Pariri – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Pariri – Origem, Benefícios e Como Usar todas as suas propriedades medicinais. Alem disso, o pariri, de nome científico Arrabidaea Chica, é uma erva com propriedades medicinais bastante eficazes no combate à anemia e na limpeza de feridas na pele ajudando na cicatrização das mesmas.

Pariri
A planta é conhecida no meio popular como cipó cruz ou cipó pau, carajurú ou carijurú. O uso mais comum do pariri é em forma de chá, que é de simples preparo e ajuda na cura de doenças internamente.

A planta pode ser encontrada já própria para o consumo em farmácias especializadas em produtos naturais ou em feiras livres.

Benefícios do Pariri:

O pariri possui propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, cicatrizantes, antifúngicas, antianêmicas, fortificantes, adstringentes e afrodisíacas.

É uma excelente opção para auxiliar o tratamento de hemorragias, anemias, diarreia com ou sem sangue, corrimentos vaginais, inflamações ginecológicas, dores intestinais e icterícia.

Seu benefício mais importante é o benefício na luta contra alguns tipos de câncer, como o de útero, boca e leucemia. Isto acontece pois quando alguém é submetido à quimioterapia ou radioterapia, o organismo sofre queda de hemácias.

O chá de pariri é responsável por aumentar a hemoglobina no sangue. Tanto que em 1995 um rapaz da cidade de Mateus Leme, em Belo Horizonte, diz ter se curado da leucemia após tomar constantemente chá das folhas de pariri.

A partir deste acontecimento emblemático a planta tornou-se muito difundida na cidade e se iniciaram os estudos sobre ela.

Como Usar:

A parte mais utilizada do pariri são as suas flores, que podem ser usadas em chás, infusões e pomadas.

Chá de Pariri:

  • Usar 3 a 4 folhas grandes ou 2 colheres (de sopa) das folhas picadas para um litro de água;
  • Após ferver a água, derrama-la sobre a folhas em um recipiente, abafar e deixar esfriar;

O chá deve ser consumido ao natural e em até 24 horas ou aplicado diretamente na pele para o tratamento de feridas e inflamações.

Pomada de Pariri:

Macerar 4 folhas em meio copo de água. Utilizado em casos de inflamações uterinas, hemorragias e diarreia.

O extrato de pariri pode ser usado para eliminar o inchaço e o veneno de cobras da região da Amazônia, quando aplicado até 6 horas após a picada.

Efeitos Colaterais:

Pariri tem poucos efeitos colaterais, tendo baixo teor de toxinas. Porém nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica e nenhuma planta medicinal deve ser consumida em excesso.

Contraindicações:

Não deve ser usada por quem possui hipersensibilidade ao ácido anisíco, cajurina, taninos, bixina, saponina, ferro assimilável e cianocobalamina.

Quina Cruzeiro – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 15 Benefícios do Óleo de Arnica Para Saúde!