Benefícios das Plantas

Freixo Espinhoso – Origem, Benefícios e Como Usar!

Freixo Espinhoso – Origem, Benefícios e Como Usar todos os seus beneficios para tratar varias doenças. Alem disso, o freixo (palavra originária do termo latino fraxinus), de nome científico Fraxinus angustifolia, é uma árvore de solos frescos e profundos, pertencente à família das Oleáceas, a mesma família da oliveira.

Freixo Espinhoso

Também conhecida como freixo-comum e freixo-europeu, é uma árvore que cresce na Europa, possui porte médio e pode chegar a atingir aproximadamente 25 metros de altura.

A casca da árvore é de cor castanha escura acinzentada e possui sulcos profundos e verticais; as suas folhas são verdes e as flores apresentam-se em cachos, aparecendo antes do surgimento das folhas.

Esta planta apresenta flavonoides, rutosídeos, taninos e iridoide entre os seus constituintes e, devido às suas propriedades medicinais, é utilizada para auxiliar no tratamento de alguns males.

As partes utilizadas da planta são as suas folhas secas e a sua casca.

História do Freixo Espinhoso:

Usada junto com o americanum Zanthoxylum, é chamada de “árvore de dor de dente” ou “língua formigando” por causa do entorpecimento da boca, dentes e língua induzida pela mastigação em suas folhas ou casca, ou esfregado nas gengivas a fim de aliviar dor de dente.

Benefícios do Freixo Espinhoso:

Com o passar dos tempos, a planta continuou sendo utilizada com relevância para tratar de problemas relacionados à saúde.

Além do efeito analgésico, foi descoberto que o freixo espinhoso possuía vários outros princípios ativos.

  • Ação anti-inflamatória;
  • Diurético;
  • Pode combater os sintomas da gota, da artrose e artrite;
  • Devido às suas propriedades medicinais, o chá de folha de freixo pode ser utilizado como um remédio natural para tratar a retenção de líquido;
  • É usada para auxiliar no tratamento de problemas de prisão de ventre (também chamada de obstipação ou constipação intestinal);
  • Utilizada para regular o colesterol;
  • A casca da planta é usada para combater a febre e também pode ajudar no processo de cicatrização de feridas.

Chá de Freixo Espinhoso:

As substâncias presentes no chá de freixo garantem efeitos diuréticos e laxantes, evitando o inchaço do corpo.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de folhas de freixo;
  • 200 ml de água fervente;

Modo de Preparo:

Acrescente as folhas de freixo à água fervente e deixe descansar por 10 minutos, dentro de um recipiente fechado.

A indicação de consumo do chá, para que se possa aproveitar todos os benefícios proporcionados pela planta, é de até três vezes ao dia.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.