Os 40 Benefícios do Bacalhau Para Saúde

Os 40 Benefícios do Bacalhau Para Saúde!

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Bacalhau Para Saúde que muitos não sabem. Além disso, o Bacalhau contém muitos nutrientes, vitaminas e minerais que auxiliam na boa saúde do corpo humano. O bacalhau é um peixe que faz parte da cozinha tradicional portuguesa, e é um dos alimentos mais consumidos e apreciados pelos portugueses. Existem diversas variedades de bacalhau que geralmente são consumidas, no entanto, a espécie Gadus Morhua, existente no mar frio, do Atlântico Norte, é a espécie mais consumida.

Normalmente é vendido seco e salgado, mas também o podemos encontrar no mercado já demolhado e ultracongelado, fresco em filetes e postas. O processo de seca e salga é natural, não sendo adicionadas substâncias químicas, sendo, por isso, preservadas as suas propriedades nutricionais.

Valor Nutricional do Bacalhau:

Assim como a maioria absoluta dos peixes, o Bacalhau tem fácil digestão, com grande quantidade de proteínas, potássio, iodo, ferro, cálcio e outros minerais, bem como de vitaminas A, D, E e as do complexo B. Então, confira Os 40 Benefícios do Bacalhau Para Saúde:

1. Regula os Níveis de Diabetes:

Para pessoas que sofrem de aterosclerose e doença cardíaca diabética, o Bacalhau é provavelmente uma das melhores fontes de carne. Aqueles que consumiram este peixe regularmente foram vistos como mostrando riscos menores de ataque cardíaco. Além disso, o peixe de Bacalhau atende aos requisitos para o preenchimento da vitamina B12. A vitamina B6, juntamente com B12, mantém os níveis de homocisteína baixos e, portanto, reduz as chances de problemas cardíacos.

2. Fortalece os Cabelos:

O Peixe possui propriedades que não só ajuda a prevenir a queda de cabelo, como também fortalece a raiz, deixando à mais saudável e brilhosa por muito mais tempo. Além disso, o Bacalhau também ajuda a pele e as unhas a serem mais brilhosas e saudáveis.

3. Previne o Câncer:

Possibilidade de contrair carcinoma de células renais, um tipo comum de câncer de rim, pode ser reduzida em grande medida, incluindo o Bacalhau na dieta. Isto é devido à presença de ácidos graxos ômega-3 em peixes gordurosos.

4. Previne o Câncer de Cólon:

Aumentar a ingestão de peixes de Bacalhau , na forma fresca ou em suplementos de óleo de peixe de fígado de Bacalhau, pode reduzir as formações tossidas no corpo. Pesquisas sugerem que os suplementos de óleo de peixe de fígado de Bacalhau previnem o crescimento do câncer de cólon, mama e próstata.

5. Tem Poder Anti- inflamatório:

Com todos os compostos anti-inflamatórios necessários presentes em peixes de Bacalhau, ele protege contra queimaduras solares e pode até reduzir o risco de desenvolver câncer de pele. Uma vez que a camada de ozônio está sendo esgotada drasticamente, tornou-se importante proteger a pele dos raios duros do sol. Isso é possível pelo consumo regular de Bacalhau.

6. Reduz Calorias:

A incorporação de alimentos ricos em proteína magra para sua refeição pode reduzir a ingestão calórica total, mantendo o peso corporal total sob controle. Estudos indicam que alimentos com densidade nutritiva, como o Bacalhau, têm baixas calorias que podem evitar ganho de peso em crianças em crescimento.

7. Rico em Vitaminas:

Rico em muitas vitaminas e minerais, o Bacalhau ajuda a superar todas as deficiências em adolescentes e adultos. É uma fonte rica de potássio, que é necessária para regular a pressão sanguínea, mantendo o equilíbrio ácido-base e monitorando o equilíbrio adequado do fluido no organismo.

8. Auxilia na Saúde dos Músculos:

Sendo uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3, o Bacalhau ajuda a melhorar o funcionamento dos músculos cardíacos humanos, mantendo a pessoa segura do risco de acidente vascular cerebral isquêmico. Além disso, uma dieta rica em peixes diminui os níveis de triglicerídeos, mantendo o colesterol sob controle (aumento de HDL e redução de LDL).

9. Combate o Estresse e Enxaqueca:

O ácido pantotênico, também conhecido como vitamina B5, faz do Peixe um grande auxiliador no combate ao estresse e dores de cabeça focados em uma determinada área.

10. Combate as Reações Químicas:

A presença de fósforo é vital para que as reações químicas no corpo ocorram. Facilita a utilização de nutrientes no organismo.

11. Eleva a Saúde Mental:

Baixos níveis de ácidos graxos ômega-3 foram encontrados para afetar a saúde mental e aprendizagem de crianças, levando a depressão e transtorno de hipersensibilidade com déficit de atenção. Incluir peixe de Bacalhau no plano de dieta pode ajudar na melhora do humor e na redução das mudanças de personalidade associadas ao transtorno bipolar e esquizofrenia.

12. Elimina Toxinas:

O fósforo é vital para a saúde dos rins. Ele garante que os resíduos sejam liberados dos rins através do processo de excreção e urinação. Aumenta a freqüência e quantidade de micção. Também ajuda o corpo a equilibrar o excesso de sais, ácido úrico, gordura e água. Estimula o equilíbrio de fluidos e materiais no corpo e torna-o livre de toxinas.

13. Diminui o LDL (Colesterol Ruim):

Importante para diminuir o LDL (o colesterol ruim) e triglicerídeos e para aumentar o HDL (o colesterol bom), além de ser importante na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, câncer, aterosclerose, hipertensão e desordens inflamatórias e autoimunes. O bacalhau também tem ômega-6, ácido graxo essencial para o sistema imunológico.

14. Protege o Coração:

O Bacalhau possui baixa-gordura, consiste em ácidos gordos ômega-3, os responsáveis pela proteção da saúde cardiovascular. Por esta razão, a sua utilização deve ser de pelo menos duas vezes por semana. No caso de sofrer de alta pressão arterial é melhor optar por Bacalhau fresco.

15. Previne a Osteoporose:

O Bacalhau tem sido usado como remédio natural para a osteoporose. Este peixe é um suplemento ideal para as mulheres pós-menopausa para evitar os problemas de osteoporose. Ainda não foi estabelecido limite superior tolerável para o consumo de vitamina D; No entanto, os adultos com mais de 50 anos podem consumir 400 unidades por dia para homens e 600 unidades por dia para mulheres.

16. Regula o Colesterol:

O Bacalhau contém iodo que equilibra os nossos níveis de energia, promove uma boa função celular e ajuda regular o colesterol , juntamente com a vitamina B3.

17. Fornece Força Física:

O Bacalhau , além de ser um peixe rico em fósforo, ajuda a manter a força necessária que uma pessoa requer no dia a dia, ajudando a melhorar as funções biológicas do cérebro

18. Ajuda na Saúde da Pele:

Bacalhau contém ômega-3 ácidos gordos essenciais, incluindo DHA (ácido docosahexaenóico), que são benéficos para a saúde da pele. Ele também contém vitamina A, o que ajuda a prevenir o envelhecimento, combate a acne, e protege contra os danos do sol.

19. Ajuda Manter uma Visão Saudável:

O DHA e outros ômega-3 em óleo de fígado de bacalhau ajuda a manter uma visão saudável. A vitamina A também é essencial para a saúde dos olhos e ajuda a prevenir certas doenças oculares relacionadas à idade, como a degeneração macular.

20. Fonte de Vitaminas A e D:

É considerado um peixe magro, sendo o fígado deste peixe o principal reservatório de gordura, de onde se extrai o conhecido óleo de fígado de bacalhau, importante fonte de vitamina A e D, muito útil na prevenção de uma série de doenças. O bacalhau é também uma fonte de ácidos gordos polinsaturados, de onde se destaca o ácido gordo ómega 3, que apresenta um efeito protector sobre o sistema cardiovascular.

21. Fonte de Vitaminas e Minerais:

O processo de seca e salga é natural, não sendo adicionadas substâncias químicas, sendo por isso preservadas as suas propriedades nutricionais. O bacalhau, tal como os restantes peixes, é de fácil digestão, apresentando uma elevada riqueza em proteínas de alto valor biológico, de minerais como o iodo, fósforo, sódio, potássio, ferro e cálcio e de vitaminas do complexo B.

22. Evita Esclerose Múltipla:

A pesquisa descobriu que as pessoas com esclerose múltipla têm maiores taxas de deficiência de ômega-3 ácidos graxos e ômega-6 ácidos graxos em comparação com pessoas que não têm. Muitos especialistas recomendam que os pacientes com esclerose múltipla tomam suplementos de óleo de fígado de bacalhau todos os dias, a fim de ajudar a travar a sua progressão. Acredita-se também que a suplementação com óleo de fígado de bacalhau no início da vida pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de MS mais tarde na vida.

23. Ajuda na Saúde do Cérebro:

Omega-3 os ácidos gordos, especialmente DHA, são cruciais para o cérebro. O leite materno contém DHA e é crucial para o desenvolvimento do cérebro de um bebê no primeiro ano de vida. Aqueles que não recebem o suficiente DHA têm um desenvolvimento cognitivo pobre em comparação com os bebês que fazem.

Como as crianças ficam mais velhas, a falta de DHA pode ser conectado com TDAH e baixo rendimento escolar. Os adultos necessitam de DHA para manter os seus cérebros em forma e para prevenir o declínio cognitivo relacionado com a idade.

24. Contém Ácidos graxos ômega-3:

Os ácidos gordos ômega 3, como DHA e EPA, encontrados no óleo de fígado de bacalhau são ideais para o combate da acne. Estes ácidos gordos saudáveis ajudam no controle inflamações da pele. Assim, o óleo de fígado de bacalhau pode ser útil na luta contra a acne cística. Uma vez que os ácidos gordos ômega 3 agem como agentes anti-inflamatórios naturais, você é poupado dos riscos de efeitos colaterais.

25. Contém Vitamina D:

O óleo de fígado de bacalhau contém vitamina D em uma quantidade razoável. Um estudo publicado em 2007 no Journal of Experimental Dermatology revelou os benefícios oferecidos por esta vitamina para a pele humana. A vitamina D possui propriedades anti-comedogênicas e antioxidantes que podem ser úteis por vítimas da acne. Combate os radicais livres e ajuda a prevenir os danos na pele. Estudos têm mostrado que esta vitamina pode sinalizar células de glândulas sebáceas e reduzir a produção de sebo.

26. Trata Acne:

Você pode ter o óleo de fígado de bacalhau em cápsulas de líquido ou gel. Ambos podem ser tomados internamente. No entanto, o óleo precisa ser refrigerado em forma líquida. Caso ingira em forma líquida, converse com um médico para saber a dose certa. Ao comprar as cápsulas de óleo ou líquido, verifique o rótulo para saber o número de nutrientes presentes nele.

27. Combate Inflamações:

O corpo naturalmente combate infecções e cura lesões através de seus mecanismos de defesa e proteção. No entanto, isso pode acabar gerando infecções.

Em alguns casos, essas inflamações podem se estender por bastante tempo, sendo chamada de “inflamação crônica”.

A inflamação crônica pode aumentar as chances do organismo desenvolver doenças cardíacas, pressão alta e outros males.

28. Reparar Células:

fósforo auxilia no processo de reparo das células do corpo que atravessam constante desgaste. Estimula o desenvolvimento das células do corpo. Isso ajuda a formar proteínas e estimula hormônios a reagir de acordo com o corpo.

29. Equilibra os Hormônio:

Contribui para o equilíbrio dos hormônios, principalmente em mulheres durante a TPM, evitando as grandes oscilações de humor.

Outros Benefícios do Bacalhau Para Saúde:

  • É antioxidante, prevenindo contra o envelhecimento precoce;
  • Otimiza o sistema imunológico, em destaque nos pacientes portadores de HIV;
  • Ajuda nos casos de hipotireoidismo;
  • Melhora um pouco os casos de deficiência de vitamina A nos idosos com diabetes tipo 2;
  • Reduz os Sintomas de Artrite Reumatoide;
  • Melhora a Saúde dos Olhos;
  • Ajuda o organismo a absorver o cálcio, evitando raquitismo e osteomalácia;
  • Reduz a Quantidade de Triglicerídeos no Sangue;
  • Age Beneficamente sobre as membranas e células da pele;
  • Contribui para o equilíbrio dos hormônios, principalmente em mulheres durante a TPM, evitando as grandes oscilações de humor;
  • Reduz efeitos de inflamações e alergias;
  • Reduz o Risco de Doenças Cardíacas;
  • Tem Fontes de vitamina A e D;
  • Alivia Dores nas Articulações;
  • Pouco Calórico;
  • Reduz as Inflamações;
  • Fortalece os Ossos;
  • Rico em ômega-3;
  • Auxílio na Cura de Úlceras no Estômago e no intestino.

Apesar de todos os benefícios, é importante lembrar que a versão assada é sempre mais saudável do que a frita. E atenção, hipertensos: bacalhau é rico em sódio. A mesma porção de 100 gramas contém 2.087mg de sódio, mais do que as a quantidade máxima indicada para ser consumida em um dia inteiro – 2 mil mg.

Todo esse excesso pode causar retenção de líquidos. Por isso, o peixe é prejudicial também para quem tem insuficiência renal, já que seria necessária a ingestão de mais água para eliminar o sódio em excesso.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Drª. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

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