Os 30 Benefícios da Quinoa Para Saúde

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NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios da Quinoa Para Saúde são muitos e variados. Além disso, a Quinoa é um grão que possui riquíssimas propriedades que beneficiam e favorecem a  saúde humana. A Quinoa ou quinua, conhecida por seu alto teor de proteína e amplamente consumida na região dos Andes, é considerada um pseudo cereal, com nutrientes semelhantes aos do arroz e do trigo.

quinoa

Com alto valor biológico, seu potencial é muito maior do que se imagina, o uso das quinoas nas dietas regulares de homens e mulheres de todas as idades pode e deve ser estimulado por todos os lugares.

Não é à toa que as quinoas vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros. Considerada um dos alimentos mais completos em nutrientes pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e pela Organização das Nações Unidas, equiparando-se apenas ao leite materno, ela previne a osteoporose e o câncer de mama.

Tipos de Quinoa:

Existem muitas variações do grão de Quinoa, e isso afeta a sua composição química, podendo apresentar maiores ou menores níveis de nutrientes, no entanto, as quinoas brancas são mais ingeridas, devido a esta riqueza de nutrientes.

Os tipos mais comuns de quinoas no Brasil, são a Quinoa branca, a preta e a vermelha, estes grãos são resistentes aos fatores do tempo, podendo ser cultivada em solos secos ou úmidos.

Porém, no Brasil é cultivada desde a década de noventa na região do cerrado, com sementes adaptadas para este tipo de solo.

Em comparação com o maior produtor de Quinoa do mundo, a Bolívia produz pelo menos setenta por cento de todo o consumo mundial, sendo o Brasil somente um iniciante nesta produção, produz aproximadamente quatro toneladas de grãos de Quinoa real branca.

Estes dados são divulgados em pesquisas agropecuárias feitas pela ONU, que apontou um maior consumo destes grãos nas últimas décadas, considerando assim este grão como o mais completo alimento da atualidade, reconhecendo também suas propriedades nutritivas.

Valor Nutricional da Quinoa:

A Quinoa é naturalmente sem glúten e contém ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, vitamina E e fibras. Ela é um dos poucos alimentos vegetais considerados uma proteína completa, composta por todos os aminoácidos essenciais. Quinoa também tem uma elevada proporção de proteína quando comparada com outros grãos. A semente foi considerada pela Agência Espacial Americana como um alimento ideal para astronautas em voos espaciais de longa duração.

A Quinoa também contém uma dose saudável de ácidos graxos. De acordo com Melinda Lund, terapeuta em medicina nutricional: “Cerca de 25% de ácidos graxos da Quinoa são gordura monoinsaturada saudável para o coração, e cerca de 8% é ácido alfa-linolênico (ALA), o tipo de ômega 3 encontrado em plantas”.

Um quarto de copo de Quinoa seca contém 160 calorias, 2,5 gramas de gordura (0 gramas de gordura saturada e trans), 0 gramas de colesterol e de sódio, 27 gramas de carboidratos (3 g de fibras e 0 gramas de açúcar), e 6 gramas de proteína. então, confira também os Benefícios da Quinoa Para Saúde:

Benefícios da Quinoa Para Saúde:

1. Ajuda a Prevenir a Anemia:

Para aqueles que têm dificuldade em manter-se com suas necessidades de ferro em dia, a Quinoa pode ser uma grande ajuda com isso e também é uma opção mais saborosa do que tomar um suplemento de ferro. Com apenas um copo, você estará recebendo 15% do ferro necessário a cada dia. Obter bastante ferro é bom para o seu cérebro e seus músculos e irá prevenir a anemia.

2. Não Possui Glúten:

Quando você não consome glúten, quer por razões médicas ou de dieta, vai descobrir rapidamente que pode usar Quinoa, que não é um grão, e sim uma semente.

3. Promove a Saúde do Coração:

Existem flavonoides na Quinoa que podem ajudar nas doenças cardiovasculares. Isso significa que se você está com risco de doença cardíaca ou quer impedi-la, você pode começar a comer mais Quinoa.

4. Combate Inflamações:

Pesquisas recentes estão mostrando que a Quinoa pode ser um alimento anti-inflamatório. Os nutrientes que ela contém ajudam a combater os danos dos radicais livres com seu efeito antioxidante. Esta semente é um dos alimentos mais saudáveis ??que você pode comer principalmente se sofrer de artrite.

5. Ajuda a Abaixa a Pressão Arterial:

Os níveis de fibra presentes na Quinoa têm um efeito direto sobre a pressão arterial. Você pode misturá-la com qualquer alimento que goste.

6. Promove a Hidratação da Pele:

O óleo de Quinoa tem duplo poder de hidratação. Tanto pela sua capacidade de nutrir a pele quanto pela impermeabilização. “Isso significa que ele forma uma espécie de película sobre o corpo que impede a perda de água para o ambiente externo”, explica Rodrigo. Ou seja, ao evitar a desidratação a pele fica automaticamente mais hidratada.

7. É Rica Fonte de Ferro:

A Quinoa possui mais ferro do que o feijão. Apenas os feijões dos tipos azuki e vermelho possuem quantidades maiores do mineral. Para os vegetarianos, é muito importante variar a fonte de ferro, não concentrando todo o cardápio em apenas um alimento que contenha a substância. Vegetais folhosos de cor verde escura e beterraba são outros vegetais ricos em ferroa.

8. Promove a Saúde do Cérebro:

Apesar de possuir as vitamina C e vitamina E em sua composição, que são poderosos antioxidantes e anti-inflamatórios, não é por esses nutrientes que a Quinoa é reconhecida. O grão se destaca por ser uma fonte importante das vitaminas do complexo B – mais especificamente as vitaminas B1, vitamina B2, vitamina B3, e vitamina B6.

Elas são parte essencial para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios.

9. Benefícios da Quinoa Para Perda de Peso:

A Quinoa é uma excelente fonte de fibras, que contribuem para o processo de emagrecimento. A Quinoa também é rica em triptofano, aminoácido envolvido da síntese de serotonina, substância relacionada com a sensação de bem estar, saciedade e bom humor.

10. Fortalece a Saúde dos Ossos:

Os especialistas afirmam que a Quinoa possui cerca de 66g de cálcio por 100g do grão, quantidade superior a do arroz, trigo, centeio, feijão e cevada, mas inferior a da aveia, do milho, da soja, da linhaça, do amaranto e da chia, que dos grãos é a mais rica em cálcio.

Cabe salientar que a melhor fonte de cálcio ainda são os alimentos lácteos, pois eles possuem menos calorias que os grãos, podendo ser consumidos em maior quantidade. Mas nada impede que a Quinoa seja uma aliada no combate à doenças como osteoporose.

beneficio da quinoa

11. Benefícios da Quinoa Aumenta a Massa Muscular:

As proteínas têm papel fundamental na formação dos músculos e, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), neste quesito, a Quinoa possui quantidades comparáveis ao leite. Os grãos do alimento são ricos em aminoácidos essenciais ao organismo, que formam as proteínas, como valina, histidina, triptofano e isoleucina.

Estes compostos não são produzidos pelo nosso organismo e só podem ser adquiridos através da alimentação. É por este motivo que a Quinoa é considerada um alimento de alto valor biológico.

12. Promove Saciedade:

A Quinoa é uma excelente fonte de fibras, que contribuem para o processo de emagrecimento. A Quinoa também é rica em triptofano, aminoácido envolvido da síntese de serotonina, substância relacionada com a sensação de bem estar, saciedade e bom humor.

13. Benefícios da Quinoa Para Diabéticos:

A Quinoa não contém glúten e também pode ser consumida por diabéticos. Os grãos do alimento possuem ômega-3 e 6, que contribuem para a redução do colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares.

14. Age Como Pesticida Natural:

As sementes de Quinoa têm um revestimento natural chamado saponina. Ele é naturalmente amargo e tem a função de manter os insetos longe da planta, ou seja, é um pesticida natural. Para removê-la, basta lavar a Quinoa em água antes de cozinha-la.

15. Evita a Flacidez:

O grão é uma proteína com alta capacidade de penetração nas camadas da pele. Assim, garante sua elasticidade e a integridade das estruturas que trabalham a favor da firmeza corporal.

16. Benefícios da Quinoa Para Reduzir o Colesterol Ruim:

Muitas pessoas recorrem a medicamentos para baixar o colesterol, e é sempre importante ouvir os conselhos do seu médico. Mas com mudanças na dieta, como incluir a Quinoa, você pode evitar ou reduzir a quantidade de medicação.

17. É Rica Fonte de Vitamina B:

Quando comparado com outros grãos, a Quinoa tem um melhor perfil de vitamina B do que a maioria. A vitamina B12 sozinha, por exemplo, ajuda na formação de hemácias (células vermelhas), benefício que não pode ser ignorado.

18. Contém Baixo Índice Glicêmico:

Isso faz com que seja um bom alimento se você está tentando evitar a diabetes, e o melhor, pode combiná-lo com outros alimentos que também são baixos na escala de glicose no sangue.

19. Benefícios da Quinoa Para Aumentar os Níveis de Serotonina:

Um aminoácido especial que esta semente contém é chamado lisina. Lisina ajuda a fortalecer o sistema imunológico e ajuda a aumentar os níveis de serotonina, que é uma maneira de ajudá-lo a se sentir mais relaxado e mais calmo. Em vez de usar um suplemento, você pode simplesmente começar a comer mais quinoa.

20. É Rica em Fibras:

Se você estiver em uma dieta, será permitido comer Quinoa. Por causa de seu alto teor de proteína e grandes níveis de fibra, lhe ajudará na perda de peso e possui uma série de outras vitaminas e minerais para mantê-lo saciado por mais tempo e sentir-se bem.

Outros Benefícios da Quinoa Para Saúde:

  • A Quinoa é grande fonte de riboflavina. A riboflavina tem sido mostrada para ajudar a reduzir a frequência dos ataques em pacientes com enxaqueca, melhorando o metabolismo de energia dentro das células cerebrais e musculares.
  • Não engorda! Apenas 172 calorias por 1/4 de xícara (24 das calorias de proteína e apenas 12 a partir de açúcares, o resto são carboidratos complexos, fibras e gorduras saudáveis).
  • Embora não seja fortemente alcalina de formação, que é comparável à do arroz selvagem, amaranto, e os grãos germinados.
  • É um carboidrato complexo, com um baixo índice glicêmico, por isso não vai cravar seu nível de açúcar no sangue.
  • O conteúdo de quercetina nas quinoas é maior do que o conteúdo em alimentos, tais como arandos que normalmente é considerada como sendo rica em quercetina.
  • Protege contra a doença de Alzheimer.
  • Antioxidantes presentes na Quinoa são substâncias que neutralizam os radicais livres e são pensados para ajudar o envelhecimento combate e outras doenças.
  • As Quinoas também é rico em muitas vitaminas e minerais. Uma porção contém 58% da percentagem valor diário de manganês.30 % de magnésio
  • e 28% de fósforo para cada cabeça de grãos. Além disso, ela também produz quantidades significativas de cobre, potássio e selênio.
  • É fácil de tratar os problemas de caspa e pontas duplas, consumindo quinoas na dieta. O cálcio, fósforo e proteína presentes nesta grãos são nutrientes importantes para o tratamento destes problemas de cabelo.
  • As Quinoas ajudam a prevenir as crises de epilepsia.

Como Consumir a Quinoa?

As quinoas no formato de sementes pode ser misturada em saladas, risotos, sopas, pães, bolos e tortas. O produto ainda pode ser encontrado em flocos, que pode ser consumido juntamente com o iogurte, sucos e vitaminas. As quinoas ainda podem ser compradas em forma de farinha, que também possui muitas alternativas, como por exemplo: pudim, mingaus e biscoitos.

beneficios da quinoa

Efeitos colaterais da Quinoa:

Se o indivíduo é alérgico a quinoas, ele / ela irá desenvolver inflamação em diferentes partes do corpo que pode levar à manifestação dos sintomas de alergia alimentar comum. Sempre ter em mente que cada alimento contém proteínas e se o sistema imunológico perceber, pode iniciar uma resposta alérgica.

Após o consumo de quinoas, o sistema imunológico pode confundir as proteínas nas quinoas como uma substância nociva. O corpo responde produzindo diferentes produtos químicos como uma maneira de se defender e eliminar as proteínas do corpo.

A liberação dos produtos químicos acabará por desencadear os sintomas de uma resposta alérgica.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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