Benefícios das Plantas

Chlorella – Origem, Benefícios e Como Usar!

chlorella

Chlorella – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios dessa planta para saúde. Além disso, Quando somos vegetarianos ou quando não desejamos sobrecarregar nosso corpo de Proteínas de origem animal, muitas vezes é difícil encontrar um solução adequada de suplementação para o desenvolvimento de massa magra de um modo que tenha resultados positivos e, ainda, se adquira qualidade de vida.

chlorella

Uma ótima alternativa para esses casos é a chlorella, uma espécie unicelular de alga doce que se reproduz por meio de fotossíntese e, por isso, se multiplica rapidamente, tornando o seu investimento não caro quando desejamos utilizar essa suplementação que possui diversos benefícios, além da proteína, melhorando a saúde e o seu desempenho de modo geral.

Você pode estar achando, por ser uma alga, que a chlorella não conseguirá suprir todas as necessidades que uma pessoa que pratica atividades físicas, como a hipertrofia, será capaz de suprir, o que é um erro dos grandes.

Para se ter ideia, 20 gramas de chlorella é composta de 15 gramas de proteína, sendo que isso equivale já a 20% do que precisamos consumir durante o dia para ter um bom desenvolvimento, o que é similar a você consumir 3 ovos inteiros.

O que é Chlorella?

A chlorella (Chlorella pyrenoidosa ou regularis ) é uma alga verde de água doce, unicelular da família cyanophyta, clorofilada (é considerada a maior fonte de clorofila do mundo) e uma das mais antigas formas de vida do planeta.

Elas desenvolvem-se de forma espontânea em tanques e lagos e foi “descoberta” pelos japoneses, que são consumidores antigos de algas como complemento alimentar. Atualmente, aliás, o Japão, e também a China, são os maiores produtores de chlorella, que é cultivada nesses dois países em escala industrial.

Os primeiros estudos científicos sobre essa alga foram feitos na época da 2ª Guerra Mundial por norte-americanos e alemães, que procuravam uma complementação alimentar que fosse eficiente para os soldados usarem nos campos de batalha.

Propriedades da Chlorella:

É tido como um suplemento alimentar de ação desintoxicante, promovedor da reparação tecidual e da integridade celular normalizante da função intestinal e estimulante do sistema imune, dentre outras coisas.

Estudos comprovam que essa alga atua no fortalecimento do organismo e na ativação celular. Como possui substâncias que ajudam na eliminação da acidez sanguínea, melhora o funcionamento do organismo.

A clorofila e o magnésio encontrados na alga são transformados em elementos fundamentais para o sangue, enquanto as boas doses de cálcio auxiliam no tratamento de fraturas, enfraquecimento ósseo e no combate a osteoporose. Garante uma maior sensação de saciedade, sendo, por isso, indicada para dietas de manutenção e perda de peso.

Contém altas doses de fósforo, que garante uma maior atividade cerebral, ajuda a combater a hipertensão e a reduzir os níveis do colesterol e triglicerídeos. A alta concentração de clorofila aumenta muito a sua capacidade desintoxicante, além de ajudar a regular o sistema digestivo, por causa da quantidade de fibras.

Origem da Chlorella:

Uma das formas de vida mais antigas do planeta, surgida há mais de dois bilhões de anos. É, atualmente, considerada uma das fontes inesgotáveis de Proteínas e nutrientes essenciais ao corpo humano e, por isso, a chamam de alimento do futuro.

Existem muitas espécies dessa alga, mas para ter um bom aproveitamento de seus benefícios, é necessário que, antes de consumir, seja quebrada a sua parede celular, que é muito rígida. Isso é feito por meio de processos químicos ou então um processo natural japonês chamado Dino-Mill.

As algas chlorella crescem naturalmente em água doce, mas para consumo humano, em geral, são cultivadas em lagoas de água doce ricas em minerais, e processadas sob a supervisão de microbiologistas para garantir a qualidade e pureza.

Essa alga é considerada um super alimento pela sua grande concentração natural de nutrientes. Ela possui 18 aminoácidos, incluindo 8 aminoácidos essenciais. Sua composição contém 60% de Proteínas, índice muito maior que carnes vermelhas, trigo e soja, 13% de carboidrato e 9% de gorduras.

Uma informação interessante e, talvez, curiosa, pois muito não sabem, é que ela é utilizada como suplemento nutricional por astronautas da NASA, por ser o alimento mais completo, encontrado na natureza.

Nutrientes da Chlorella:

  • Aminácidos Tirosina e Triptofano;
  • Beta caroteno;
  • Clorofila;
  • Cisteína;
  • Proteínas;
  • Vitaminas, principalmente a vitamina B12;
  • Minerais;
  • fibras;
  • Ácidos nucleicos;
  • ferro.

Benefícios da Chlorella Para Saúde:

1. Auxilia na Perda de Peso:

Muitas pessoas utilizam a alga por suas propriedades emagrecedoras, e este é de fato um dos principais benefícios da chlorella comprovados pela ciência.

2. Auxilia no Emagrecimento:

A chlorella também possui algumas substancias diuréticas que são substâncias que aumentam a diurese (remoção de fluidos corporais através da urina).

A ação diurética da chlorella estimula os rins a liberar o sódio, a água e restos provenientes dos processos metabólicos do organismo, ajudando assim no processo de emagrecimento.

3. É uma Ótima Fonte de Glutationa:

Ao mesmo tempo em que o sol é indispensável para a fotossíntese, ele também leva à formação de radicais livres. Para se proteger destes agentes que poderiam causar até mesmo a morte da alga, a chlorella sintetiza a sua própria glutationa.

4. Combate as Rugas e Celulites:

O chlorella possui em sua composição algumas substância com ação anti-inflamatória que ajudam o corpo a livrar-se de elementos potencialmente carcinogênicos. Além disso, tais substancias contribuem também na diminuição de rugas precoces e também a celulite.

5. Auxilia na Desintoxicação

Regularmente somos expostos a uma série de metais pesados sem sequer nos darmos conta. Alguns deles, como o chumbo, urânio, alumínio, cádmio e mercúrio acabam se alojando nos ossos e no sistema nervoso central, e com o passar do tempo podem levar a uma intoxicação severa.

6. Auxilia na Proteção Contra os Vírus:

A ação Antiviral da alga promove uma proteção contra vários tipos de vírus, que se não combatidos, tem o poder de espalhar diversas doenças em nosso corpo, como é o caso da gripe, do resfriado, da febre, da tosse e de várias outras. Além disso, esses Benefícios da chlorella para a saúde, alem de lhe manter longe do hospital ainda lhe proporciona um bem estar prolongado.

7. Previne a Anemia:

O alto teor de ferro da chlorella fazem dela uma ótima opção para evitar a anemia, já que a alga estimula a produção de células vermelhas (hemácias). E um nível adequado de hemácias garante o fornecimento de oxigênio para todos os tecidos, como os músculos e o cérebro.

8. Ajuda na Proteção Contra Alguns Cistos:

A chlorella ajuda a equilibrar a proporção de estrogênio com progesterona no seu corpo. Isto ajudará a reduzir os cistos. Além disso, é rica em fibra que ajuda o corpo a eliminar toxinas nocivas, colesterol e outros resíduos de produtos processados pelo fígado.

chlorella origem

Como Usar a Chlorella:

A indicação é iniciar o consumo de chlorella com 1 g por dia e aumentar, gradualmente, até 3 g diárias. Ela é vendida, normalmente, em cápsulas de 300 ml, então o consumo deve ser fracionado assim: 3 Cápsulas ao dia, 1 de manhã, 1 a tarde outra à noite, durante 1 semana.

Depois pode-se aumentar pra 2 cápsulas por vez e, no final para 3 cápsulas por vez. Não existe um período limite, a chlorella pode ser consumida diariamente, por tempo indeterminado.

Cuidados e Contraindicações da Chlorella:

Em pessoas que tenham sensibilidade ela pode ocasionar diarreia leve e/ou erupções, mas, via de regra, não é necessário suspender o uso já que em pouco tempo o estado tende a se normalizar.

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.