Centáurea Menor – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

 Centáurea Menor – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, a  Centáurea Menor (Centaurium erythraea) é uma planta medicinal também conhecida como centáurea, erva-da-febre, fel-da-terra, planta-da-febre common centaury (inglês), dentre outros nomes populares. Inclui o sinônimo botânico Centaurium minus. Pertence à família Gentianaceae.

 Centáurea Menor beneficiosUma das características que tornam a centáurea conhecida é sua capacidade antipirética, ou seja, ela alivia os sintomas da febre. Também é indicada em casos de falta de apetite e para melhorar o processo de digestão, vez que seu sabor amargo que estimula o apetite, além de produzir secreções gástricas.

Para estimular o apetite e melhorar a digestão, deve ser consumida como um tônico amargo aproximadamente 10 minutos antes das refeições.

Ainda por ser um estimulante de apetite, é usada no tratamento complementar em casos de anorexia.

A Centáurea Menor é conhecida desde a mais remota antiguidade. Segundo a lenda, o centauro Chíron déla se serviu para curar-se de um ferimento que Hércules Ihe fez no pé. O seu emprego é de longa data. Segundo o Dr.

Propriedades da Centáurea Menor:

O seu emprego é de longa data. Segundo o Dr. Leclerc a planta contém propriedades tônicas que despertam as funções motoras e as secreções do aparelho digestivo.

Exerce ação sedativa em certas dispepsias dolorosas. Prescreve-se a infusão à razão de 30 por 1.000, ou a tintura (2 a 10 gotas por dia), e o extrato aquoso (0.60 a l grama).

Benefícios da Centáurea Menor:

A centáurea-menor possui Benefícios levemente laxantes, sendo de grande auxílio para pessoas que sofrem com prisão de ventre. Também promove a circulação e possui um efeito tônico nos vasos sanguíneos.

Na medicina popular, a decoção é aplicada em feridas, sardas, manchas na pele e piolhos de cabeça. Na culinária, é usada para fazer vermute e outros licores amargos.

Antigamente, foi usada para o tratamento de malária. A centáurea é considerada como um Remédio Floral de Bach.

Como Preparar o Chá de Centáurea Menor:

O chá, feito de um modo simples, é a forma ideal para as pessoas obterem as propriedades positivas da centáurea-menor.

 Centáurea Menor O gosto do chá é extremamente amargo, contudo, o sabor é responsável pelas características medicinais da planta. Em função disso, a infusão não deve ser adoçada.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de fel, podendo ser fresca ou seca.
  • 1 litro de água filtrada.

modo de Preparo:

  • Misture os dois ingredientes.
  • Leve ao fogo em uma chaleira.
  • Quando ferver, desligue o fogo,
  • Após desligado deixe a mistura tampada e abafada por cerca de 10 minutos.
  • Coe o chá e o mesmo estará pronto para o consumo.

Contraindicações e Efeitos Colaterais da Centáurea Menor:

Gestantes e lactantes devem evitar o uso da  Centáurea Menor. Pessoas com problemas no fígado, que sofrem com hipertensão e má coagulação sanguínea também devem evitar o uso. A centáurea não deve ser consumida em excesso, vez que pode causar distúrbios gastrointestinais.

Erva Luisa – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 10 Benefícios do Suco de Cabaça Para Saúde