Os 19 Alimentos Ricos em Vitamina B4

Os 19 Alimentos Ricos em Vitamina B4

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Alimentos Ricos em Vitamina B4 são bem conhecidos e podem ser encontrados de forma simples. Além disso, a Vitamina B4 ou adenina é uma das quatro bases nucleicas usadas na formação dos nucleotídeos dos ácidos nucleicos DNA e RNA.

No código genético é representada pela letra A. A Vitamina B4 se emparelha com a timina através de duas ligações de hidrogênio. No RNA a Vitamina B4 se emparelha com a uracila (U).

A Vitamina B4 forma a adenosina (um nucleósido) quando ligado à ribose, desoxiadenosina quando ligada a desoxirribose, e forma a adenosina trifosfato (ATP), quando três grupos fosfato são adicionados à adenosina. A adenosina trifosfato é usada no metabolismo celular como um dos métodos básicos de transferir energia química entre reações.

Alimentos Ricos em Vitamina B4

A Vitamina B4 forma a adenosina (um nucleotídeo) quando ligada a uma ribose e desoxiadenosina quando ligada a uma desoxirribose, se for três fosfatos ao carbono 5’ do açúcar dessas estruturas é formado a adenosina trifosfato (ATP) e desoxiadenosina trifosfato (dATP). O ATP é usado no metabolismo celular como um transferidor de energia química entre as reações químicas.

Outro composto chamado adenosina monofosfato cíclico (AMPc ou cAMP) possui uma importante função na transdução de sinal funcionando como um sinalizador secundário (segundo mensageiro) em resposta a vários outros sinalizadores extracelulares (exs.: neurotransmissores e hormônios).

Estas são possíveis de dissolver na água e são de elevada importância para o nosso metabolismo celular. A sua carência trás malefícios para a saúde humana, essencialmente em termos neurológicos, dermatológicos e gastrointestinais.

As vitaminas deste complexo podem ser encontradas em diversos alimentos como é o caso das carnes. Os ovos e o leite são também ricos nestas vitaminas assim como os grãos de trigo.

Os vegetais também não devem ser esquecidos por todos aqueles que querem fazer uma dieta rica em vitaminas do complexo B.

Benefícios da Vitamina B4 Para Saúde:

Muito pouco se sabe sobre a estrutura, mecanismos de funcionamento e propriedades promotoras da saúde da Vitamina B4 ou adenina. Sendo uma vitamina solúvel em água, assim como todas as vitaminas B, podemos concluir que é facilmente dissolvida em água, portanto, nenhum material pode ser feito pelo corpo para uso posterior.

Em vez disso, os suprimentos constantes devem ser fornecidos, de modo que o reabastecimento e o cumprimento dos requisitos do corpo sejam assegurados e mais desequilíbrios sejam evitados.

As funções mais notáveis da Vitamina B4 dizem respeito ao seu papel na coenzima, ou seja, liga-se e reage a várias outras substâncias. É importante para vários processos de produção de energia.

Particularmente, a Vitamina B4 é usada para produzir ATP ou adenosina trifosfato, resultado de vários processos que ocorrem dentro de cada célula, na parte mitocondrial da célula, também conhecida como “usina” da célula. Embora uma grande parte do processo que o ATP é produzido permanece incerto, é sem dúvida o fato de que a Vitamina B4 desempenha um papel vital neste processo.

Diversas pesquisas têm explicado como a cafeína pode se ligar aos receptores de adenosina, ajudando a melhorar a sinalização nervosa e determinando uma liberação de adrenalina. Este, por sua vez, é reivindicado como responsável pelo efeito revitalizante do café, associado ao aumento da freqüência cardíaca e à pressão sanguínea aumentada que resulta de níveis elevados de adrenalina.

Fontes de Vitamina B4

Uma desvantagem desse mecanismo de ligação à adenosina seria o fato de que o consumo de cafeína pode desencadear arritmias, batimentos anormais do coração e, portanto, recomenda-se cautela a pacientes com história de doença cardíaca.

Outras funções importantes da Vitamina B4 incluem a promoção da formação de células e a garantia de um desenvolvimento saudável dos tecidos. A Vitamina B4 ajuda a impulsionar a função do sistema imunológico, aumentando assim a resistência do corpo a infecções e doenças em geral.

Além disso, o nutriente pode possuir benefícios antioxidantes em algum nível, ajudando o organismo a prevenir e neutralizar os efeitos adversos associados ao estresse oxidativo.

A Vitamina B4 ou adenina pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas e até mesmo prevenir o estabelecimento de determinadas condições de saúde, incluindo: anemia, arteriosclerose, insônia, dor de cabeça, doença de Alzheimer, Parkinson, diabetes, catarata, colesterol alto, indigestão, duodenal e úlcera péptica, cálculos biliares, caspa, alopecia, palpitações cardíacas, gota, infecção por bactérias e vírus, cicatrização mais rápida, flebite, hipertensão, alergias, asma, cãibras musculares e atrofia, infertilidade, vaginite, rugas, acne, câncer, fadiga, estresse, psoríase, dores nas gengivas, etc.

Evidências limitadas parecem sugerir que a Vitamina B4 pode estimular a lactação para mulheres grávidas. No entanto, um profissional de saúde deve ser consultado a esse respeito.

1. Pimentão:

Pimentão é usada como tempero culinário. Ele contém Vitamina B4 e outros componentes bioativos que podem fornecer alívio de problemas de estômago, dores nas costas, dores de cabeça, câncer, envelhecimento da pele e diabetes.

2. Cravo-da-índia:

Os Cravos-da-índia são os temperos amplamente usados na Índia usados em uma variedade de pratos de cozinha. Ele tem sido usado por milhares de anos na Índia e na China, não apenas como tempero, mas também como remédio. Os Cravos-da-índia são ricos em Vitamina B4, que quando consumidos podem diminuir a náusea e prevenir o diabetes.

3. Grãos Inteiros:

Os cereais integrais são uma boa fonte de várias vitaminas B, incluindo Vitamina B4. Inclua grãos integrais como aveia, trigo, cevada, arroz, milho e centeio em sua dieta que lhe fornecerão carboidratos, que o corpo usa como energia. A porção mais externa do grão, o farelo e o germe contém a maioria das vitaminas e minerais.

4. Morango:

Morangos contêm antioxidantes e Vitamina B4 que têm o poder de aumentar a sua saúde. Os morangos melhoram a visão dos olhos, mantêm uma função cerebral adequada, aliviam a pressão alta, a artrite e várias doenças cardiovasculares. Assim, para evitar a deficiência de Vitamina B4, coma morangos com mais frequência.

5. Tomate:

Tomate proporciona um grande impulso para a saúde, juntamente com a melhoria do sabor dos alimentos. Eles contêm Vitamina B4, vitamina A, vitamina C e vitamina K, bem como potássio, manganês, magnésio e outros minerais importantes. Isso ajuda a reduzir a pressão arterial, é bom para a saúde do estômago, proporciona alívio de problemas de pele, diabetes e infecções do trato urinário.

6. Mel Cru:

O mel cru é o alimento mais consumido. Desde tempos antigos, tem sido usado para uma ampla gama de usos espirituais, cosméticos e medicinais. O mel cru contém Vitamina B4, que é nutricionalmente superior ao mel processado. Compre mel cru e orgânico para consumi-lo de vez em quando.

7. Gengibre:

O gengibre contém Vitamina B4, que é o condimento dietético mais utilizado no mundo. O gengibre também contém antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias que tem a capacidade de prevenir o derrame, a indigestão, a náusea, aumentar a função imunológica e prevenir infecções bacterianas.

8. Sementes de alcaravia:

As sementes de alcaravia, também conhecidas como jeera, são uma das especiarias dominantes presentes em vários pratos salgados. Eles são uma rica fonte de Vitamina B4 e contêm excelente fonte de minerais como ferro, cobre, cálcio, potássio, manganês e magnésio.

9. Maçãs:

As maçãs são uma das frutas mais deliciosas e populares. As maçãs contêm muitas vitaminas e minerais, incluindo Vitamina B4, vitamina C, vitamina K, vitamina B6 e riboflavina. A fruta pode prevenir a doença de Alzheimer, problemas de estômago, constipação, diabetes e distúrbios do fígado.

10. Pão Integral:

O pão faz parte da dieta humana há muitos anos. O pão fornece vitaminas do complexo B, que também inclui Vitamina B4. Fornece nutrientes essenciais, incluindo carboidratos para energia e minerais como ferro e selênio para a saúde dos tecidos.

Alimento Vitamina B4

Outros Alimentos Ricos em Vitamina B4:

Também pode ser encontrado nas várias ervas:

Deficiências de Vitamina B4:

A vitamina B-4 leva a retardo de crescimento, doenças do sangue, distúrbios da pele e distúrbios gastrintestinais, como constipação, vômitos ou náuseas. Causa fraqueza muscular, sensibilidade à insulina e baixo nível de glicose no sangue.

Pode ocorrer depressão física e mental, fadiga, anemia, vertigem e tontura. Alergias e aumento da susceptibilidade a infecções ocorrem devido ao fraco sistema imunológico.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Azedinha – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 20 Benefícios do Caroço da Azeitona Para Saúde