrite.

A Artemísia, de nome científico artemisia vulgaris, é uma planta medicinal também conhecida como erva-de-fogo, camomila do campo, erva-de-são-joão e rainha das ervas. Pertencente à família Aster, a artemísia cresce em várias regiões do mundo e a sua ação terapêutica é conhecida desde a Idade Média.

Tendo se popularizado como remédio caseiro na prevenção de enxaquecas e dores de cabeça crônicas. Geralmente consumida em forma de chá, esta planta também é bastante utilizada pelas mulheres no tratamento de problemas do aparelho urogenital.

O que é Chá de Artemísia?

A artemísia (Artemisia annua) é uma planta herbácea pertencente à família Asteraceae e nativa da China. A artemísia, nos últimos anos, tem atraído o interesse da ciência por suas propriedades medicinais. O nome artemísia remonta a Artemis.

A deusa grega da caça, ou a rainha Artemísia, que, segundo a tradição, descobriu pela primeira vez as propriedades terapêuticas e as popularizou. Foi Linnaeus, o pai de classificação moderna dos organismos vivos, que escolheu o nome.

Propriedades do Chá de Artemísia:

O interesse da ciência pela artemísia está ligado, principalmente, ao seu teor de artemisinina. Na medicina tradicional chinesa, é usada como um remédio útil para a febre e problemas gastrointestinais. A artemísia tem propriedades digestivas. Também tem sido usada para combater a malária.

A Artemísia vulgaris é usada para preparar uma tintura-mãe (extrato hidroalcoólico), que tem algumas propriedades úteis para intervir como um remédio natural em casos de amenorréia, irregularidades menstruais, perda de apetite e vermes intestinais.

Muitas plantas da espécie Artemísia crescem de forma selvagem e, às vezes, são consideradas pragas.

Benefícios do Chá de Artemísia Para Saúde:

1. Artemísia Para o Ciclo Menstrual:

Assim, se você é atormentado por espinhas, acne e furúnculos e você é uma mulher, você se beneficiar com uso do Chá de Artemísia. Além disso, ele também irá ajudar a regular o seu ciclo menstrual.

2. Combate a a Acne:

Se você consultar um profissional de saúde alternativa, ele vai dizer-lhe que a acne e os furúnculos são devidos a impurezas no sangue. Então, qual é a solução? A resposta está em usar Chá de Artemísia, que tem a capacidade de limpar impurezas de seu sangue.

3. Possui Ação Anti-Inflamatória:

O Chá de Artemísia possui uma substância chamada Kaempferol em sua composição, que possui propriedades anti-inflamatórias. Com isso, o Chá de Artemísia pode ser eficaz para controlar as inflamações que ocorrem no estômago, como a gastrite e as úlceras, por exemplo.

4. Promove a Saúde do Cabelo:

O Chá de Artemísia é rico em vitamina E. Isso significa que é bom para o seu cabelo. Ele vai ajudar os seus fios adquirir uma aparência brilhante, e garantir que nunca tenha que se preocupar com um couro cabeludo seco. Em outras palavras, você não será assediado pela caspa como ocorre em muitas pessoas devido a um excesso de couro cabeludo.

5. Promove uma Pele Saudável:

O Chá de Artemísia tem ação hidratante. Com isso, o mesmo ajuda na nutrição e reparos que a pele necessita. Dessa forma, ocorre a renovação celular, com a eliminação de manchas do rosto e de linhas de expressão, que passam a ser suavizadas com o uso do Chá de Artemísia.

6. Auxilia Contra a Queda de Cabelo:

Como dito acima, a Chá de Artemísia estimula a circulação sanguínea. Os cabelos saudáveis e o couro cabeludo precisam de uma boa circulação sanguínea. Portanto, eles recebem muitos nutrientes através do sangue circulante. Desta forma, você pode usar o Chá de Artemísia para manter seu cabelo e couro cabeludo saudáveis.

7. Trata Problemas Respiratórios:

A planta medicinal é bastante utilizada para o tratamento de problemas respiratórios. Isso inclui a asma, a bronquite, a tosse seca, a amigdalite e a rouquidão. Portanto, as folhas do verbasco possuem um extrato que contém ação antioxidante e anti-inflamatória que ajudam a diminuir o muco e a aliviar a inflamação da garganta.

8. Artemísia Para o Sistema Nervoso:

Fadiga, hiper reatividade ou estresse seus nervos podem ser submetidos a qualquer um destes problemas de vez em quando. Portanto, o Chá de Artemísia pode beneficiar seus nervos tensos de uma maneira maravilhosa.

9. Melhora a Saúde do Figado:

Existem alegações de que o Chá de Artemísia pode aumentar a circulação sanguínea e também curar certos distúrbios do fígado.

10. Controla o Diabetes:

No México, o Chá de Artemísia tem desempenhado um papel no tratamento da diabetes. Portanto, vários estudos foram realizados em animais para validar o controle de níveis de glicose no sangue.

Efeitos Colaterais do Chá de Artemísia:

Mulheres grávidas ou amamentando não devem consumir o Chá de Artemísia. Portanto, não ingerir crua e pode ser tóxica se consumida acima da dosagem. Seu uso deve ser moderado e é conveniente consultar um especialista antes de iniciar qualquer tratamento à base de Artemísia.

Sair da versão mobile