Os 40 Benefícios da Jabuticaba Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 30 Benefícios da Jabuticaba Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, você já viu ou ouviu falar de uma fruta que cresce diretamente do tronco de sua árvore? Bem, isso é o que a jabuticaba (Myrciaria cauliflora) é! Também conhecida como Uva Brasileira, a árvore da jabuticaba é única por sua característica marcante e atraente de produzir frutos em seu tronco.

Originária da América do Sul, especialmente do Brasil, Paraguai e Argentina, é uma fruta de cor roxa, suculenta, que tem textura de Uva com um sabor doce. É usada também para se fazer coberturas, geleias, vinho e licor.

beneficios da jabuticaba

Uma vez que esta fruta tem uma vida útil muito curta, é difícil obter jabuticaba fresca de mercados fora das áreas onde ela é cultivada. A pele espessa desta fruta tem qualidades adstringentes que a tornam útil no tratamento de asma, diarreia, hemoptise e inflamação persistente das amígdalas.

A jabuticaba é uma fruta 100% brasileira que vem da nossa Mata Atlântica. O seu nome vem do tupi e pode ter dois significados diferentes: o primeiro quer dizer jabuti (famoso tipo de tartaruga) + caba (gordura), ou seja, a gordura de jabuti; já o segundo significado vem de “iapoti kaba”, ou frutas em botão.

Existem vários tipos de jabuticaba, mas talvez a mais conhecida seja uma chamada Myrciaria cauliflora. As frutas crescem no tronco de sua árvore e devem ser ingeridas logo que colhidas, para elas não oxidarem tanto, mas também podem ser consumidas como suco, geleia, licor e, até mesmo vinho. Seu sabor é doce com um final levemente azedo.

O fruto cresce diretamente do tronco e os galhos da árvore, que dá a jabuticabeira uma aparência muito incomum quando na fruta. O fruto é uma pequena e redonda, do tamanho de uma Uva de mesa. Jabuticaba tem uma única semente, uma pele grossa e escura, de cor púrpura.

Embora a palavra jabuticaba também tenha o significado Tupi ” lugar onde as tartarugas são encontradas” cresce na maioria das regiões do Brasil. Sua identificação com Minas Gerais é tão forte que a jabuticabeira aparece no brasão de armas da cidade de Contagem, e outra cidade, em Minas Gerais, Sabará, apresenta um festival anualmente.

Valor Nutricional da Jabuticaba:

A jabuticaba é uma fruta ideal; sua polpa possui poucas calorias e carboidratos, e possui grandes quantidades de vitamina C e outras vitaminas como a vitamina E, o ácido fólico, Niacina, Tiamina e Riboflavina. Possui ainda minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, cobre, manganês e zinco.

Benefícios da Jabuticaba Para Saúde:

1. Jabuticaba Para a Diabetes:

De acordo com estudos realizados em ratos, a casca da Jabuticaba é eficaz na redução dos níveis de glicose no sangue e, consequentemente, o seu consumo regular pode ser útil na prevenção da diabetes de tipo 2.

2. Promove Ossos e Dentes mais Fortes:

Os níveis elevados de cálcio, potássio e magnésio nesta fruta é benéfica para os seus ossos e dentes. Estes minerais ajudam no fortalecimento de seus ossos e na prevenção de condições como a osteoporose.

3. Benefícios da Jabuticaba Para a Digestão:

O alto teor de fibra na Jabuticaba ajuda a fazer seus movimentos intestinais regulares e na prevenção da constipação. Os nutrientes ajuda na digestão e também na limpeza e desintoxicação do intestino.

4. Jabuticaba tem Propriedades Anti-Cancerígenas:

Jabuticaba é muito popular por seus poderosos efeitos antioxidantes, devido à presença de compostos fenólicos, como as antocianinas e muitos outros. As antocianinas, que agem como antioxidantes potentes também possuem anti-inflamatória, com propriedades anti-câncer.

5. Benefícios da Jabuticaba Para Mulheres Grávidas:

Nos tempos antigos, a Jabuticaba foi dada a mulheres grávidas por causa de suas altas quantidades de ferro. Esta fruta também é uma boa fonte de ácido fólico que desempenha um papel importante no crescimento e desenvolvimento do bebê.

6. Auxilia na Perda de Peso:

Jabuticaba é uma boa adição na dieta para a perda de peso, pois é pobre em gordura e calorias. Além disso, a pele é uma rica fonte de fibra dietética que controla o apetite e impede que você comer demais por manter-se completa por um longo período de tempo.

7. Benefícios da Jabuticaba Para o Cabelo:

Os nutrientes da Jabuticaba promover o crescimento saudável e brilhante do cabelo e são também úteis na prevenção da Perda de Cabelo. Várias produtos para o cabelo feito com extrato estão disponíveis no mercado.

8. Alivia a Artrite:

Devido às suas poderosas propriedades anti-inflamatórias, Jaboticaba é útil para aliviar a artrite e outros distúrbios relacionados à inflamação.

9. Ajuda na Saúde da Pele:

A Jabuticaba tem um dos melhores e mais poderoso antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e também a prevenção da ocorrência de sinais de envelhecimento, como manchas escuras, rugas e linhas finas. Esta fruta exótica tem nutrientes importantes, especialmente em sua casca que foi provada ser muito beneficente para a pele.

10. Benefício da Jabuticaba o Cabelo:

Os nutrientes desta fruta promove o crescimento saudável e brilhante do cabelo e são também úteis na prevenção da Perda de cabelo. Vários produtos para o cabelo feito com extrato de Jabuticaba estão disponíveis no mercado.

11. Combate o Envelhecimento Precoce Pele:

A Jabuticaba tem um dos melhores e mais poderoso antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e também a prevenção da ocorrência de sinais de envelhecimento, como manchas escuras, rugas e linhas finas.

12. É Rica em Ácido Fólico:

Antigamente, A Jabuticaba foi dado a mulheres grávidas por causa das altas quantidades de ferro nela. Este fruto é também uma boa fonte de ácido fólico, que desempenha um papel importante no crescimento e desenvolvimento do bebé.

13. Jabuticaba Para Digestão:

O alto teor de fibra na Jabuticaba ajuda a fazer seus movimentos intestinais regulares e na prevenção da constipação. Os nutrientes desta fruta ajuda na digestão e também na limpeza e desintoxicação do intestino.

beneficio da jabuticaba

14. Atua Como Anti-inflamatório:

Jabuticaba é muito popular por seus poderosos efeitos antioxidantes, devido à presença de compostos fenólicos, como as antocianinas e muitos outros. As antocianinas, que agem como antioxidantes potentes também possuem anti-inflamatória, com propriedades anti-câncer.

15. Melhora a Digestão:

A Jabuticaba é um dos alimentos mais ricos em fibras e ajuda a facilitar os movimentos intestinais e combater a prisão de ventre. Esses nutrientes são benéficos também para limpar e desintoxicar organismo.

16. É Rica em Antioxidantes:

A casca dessa fruta contém altas doses de antocianina, um poderoso antioxidante capaz de combater inúmeros radicais livres que afetam o bom funcionamento do organismo.

17. Facilita a Quebra de Gordura:

Outro grande benefício da jabuticaba é que seus compostos antioxidantes facilitam a quebra de gordura corporal, fazendo com que esta seja utilizada pelo organismo como fonte de energia.

18. Possui Propriedades Anti-Inflamatórias:

A jabuticaba e e o chá da casca possuem ação anti-inflamatórias muito potente.Portanto, pode ser utilizada para combater uma série de problemas de saúde como sinusite, dor de garanta e até mesmo artrite.

19. Auxilia no Emagrecimento:

Como já era de se esperar, fui prontamente questionado sobre os efeitos da fruta no que diz respeito ao processo de emagrecimento, uma vez que a mesma contém, boas doses de antioxidantes, fibra alimentar e compostos anti-inflamatórios em sua composição.

20. É uma Boa Dieta na Gravidez:

Além de ser um dos alimentos mais ricos em ferro que ajudam a prevenir doenças, como a anemia, a jabuticaba é rica em ácido fólico, substância importante no desenvolvimento do feto.

21. Promove a Saúde do Coração:

A fruta é um dos alimentos ricos em antioxidantes e ajuda a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. Já as fibras da jabuticaba ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim.

22. Previne o Câncer e a Leucemia:

Se tratando de duas doenças sérias e graves, que todos os anos levam milhares de pessoas a morte, um dos principais Benefícios da Jabuticaba se refere à prevenção ao câncer e a leucemia, de acordo com estudos realizados na Unicamp.

23. Reduz os Níveis de Glicose:

A Jabuticaba ajuda a reduzir a concentração de glicose no sangue, sendo essa uma característica importante para as pessoas que têm problemas de saúde como a diabetes.

24. Jabuticaba Para as Mulheres Gestante:

O período da gestação é único e merece toda a atenção das mulheres em relação a sua saúde e a do bebê. Por isso, geralmente, após as primeiras consultas com o seu médico a gestante recebe as orientações para a sua alimentação.

25. Previne Inflamações:

Uma série de doenças são em decorrência de inflamações que podem ocorrer em diversas partes do organismo. Entre esses transtornos de saúde estão a artrite, que é uma inflamação que afeta os órgãos e as articulações e causa muitas dores, e as inflamações que dão origem as gorduras localizadas, entre diversas outras.

jabuticaba

Outros Benefícios da Jabuticaba Para Saúde:

  • Na medicina tradicional indígena, suco do fruto é dado a mulheres grávidas, o que ajuda-los por causa de seu alto teor de ferro;
  • Também um chá feito das peles secas de jabuticaba é utilizado na medicina tradicional para o tratamento de diarreia, asma e é gargarejou para aliviar dores de garganta;
  • Jabuticaba pode ser estimulante, abre os brônquios das vias aéreas, o que é bom para a asma, e um pouco adstringente tornando-a excelente para a diarreia, e também cura aqueles que sofrem de amigdalite;
  • É anti-inflamatório, e cheio de antioxidantes. Algumas pessoas chamam Jabuticaba possui propriedades anti-envelhecimento;
  • Contém muitas proteínas, baixa em carboidratos e alta em cálcio, ferro, fósforo, e muito ricos em vitamina C e tem algumas vitaminas do complexo B;
  • Novos estudos estão sendo feitos sobre a eficácia da Jabuticaba para combater o câncer… Porque contém muitos compostos anticancerígenos;
  • A fruta acalma o trato gastrointestinal, ajuda com artrite, e também evita muitas doenças de pele e até queda de cabelo e também um grande agente de desintoxicação natural;
  • A fruta de Jabuticaba faz uma geleia maravilhosa;
  • De acordo com pesquisadores afirmam que ajuda a inibir a obesidade graças à antocianina antioxidantes que ainda afasta problemas cardíacos;
  • O resultado do estudo constatou que a substância mantém as células de gordura murchinhas e ativa o metabolismo;
  • Ajuda a Combater doenças cardiovasculares, pois as sementes contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3;
  • Ótima aliada do emagrecimento pois é fonte de tiramina capaz de estimular o organismo a utilizar os estoques de glicose e de gordura e transformá-los em energia;
  • A tiramina também inibe o apetite e aquela vontade súbita por doces;
  • Ação termogênica, apresenta uma maior dificuldade em ser digerida pelo organismo e, com isso, aumenta o gasto energético, auxiliando na queima de gordura;
  • Estudos com animais também descobriram propriedades anti-obesidade da casca da Jabuticaba.

Efeitos Colaterais da Jabuticaba:

O uso da fruta é contraindicado para grávidas, hemofílicos e pessoas que sofrem com doenças cardíacas ou renais. Pode aumentar o risco de hemorragias e o contato com a resina produzida pela árvore pode causar irritação na pele. Durante os meses de setembro e outubro, podem provocar alergias, em particular a rinite alérgica.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 30 Benefícios do Chá de Maracujá Para Saúde

Os 30 Benefícios do Suco de Cupuaçu Para Saúde