Os 10 Benefícios da Açucena Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Açucena Para Saúde são muitos e eficazes. Além disso, a Açucena possui ricas propriedades medicinais que promovem e facilitam a saúde do corpo humana. A planta é uma planta ornamental da família das Aloeaceae, cultivada em jardins do mundo inteiro. A planta bulbosa possui folhas ensiformes e lineares, e é considerada um dos verdadeiros lírios.

beneficios da açucena

No entanto, ao contrário desses, possui uma roseta basal de folhas que estão presentes no inverno, mas que morrem durante o verão. Chegando até os dois metros de altura, a planta surge no final da primavera e suas flores perfumadas nascem no verão com pétalas grandes, de coloração branca, sendo vermelhas amareladas na base.

De origem persa e síria, a Açucena é uma planta ornamental fruto de inúmeras hibridações feitas pelos holandeses, sendo cultivada em muitos jardins em vários lugares ao redor do mundo. No Império Romano, esta planta era considerada uma representação da “tristeza e angústia” pela falta da pessoa amada.

Trata-se de uma planta do tipo herbácea que tende a viver por muito tempo quando é cultivada diretamente no solo. Uma planta que tem bulbo, assim como a cebola, a partir do qual nascem as folhas que tem aspecto alongado. A flor dela tem sempre seis pétalas de cores que podem variar dentre as tonalidades citadas acima.

Propriedades da Açucena:

Há poucos estudos sobre as propriedades medicinais da Açucena porém, sabe-se que esta planta, cozida, é alimentícia e fortificante, especialmente seus bulbos. Alguns antigos textos sobre uso das plantas medicinais indicam que as pétalas das Açucenas são usadas como cataplasma para combater os efeitos incômodos das picadas de insetos. Então, confira agora os Benefícios da Açucena Para Saúde:

Benefícios da Açucena Para Saúde:

1. Combate Dores Reumáticas:

Entre os principais benefícios da Açucena no organismo humano, destaque para os efeitos diuréticos e emolientes. Além do mais, o óleo extraído dos bulbos é muito usado na fabricação de medicamentos que combatem dores reumáticas e artríticas.

2. Melhora a Cicatrização de Feridas:

Ela também é um remédio de uso externo bastante eficaz. A partir da conservação das pétalas em aguardente, ela pode ser usada devido às propriedades anticépticas e cicatrizantes.

3. Benefícios da Açucena Contra Dores de Estômago:

O bulbo desta planta também tem ação emética e purgante, é usado macerado em água, cozido e torrado, para tratamento de dores de estômago.

4. É Recomendada Para Tosse Convulsa:

As flores da Açucena têm ação antiespasmódica e é recomendada na tosse convulsa.

5. Melhora a Saúde Auditiva:

O óleo de Açucena é um bom remédio para queimaduras, gretas dos mamilos e eczemas. Também dá bons resultados em caso de otite ou dores dos ouvidos, aplicando umas gotas no canal auditivo.

6. Benefícios da Açucena Contra Furúnculos:

Com os bolbos cozidos em água e esmagados, prepara-se uma cataplasma muito eficiente para amadurecer abcessos e furúnculos

7. Ajuda a Induzir o Vômito:

As raízes da planta são eméticas e laxantes e são usadas para tratar asma, biliosidades e induzir ao vômito.

8. Melhora a Saúde dos Centros Nervosos:

As açucenas são consideradas flores que ajudam na limpeza e liberação dos centros nervosos e chakras, expandindo-os.

9. Benefícios da Açucena Para Regeneração da Cútis:

Ela também é usada na indústria dos cosméticos pela força bioativante presente nos extratos de seu bulbo, ao serem aplicados para a regeneração da cútis.

10. Previne Úlceras:

A planta também pode ser utilizada no tratamento de casos de contusão, dor de ouvido, queimadura, mancha cutânea, espasmos e úlcera.

Receita do Chá de Açucena:

Para preparar o chá da Açucena, basta colocar para ferver 200 ml de água. Depois que atingir o ponto de ebulição misturar com as pétalas ou o bulbo da flor. Espere cerca de 10 minutos até esfriar, retire as pétalas ou o bulbo e consuma. Os efeitos são anticépticos e cicatrizantes.

açucena

Como Cultivar a Açucena?

A planta pode ser cultivada em vasos, mas deve estar em local bem iluminado com sol direto. Em temperaturas medianas desenvolve-se bem, no entanto, quando em locais com temperaturas mais baixas, a planta floresce por períodos mais longos.

A multiplicação da planta pode ser feita pela divisão dos bulbos, que podem ser encontrados, inclusive, para venda, em lojas de jardinagem. O plantio pode ser feito também por meio das sementes.

Contraindicações da Açucena:

Não foram encontradas contraindicações relacionadas ao consumo de Açucena, no entanto, recomendamos que você sempre consulte um médico antes de fazer uso de qualquer tipo de medicamento.

murupi

Os 10 Benefícios da Murupi Para Saúde

Passiflora – Origem, Benefícios e Como Usar!