Os 20 Benefícios da Manteiga de Karité Para Saúde

Os 20 Benefícios da Manteiga de Karité Para Saúde!

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Manteiga de Karité Para Saúde são bastante variados. Pois, a Manteiga de Karité possui uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais não só para os cabelos, mais também para a saúde do corpo em geral. Além disso, a Manteiga de Karité é um óleo gorduroso sólido que é derivado das castanhas das árvores de Karité encontradas predominantemente na África.

A árvore Karité carrega os frutos, e as castanhas dentro dos frutos contêm a Manteiga de Karité. As castanhas são então esmagadas, fervidas e manipuladas, a fim de extrair uma gordura de cor clara, que é comumente referida como Manteiga de Karité.

Manteiga de Karité Ela é um tipo de gordura extraída de uma noz que vem de uma árvore encontrada apenas no continente africano. Para colher a fruta é muito simples já que quando ela amadurece cai no chão e só então são colhidas porque os que ainda estão presos à árvore não estão ideais para a produção da manteiga de karité.

Porém, em contraste com a facilidade da colheita o tempo de espera para que a árvore comece a dar frutos é de longos 15 anos. A média de frutos colhidos gira em torno de 15 a 20 quilos por estação. Após a colheita, a noz é moída e transformada na manteiga de karité, uma gordura vegetal de altíssima qualidade e valiosa no mundo inteiro.

1. Auxilia na Saúde da Pele:

A Manteiga de Karité é considerada um super alimento para a pele, pois é rica em componentes preciosos, como gorduras insaturadas com uma grande proporção de componentes não saponificáveis, ácidos graxos essenciais, vitaminas E e vitamina D, fitosteróis, provitamina A e alantoína, e tem sido usada desde tempos imemoriais para cuidado com a pele, com o bebê, e para consumo.

2. Combate o Ressecamento no Couro Cabeludo:

Por ofertar em grande quantidade as vitaminas A e E, ela alivia a secura do couro cabeludo, bem como, causa o relaxamento da pele que está sofrendo com eczema, dermatites e psoríase, pois se não tem secura, não tem coceira!

3. Cura Feridas:

A Manteiga de Karité é conhecida por suas propriedades de cura que podem ser atribuídas à presença de vários ácidos graxos e esteróis vegetais, tais como ácidos oleico, palmítico, esteárico e linolênico. Estes componentes solúveis em óleo não sofrem saponificação ou conversão em sabão quando entram em contato com alcalino.

A Manteiga de Karité é mais não-saponificável do que outros óleos de castanhas e gorduras, assim, conferindo um grande potencial de cura para a pele. A Manteiga crua e não refinada é eficaz na cura de erupções cutâneas, descamação da pele após o bronzeamento, cicatrizes, estrias, ulceração, queimaduras, artrite e fadiga muscular.

4. Combate Coceiras no Couro Cabeludo:

Ela é eficaz em acalmar o couro cabeludo seco, coceira ou caspa. Ela possui qualidades anti-inflamatórias e é absorvida pela pele sem deixar resíduo gorduroso ou obstruindo os poros.

Sendo rica em vitaminas A e E, acalma a secura, repara a quebra e remenda pontas duplas. Assim a Manteiga é extremamente eficaz na prestação de alívio do couro cabeludo seco, dermatite, eczema e psoríase.

5. Contém Propriedades Antioxidantes:

A Manteiga contém antioxidantes vegetais, como as vitaminas A e vitamina E, bem como catequinas. As vitaminas A e E protegem as células dos radicais livres e danos ambientais. Os esteres de ácido cinâmico na gordura de Karité ajudam na prevenção de danos à pele da radiação ultravioleta.

6. Auxilia na Saúde Capilar:

Quando se fala sobre os benefícios da Manteiga de Karité para a pele e cabelo , a lista é simplesmente interminável. Em suma, pode-se dizer que a Manteiga é considerada um condicionador natural para o cabelo , graças as suas propriedades hidratantes e curativas.

7. Previne do Envelhecimento:

A Manteiga de Karité é considerada como um dos melhores agentes anti-envelhecimento e hidratantes para a pele ela estimula a produção de colágeno, a proteína de andaimes jovem na pele. As vitaminas A e E encontradas na Manteiga de Karité mantêm a pele macia, nutrida e radiante, e previnem rugas prematuras e linhas faciais. A Manteiga de Karité penetra a pele facilmente, sem obstruir os poros, e é eficaz para a pele seca.

8. Bloqueio Contra as Ameaças das Temperaturas Extremas no Cabelo:

A manteiga de Karité considerada como a melhor proteção para cuidados no frio e, no pós-sol, pois fornece umidade extra, nutrientes e proteção fundamentais para as madeixas no inverno e no verão.

9. Contém Propriedades Anti-inflamatórias:

A Manteiga de Karité tem vários derivados de ácido cinâmico que exibem propriedades anti-inflamatórias. A pesquisa provou que, além de seus benefícios anti-inflamatórios, lupeol cinamato encontrado na Manteiga de Karité impede o desenvolvimento de tumores. Suas propriedades anti inflamatórias as torna benéfica para a melhoria das condições da pele .

Manteiga de Karité Benefícios10. Revitaliza o Cabelo:

Ela é ótima para amaciar e revitalizar cabelos danificados e quebradiços. Devido a sua natureza não gordurosa, ajuda a controlar e espalhar o excesso de óleo no couro cabeludo. Massagear o cabelo com quantidades generosas de Manteiga de Karité pode oferecer madeixas macias e sedosas.

Este benefício da Manteiga de Karité é aplicável para cabelo seco, bem como frágil, e encaracolado. A Manteiga de Karité deve ser aplicada duas vezes por semana para crescimento do cabelo, melhorando a textura e hidratando o cabelo.

11. Ajuda Contra os Raios Solares:

A Manteiga de Karité atua como um protetor solar natural, fornecendo proteção contra as radiações ultravioleta do sol, embora o nível de proteção oferecido possa ser variável. A Manteiga de Karité é considerada como o melhor cuidado da pele para o inverno e cuidados pós-sol, pois fornece a hidratação extra, nutrientes e proteção necessária pela pele durante a estação fria e verão.

12. Tem Ação Condicionante Natural:

Ela possui ativos hidratantes e propriedades curativas, agindo como um condicionador para os cabelos,proporcionando o fechamento das escamas dos fios.

13. Elimina Manchas Escuras:

A Manteiga de Karité tem incríveis propriedades curativas. É freqüentemente usada como uma base em pomadas medicinais devido as suas propriedades anti-inflamatórias, e tem sido usada desde épocas ao tratamento das cicatrizes, eczema, manchas, descoloração da pele , lábios rachados, estrias, manchas escuras e na redução da irritação causada pela psoríase.

Devido ao seu alto teor de vitamina A, é eficaz na promoção da cicatrização e desinfecção, e acalma alergias cutâneas como hera venenosa e as picadas de insetos. A vitamina F atua como um rejuvenescedor para acalmar e cura pele áspera e rachada.

14. Hidrata o Cabelo:

A presença de vitamina A e vitamina E torna a Manteiga de Karité um hidratante excelente para o cabelo das raízes até as pontas. A Manteiga de Karité é altamente eficaz para bloquear a hidratação, sem deixar o gorduroso ou pesado.

15. Repara as Pontas Duplas:

Isso é possível graças às vitaminas A e E que funcionam como ativos reparadores das pontas dos cabelos, deixando-as mais fortes e saudáveis.

A Manteiga de Karité tem amplo uso em tratamentos do cabelo encaracolado devido a suas qualidades emolientes. Uma série de tratamentos químicos é responsável por descascar a umidade natural do cabelo , a Manteiga de Karité pode ajudar a restaurar esta hidratação perdida.

16. Ajuda na Saúde dos Bebês:

A Manteiga de Karité é um hidratante natural excelente que é desprovido de produtos químicos. Assim, é ideal para o cuidado do bebê, além de ser suave na pele, é especialmente adaptada para a pele delicada e sensível dos bebês. A Manteiga de Karité pode ser usada para aplicação após o banho na pele e também para a cura de eczema ou assaduras na pele dos bebês.

17. Hidrata os Lábios:

A Manteiga é facilmente absorvível e fornece hidratação extra, e os nutrientes que são necessários durante a estação fria e tempo seco. Assim a Manteiga, atua como um bálsamo labial perfeito para proteger seus lábios do tempo frio e seco e é eficaz para o tratamento de lábios secos e rachados.

18. Restaura a Elasticidade da Pele:

A matéria não-saponificável e vitamina F na Manteiga de Karité são ingredientes vitais para manter a elasticidade da pele. Assim, a aplicação de Manteiga de Karité restaura a elasticidade da pele e ajuda a manter um tom de pele uniforme, além de hidratar, suavizar e embelezar.

19. Protege Contra o Cloro e o Sal:

Você gosta de praia e/ou piscina? Então não pode deixar de levar a sua manteiga de karité na bolsa.Ela ajuda a dar aquela proteção contra os efeitos maléficos do cloro e do sal, quando é aplicada na madeixa antes de cair na água.

Os Benefícios da Manteiga de Karité20. Protege Contra Radicais Livres:

A Manteiga de Karité fornece proteção para o cabelo contra os radicais livres nocivos no ar e água, e condições climáticas adversas. Além disso, a Manteiga de Karité tem uma baixa quantidade de SPF que é suficiente para proteger o cabelo dos danos causados pelo sol devido à exposição à radiação ultravioleta e repara o dano que já foi causado pelo clima severo e do sol.

Isto é em grande parte devido ao fato de que uma vez absorvida, a Manteiga de Karité mantém o eixo do cabelo para que seja protegido de uma ferramenta de calor ou qualquer outro material prejudicial sendo passado ao longo do cabelo e isto é particularmente benéfico para cabelos processados ou coloridos. A Manteiga de Karité também vai proteger os fios contra sal e cloro quando aplicada antes da ocasião de nadar.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Drª. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Cervejinha do Campo – Origem, Benefícios e Como Usar!

benefícios do cha de rosa amarela

Os 10 Benefícios do Chá de Rosa Amarela Para Saúde